[Brasil] F-X2: Segundo a Boeing, compra de caças ‘virou um faroeste’
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[Brasil] F-X2: Segundo a Boeing, compra de caças ‘virou um faroeste’
F-X2: Segundo a Boeing, compra de caças ‘virou um faroeste’
Um caça F/A-18F Super Hornet do VAQ 130 da U.S. Navy. (Foto: Mass Communication Specialist 2nd Class Kilho Park / U.S. Navy)
Na reta final para que o governo anuncie o vencedor da licitação para compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), a empresa americana Boeing, que ofereceu F18 Super Hornet, pela primeira vez faz críticas abertas ao governo brasileiro. Os americanos não estão nada satisfeitos com as notícias de que o Ministério da Defesa só teria tratado do assunto com a Dassault, empresa francesa que quer vender para o Brasil o caça Rafale. E querem que eles também tenham a oportunidade de apresentar uma nova proposta.
- Se estão negociando com outros competidores, não acho que isso é certo – disse Mike Coggins, gerente-sênior de Desenvolvimento de Negócios da Boeing Defesa.
Há seis meses sem receber notícias oficiais da licitação, a Boeing sustenta que o governo brasileiro não tem mais como ter uma garantia formal do preço que está negociando. Isso porque todas as ofertas feitas para a FAB no ano passado tinham validade apenas até junho de 2010. Ou seja, as propostas apresentadas por eles, pelos franceses e os suecos da SAAB – a terceira participante da licitação – já expiraram.
- Agora, virou um faroeste – disse Coggins.
Segundo Joseph McAndrew, vice-presidente da Boeing Defesa para Europa, Israel e Américas, a empresa americana quer ter o direito de reapresentar sua proposta, tendo em vista a validade da enviada à FAB no ano passado. Ele confirma que a empresa tentou novo contato com a Força Aérea para tratar do assunto, mas a resposta seria de que o processo já não estava com os militares. A FAB já apresentou relatório final ao Ministério da Defesa, que também já elaborou um documento para embasar a decisão do presidente Lula. Nos últimos dias, Lula reafirmou que vai escolher o novo caça após conversar sobre o tema com a presidente eleita, Dilma Rousseff.
- A nova administração pode ter novas prioridades e nós queremos ter a oportunidade de apresentar uma proposta para atendê-las – comentou Joseph McAndrew.
O Ministério da Defesa informou ontem que não iria se manifestar sobre as críticas da Boeing. Segundo o ministério, a decisão agora será tomada pelo presidente da República. Em 2009, Lula já tinha manifestado predileção pelo caça francês e chegou a anunciar que acertaria o negócio com o presidente daquele país, Nicolas Sarkozy, que estava no Brasil para assistir ao desfile militar de 7 de Setembro.
O processo de compra de novos caças para a FAB começou ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. Na época, quatro consórcios disputavam o negócio. Entre eles, americanos, russos, suecos e franceses. O processo se arrastou até o fim de 2002 e Fernando Henrique preferiu adiar o assunto para o próximo governo. Lula assumiu o cargo e suspendeu a compra. Uma nova licitação foi aberta. Nesse processo mais uma vez disputavam o negócio americanos, suecos, franceses e também russos. Depois da análise de todas as propostas, mais uma vez o governo desistiu da compra e abriu novo processo. Desta vez exigindo aeronaves ainda mais modernas e caras. É nessa licitação que o Rafale aparece como o preferido do governo.
Fonte: Globo Online – Francisco Leali
Via: http://cavok.com.br/blog/?p=23096
Um caça F/A-18F Super Hornet do VAQ 130 da U.S. Navy. (Foto: Mass Communication Specialist 2nd Class Kilho Park / U.S. Navy)
Na reta final para que o governo anuncie o vencedor da licitação para compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), a empresa americana Boeing, que ofereceu F18 Super Hornet, pela primeira vez faz críticas abertas ao governo brasileiro. Os americanos não estão nada satisfeitos com as notícias de que o Ministério da Defesa só teria tratado do assunto com a Dassault, empresa francesa que quer vender para o Brasil o caça Rafale. E querem que eles também tenham a oportunidade de apresentar uma nova proposta.
- Se estão negociando com outros competidores, não acho que isso é certo – disse Mike Coggins, gerente-sênior de Desenvolvimento de Negócios da Boeing Defesa.
Há seis meses sem receber notícias oficiais da licitação, a Boeing sustenta que o governo brasileiro não tem mais como ter uma garantia formal do preço que está negociando. Isso porque todas as ofertas feitas para a FAB no ano passado tinham validade apenas até junho de 2010. Ou seja, as propostas apresentadas por eles, pelos franceses e os suecos da SAAB – a terceira participante da licitação – já expiraram.
- Agora, virou um faroeste – disse Coggins.
Segundo Joseph McAndrew, vice-presidente da Boeing Defesa para Europa, Israel e Américas, a empresa americana quer ter o direito de reapresentar sua proposta, tendo em vista a validade da enviada à FAB no ano passado. Ele confirma que a empresa tentou novo contato com a Força Aérea para tratar do assunto, mas a resposta seria de que o processo já não estava com os militares. A FAB já apresentou relatório final ao Ministério da Defesa, que também já elaborou um documento para embasar a decisão do presidente Lula. Nos últimos dias, Lula reafirmou que vai escolher o novo caça após conversar sobre o tema com a presidente eleita, Dilma Rousseff.
- A nova administração pode ter novas prioridades e nós queremos ter a oportunidade de apresentar uma proposta para atendê-las – comentou Joseph McAndrew.
O Ministério da Defesa informou ontem que não iria se manifestar sobre as críticas da Boeing. Segundo o ministério, a decisão agora será tomada pelo presidente da República. Em 2009, Lula já tinha manifestado predileção pelo caça francês e chegou a anunciar que acertaria o negócio com o presidente daquele país, Nicolas Sarkozy, que estava no Brasil para assistir ao desfile militar de 7 de Setembro.
O processo de compra de novos caças para a FAB começou ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. Na época, quatro consórcios disputavam o negócio. Entre eles, americanos, russos, suecos e franceses. O processo se arrastou até o fim de 2002 e Fernando Henrique preferiu adiar o assunto para o próximo governo. Lula assumiu o cargo e suspendeu a compra. Uma nova licitação foi aberta. Nesse processo mais uma vez disputavam o negócio americanos, suecos, franceses e também russos. Depois da análise de todas as propostas, mais uma vez o governo desistiu da compra e abriu novo processo. Desta vez exigindo aeronaves ainda mais modernas e caras. É nessa licitação que o Rafale aparece como o preferido do governo.
Fonte: Globo Online – Francisco Leali
Via: http://cavok.com.br/blog/?p=23096
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