[Brasil] A nova cara da Expo Aero
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[Brasil] A nova cara da Expo Aero
A nova cara da Expo Aero
Feira aeronáutica brasileira chega, em julho, à sua 14ª edição repleta de mudanças para bater recordes anteriores
Comandante Décio Correa, presidente da EAB
Desde a sua inauguração em Sorocaba, no ano de 1997, a Expo Aero Brasil passou por diversas mudanças e desafios que a tornaram hoje um dos grandes eventos aeronáuticos da América Latina e uma das dez maiores feiras de aviação civil do mundo.
Para o Brasil, que todo ano cresce cerca de 15% nesse setor, ela é considerada uma referência, uma vez que o país é um dos cinco maiores mercados aeroespaciais do mundo, faturando anualmente em torno de US$ 20 bilhões. Neste ano, a EAB chega à 14ª edição, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de julho, em São José dos Campos, com mudanças que prometem torná-la um polo de entretenimento e negócios.
Oportunidade é uma das características da EAB 2011: aficcionados por aviação que desejam ingressar no setor, seja como piloto, seja como tripulante, seja em outra função que o segmento oferece, encontram o incentivo necessário para essa introdução.
No final do mês passado, conversamos com o presidente da EAB, o comandante Décio Correa, que nos contou em detalhes as principais novidades que farão parte da edição 2011. Confira.
AVIÃO REVUE - O que a EAB trará de novo neste ano em relação a investimentos?
CORRÊA - Esta é a primeira edição em que faremos um trabalho totalmente diferente do que costumamos realizar. Até este momento, a Expo Aero Brasil não havia feito grandes investimentos no mercado internacional. Constituímos uma gerência regional de vendas para São José dos Campos e região e uma gerência de vendas internacional, ambas coordenadas por Carlos Aquino, responsável por cuidar do cluster de São José dos Campos, um dos quatro maiores do mundo, que abriga a Embraer, terceira maior indústria aeronáutica mundial, entre outras que englobam esse mercado. Assim, teremos a participação de clientes do exterior, e isso muda substancialmente a estrutura da feira.
AVIÃO REVUE - Com relação à estrutura e aos desafios impostos, quais são as novidades?
CORRÊA - O evento vai ocupar uma área de 200 000 m², o equivalente a um sexto de Congonhas. Também teremos diversos eventos que estimulam a vinda dos clientes com os seus aviões. O primeiro deles envolve uma série de convenções, entre elas a da APA – Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves – e a da Abetar – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional. Outra novidade é que teremos 1 000 aeronaves expostas, um recorde com relação à edição de 2000, quando recebemos 891 aviões.
AVIÃO REVUE - Quais as atrações que os visitantes poderão conferir nesta edição?
CORRÊA - A organização da feira mudará completamente na estrutura e organização. Teremos os Air Shows Chalés, em que os fabricantes deixarão as suas aeronaves expostas de frente à pista para a área de convivência e os convidados poderão assistir aos shows aéreos dos expositores enquanto degustam um petisco e tomam um drinque. Assim, a interação será bem produtiva, pois permitirá que o comprador avalie o produto por sua demonstração aérea. Sem falar dos visitantes que acabam se tornando aviadores em razão do ambiente da feira. Tudo isso incentiva a vocação aeronáutica do país, um dos nossos grandes objetivos.
AVIÃO REVUE - Quais recordes podemos citar de todas as edições que já ocorreram?
CORRÊA - Durante os recordes obtidos nas treze edições anteriores estão: recorde de maior movimento de pousos e decolagens no Hemisfério Sul (em quatro dias), com 2 237 movimentos; maior número de aeronaves em um aeroporto, com 891 unidades; maior número de empresas expositoras, com 287 clientes; além de termos alcançado uma marca de 114 000 visitantes em um evento aeronáutico.
AVIÃO REVUE - Aproximadamente quantas pessoas a Expo Aero Brasil 2011 espera receber?
CORRÊA - Temos em mente que a feira irá receber de 35 000 a 50 000 pessoas, uma quantidade bem maior que a do ano passado, quando registramos 25 000 visitantes. Nosso evento não restringe a participação de qualquer público, sendo todos convidados a “vir voando”.
AVIÃO REVUE - Quantos funcionários irão trabalhar no evento?
CORRÊA - Em torno de 5 000 pessoas, entre equipe médica, equipe da segurança e equipe das associações, órgãos aeronáuticos e expositores.
AVIÃO REVUE - Como uma feira deste porte contribui para a expansão do setor aeronáutico?
CORRÊA - A EAB é por si só um evento estratégico para um país continental como o Brasil. A única forma de integrar a nação brasileira e sustentá-la economicamente é com o uso de aviões, pelo fato de sermos um país de grandes dimensões. Toda nação que é forte em termos aeronáuticos é capaz de ter uma feira impactante nesse segmento. Assim, queremos ser uma das cinco maiores feiras de aviação civil do mundo. Outros países que fazem das feiras um incentivo à economia são a França, que realiza há 102 anos a feira Le Bourget, e a Inglaterra com Farnborough há mais de 70 anos.
AVIÃO REVUE - Quais as maiores dificuldades enfrentadas para organizar e promover um evento desta dimensão?
CORRÊA - A princípio, ninguém acredita ou quer investir, todo mundo quer esperar que a feira cresça para participar. Quem faz do evento um sucesso não somos nós organizadores, mas sim, os investidores e empresas do nicho aeronáutico. Outra dificuldade é a organização e estruturação de um evento como este. As autoridades, em geral, são os maiores entraves para a realização da feira, por medo de acidente e estrutura, e não têm a consciência de que a feira é importante para a economia do país e para a indústria aeroespacial. A infraestrutura e a adequação de área também envolvem bastante trabalho. Temos que ter um sistema completo e seguro dentro da área do evento.
AVIÃO REVUE - Quantos expositores irão participar da EAB 2011?
CORRÊA - Haverá mais de 200 expositores e mais de 500 representações internacionais para a venda de produtos. Um detalhe importante é que estamos trabalhando nas representações diplomáticas comerciais, como a Embaixada da França, que traz empresários do país e realiza parcerias e negociações com empresários do Brasil. Assim, é feito um intercâmbio, com a saída de produtos daqui para serem vendidos na França, gerando sólidas parcerias e representações. Tudo isso garante o sucesso da feira e de seus investidores de uma maneira geral.
AVIÃO REVUE - Qual o faturamento que se espera alcançar neste ano?
CORRÊA - Não temos uma estimativa exata do quanto podemos faturar pelo fato de uma feira possuir negociações a longo prazo, de forma despretensiosa. Mas, diante da expectativa que nossos expositores nos mostraram, projetamos ultrapassar os US$ 35 milhões neste ano.
Amanda Cardoso / Amanda Cardoso
Imagens Antonio Larghi
Fotos: spotter.com.br
Via: aviaorevue.terra.com.br
Feira aeronáutica brasileira chega, em julho, à sua 14ª edição repleta de mudanças para bater recordes anteriores
Comandante Décio Correa, presidente da EAB
Desde a sua inauguração em Sorocaba, no ano de 1997, a Expo Aero Brasil passou por diversas mudanças e desafios que a tornaram hoje um dos grandes eventos aeronáuticos da América Latina e uma das dez maiores feiras de aviação civil do mundo.
Para o Brasil, que todo ano cresce cerca de 15% nesse setor, ela é considerada uma referência, uma vez que o país é um dos cinco maiores mercados aeroespaciais do mundo, faturando anualmente em torno de US$ 20 bilhões. Neste ano, a EAB chega à 14ª edição, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de julho, em São José dos Campos, com mudanças que prometem torná-la um polo de entretenimento e negócios.
Oportunidade é uma das características da EAB 2011: aficcionados por aviação que desejam ingressar no setor, seja como piloto, seja como tripulante, seja em outra função que o segmento oferece, encontram o incentivo necessário para essa introdução.
No final do mês passado, conversamos com o presidente da EAB, o comandante Décio Correa, que nos contou em detalhes as principais novidades que farão parte da edição 2011. Confira.
AVIÃO REVUE - O que a EAB trará de novo neste ano em relação a investimentos?
CORRÊA - Esta é a primeira edição em que faremos um trabalho totalmente diferente do que costumamos realizar. Até este momento, a Expo Aero Brasil não havia feito grandes investimentos no mercado internacional. Constituímos uma gerência regional de vendas para São José dos Campos e região e uma gerência de vendas internacional, ambas coordenadas por Carlos Aquino, responsável por cuidar do cluster de São José dos Campos, um dos quatro maiores do mundo, que abriga a Embraer, terceira maior indústria aeronáutica mundial, entre outras que englobam esse mercado. Assim, teremos a participação de clientes do exterior, e isso muda substancialmente a estrutura da feira.
AVIÃO REVUE - Com relação à estrutura e aos desafios impostos, quais são as novidades?
CORRÊA - O evento vai ocupar uma área de 200 000 m², o equivalente a um sexto de Congonhas. Também teremos diversos eventos que estimulam a vinda dos clientes com os seus aviões. O primeiro deles envolve uma série de convenções, entre elas a da APA – Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves – e a da Abetar – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional. Outra novidade é que teremos 1 000 aeronaves expostas, um recorde com relação à edição de 2000, quando recebemos 891 aviões.
AVIÃO REVUE - Quais as atrações que os visitantes poderão conferir nesta edição?
CORRÊA - A organização da feira mudará completamente na estrutura e organização. Teremos os Air Shows Chalés, em que os fabricantes deixarão as suas aeronaves expostas de frente à pista para a área de convivência e os convidados poderão assistir aos shows aéreos dos expositores enquanto degustam um petisco e tomam um drinque. Assim, a interação será bem produtiva, pois permitirá que o comprador avalie o produto por sua demonstração aérea. Sem falar dos visitantes que acabam se tornando aviadores em razão do ambiente da feira. Tudo isso incentiva a vocação aeronáutica do país, um dos nossos grandes objetivos.
AVIÃO REVUE - Quais recordes podemos citar de todas as edições que já ocorreram?
CORRÊA - Durante os recordes obtidos nas treze edições anteriores estão: recorde de maior movimento de pousos e decolagens no Hemisfério Sul (em quatro dias), com 2 237 movimentos; maior número de aeronaves em um aeroporto, com 891 unidades; maior número de empresas expositoras, com 287 clientes; além de termos alcançado uma marca de 114 000 visitantes em um evento aeronáutico.
AVIÃO REVUE - Aproximadamente quantas pessoas a Expo Aero Brasil 2011 espera receber?
CORRÊA - Temos em mente que a feira irá receber de 35 000 a 50 000 pessoas, uma quantidade bem maior que a do ano passado, quando registramos 25 000 visitantes. Nosso evento não restringe a participação de qualquer público, sendo todos convidados a “vir voando”.
AVIÃO REVUE - Quantos funcionários irão trabalhar no evento?
CORRÊA - Em torno de 5 000 pessoas, entre equipe médica, equipe da segurança e equipe das associações, órgãos aeronáuticos e expositores.
AVIÃO REVUE - Como uma feira deste porte contribui para a expansão do setor aeronáutico?
CORRÊA - A EAB é por si só um evento estratégico para um país continental como o Brasil. A única forma de integrar a nação brasileira e sustentá-la economicamente é com o uso de aviões, pelo fato de sermos um país de grandes dimensões. Toda nação que é forte em termos aeronáuticos é capaz de ter uma feira impactante nesse segmento. Assim, queremos ser uma das cinco maiores feiras de aviação civil do mundo. Outros países que fazem das feiras um incentivo à economia são a França, que realiza há 102 anos a feira Le Bourget, e a Inglaterra com Farnborough há mais de 70 anos.
AVIÃO REVUE - Quais as maiores dificuldades enfrentadas para organizar e promover um evento desta dimensão?
CORRÊA - A princípio, ninguém acredita ou quer investir, todo mundo quer esperar que a feira cresça para participar. Quem faz do evento um sucesso não somos nós organizadores, mas sim, os investidores e empresas do nicho aeronáutico. Outra dificuldade é a organização e estruturação de um evento como este. As autoridades, em geral, são os maiores entraves para a realização da feira, por medo de acidente e estrutura, e não têm a consciência de que a feira é importante para a economia do país e para a indústria aeroespacial. A infraestrutura e a adequação de área também envolvem bastante trabalho. Temos que ter um sistema completo e seguro dentro da área do evento.
AVIÃO REVUE - Quantos expositores irão participar da EAB 2011?
CORRÊA - Haverá mais de 200 expositores e mais de 500 representações internacionais para a venda de produtos. Um detalhe importante é que estamos trabalhando nas representações diplomáticas comerciais, como a Embaixada da França, que traz empresários do país e realiza parcerias e negociações com empresários do Brasil. Assim, é feito um intercâmbio, com a saída de produtos daqui para serem vendidos na França, gerando sólidas parcerias e representações. Tudo isso garante o sucesso da feira e de seus investidores de uma maneira geral.
AVIÃO REVUE - Qual o faturamento que se espera alcançar neste ano?
CORRÊA - Não temos uma estimativa exata do quanto podemos faturar pelo fato de uma feira possuir negociações a longo prazo, de forma despretensiosa. Mas, diante da expectativa que nossos expositores nos mostraram, projetamos ultrapassar os US$ 35 milhões neste ano.
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Re: [Brasil] A nova cara da Expo Aero
sergiotucano escreveu:com ela aqui em São José , com certeza este ano estarei lá !
então são 2..
Belo post Amilckar
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Re: [Brasil] A nova cara da Expo Aero
Vou tentar me programar também!!!
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Re: [Brasil] A nova cara da Expo Aero
tcsilva escreveu:sergiotucano escreveu:com ela aqui em São José , com certeza este ano estarei lá !
então são 2..
Belo post Amilckar
Amilckar escreveu:Vou tentar me programar também!!!
Se possível coloquem algumas fotos aqui no Fórum.
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Re: [Brasil] A nova cara da Expo Aero
Paulo RKM escreveu:tcsilva escreveu:sergiotucano escreveu:com ela aqui em São José , com certeza este ano estarei lá !
então são 2..
Belo post AmilckarAmilckar escreveu:Vou tentar me programar também!!!
Se possível coloquem algumas fotos aqui no Fórum.
Mas isso nem precisava ser pedido !
Re: [Brasil] A nova cara da Expo Aero
Também estarei lá, com certeza...
Larrubia- Brigadeiro
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