Dúvidas com procedimento
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Dúvidas com procedimento
Olá pessoal.
Estou programando fazer uma viagem longa (Vancouver CYVR - Melbourne YMML) e decidi tentar usar alguns dos procedimentos reais.
Consegui as cartas de Vancouver e de Melbourne e com o auxilio do Flight Plan do FSX (Para saber quais pistas seriam designadas) escolhi a saída CASDY (26L) e a approach ARBEY (16) em Melbourne.
Para auxiliar na descida, defini os Waypoints TOCWE(36000ft), ECHSA(31690ft) e LOCKY(20255ft)
Fazendo com que ao chegar em ARBEY estaria a 12250ft.
Isso possibilitaria bloquear o Waypoint BUNKY em 8234ft que está de acordo com o que diz a carta (AT OR BELOW 9000').
Pelo plano de vôo serão 13.244Km (7.151,19nm).
Escolhi para o Vôo o A340-600 da CLS pois quero verificar o funcionamento do FMC.
De acordo com a Wikipedia, a capacidade dele é de 14.350km (7.750nm) e comporta 195.880 litros de combustível.
Agora vão as dúvidas.
1) O plano de vôo diz que serão gastos 867,2Kg de combustível. Como ele calculou isso?
2) Como vou fazer o procedimento VFR (a não ser que o clima me pregue alguma peça) gostaria de ter a proa correta para seguir sem ter de fazer correções constantes. Como faço para identificar qual o Heading que irá me levar de CASDY até TOCWE? Sei que não é possível chegar no ponto correto devido ao deslocamento lateral que os aviões estão sujeitos, mas sabendo a proa que vai me levar o mais próximo possível sem correções vai facilitar bastante.
3) Tentei pedir um plano VOR to VOR mas o FSX não conseguiu localizar nenhum, pedi o High Altitude Highways mas a distância ficou muito grande. Posso traçar um VOR to VOR 'manual'? Por exemplo, VOR de Vancouver, estabeleceria qual radial me levaria até o VOR de Honolulu e seguiria por ela, quando conseguisse o sinal de Honolulu faria a correção para bloquear o VOR e pegar uma nova radial que me levasse a algum ponto na Australia ou Oceania e repetiria o procedimento pegando uma radial até Melbourne. Também precisarei de uma dica para identificar qual radial pegar caso seja possível.
Alguém mais instruído se importaria de ajudar um quase leigo com essas pequenas dúvidas?
Prometo postar screens depois
Estou programando fazer uma viagem longa (Vancouver CYVR - Melbourne YMML) e decidi tentar usar alguns dos procedimentos reais.
Consegui as cartas de Vancouver e de Melbourne e com o auxilio do Flight Plan do FSX (Para saber quais pistas seriam designadas) escolhi a saída CASDY (26L) e a approach ARBEY (16) em Melbourne.
Para auxiliar na descida, defini os Waypoints TOCWE(36000ft), ECHSA(31690ft) e LOCKY(20255ft)
Fazendo com que ao chegar em ARBEY estaria a 12250ft.
Isso possibilitaria bloquear o Waypoint BUNKY em 8234ft que está de acordo com o que diz a carta (AT OR BELOW 9000').
Pelo plano de vôo serão 13.244Km (7.151,19nm).
Escolhi para o Vôo o A340-600 da CLS pois quero verificar o funcionamento do FMC.
De acordo com a Wikipedia, a capacidade dele é de 14.350km (7.750nm) e comporta 195.880 litros de combustível.
Agora vão as dúvidas.
1) O plano de vôo diz que serão gastos 867,2Kg de combustível. Como ele calculou isso?
2) Como vou fazer o procedimento VFR (a não ser que o clima me pregue alguma peça) gostaria de ter a proa correta para seguir sem ter de fazer correções constantes. Como faço para identificar qual o Heading que irá me levar de CASDY até TOCWE? Sei que não é possível chegar no ponto correto devido ao deslocamento lateral que os aviões estão sujeitos, mas sabendo a proa que vai me levar o mais próximo possível sem correções vai facilitar bastante.
3) Tentei pedir um plano VOR to VOR mas o FSX não conseguiu localizar nenhum, pedi o High Altitude Highways mas a distância ficou muito grande. Posso traçar um VOR to VOR 'manual'? Por exemplo, VOR de Vancouver, estabeleceria qual radial me levaria até o VOR de Honolulu e seguiria por ela, quando conseguisse o sinal de Honolulu faria a correção para bloquear o VOR e pegar uma nova radial que me levasse a algum ponto na Australia ou Oceania e repetiria o procedimento pegando uma radial até Melbourne. Também precisarei de uma dica para identificar qual radial pegar caso seja possível.
Alguém mais instruído se importaria de ajudar um quase leigo com essas pequenas dúvidas?
Prometo postar screens depois
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Apenas minha opinião de bosta...
Re: Dúvidas com procedimento
Fiz alguns testes aqui para descobrir qual radial seguir sem usar o que me foi aconselhado (FSCommander).
Tanto se traço uma linha no Google Earth quanto procurando no GeoBytes, eu vejo que de Vancouver para Melbourne tem que seguir a 244º
Porém, se coloco isso no FSX e deixo o avião seguir sempre nessa proa, acabo indo parar na Russia.
Imagino que seja pela diferença entre gráus magnéticos e os reais, mas independente disso, continuo sem conseguir identificar qual direção colocar na proa.
Tanto se traço uma linha no Google Earth quanto procurando no GeoBytes, eu vejo que de Vancouver para Melbourne tem que seguir a 244º
Porém, se coloco isso no FSX e deixo o avião seguir sempre nessa proa, acabo indo parar na Russia.
Imagino que seja pela diferença entre gráus magnéticos e os reais, mas independente disso, continuo sem conseguir identificar qual direção colocar na proa.
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Apenas minha opinião de bosta...
Re: Dúvidas com procedimento
Olá Rhodes,
Não entendi bem esse seu post, achei muito confuso.
Em primeiro lugar, você quer fazer um voo VFR do Canadá para a Austrália num A340??? Isso não existe.
Em segundo lugar, um voo VFR para testar FMC???
Em terceiro lugar, testar FMC num FMC que é mais um GPS que um FMC? O FMC da CLS é um dos chamados "light", não tem as funcionalidades de um FMC.
Em quarto lugar, essa contas de fuel estão MUITO erradas. 867KG não dá nem para a subida. Não uso o flight planner do FSX, mas fiz aqui um plano de voo de CYVR para YMML no FS Commander e ele diz que são necessários 146903KG (170 vezes mais do que o valor que vc calculou), não entendo onde foi buscar esse valor. Só para a fase de subida são necessários 3388KG.
Também é impossível fazer VOR to VOR de Vancouver para o Hawaii e depois do Hawaii para a Austrália.
Acho bom você rever a preparação desse voo.
Não entendi bem esse seu post, achei muito confuso.
Em primeiro lugar, você quer fazer um voo VFR do Canadá para a Austrália num A340??? Isso não existe.
Em segundo lugar, um voo VFR para testar FMC???
Em terceiro lugar, testar FMC num FMC que é mais um GPS que um FMC? O FMC da CLS é um dos chamados "light", não tem as funcionalidades de um FMC.
Em quarto lugar, essa contas de fuel estão MUITO erradas. 867KG não dá nem para a subida. Não uso o flight planner do FSX, mas fiz aqui um plano de voo de CYVR para YMML no FS Commander e ele diz que são necessários 146903KG (170 vezes mais do que o valor que vc calculou), não entendo onde foi buscar esse valor. Só para a fase de subida são necessários 3388KG.
Também é impossível fazer VOR to VOR de Vancouver para o Hawaii e depois do Hawaii para a Austrália.
Acho bom você rever a preparação desse voo.
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: Dúvidas com procedimento
Complementando.
Não basta pegar uma linha reta no Google Earth para determinar a proa a ser voada. Você tem que ir em aerovias.
Esse site é bom pra isso: http://rfinder.asalink.net/free/
Até onde sei essa rota não é feita por nenhuma cia aérea hoje, portanto vai exigir um bom planejamento.
É interessante verificar também se existe algum avião com tal autonomia pra cumprir essa etapa. Certamente tem que ser algum avião com 3 ou 4 motores. Imagino que os bimotores não cumprem a etapa devido a limitação ETOPS.
E vai precisar de paciencia... muita paciencia.
Vai levar ai umas 18 horas nessa brincadeira.
Não basta pegar uma linha reta no Google Earth para determinar a proa a ser voada. Você tem que ir em aerovias.
Esse site é bom pra isso: http://rfinder.asalink.net/free/
Até onde sei essa rota não é feita por nenhuma cia aérea hoje, portanto vai exigir um bom planejamento.
É interessante verificar também se existe algum avião com tal autonomia pra cumprir essa etapa. Certamente tem que ser algum avião com 3 ou 4 motores. Imagino que os bimotores não cumprem a etapa devido a limitação ETOPS.
E vai precisar de paciencia... muita paciencia.
Vai levar ai umas 18 horas nessa brincadeira.
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Duley- Major-Brigadeiro
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Idade : 38
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Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: Dúvidas com procedimento
Alvega escreveu:Olá Rhodes,
Não entendi bem esse seu post, achei muito confuso.
Em primeiro lugar, você quer fazer um voo VFR do Canadá para a Austrália num A340??? Isso não existe.
Em segundo lugar, um voo VFR para testar FMC???
Em terceiro lugar, testar FMC num FMC que é mais um GPS que um FMC? O FMC da CLS é um dos chamados "light", não tem as funcionalidades de um FMC.
Em quarto lugar, essa contas de fuel estão MUITO erradas. 867KG não dá nem para a subida. Não uso o flight planner do FSX, mas fiz aqui um plano de voo de CYVR para YMML no FS Commander e ele diz que são necessários 146903KG (170 vezes mais do que o valor que vc calculou), não entendo onde foi buscar esse valor. Só para a fase de subida são necessários 3388KG.
Também é impossível fazer VOR to VOR de Vancouver para o Hawaii e depois do Hawaii para a Austrália.
Acho bom você rever a preparação desse voo.
Duley escreveu:Complementando.
Não basta pegar uma linha reta no Google Earth para determinar a proa a ser voada. Você tem que ir em aerovias.
Esse site é bom pra isso: http://rfinder.asalink.net/free/
Até onde sei essa rota não é feita por nenhuma cia aérea hoje, portanto vai exigir um bom planejamento.
É interessante verificar também se existe algum avião com tal autonomia pra cumprir essa etapa. Certamente tem que ser algum avião com 3 ou 4 motores. Imagino que os bimotores não cumprem a etapa devido a limitação ETOPS.
E vai precisar de paciencia... muita paciencia.
Vai levar ai umas 18 horas nessa brincadeira.
Nossa, vamos por partes.
Segundo os dados de full range do a340, ele suporta essa distância. Eu sei que ninguém faz essa rota, mas estou fazendo pela empresa virtual no FSPassenger para ligar os cenários que mais vôo.
Eu vou inserir os dados no FMC e verificar se ele me guia conforme o esperado, se não fazê-lo vou dar o go around e aterrisar no manual. Se estiver disponível vou usar o ILS.
Mesmo o FMC sendo light, vou poder testar as questões de inserir dados e fazer o acompanhamento, quando me sentir mais apto passo para o MD11 ou o 747 da PMDG.
A conta do combustivel realmente está errada, o André já esclareceu para mim pelo TeamSpeaker.
É até meio lógico... Você tem que estar com o avião que vai fazer o vôo para o Flight Plan calcular corretamente a quantidade de combustivel a ser usada.
Minha intenção é iniciar o vôo logo no inicio da manhã e após entrar na altura de cruzeiro vou jogar a janela para o monitor secundário e deixar voando enquanto trabalho no outro monitor, efetuando pequenas correções quando for necessário.
A noite, quando o avião estiver chegando a Australia eu passo novamente o simulador para o monitor principal e faço os procedimentos.
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Apenas minha opinião de bosta...
Re: Dúvidas com procedimento
no primeiro post, eu até já estava imaginado o rhodes com um tranferidor em cima do monitor para ir de CASDY até TOCWE
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Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"ROG Z170 FORMULA VIII, I7 6700K 4.5Ghz, H110i GT, Corsair Vengeance Pro 16GB, GTX STRIXX 1070, Monitor Mtech 144HZ, SSD120(windows), SSD 1tera(Prepar3D)''
willian402m- Brigadeiro
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Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2872
Reputação : 58
Idade : 37
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade :
Re: Dúvidas com procedimento
Já tentou ver se no Vroute tem alguma rota que alguém tenha feito para este vôo?
Como na real não existe é mais difícil, mas pode ser que alguém já tenha feito e colocado por lá.
Como na real não existe é mais difícil, mas pode ser que alguém já tenha feito e colocado por lá.
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