Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Embraer doa protótipo do jato ERJ 145 ao Musal Gse_multipart13851

[Brasil] Embraer doa protótipo do jato ERJ 145 ao Musal

Ir para baixo

[Brasil] Embraer doa protótipo do jato ERJ 145 ao Musal Empty [Brasil] Embraer doa protótipo do jato ERJ 145 ao Musal

Mensagem por Amilckar Ter 23 Nov 2010, 08:16

Embraer doa protótipo do jato ERJ 145 ao Musal



[Brasil] Embraer doa protótipo do jato ERJ 145 ao Musal 1_021101_0114_a_CMYK1

O jato de testes Embraer EMB140 (PT-ZJA) já nas instalações do Museu Aeroespacial. (Foto: Embraer)

A Embraer entregou nesta sexta-feira o protótipo ERJ 140-801, de prefixo PT-ZJA, ao Museu Aeroespacial (MUSAL). A cerimônia foi realizada nas instalações do museu, localizado no Campo dos Afonsos, município do Rio de Janeiro. A aeronave, que deu início à bem-sucedida família de jatos regionais ERJ 145 da Empresa, passará a integrar o acervo do Museu, que hoje conta com cerca de uma centena de outras aeronaves históricas, muitas das quais fabricadas pela Embraer.

“O protótipo PT-ZJA é de incontestável valor histórico, pois foi utilizado para realizar os testes não somente de um, mas dos três diferentes modelos de jatos da família ERJ 145 da Embraer: ERJ 145, ERJ 135 e ERJ 140”, disse Pedro Ferraz, Diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. “E é com enorme orgulho e satisfação que o transferimos para compor o valioso acervo do Musal.”
O primeiro modelo da família de jatos regionais foi o ERJ 145, resultado de uma demanda do mercado aeronáutico por jatos capazes de voar mais rápido e com menores custos. A Embraer começou a desenvolver uma aeronave a jato para 50 assentos em 1989, mas o projeto foi interrompido devido à crise por que passava a Empresa.
Em 1991, porém, o desenvolvimento do EMB 145 (designação original do ERJ 145) foi reativado, e, no mesmo ano, começaram os estudos para programar algumas alterações. Assim, o protótipo PT-ZJA do ERJ 145 realizou o primeiro vôo em agosto de 1995, obtendo a primeira certificação do então CTA (Centro Técnico de Aeronáutica), atualmente DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em 1996.
Para atender ao mercado, a Embraer decidiu desenvolver novas versões utilizando a plataforma do ERJ 145, o que resultou no lançamento do ERJ 135, com fuselagem encurtada em 3,54m e capacidade para 37 assentos. Assim, o protótipo PT-ZJA, até então com características de um ERJ 145, teve a configuração original alterada para ERJ 135 e voou pela primeira vez em 4 de julho de 1998, obtendo as certificações do CTA e da Federal Aviation Administration (FAA) em 1999.
Posteriormente, como resposta às necessidades dos clientes, a Embraer anunciou o desenvolvimento do ERJ 140, em setembro de 1999. O modelo foi concebido para acomodar 44 passageiros, com fuselagem 2,12m maior do que a do ERJ 135 e 1,42m mais curta do que ERJ 140 matrícula PT-ZJA a do ERJ 145. Novamente, o protótipo PT-ZJA foi modificado em sua estrutura e voou pela primeira vez na configuração do ERJ 140 em 27 de junho de 2000.
Fonte: http://cavok.com.br/blog/?p=23101

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Embraer doa protótipo do jato ERJ 145 ao Musal Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos