[Brasil] Helibrás entrega primeiras aeronaves EC725 para as forças armadas do Brasil
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[Brasil] Helibrás entrega primeiras aeronaves EC725 para as forças armadas do Brasil
Helibrás entrega primeiras aeronaves EC725 para as forças armadas do Brasil
Um dos novos helicópteros EC725 da Marinha Brasileira durante testes realizados na França. (Foto: Eurcocopter)
A Helibrás, subsidiária da Eurocopter, do grupo europeu EADS, fará, na segunda-feira, a entrega dos três primeiros helicópteros EC725, comprados pelas Forças Armadas brasileiras. O evento, que inicialmente ia acontecer nas instalações industriais da Helibrás, em Itajubá (MG), foi transferido para Brasília, por conta da agenda do presidente Lula.
O projeto prevê a produção gradual dos helicópteros no Brasil até atingirem um índice de 50% de conteúdo nacional, num prazo de seis anos. As primeiras seis a oito aeronaves serão montadas na França e as demais no Brasil, de acordo com o projeto de nacionalização acordado entre a empresa e o governo. Cada força receberá 16 helicópteros e dois deles serão destinados à Presidência da República.
A Helibrás, em conjunto com as Forças Armadas Brasileiras, estão selecionando um grupo de aproximadamente 30 empresas nacionais para participar do desenvolvimento EC-725, que exigirá a capacitação em tecnologias de ponta, como a de peças estruturais em material composto e sistemas aviônicos.
Os dois primeiros contratos com fornecedores brasileiros que participarão do programa de desenvolvimento de partes do helicóptero foram fechados com as empresas Inbra Aerospacee Toyo Matic. A primeira vai fornecer capôs e carenagens do cone de cauda e a estrutura intermediária do helicóptero em material composto. A tecnologia, ainda não disponível no Brasil, será desenvolvida no país e poderá ser fornecida para outros modelos da Eurocopter, como o Tiger e o NH90. A Toyo foi selecionada para fazer a usinagem de peças complexas.
As empresas brasileiras capacitadas neste programa poderão exportar seus produtos para outros helicópteros fabricados pela Eurocopter, tornando-se fonte de suprimento da linha de montagem do grupo a nível mundial. A lista oficial das empresas que irão participar do projeto não foi divulgada, mas a Aeroeletrônica, fabricante de sistemas aviônicos; a Mectron Engenharia, na parte de manutenção de radares; e a Turbomeca, que produz motores, estão entre as pré-selecionadas, segundo uma fonte que acompanha o projeto.
O EC-725, versão mais recente da família Cougar, é um helicóptero biturbina, de médio porte, com capacidade para transportar dois pilotos e mais 29 passageiros. Entre as principais missões que o modelo pode desempenhar estão o transporte tático de tropas e aeromédico, busca e salvamento, apoio logístico em missões navais e transporte de autoridades governamentais.
O projeto vai ampliar a produção da fábrica de Itajubá (MG) e dobrar o número de funcionários em três anos, passando dos atuais 350 para 700.
Fonte: Valor Econômico – Virgínia Silveira
Via: cavok.com.br
Um dos novos helicópteros EC725 da Marinha Brasileira durante testes realizados na França. (Foto: Eurcocopter)
A Helibrás, subsidiária da Eurocopter, do grupo europeu EADS, fará, na segunda-feira, a entrega dos três primeiros helicópteros EC725, comprados pelas Forças Armadas brasileiras. O evento, que inicialmente ia acontecer nas instalações industriais da Helibrás, em Itajubá (MG), foi transferido para Brasília, por conta da agenda do presidente Lula.
O projeto prevê a produção gradual dos helicópteros no Brasil até atingirem um índice de 50% de conteúdo nacional, num prazo de seis anos. As primeiras seis a oito aeronaves serão montadas na França e as demais no Brasil, de acordo com o projeto de nacionalização acordado entre a empresa e o governo. Cada força receberá 16 helicópteros e dois deles serão destinados à Presidência da República.
A Helibrás, em conjunto com as Forças Armadas Brasileiras, estão selecionando um grupo de aproximadamente 30 empresas nacionais para participar do desenvolvimento EC-725, que exigirá a capacitação em tecnologias de ponta, como a de peças estruturais em material composto e sistemas aviônicos.
Os dois primeiros contratos com fornecedores brasileiros que participarão do programa de desenvolvimento de partes do helicóptero foram fechados com as empresas Inbra Aerospacee Toyo Matic. A primeira vai fornecer capôs e carenagens do cone de cauda e a estrutura intermediária do helicóptero em material composto. A tecnologia, ainda não disponível no Brasil, será desenvolvida no país e poderá ser fornecida para outros modelos da Eurocopter, como o Tiger e o NH90. A Toyo foi selecionada para fazer a usinagem de peças complexas.
As empresas brasileiras capacitadas neste programa poderão exportar seus produtos para outros helicópteros fabricados pela Eurocopter, tornando-se fonte de suprimento da linha de montagem do grupo a nível mundial. A lista oficial das empresas que irão participar do projeto não foi divulgada, mas a Aeroeletrônica, fabricante de sistemas aviônicos; a Mectron Engenharia, na parte de manutenção de radares; e a Turbomeca, que produz motores, estão entre as pré-selecionadas, segundo uma fonte que acompanha o projeto.
O EC-725, versão mais recente da família Cougar, é um helicóptero biturbina, de médio porte, com capacidade para transportar dois pilotos e mais 29 passageiros. Entre as principais missões que o modelo pode desempenhar estão o transporte tático de tropas e aeromédico, busca e salvamento, apoio logístico em missões navais e transporte de autoridades governamentais.
O projeto vai ampliar a produção da fábrica de Itajubá (MG) e dobrar o número de funcionários em três anos, passando dos atuais 350 para 700.
Fonte: Valor Econômico – Virgínia Silveira
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