Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Uma história interessante Gse_multipart13851

Uma história interessante

+12
Duley
Edenio Rodrigues
José Augusto Lima
tcsilva
Alexandre da Silva
JorgeA
Felipe Kiefer
sergiotucano
el_lopes
Netinho
rauancf
Alvega
16 participantes

Ir para baixo

Uma história interessante Empty Uma história interessante

Mensagem por Alvega Qua 27 Abr 2011, 19:43

Cmte da Delta em aproximação para Tóquio durante o terremoto



Em 22 de março de 2011 12:24, Arnold Pieper escreveu:

Nesse momento ainda estou inteiro, escrevendo do meu quarto no hotel da tripulação.
São 08:00. Esta é minha viagem trans-pacífica inaugural como recém-checado comandante internacional de 767 e até o momento está sendo interessante, para dizer o minimo. Eu já cruzei o Atlântico três vezes até agora, de forma que os procedimentos oceânicos já me são familiares.

Diga-se de passagem, é deslumbrante voar sobre as Ilhas Aleutas.

Tudo estava indo bem, até 100 milhas fora de Tóquio, na descida para a chegada.

A primeira indicação de problema foi o controle Japones começar a colocar todos os vôos em órbitas de espera.

Inicialmente pensamos que era o habitual congestionamento da chegada. Então recebemos do despacho da empresa, via link de dados, uma mensagem avisando sobre o terremoto, seguida por outra avisando que o aeroporto de Narita estava fechado temporariamente para inspeção e deveria ser reaberto em breve (a empresa é sempre tão otimista).

Do nosso ponto de vista, as coisas estavam, obviamente, um tanto diferentes. O nível de ansiedade do controlador japonês parecia bastante elevado, quando nos comunicou que o tempo de espera era "indefinido". Como ninguém se comprometia com relação a um período de tempo mais preciso, pedi a meu co-piloto e relief-pilot que procurassem alternativas viáveis e analizassem nossa situação de combustível, que, após uma travessia oceânica é normalmente baixo.

Não demorou muito, talvez dez minutos e os primeiros pilotos começaram a alternar para outros aeroportos. Air Canada, American, United, etc todos reportando "combustível mínimo".

Eu ainda tinha combustível suficiente para 1,5 a 2,0 horas de espera.
Desnecessário dizer que os vôos alternando logo complicaram a situação.

O controle de tráfego aéreo japonês, em seguida, anunciou Narita fechado por tempo indeterminado, devido a danos.

Os vôos começaram então a solicitar pouso em Haneda, perto de Tóquio. Meia dúzia de JALs e alguns voos ocidentais obtiveram autorização nesse sentido, mas em seguida o controle avisou que Haneda tinha acabado de fechar. Oh-oh!

Agora, em vez de apenas esperas, todos tivemos que começar a considerar alternativas mais distantes, como Osaka, ou Nagoya.

O que é ruim sobre um avião grande é que você não pode apenas decidir pousar em qualquer aeroporto pequeno.

Em geral, é necessária muita pista. Com mais e mais voos se empilhando tanto a leste como a oeste, todos precisando de um lugar para pousar e várias situações de combustível crítico, o controle de tráfego aéreo estava começando a se debater. Na luta, sem esperar meu combustível ficar crítico, obtive autorização para Nagoya, com a situação de combustível ainda boa. Até aí tudo bem. Após alguns minutos nessa direção, fomos "ordenados" pelo controle para inverter curso.

Nagoya estava saturada com tráfego e incapaz de lidar com mais aviões (leia-se aeroporto lotado). Idem para Osaka.

Com essa declaração, nosso combustível passou instantaneamente de bom para mínimo, considerando que poderíamos ter que fazer um desvio muito mais longo. Multiplique nossa situação por uma dúzia de aeronaves todas no mesmo barco, todas fazendo exigências e ameaças ao contrôle para alternar em algum lugar.

Um Air Canada e depois outro foram para "emergencia" de combustível. Aviões começaram a pousar em bases da força aérea.

A mais próxima a Tóquio era Yokoda AFB. Entrei nessa também, inicialmente. A resposta - Yokoda fechada! Não há mais espaço.

A essa altura o cockpit se transformou em um Circo de tres picadeiros: meu co-piloto nos rádios, eu voando e tomando decisões e o relief-pilot enterrado nas cartas aéreas tentando achar um lugar para onde ir, que estivesse dentro do alcance, enquanto mensagens voavam pelo link de dados entre nós e o despacho da empresa em Atlanta. Escolhemos Misawa AFB na extremidade norte da ilha de Honshu. Podíamos chegar lá com combustível mínimo ainda restante. O Controle, feliz por se livrar de mais um, nos autorizou a sair do turbilhão da região de Tóquio. Ouvimos o contrôle tentar enviar vôos para Sendai, um pequeno aeroporto regional no litoral que mais tarde me parece foi inundado por um tsunami.

O despacho em Atlanta, a seguir, nos enviou uma mensagem perguntando se poderíamos continuar até o aeroporto de Chitose, na ilha de Hokkaido, no norte de Honshu. Outros aviões da Delta estavam sendo mandados para lá. Mais correria no cockpit - Checar meteo, checar as cartas, checar combustível, tudo bem. Poderiamos fazê-lo sem entrar em uma situação crítica de combustível... desde que não tivéssemos outro atraso. Quando nos aproximamos de Misawa obtivemos autorização para continuar a Chitose.

Processo de tomada de decisão crítica. Vamos ver - tentando ajudar a empresa - aeronave sobrevoa alternativa perfeitamente boa em favor de uma mais distante... queria saber como isso iria parecer no relatório de segurança, se algo desse errado.

De repente o controle nos dá um vetor para uma posição bem antes de Chitose e nos diz para aguardar instruções de espera. Pesadelo realizado. A situação deteriora-se rapidamente. Depois de uma espera inicial perto de Tóquio, iniciar um desvio para Nagoya e inverter o curso de volta a Tóquio, em seguida, voltar a desviar para o norte até Misawa, toda nossa feliz reserva de combustível agora se evaporava rápidamente. Minha transmissão seguinte, parafraseado claro, foi mais ou menos assim:

"Controle Sapparo - Delta XX solicita liberação imediata direto Chitose, combustível mínimo, impossibilitado de efetuar espera."

"Negativo-Ghost Rider, o tráfego está lotado" (citação do filme Top Gun)

"Controle, correção, Delta XX declarando emergência de combustível, prosseguirá direto Chitose."

"Roger Delta XX, entendido, você está liberado direto Chitose, contate agora o controle Chitose .... etc ..."

Decidi dar um basta e me antecipar, antes de ficar com o combustível criticamente baixo em outra órbita por tempo indeterminado, principalmente após haver ignorado Misawa, jogando assim minha última cartada ... declarando uma emergência. O inconveniente é que agora eu teria uma papelada da empresa para preencher, mas... e daí.

Dessa forma - desembarcamos em Chitose com segurança, com pelo menos 30 minutos de combustível restante antes de atingir uma "verdadeira" situação de emergência de combustível. É sempre um bom sentimento, estar seguro. Eles nos taxiaram para uma área remota do estacionamento, onde cortamos e assistimos uma meia dúzia ou mais de aeronaves chegando em fila. No final, da Delta haviam dois 747, nosso 767 mais um outro e um 777 todos no pátio em Chitose. Vimos também dois aviões da American Airlines, um United e dois Air Canada.

Para não falar dos muitos aviões da Al Nippon e Japan Air Lines.

PS - Nove horas depois, a JAL finalmente conseguiu trazer uma escada até nosso avião e fomos capazes de desembarcar e fazer alfândega. - Que no entanto, é outra história interessante.

Por falar nisso - enquanto escrevo esta - senti quatro tremores adicionais que abalaram o hotel um pouco - tudo em 45 minutos.

Felicidades.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14634
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por rauancf Qua 27 Abr 2011, 19:50

Que depoimento, ainda bem que não aconteceu nada de grave! Mas deve ter sido uma situação muito tensa no cockpit. Sem contar com a ousadia do piloto, muito bom!
rauancf
rauancf
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 24/06/2010
Mensagens : 229
Reputação : 16
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante de Ciências Aeronáuticas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por Netinho Qua 27 Abr 2011, 20:11

Nossa que situação em,isso que é piloto thumbsup ...Triste ainda passa 9 horas para desembarca,negocio tava feio..ainda bem que não ocorrem nada grave.

_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho
Netinho
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 26/02/2011
Mensagens : 1369
Reputação : 61
Idade : 33
Simulador preferido : FSX xP
Emprego/lazer : Estudante Engenharia da computação/Wing Chun
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/wilmar.neto.5

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por el_lopes Qua 27 Abr 2011, 20:27


Impressionante!!! Tomar a decisão certa na hora H...


Good post
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por sergiotucano Qua 27 Abr 2011, 20:32

Já tinha lido o relato em outro forum, ela é muito boa ! Very Happy
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 39
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por Felipe Kiefer Qua 27 Abr 2011, 21:25

Esse cara foi simplesmente fantástico.

Lidou com controle em uma situação difícil.

_________________
Uma história interessante 18

Operações Wings Ásia-Pacífico
Felipe Kiefer
Felipe Kiefer
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 163
Reputação : 0
Idade : 28
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por JorgeA Qui 28 Abr 2011, 05:49

Imagino a tensão dentro do cockpit!!!...puxa, 30 m de combustivel para um avião não é nada...e depois + 9 horas para desembarcar???....imagino os passageiros dentro do avião...com crianças.... pinch

_________________
Intel Core i5-4690 CPU 3.50 GHz 16GB RAM AMD RX580 8GB

[i]Jorge Augusto
[/i]
JorgeA
JorgeA
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/12/2009
Mensagens : 1443
Reputação : 66
Idade : 58
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Ramo automóvel / ténis e futebol
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por Alexandre da Silva Qui 28 Abr 2011, 09:46

Nossa são situações como essa que toda experiência da tripulação fala mais auto !

Impressionante, obrigado por compartilhar Alvega.

_________________
Placa Mãe: GIGABYTE B650M K / Processador: Ryzen 5 7600X 4.70 Ghz - Memória Ram: 32 GBs 2X16 Fury Beast DDR5 - Placa de Video: NVidia RTX 3080 SG Galax 12GBs DDR6 / Fonte: Aerocool 1500W
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6983
Reputação : 622
Idade : 35
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por tcsilva Qui 28 Abr 2011, 10:45

Que situação, fico a imaginar o cockpit, desvia estar uma loucura, que decisão do piloto...

Imagina você na terra, sem poder toca-la, 9 horas pra desembarque parece brincadeira....

_________________
"Todo mundo sabe qual a definição de um bom pouso: é quando você pode sair dele caminhando. Mas pouca gente sabe a definição de um ótimo pouso: é quando, além disso, você pode usar o avião outra vez."
tcsilva
tcsilva
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 25/02/2011
Mensagens : 191
Reputação : 10
Idade : 41
Emprego/lazer : Técnico Segurança Trabalho
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por José Augusto Lima Qui 28 Abr 2011, 11:32

Imagine quantos casos desses não aconteceram naquele dia
Fatídico.... Gostei Alvega... Uma história interessante 652185
José Augusto Lima
José Augusto Lima
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2009
Mensagens : 1920
Reputação : 79
Idade : 72
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

http://tecnojato.jau@bol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 28 Abr 2011, 12:16

Que ralato dramatico!, acho que as companhias aereas erraram feio, cientes da tragedia, deviam ter orientado imediatamente os comandantes, para desviarem o vôo para outro pais.
Apelaram para a sorte, isso não se faz thumbsdown , abraços

_________________
Uma história interessante Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por el_lopes Qui 28 Abr 2011, 15:44



Numa situação dessas acredito que o caos e a confusão devem ter sido o factor dominante nesse triste dia.
Felizmente que não acontecem muitos casos desses,e talvez devido a esse factor, as companhias aéreas e os controladores não têm muito treino nessa matéria.
Deus queira que não,mas se tal tornar a acontecer, de certeza que os procedimentos vão ser diferentes e serão resolvidos com mais ponderação.
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 60
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por Duley Qui 28 Abr 2011, 16:24

Inventor, imagine que quando aconteceu o terremoto haviam vááárias aeronaves chegando no Japão carregando combustível para alternar ainda em solo Japonês.

A agência de aviação civil do Japão (JCAB) é que deve criar um plano de emergência para situações como essa.

Agora imaginei um terremoto assolando a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro. Iam dar um jeito de colocar aviões comerciais até nos aeroclubes.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3970
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por marcos1sp Qui 28 Abr 2011, 17:17

Pegando um gancho nos comentarios do Duley, em 2014 teremos Airbuses A3XX e Boings 7XX pousando no Campo de Marte, pois os aeroportos SBSP e SBGR estarão congestionados, não tendo espaço para mais ninguem. Não serão fenômenos da natureza, mais sim a imcopentencia de nossos governantes na falta de infraestrutura em nossos aeroportos.

_________________
Marcos Montanheiro
Uma história interessante Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2728
Reputação : 269
Idade : 57
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por sergiotucano Qui 28 Abr 2011, 19:22

marcos1sp escreveu:Pegando um gancho nos comentarios do Duley, em 2014 teremos Airbuses A3XX e Boings 7XX pousando no Campo de Marte, pois os aeroportos SBSP e SBGR estarão congestionados, não tendo espaço para mais ninguem. Não serão fenômenos da natureza, mais sim a imcopentencia de nossos governantes na falta de infraestrutura em nossos aeroportos.

Se alternar alguns desses aqui para SBGW eu vou adorar e vou pedir mais! Very Happy lol assobiar
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 39
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por andre_sp Qui 28 Abr 2011, 20:24

Havia lido hoje cedo, mas não consegui comentar a tempo.

Imagino como deve ter ficado o psicológico da tripulação... ao extremo.

Parabéns a todos pelo profissionalismo Uma história interessante 280859

Ótimo tópico, Artur! Uma história interessante 946594

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1272
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por Amilckar Qui 28 Abr 2011, 20:29

Relato dramático, a experiência e a calma prevaleceram, ainda bem.Em comparação ao Tupolev Uma história interessante 67293

_________________
Carlos Amilckar
Uma história interessante Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por marcos1sp Sex 29 Abr 2011, 11:11

sergiotucano escreveu:
marcos1sp escreveu:Pegando um gancho nos comentarios do Duley, em 2014 teremos Airbuses A3XX e Boings 7XX pousando no Campo de Marte, pois os aeroportos SBSP e SBGR estarão congestionados, não tendo espaço para mais ninguem. Não serão fenômenos da natureza, mais sim a imcopentencia de nossos governantes na falta de infraestrutura em nossos aeroportos.

Se alternar alguns desses aqui para SBGW eu vou adorar e vou pedir mais! Very Happy lol assobiar

Já Pensou um A380 ai em SBGW? affraid
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2728
Reputação : 269
Idade : 57
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por alberto Sex 29 Abr 2011, 12:29

Muito bom relato, é o Amilckar tem razão, boa comparação. Graças a Deus foi no Japão, pequeno território com várias opções para alternar, teve lugar para todos.

_________________
Alberto

Adolescentes Ibon

Instagram

Uma história interessante Vpa012
alberto
alberto
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 01/07/2008
Mensagens : 3421
Reputação : 188
Idade : 53
Simulador preferido : FSX-SE
Nacionalidade : Brasil

http://www.alealb.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Uma história interessante Empty Re: Uma história interessante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos