[Brasil] GOL interessada na TAP
5 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] GOL interessada na TAP
Conversas estariam em curso desde outubro do ano passado; eventual aquisição agregaria a malha aérea na Europa e elevaria faturamento a R$ 10 bilhões
A privatização da TAP está no radar dos Constantino. A Gol estuda entrar na disputa pela companhia aérea portuguesa. Não deixa de ser uma resposta, ainda que modesta, à associação entre TAM e Lan. O projeto é guardado a sete chaves e discutido pelos controladores da empresa a 20 mil pés de altitude.
Segundo uma fonte de altíssima patente, ligada ao Conselho de Administração da Gol, os Constantino vêm mantendo contatos regulares com o presidente da TAP, Fernando Pinto, desde outubro de 2010 – quando o governo português anunciou pela primeira vez o propósito de iniciar o processo de venda da companhia até março deste ano.
Trata-se de uma operação complexa, a começar pelo funding. Embora ainda não haja um valor para a operação – o gabinete do primeiro-ministro José Sócrates fala apenas em arrecadar seis bilhões de euros com a venda de quatro ou cinco estatais – a Gol não está disposta a entrar sozinha na disputa. Os Constantino pretendem desembarcam na TAP na companhia de fundos de private equity.
Os Constantino enxergam na compra da TAP uma oportunidade de dar uma grande chacoalhada na Gol. A operação representaria um choque de expectativa no mercado e aumentaria a autoestima entre os funcionários da companhia, a começar por seus próprios acionistas.
A Gol, que nasceu sob a bandeira do low cost, é hoje uma companhia sem identidade. Perdeu a franquia do baixo custo para outros concorrentes, como Azul e Trip, e não conseguiu reposicionar sua imagem no mercado. Hoje, é uma empresa com dificuldades em todas as latitudes. Convive com a tendência de perda de participação no mercado interno para competidores menores, como a própria Azul, e não tem escala suficiente para concorrer nas rotas internacionais.
Do ponto de vista operacional, a compra da TAP colocaria a Gol em outro patamar. A empresa, que voa apenas para a América do Sul, finalmente criaria uma malha internacional de fôlego, notadamente na Europa. Os portugueses operam em 30 países, contra apenas 12 da empresa brasileira. Hoje, a TAP é a companhia que mais oferece voos entre o Brasil e o continente europeu.
A Gol herdaria ainda 71 aeronaves, o que lhe permitiria saltar para uma frota de mais de 180 aviões. Em termos de faturamento, passaria de R$ 6,5 bilhões para mais de R$ 10 bilhões ao ano.
Fonte: http://cidadebiz.ig.com.br / via Blog Direto da Pista
A privatização da TAP está no radar dos Constantino. A Gol estuda entrar na disputa pela companhia aérea portuguesa. Não deixa de ser uma resposta, ainda que modesta, à associação entre TAM e Lan. O projeto é guardado a sete chaves e discutido pelos controladores da empresa a 20 mil pés de altitude.
Segundo uma fonte de altíssima patente, ligada ao Conselho de Administração da Gol, os Constantino vêm mantendo contatos regulares com o presidente da TAP, Fernando Pinto, desde outubro de 2010 – quando o governo português anunciou pela primeira vez o propósito de iniciar o processo de venda da companhia até março deste ano.
Trata-se de uma operação complexa, a começar pelo funding. Embora ainda não haja um valor para a operação – o gabinete do primeiro-ministro José Sócrates fala apenas em arrecadar seis bilhões de euros com a venda de quatro ou cinco estatais – a Gol não está disposta a entrar sozinha na disputa. Os Constantino pretendem desembarcam na TAP na companhia de fundos de private equity.
Os Constantino enxergam na compra da TAP uma oportunidade de dar uma grande chacoalhada na Gol. A operação representaria um choque de expectativa no mercado e aumentaria a autoestima entre os funcionários da companhia, a começar por seus próprios acionistas.
