[Internacional] Problemas no AP dos A330 e A340
3 participantes
Página 1 de 1
[Internacional] Problemas no AP dos A330 e A340
AGÊNCIA EUROPÉIA DE SEGURANÇA COLOCA EM CHEQUE SISTEMA DE PILOTO AUTOMÁTICO DOS AIRBUS A330 E A340
A Agência Europeia de Segurança Aérea reconhece problemas no funcionamento do piloto automático dos aviões A330 e A340 da Airbus, quando também ocorrem deficiências nas sondas que medem a velocidade dos aparelhos. Em uma recomendação enviada aos pilotos que operam voos de longa distância, datada de 22 de dezembro, a Agência Europeia de Segurança Aérea alerta sobre precauções que os comandantes de bordo de modelos Airbus A330 e A340 devem levar em conta no uso do piloto automático.
O documento afirma que em alguns casos o piloto automático pode dar ordens equivocadas ao aparelho e descreve a seguinte situação: quando as três sondas Pitot que medem a velocidade dos aviões não funcionam corretamente, o piloto automático é imediatamente desligado. Mas pode acontecer, em seguida, que duas sondas Pitot meçam velocidades idênticas do avião, porém falsas. Numa situação como essa, o comandante de bordo pode reativar o piloto automático, que baseado nessas indicações erradas de velocidade, dará ordens inadequadas como empinar o bico do avião em posição vertical ou fazê-lo virar de bico para baixo.
Por isso, a Agência Europeia de Segurança Aérea pede aos pilotos dos modelos A330 e A340 que verifiquem daqui para frente se há coerência na velocidade dos aviões antes de reativar o piloto automático. A Airbus relativiza a situação descrita na nota da Agência Europeia de Segurança Aérea, dizendo que a chance de isso acontecer é infinitesimal. Mas esse é um dos cenários que pode ter ocorrido na queda do voo AF 447 Rio-Paris, da Air France, que matou 228 pessoas no final de maio do ano passado. Segundo a agência francesa BEA, que investiga as causas do acidente, "a incoerência na medição da velocidade do avião foi um dos elementos de uma série que provocou a queda do avião, mas não o único".
A Airbus lembra que não foi possível saber se os pilotos do voo Rio-Paris reativaram o piloto automático. Cauteloso, o fabricante diz que só as caixas-pretas do avião, desaparecidas até hoje, podem confirmar essa hipótese. A quarta fase de buscas das caixas-pretas no fundo do Atlântico vai começar em fevereiro.
Fonte: AFP / RFI / Aviação.com / via Blog Direto da Pista
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1271
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: [Internacional] Problemas no AP dos A330 e A340
Complicado isso em...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: [Internacional] Problemas no AP dos A330 e A340
rhodesbauer escreveu:Complicado isso em...
Com certeza
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1271
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: [Internacional] Problemas no AP dos A330 e A340
Pergunta...
O sistema de GPS, aplicados nos aviões, utilizam as informações do Pitot para indicar sua velocidade ou o cálculo é feito pelo deslocamento da aeronave ? Porque esta recomendação de verificar a compatibilidade de velocidade da aeronave com a indicação no Velocímetro, como voce não tem referencia alguma, como o piloto saberá esta informação ?
E em condição de aproximação...Deus que me livre, mas se apresentar um erro deste, bem na aproximação, no qual a velocidade é imprescindível para uma boa conclusão do pouso ?
Abs
Mário
O sistema de GPS, aplicados nos aviões, utilizam as informações do Pitot para indicar sua velocidade ou o cálculo é feito pelo deslocamento da aeronave ? Porque esta recomendação de verificar a compatibilidade de velocidade da aeronave com a indicação no Velocímetro, como voce não tem referencia alguma, como o piloto saberá esta informação ?
E em condição de aproximação...Deus que me livre, mas se apresentar um erro deste, bem na aproximação, no qual a velocidade é imprescindível para uma boa conclusão do pouso ?
Abs
Mário
Captain Boeing- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 17/12/2010
Mensagens : 49
Reputação : 7
Idade : 41
Emprego/lazer : Instrutor de treinamento
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Internacional] A ressurreição dos A340-600 da Thai.
» [Internacional] A380 e A340 e as cinzas vulcânicas
» [Internacional] Aeronaves A380 e A340-600, vistas do espaço
» [Internacional] Airbus A330-300 nas cores da Força Aérea da Bélgica leva time do Internacional para Abu Dhabi
» [Internacional] Fim de produção do A340
» [Internacional] A380 e A340 e as cinzas vulcânicas
» [Internacional] Aeronaves A380 e A340-600, vistas do espaço
» [Internacional] Airbus A330-300 nas cores da Força Aérea da Bélgica leva time do Internacional para Abu Dhabi
» [Internacional] Fim de produção do A340
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos