[Brasil] LAAD: Os intrigantes VANTs da Gyrofly
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[Brasil] LAAD: Os intrigantes VANTs da Gyrofly
LAAD: Os intrigantes VANTs da Gyrofly
Concepção artística do VANT Gyrofly, sobrevoando o estádio do Maracanã.
Um dos fatos mais marcantes na aeronáutica moderna é a crescente presença dos VANT – Veículos Aéreos não Tripulados. A LAAD 2011 reflete esta tendência, com modelos de todos os tipos e tamanhos. A presença da indústria brasileira registrou um notável avanço, com diversos modelos em exibição.
A tela de telemetria do sistema de controle do VANT Gyrofly.
Dentre esses, chamam a atenção pelo inusitado os dois mini-VANTs apresentados pela Gyrofly Innovations Projetos Ltda., uma empresa de São José dos Campos, fundada em 2007 (www.gyrofly.com.br). Ambos são helicópteros com motores elétricos e rotores montados nas quatro pontas de um chassis cruciforme, com os sistemas de controle e sensores no centro.
Os menores são o Gyro 200, destinado ao setor de pesquisa e ensaios científicos para universidades e centros de estudos, e o Gyro 200 ED, programado para ser comercializado principalmente a órgãos de segurança pública, empresas de vigilância patrimonial e prefeituras municipais. O Gyro 500, apenas um pouco maior, é o modelo mais avançado com maior capacidade de carga e equipado com sistema de navegação por GPS.
Sugestão de uso no patrulhamento de fronteiras pela Polícia Federal.
Os motores elétricos conferem a todos os modelos uma baixa assinatura acústica. O alcance é da ordem de 1 km e podem voar a 500 m de altura, de dia ou de noite. Porém, graças a seu pequeno tamanho e massa, também podem ser empregados em locais confinados. No momento, a Gyrofly está desenvolvendo um software que permitirá a operação simultânea de mini-VANTs em esquadrilha.
O uso sugerido do Gyrofly para vigilância em favelas.
As possibilidades de emprego são limitadas apenas pela imaginação. Alguns exemplos:
Fonte: Cavok.com.br
Concepção artística do VANT Gyrofly, sobrevoando o estádio do Maracanã.
Um dos fatos mais marcantes na aeronáutica moderna é a crescente presença dos VANT – Veículos Aéreos não Tripulados. A LAAD 2011 reflete esta tendência, com modelos de todos os tipos e tamanhos. A presença da indústria brasileira registrou um notável avanço, com diversos modelos em exibição.
A tela de telemetria do sistema de controle do VANT Gyrofly.
Dentre esses, chamam a atenção pelo inusitado os dois mini-VANTs apresentados pela Gyrofly Innovations Projetos Ltda., uma empresa de São José dos Campos, fundada em 2007 (www.gyrofly.com.br). Ambos são helicópteros com motores elétricos e rotores montados nas quatro pontas de um chassis cruciforme, com os sistemas de controle e sensores no centro.
Os menores são o Gyro 200, destinado ao setor de pesquisa e ensaios científicos para universidades e centros de estudos, e o Gyro 200 ED, programado para ser comercializado principalmente a órgãos de segurança pública, empresas de vigilância patrimonial e prefeituras municipais. O Gyro 500, apenas um pouco maior, é o modelo mais avançado com maior capacidade de carga e equipado com sistema de navegação por GPS.
Sugestão de uso no patrulhamento de fronteiras pela Polícia Federal.
Os motores elétricos conferem a todos os modelos uma baixa assinatura acústica. O alcance é da ordem de 1 km e podem voar a 500 m de altura, de dia ou de noite. Porém, graças a seu pequeno tamanho e massa, também podem ser empregados em locais confinados. No momento, a Gyrofly está desenvolvendo um software que permitirá a operação simultânea de mini-VANTs em esquadrilha.
O uso sugerido do Gyrofly para vigilância em favelas.
As possibilidades de emprego são limitadas apenas pela imaginação. Alguns exemplos:
- Busca de vítimas de catástrofes naturais, voando à frente das equipes de socorro. Com microfones e autofafantes, ajudariam na orientação de resgate
- Apoio próximo a patrulhas militares ou policiais, identificando ameaças, sem expor vidas humanas ao risco
- Apoio a operações de controle urbano, funcionando como plataforma de observação e monitoramento
- Geomapeamento de áreas a custo muito mais baixo do que as técnicas tradicionais, empregando o recurso de navegação e guiamento autônomo por percursos definidos
- Apoio à segurança do trabalho e investigação técnica de ambientes industriais, possivelmente empregando sensores de fumaça ou de odores.
Fonte: Cavok.com.br
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