A Gol, que nasceu sob a bandeira do low cost, é hoje uma companhia sem identidade. Perdeu a franquia do baixo custo para outros concorrentes, como Azul e Trip, e não conseguiu reposicionar sua imagem no mercado. Hoje, é uma empresa com dificuldades em todas as latitudes. Convive com a tendência de perda de participação no mercado interno para competidores menores, como a própria Azul, e não tem escala suficiente para concorrer nas rotas internacionais.
Do ponto de vista operacional, a compra da TAP colocaria a Gol em outro patamar. A empresa, que voa apenas para a América do Sul, finalmente criaria uma malha internacional de fôlego, notadamente na Europa. Os portugueses operam em 30 países, contra apenas 12 da empresa brasileira. Hoje, a TAP é a companhia que mais oferece voos entre o Brasil e o continente europeu.
A Gol herdaria ainda 71 aeronaves, o que lhe permitiria saltar para uma frota de mais de 180 aviões. Em termos de faturamento, passaria de R$ 6,5 bilhões para mais de R$ 10 bilhões ao ano.
Fonte: http://cidadebiz.ig.com.br / via Blog Direto da Pista
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: [Brasil] GOL interessada na TAP
Será que vai dar negócio???
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: [Brasil] GOL interessada na TAP
que coisa... se a TAP fosse privada era mais fácil o contrário.
E a TAM que já tem algumas parcerias com a TAP?
E a TAM que já tem algumas parcerias com a TAP?
Re: [Brasil] GOL interessada na TAP
TRIP baixo custo?
Hehehehe, esse blog se enganou. Azul tbm não é baixo custo.
Atualmente no Brasil só a Webjet se enquadra nessa categoria, mas mesmo assim nem eles mesmos se consideram low cost.
Mas enfim, isso é uma coisa que eu só acredito vendo.
A GOL ainda não se estabilizou direito com a compra da Varig.
Hehehehe, esse blog se enganou. Azul tbm não é baixo custo.
Atualmente no Brasil só a Webjet se enquadra nessa categoria, mas mesmo assim nem eles mesmos se consideram low cost.
Mas enfim, isso é uma coisa que eu só acredito vendo.
A GOL ainda não se estabilizou direito com a compra da Varig.
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3969
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Nilo- Brigadeiro
-
Inscrito em : 13/12/2009
Mensagens : 2932
Reputação : 287
Idade : 55
Simulador preferido : FSX - X-Plane11
Emprego/lazer : Bancário/Fotografia e Futebol
Nacionalidade :
Re: [Brasil] GOL interessada na TAP
alberto escreveu:E a TAM que já tem algumas parcerias com a TAP?
Acordos code-share além de ambas pertencerem à mesma aliança. Mas a TAP também tem acordos com a GOL.
Sinceramente não acredito. Por cá fala-se da Qatar Airways, da Lufthansa, da Airfrance-KLM e da British-Iberia; sendo que para mim o ideal seria Qatar+Lufthansa+privados portugueses+Estado Português+trabalhadores da empresa.
José Alberto- Brigadeiro
-
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2909
Reputação : 88
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS20
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Embraer novamente interessada na compra da Beechcraft
» [Brasil] F-X2: Interessada em vender caças, Boeing visita S.Bernardo
» [Internacional] Ryanair interessada na Webjet
» [Internacional] Líbia estaria interessada em helicópteros Chinooks usados do Exército dos EUA
» [Internacional] Força Aérea da Índia interessada em adquirir dois caças Mirage 2000 usados
» [Brasil] F-X2: Interessada em vender caças, Boeing visita S.Bernardo
» [Internacional] Ryanair interessada na Webjet
» [Internacional] Líbia estaria interessada em helicópteros Chinooks usados do Exército dos EUA
» [Internacional] Força Aérea da Índia interessada em adquirir dois caças Mirage 2000 usados
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos