Boeing inventa sistema para detecção de CAT
3 participantes
Página 1 de 1
Boeing inventa sistema para detecção de CAT
Boeing inventa sistema para detectar turbulência invisível
Turbulência de céu claro
Quem já experimentou turbulência a bordo de um avião sabe o quanto essa experiência é inesquecível - infelizmente, em um sentido muito traumático.
O que poucos sabem é que as turbulências não acontecem somente em meio a tempestades e nem mesmo são restritas a "condições atmosféricas adversas".
Um dos maiores problemas da aviação são justamente as turbulências repentinas, que ocorrem subitamente em condições de céu perfeitamente claro. Os resultados vão desde sacudidelas apenas desconfortáveis até mergulhos súbitos, quando a aeronave perde sustentação ao entrar em um bolsão de baixa pressão.
Essas turbulências, que atendem pela sigla CAT (clear air turbulence, turbulência de céu claro, em tradução livre), resultam em ferimentos nos passageiros e na tripulação, já tendo sido registrados casos fatais.
Os casos também podem ser fatais para os aviões: os mergulhos repentinos sujeitam a aeronave a um estresse tão grande que ela pode ser retirada de serviço por excesso de fadiga em sua estrutura.
Câmera inteligente
Mas como evitar uma zona de turbulência invisível, que surge do nada em um céu de brigadeiro?
A Boeing acredita ter achado a resposta. A empresa requisitou uma patente (2011/0013016) para um sistema inteligente e potencialmente barato que pode, pela primeira vez, dar aos pilotos uma ferramente para enfrentar esse fantasma da aviação.
As turbulências de céu claro ocorrem quando grandes massas de ar movem-se aleatoriamente em áreas sem nuvens ou qualquer precipitação - como não há gotas de água de dimensões apreciáveis, os radares não conseguem detectá-las.
A ideia da Boeing é usar uma câmera digital, equipada com uma lente tele no infinito, para tirar fotos continuamente. Um programa de computador compara, em tempo real, cada imagem com a sua subsequente.
Essa comparação poderia detectar variações de refração na linha do horizonte, causadas por mudanças na temperatura e na densidade do ar, induzidas pela zona de turbulência invisível à frente.
Otimismo
O pedido de patente depositado pela Boeing afirma que várias técnicas de análise e processamento de imagens permitem avaliar tanto a distância quanto a dimensão da área de turbulência, permitindo que o piloto a contorne.
O que não fica claro no pedido de patente é como o esquema funcionaria à noite - usar uma câmera na faixa do infravermelho? - ou o que aconteceria quando a linha do horizonte estiver obscurecida por uma nuvem distante.
Mas isso pode não ser um problema real: são raros os casos em que as empresas revelam todos os segredos de suas invenções em seus pedidos de patente.
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Boeing inventa sistema para detecção de CAT
Muito interessante.
QUem sabe aumenta a segurança em vôo.
Quero só ver quando vai sair do papel...
QUem sabe aumenta a segurança em vôo.
Quero só ver quando vai sair do papel...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Boeing inventa sistema para detecção de CAT
Concordo com o Rhodes.
_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Tópicos semelhantes
» Garoto de 15 anos cria método 28 vezes mais rápido para detecção do câncer
» [Internacional] Aviões Boeing 787 têm sistema de entretenimento com Android
» [Internacional] Boeing 787 terá sistema de entretenimento com Android
» [Brasil] Uma olhada no Boeing 737-800 da Gol com novo sistema de entretenimento e Wi-Fi a bordo
» [WORKSHOP 2GSIM] HOJE 18/09/2015: Sistema Pneumático / Bleed Air do Boeing 737 NG (reboot) 21hs
» [Internacional] Aviões Boeing 787 têm sistema de entretenimento com Android
» [Internacional] Boeing 787 terá sistema de entretenimento com Android
» [Brasil] Uma olhada no Boeing 737-800 da Gol com novo sistema de entretenimento e Wi-Fi a bordo
» [WORKSHOP 2GSIM] HOJE 18/09/2015: Sistema Pneumático / Bleed Air do Boeing 737 NG (reboot) 21hs
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos