Embraer 110-Bandeirante
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Embraer 110-Bandeirante
O Embraer EMB-110 Bandeirante é um avião turbo-hélice com capacidade de 15 a 21 passageiros, para uso civil ou militar, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.
Embraer EMB-110 Bandeirante
Protótipo 1 do EMB-110 (Musal)
Descrição
Fabricante Brasil Embraer
Missão Aeronave de Transporte
Tripulação 2 ou 3
Comprimento 15,08 m
Envergadura 15,32 m
Altura 4,73 m
Área (asas) 29 m²
Peso total kg
Peso bruto máximo 5.670 kg
Motores 2 motores Pratt&Whitney PT6A-3
máxima 426 km/h (Mach: )
Alcance 1.900 km
No final da década de 1960 o governo brasileiro desencadeou uma política de expansão da indústria nacional, época em que havia a necessidade de se obter um avião de propósito geral, para uso civil e militar, a ser utilizado no transporte de cargas e passageiros. Desta forma promoveu o desenvolvimento de uma nova aeronave, que viesse a operar com baixo custo operacional e fosse capaz de ligar regiões remotas e dotadas de pouca infra-estrutura.
Coube a uma equipe do Centro Técnico Aeroespacial, liderada inicialmente pelo projetista francês Max Holste, a missão de desenvolver o produto.
Nasceu assim o Bandeirante, primeiro avião comercializado pela então estatal Embraer, e o primeiro grande voo da empresa rumo ao sucesso, com a venda de 501 unidades para diversos países, incluindo forças armadas.
* EMB-100 - modelo de pré-série do projeto IPD/PAR 6504 do CTA (conhecido na FAB como YC-95) equipado com motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-20 de 550HP, janelas ovais e capacidade para oito passageiros. Foram construídos três aviões. Primeiro voo: 22 de outubro de 1968.
* EMB-110 - modelo de produção inicial para transporte militar com doze lugares. Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-27 de 680HP em naceles redesenhadas alojando completamente o trem de pouso recolhido. Comprimento da fuselagem de 13,74 m e peso máximo 5.300 kg. Primeiro vôo: 9 de agosto de 1972. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95
* EMB-110A - versão de calibragem de auxílios à navegação com capacidade para até seis passageiros/operadores. Designação na Força Aérea Brasileira: EC-95
* EMB-110B - versão de aerofotogrametria com câmaras Zeiss e aviônicos adicionais com capacidade para até cinco passageiros/operadores. Designação na Força Aérea Brasileira: R-95
* EMB-110B1 - versão especial do EMB-110B com alternativa de conversão rápida para transporte de até catorze passageiros. Duas unidades construídas, uma para a Força Aérea do Uruguai e outra civil.
* EMB-110C - versão de transporte civil com quinze (as vezes doze ou dezesseis) lugares, desenvolvido especialmente para atender o transporte aéreo regional. Cinco exemplares foram fornecidos para a Força Aérea do Uruguai.
* EMB-110C (N) - versão especial do EMB-110C com dispositivos antigelo fornecido para a Marinha do Chile.
* EMB-110E - versão de transporte executivo do EMB-110C com seis/oito lugares.
* EMB-110E (J) - versão do EMB-110E com equipamento especial.
* EMB-110K1 - versão de transporte militar com capacidade para 1.650 kg entregue a partir de maio de 1977. Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-34 de 750HP, deriva ventral, comprimento da fuselagem de 14,60 m, porta de carga traseira e porta extra de passageiros/tripulação. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95A
* EMB-110P - versão de transporte civil do EMB-110K1 com dezoito lugares. Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-27 ou PT6A-34. Primeiro vôo: janeiro de 1976.
* EMB-110P1 - modelo de conversão rápida passageiros/carga do EMB-110P
* EMB-110P2 - modelo de conversão rápida passageiros/carga do EMB-110P com até 21 lugares, sem porta de carga e com peso máximo de 5.670 kg.
* EMB-110P1 (K) - versão de conversão rápida passageiros/carga do EMB-110K1 com carga útil semelhante. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95B
* EMB-110P1SAR - versão SAR do EMB-110P1 (K) com acomodações para seis macas e peso máximo de 6.000 kg. Designação na Força Aérea Brasileira: SC-95B
* EMB-110P1A - versão civil, com as subvariantes EMB-110P2A, 110P1A/41 e 110P2A/41 iguais a P1 etc, mas com diedro dos estabilizadores horizontais de 10°, melhor isolamento acústico e outras alterações. Entregue a partir de dezembro de 1983. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95C
* EMB-11OS1 - versão de pesquisa geofísica do EMB-110C com maior volume de tanque interno da asa, haste de magnetômetro na cauda, dois operadores de equipamentos e motores Pratt & Whitney Canada PT6A-34 de 750HP. Um modelo civil vendido.
# A aeronave é conhecida no exterior como bandit (bandido).
# Teve 29 acidentes fatais na sua longa carreira.
# O último acidente aconteceu no estado brasileiro do Paraná, no dia 19 de maio de 2010, quando o Bandeirante prefixo PT-TAW, da empresa Taxi Aéreo Weis, pousou fora da pista do Aeroporto de Cascavel, que se encontrava fechado devido à neblina. Os dois tripulantes que insistiram na manobra, mesmo tendo sido avisados sobre a condição do aeroporto, nada sofreram, mas a aeronave foi destruída.
A última unidade fabricada foi entregue à Força Aérea Brasileira, em maio de 1990, encerrando-se assim um importante ciclo na indústria aeroespacial brasileira.
Foram construídas 501 unidades, das quais cerca de 185 continuam em operação.
O conhecimento agregado com o Bandeirante, levou a Embraer a criar uma nova aeronave, maior, mais rápida e com cabine pressurizada, o Embraer EMB-120 Brasília.
No FSX.
FAB.
É isso...
A historia do primeiro avião da nossa EMBRAER
Grato!
Victor
Embraer EMB-110 Bandeirante
Protótipo 1 do EMB-110 (Musal)
Descrição
Fabricante Brasil Embraer
Missão Aeronave de Transporte
Tripulação 2 ou 3
Comprimento 15,08 m
Envergadura 15,32 m
Altura 4,73 m
Área (asas) 29 m²
Peso total kg
Peso bruto máximo 5.670 kg
Motores 2 motores Pratt&Whitney PT6A-3
máxima 426 km/h (Mach: )
Alcance 1.900 km
No final da década de 1960 o governo brasileiro desencadeou uma política de expansão da indústria nacional, época em que havia a necessidade de se obter um avião de propósito geral, para uso civil e militar, a ser utilizado no transporte de cargas e passageiros. Desta forma promoveu o desenvolvimento de uma nova aeronave, que viesse a operar com baixo custo operacional e fosse capaz de ligar regiões remotas e dotadas de pouca infra-estrutura.
Coube a uma equipe do Centro Técnico Aeroespacial, liderada inicialmente pelo projetista francês Max Holste, a missão de desenvolver o produto.
Nasceu assim o Bandeirante, primeiro avião comercializado pela então estatal Embraer, e o primeiro grande voo da empresa rumo ao sucesso, com a venda de 501 unidades para diversos países, incluindo forças armadas.
* EMB-100 - modelo de pré-série do projeto IPD/PAR 6504 do CTA (conhecido na FAB como YC-95) equipado com motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-20 de 550HP, janelas ovais e capacidade para oito passageiros. Foram construídos três aviões. Primeiro voo: 22 de outubro de 1968.
* EMB-110 - modelo de produção inicial para transporte militar com doze lugares. Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-27 de 680HP em naceles redesenhadas alojando completamente o trem de pouso recolhido. Comprimento da fuselagem de 13,74 m e peso máximo 5.300 kg. Primeiro vôo: 9 de agosto de 1972. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95
* EMB-110A - versão de calibragem de auxílios à navegação com capacidade para até seis passageiros/operadores. Designação na Força Aérea Brasileira: EC-95
* EMB-110B - versão de aerofotogrametria com câmaras Zeiss e aviônicos adicionais com capacidade para até cinco passageiros/operadores. Designação na Força Aérea Brasileira: R-95
* EMB-110B1 - versão especial do EMB-110B com alternativa de conversão rápida para transporte de até catorze passageiros. Duas unidades construídas, uma para a Força Aérea do Uruguai e outra civil.
* EMB-110C - versão de transporte civil com quinze (as vezes doze ou dezesseis) lugares, desenvolvido especialmente para atender o transporte aéreo regional. Cinco exemplares foram fornecidos para a Força Aérea do Uruguai.
* EMB-110C (N) - versão especial do EMB-110C com dispositivos antigelo fornecido para a Marinha do Chile.
* EMB-110E - versão de transporte executivo do EMB-110C com seis/oito lugares.
* EMB-110E (J) - versão do EMB-110E com equipamento especial.
* EMB-110K1 - versão de transporte militar com capacidade para 1.650 kg entregue a partir de maio de 1977. Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-34 de 750HP, deriva ventral, comprimento da fuselagem de 14,60 m, porta de carga traseira e porta extra de passageiros/tripulação. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95A
* EMB-110P - versão de transporte civil do EMB-110K1 com dezoito lugares. Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-27 ou PT6A-34. Primeiro vôo: janeiro de 1976.
* EMB-110P1 - modelo de conversão rápida passageiros/carga do EMB-110P
* EMB-110P2 - modelo de conversão rápida passageiros/carga do EMB-110P com até 21 lugares, sem porta de carga e com peso máximo de 5.670 kg.
* EMB-110P1 (K) - versão de conversão rápida passageiros/carga do EMB-110K1 com carga útil semelhante. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95B
* EMB-110P1SAR - versão SAR do EMB-110P1 (K) com acomodações para seis macas e peso máximo de 6.000 kg. Designação na Força Aérea Brasileira: SC-95B
* EMB-110P1A - versão civil, com as subvariantes EMB-110P2A, 110P1A/41 e 110P2A/41 iguais a P1 etc, mas com diedro dos estabilizadores horizontais de 10°, melhor isolamento acústico e outras alterações. Entregue a partir de dezembro de 1983. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95C
* EMB-11OS1 - versão de pesquisa geofísica do EMB-110C com maior volume de tanque interno da asa, haste de magnetômetro na cauda, dois operadores de equipamentos e motores Pratt & Whitney Canada PT6A-34 de 750HP. Um modelo civil vendido.
# A aeronave é conhecida no exterior como bandit (bandido).
# Teve 29 acidentes fatais na sua longa carreira.
# O último acidente aconteceu no estado brasileiro do Paraná, no dia 19 de maio de 2010, quando o Bandeirante prefixo PT-TAW, da empresa Taxi Aéreo Weis, pousou fora da pista do Aeroporto de Cascavel, que se encontrava fechado devido à neblina. Os dois tripulantes que insistiram na manobra, mesmo tendo sido avisados sobre a condição do aeroporto, nada sofreram, mas a aeronave foi destruída.
A última unidade fabricada foi entregue à Força Aérea Brasileira, em maio de 1990, encerrando-se assim um importante ciclo na indústria aeroespacial brasileira.
Foram construídas 501 unidades, das quais cerca de 185 continuam em operação.
O conhecimento agregado com o Bandeirante, levou a Embraer a criar uma nova aeronave, maior, mais rápida e com cabine pressurizada, o Embraer EMB-120 Brasília.
No FSX.
FAB.
É isso...
A historia do primeiro avião da nossa EMBRAER
Grato!
Victor
Última edição por vic1510tor em Qua 27 Abr 2011, 20:47, editado 1 vez(es)
vic1510tor- Major
-
Inscrito em : 12/01/2011
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Reputação : 10
Idade : 26
Simulador preferido : XPlane 11
Nacionalidade :
Re: Embraer 110-Bandeirante
Nossa,como já viagei no bandeirante da FAB,já passei cada coisa nesse avião hehe,o pior foi pega uma corrente de ar,parece que tá passando por uma lombada,só que a uns 400km/h.. muito bom
_________________
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Re: Embraer 110-Bandeirante
Devem ter sido legais!!
_________________
"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar ."
Santos Dumot
vic1510tor- Major
-
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Simulador preferido : XPlane 11
Nacionalidade :
Re: Embraer 110-Bandeirante
Alguém sabe informar sobre o novo C-95 BANDEIRANTE p/ FSX que estavam modelando? Eu vi isso no fórum da IVAO.
Será que já está pronto? Pelas screen que vi, parece que promete.
Será que já está pronto? Pelas screen que vi, parece que promete.
Leonardo Silva- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 19/08/2011
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