[FSX] Programa para Auxiliar no FMC
+4
Bocate
Alvega
asjsouzajr
Netinho
8 participantes
Página 1 de 1
[FSX] Programa para Auxiliar no FMC
Pessoal,já vi vários tutoriais sobre FMC e FMGC, e sempre o cara tem um programa que cálcular as rotas,o peso do avião,e o tanto de gasolina(sei que da pra ver no proprio avião), só que nunca acho tal programa,apesar de achar o fmc sem graça,e muito complicado,estou cá eu aprendendo..então se alguém tiver conhecimento de um programa desse free.. ou outros que auxilie no fmc, para facilitar... ficarei agradecido....
grato..
grato..
Re: [FSX] Programa para Auxiliar no FMC
Netinho isso depende do aviao que vc ta querendo usar.
Alguns Addons possuem programas para auxiliar no calculo de combustivel.
Alguns Addons possuem programas para auxiliar no calculo de combustivel.
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 22/08/2010
Reputação : 45
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade :
queria usar nas aeronaves da wilco.. é mais pra cálcula a rota que quero pega,que tem akela fraseologia da aeronaútica para indentificar a rota e por no fmc ou fmgc.. entende?
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
pra ser bem sincero, nao entendi muito bem nao
mas vamos lá.
Qual aeronave da Wilco exatamente ? 737 PIC, Ejets, ...
Vou te falar de como funciona nos Ejets, que eu entendo melhor, ate pq na VA que sou membro, nós soh podemos voar E190 e/ou E195 (e agora os ATR's):
O FMC (ou FMS, ou MCDU, ou FMGC) nao vai te calcular a rota, ate pq se vc por apenas o aero de origem e de destino o Computador de bordo vai entender como um voo direto entre esses 2 pontos.
Existem varias formas pra vc determinar a rota que vc vai utilizar, alguma delas:
- estar cadastrado numa VA q te fornecera escalas de voo com todas as rotas e niveis de voo, ou lhe fornece as rotas da Cia (tambem com a rota e os niveis de voo)
- um programa chamado VRoute, onde vc pode colocar o aero de origem e ele te informa voos saindo daquele aero, ou vc poe o destino e ele diz voos com aquele destino. Isso na versao freeware ! cabe lembrar que todos os planos de voo fornecidos por ele, sao planos elaborados por outros pilotos virtuais, sendo assim, cabe a vc se certificar que aquele PV esta correto.
- e a forma mais prazerosa: calcular vc mesmo estando de posse das cartas de rota (no caso do Brasil sao as ERC's que vc pode baixar no site da AIS WEB http://www.aisweb.aer.mil.br Mas pra fazer isso vc devera ter conhecimento de outras coisas como Aerovias de alta e de baixa, saber se aerovia eh par ou impar, se eh de mao unica e etc...
O calculo do combustivel:
essa parte eh boa !!!
no caso do 737 PIC, existe um software a parte que te calcula isso, bastando apenas a insercao dos dados do PV.
o Ejet, pode te calcular isso, desde q vc insira todo o plano de voo no MCDU e preencha corretamente o Perf Init do mesmo.
Os manuais das aeronaves ensinam todo o procedimento.
mas eu acho sem graca, eu particularmente faco os calculos todos (ate reconheco q nao 100% correto, pois ignoro o vento em nivel de cruzeiro e utilizo a mesma formula para os diferentes niveis de voo. Mas o calculo de peso de tripulacao/Pax/Bagagem e o Fuel para Origem-->Destino/+ 10%/Dest-->Altern/Reserva/Operacoes em Solo como taxi/Fuel para Orbitas no destino, sou eu que calculo)
enfim... o voo em si eh uma ciencia, e vc nao vai encontrar formulas magicas, o jeito eh debrucar sobre todos os manuais e tutoriais e estudar
qualquer coisa, grita ai !
no que eu puder ajudar estarei em QAP
ou outros membros que inclusive tem mais conhecimentos que eu.
e desculpe o post grande.
mas vamos lá.
Qual aeronave da Wilco exatamente ? 737 PIC, Ejets, ...
Vou te falar de como funciona nos Ejets, que eu entendo melhor, ate pq na VA que sou membro, nós soh podemos voar E190 e/ou E195 (e agora os ATR's):
O FMC (ou FMS, ou MCDU, ou FMGC) nao vai te calcular a rota, ate pq se vc por apenas o aero de origem e de destino o Computador de bordo vai entender como um voo direto entre esses 2 pontos.
Existem varias formas pra vc determinar a rota que vc vai utilizar, alguma delas:
- estar cadastrado numa VA q te fornecera escalas de voo com todas as rotas e niveis de voo, ou lhe fornece as rotas da Cia (tambem com a rota e os niveis de voo)
- um programa chamado VRoute, onde vc pode colocar o aero de origem e ele te informa voos saindo daquele aero, ou vc poe o destino e ele diz voos com aquele destino. Isso na versao freeware ! cabe lembrar que todos os planos de voo fornecidos por ele, sao planos elaborados por outros pilotos virtuais, sendo assim, cabe a vc se certificar que aquele PV esta correto.
- e a forma mais prazerosa: calcular vc mesmo estando de posse das cartas de rota (no caso do Brasil sao as ERC's que vc pode baixar no site da AIS WEB http://www.aisweb.aer.mil.br Mas pra fazer isso vc devera ter conhecimento de outras coisas como Aerovias de alta e de baixa, saber se aerovia eh par ou impar, se eh de mao unica e etc...
O calculo do combustivel:
essa parte eh boa !!!
no caso do 737 PIC, existe um software a parte que te calcula isso, bastando apenas a insercao dos dados do PV.
o Ejet, pode te calcular isso, desde q vc insira todo o plano de voo no MCDU e preencha corretamente o Perf Init do mesmo.
Os manuais das aeronaves ensinam todo o procedimento.
mas eu acho sem graca, eu particularmente faco os calculos todos (ate reconheco q nao 100% correto, pois ignoro o vento em nivel de cruzeiro e utilizo a mesma formula para os diferentes niveis de voo. Mas o calculo de peso de tripulacao/Pax/Bagagem e o Fuel para Origem-->Destino/+ 10%/Dest-->Altern/Reserva/Operacoes em Solo como taxi/Fuel para Orbitas no destino, sou eu que calculo)
enfim... o voo em si eh uma ciencia, e vc nao vai encontrar formulas magicas, o jeito eh debrucar sobre todos os manuais e tutoriais e estudar
qualquer coisa, grita ai !
no que eu puder ajudar estarei em QAP
ou outros membros que inclusive tem mais conhecimentos que eu.
e desculpe o post grande.
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
-
Nacionalidade :
Muito obrigado,pelo esclarecimento,baixei o vroute e já quebro um galho,e uso os airbus da wilco de preferencia o a320... tenho que me aprofunda mais sobre o FMC,é pouquinho chato mas sou brasileiro(não desisto nunca ).. hahha.. vlws amigão...
"Voar é basicamente pilotar uma máquina especial, consideradas apenas: inteligência e técnica humanas. Mas não será só isto, com certeza, pois se misturam a cada instante, êxtase prazeroso e temores repentinos, causados por esta mistura de metais, combustíveis, óleos, mostradores, turbilhões, pressões, vento, granizo, chuvas, escuros, claros, suavidades e brutalidades eventuais."
Netinho, existe também o FSCommander, muito bom para cálculo de rotas e que também possui uma função para cálculo aproximado de combustível.
Alvega escreveu:Netinho, existe também o FSCommander, muito bom para cálculo de rotas e que também possui uma função para cálculo aproximado de combustível.
Esse FSCommander é pay ou free??
Esse FSCommander é pay, o site do produto é esse: http://www.fscommander.com/
Bocate- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 14/07/2010
Reputação : 81
Simulador preferido : FSX / Prepar3D
Emprego/lazer : Transporte de Cargas - Aereo e Rodoviario
Nacionalidade :
Netinho, eu achava FMC complicado também, ficava perdido com aquele treco. Ai um dia comprei o E-jet serie 1 da Wilco e aprendi rapidinho lendo o manual que tem em algum tópico aqui do VV, recomendo. Ao ler você vai ver como é fácil, e já serve de base para outras aeronaves. É meio grandinho o tutorial mas vale muito a pena!
rauancf- Capitão
-
Inscrito em : 24/06/2010
Reputação : 16
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante de Ciências Aeronáuticas
Nacionalidade :
você acha sem graça o fmc, é por que usa a Wilco
-
Inscrito em : 14/05/2009
Reputação : 58
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade :
willian402m escreveu:você acha sem graça o fmc, é por que usa a Wilco
Não entendi. Qual o problema com o FMC dos Wilco?
tambem nao entendi
-
Nacionalidade :
Tenho o 737, Airbus 1 e 2 e e-jets da Wilco e não vejo problemas com o FMC deles.
Bocate- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 14/07/2010
Reputação : 81
Simulador preferido : FSX / Prepar3D
Emprego/lazer : Transporte de Cargas - Aereo e Rodoviario
Nacionalidade :
nem eu...
aproveitando o tópico do amigo,,, na hora de programar o FMC do 767 Level-D eu pego as informações de peso no próprio flight, agora eu não sei que opção é cada uma e como passa para o fmc, por exemplo zero fuel weight, eu não sei qual das opções do flight na parte de combustíveis representa zero fuel weight e como eu passo os digitos pois no flight ele da como lbs um numero gigante e no fmc só cabe 3 números.
abraços
abraços
chadruns- Major
-
Inscrito em : 26/04/2010
Reputação : 6
Nacionalidade :
chadruns escreveu:aproveitando o tópico do amigo,,, na hora de programar o FMC do 767 Level-D eu pego as informações de peso no próprio flight, agora eu não sei que opção é cada uma e como passa para o fmc, por exemplo zero fuel weight, eu não sei qual das opções do flight na parte de combustíveis representa zero fuel weight e como eu passo os digitos pois no flight ele da como lbs um numero gigante e no fmc só cabe 3 números.
abraços
O Level-D tem o seu próprio configurador, onde aparece em libras e em kg. Se ele der por exemplo um ZFW de 110.530
você coloca no FMC 110.5.
Para não usar libras, coloque no FSX em Hybrid e depois escolha as unidades em kg no configurador do Level-D.
Alvega escreveu:chadruns escreveu:aproveitando o tópico do amigo,,, na hora de programar o FMC do 767 Level-D eu pego as informações de peso no próprio flight, agora eu não sei que opção é cada uma e como passa para o fmc, por exemplo zero fuel weight, eu não sei qual das opções do flight na parte de combustíveis representa zero fuel weight e como eu passo os digitos pois no flight ele da como lbs um numero gigante e no fmc só cabe 3 números.
abraços
O Level-D tem o seu próprio configurador, onde aparece em libras e em kg. Se ele der por exemplo um ZFW de 110.530
você coloca no FMC 110.5.
Para não usar libras, coloque no FSX em Hybrid e depois escolha as unidades em kg no configurador do Level-D.
blz, Obrigado Alvega
chadruns- Major
-
Inscrito em : 26/04/2010
Reputação : 6
Nacionalidade :