Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] FAB se despede dos Xavantes em Natal Gse_multipart13851

[Brasil] FAB se despede dos Xavantes em Natal

Ir para baixo

[Brasil] FAB se despede dos Xavantes em Natal Empty [Brasil] FAB se despede dos Xavantes em Natal

Mensagem por Amilckar Sex 03 Dez 2010, 10:50

FAB se despede dos Xavantes em Natal



[Brasil] FAB se despede dos Xavantes em Natal Xavanteat

Nessa quinta-feira a FAB retirou de sua aviação de caça as aeronaves Xavantes, depois de 39 anos de operação. (Foto: FAB)

Depois de formar 800 pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), voar mais de 600 mil horas, as últimas 12 aeronaves AT-26 Xavantes encerraram suas ativiadades, nessa quinta-feira, na Base Aérea de Natal (Bant), onde foi feito voo de despedida. Os caças foram conduzidos pelos pilotos mais novos, que ainda levaram junto alguns dos antigos condutores das aeronaves. A homenagem teve a participação do Brigadeiro Ivan da Frota, responsável por trazer o avião ao Brasil. O jato foi o primeiro dos 166 fabricados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) em 1971, e participou de várias missões de combate, principalmente, na defesa das fronteiras do país.
[Brasil] FAB se despede dos Xavantes em Natal CIDADES3_1

Conjunto de 12 aeronaves fabricadas pela Embraer encerrou atividades ontem, com total de 600 mil horas de voos (Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press)

O Xavante levantou voo pela primeira vez em 1971, mas a aeronove chegou em Natal três anos depois e estava operando até ontem. A Bant era a última unidade aérea que ainda utilizava caças desse tipo. Segundo o Comandante Geral de Operações Aérea, Tenente Brigadeiro Gilberto Antônio Saboya Burnier, o Xavante foiresponsável pela consolidação da indústria aeronáutica, sendo o projeto com o maior número de peças nacionalizadas. “A trajetória da aernave AT 26 Xavante não se encerra com a sua desativação. O avião deixa os ares e passa a residir em nossa alma”, disse.
O brigadeiro Ivan da Frota, 80 anos, foi quem trouxe a ideia da Xavante da Itália para o Brasil. Ele estava há 17 anos sem voar e participou do voo de homenagem na Bant. ” Quando o Brasil decidiu criar a Embraer, nós fomos para Europa. Quando voei nesse avião na Itália era maravilhoso. Tinha uma segurança enorme e muito fácil de voar. Disse no relatório que era ele era um fuzil para cada aviador”, recordou. O fato aconteceu em 1968 e quatro anos depois a Embraer fabricou a sua primeira aeronave. Para o brigadeiro, o Xavante foi o que trouxe mais alegria na história da Força Aérea. “Tive a felicidade de decidir por esse avião, de ter tido essa intuição. Eu esperava que ele seria um sucesso, mas ainda foi maior. Fico muito orgulhoso disso”, resumiu.
O grupamento que estava pilotando os 12 últimos Xavantes foi enviado para a Amazônia, onde receberá o substituto dos caças, o F5 Supersônico. Segundo Comandante desse grupamento, o tenente coronel Fernando, as aeronves que estão sendo aposentadas funcionam normalmente, a decisão desativá-las é operacional. “A sensação é de dever cumprido”, declarou o tenente coronel Bruno Pascolino sobre o que sentiu ao pilotar pela última vez o Xavante. Ele foi formado na última turma de pilotos que utilizou a aeronave em 2004.
Fonte: Diário de Natal – Maiara Felipe
Via: http://cavok.com.br/blog/?p=23687

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] FAB se despede dos Xavantes em Natal Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos