Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Gse_multipart13851

Procedimento RNAV A320 MSFS

3 participantes

Ir para baixo

a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Empty Procedimento RNAV A320 MSFS

Mensagem por IGOR-AVIADOR Sáb 20 Jul 2024, 15:29

Olá comandantes, estou enfrentando uma situação e gostaria de saber se isso acontece mesmo ou pode ser um bug da aeronave que estou usando, fiz 2 voos para SBRJ, e selecionei as aproximações no FMGS da aeronave, estou usando o a320 da Inibuilds, já que não tenho dinheiro para um Fenix da vida e o FBW ainda não possui sistema de RNAV, porém na ultima "perna" do caminho, ao invés de ter um perfil com a curva apropriada para a final, o sistema de rota mostra uma linha direta do ultimo fixo para o aeroporto, fazendo com que tenha uma intervenção do piloto de forma manual, alguém mais usa essa aeronave e saberia me dizer? ou tem alguma coisa no planejamento que preciso fazer?

_________________
a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Novo_l10
ASSISTA O CANAL VAMOS VOAR!!
IGOR-AVIADOR
IGOR-AVIADOR
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 25/02/2016
Mensagens : 252
Reputação : 8
Idade : 23
Simulador preferido : MSFS2020
Emprego/lazer : Estudante de Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Empty Re: Procedimento RNAV A320 MSFS

Mensagem por Duley Ter 23 Jul 2024, 14:42

Eu nunca voeei no A320 da Inibuilds, mas lendo seu problema so me vem 2 coisas na cabeça:
1: voce nao esta selecionando todo o procedimento para aproximacao no MCDU, de repente esquecendo uma transiçao ou algo assim, ou;
2: caso esse aviao nao tenha integraçao com o database da navigraph, o MCDU vai usar o banco de dados de navegaçao do MSFS. Infelizmente nesse caso o MSFS deixa bastante a desejar, com diversos procedimentos errados ou faltando. Ai nao tem o que fazer.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3967
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Empty Re: Procedimento RNAV A320 MSFS

Mensagem por GianiRP Qua 24 Jul 2024, 16:18

Igor,

qual o procedimento que você está selecionando para fazer no SBRJ? Pergunto isso pois no RJ tem procedimentos RNP que a última parte deve ser em condições visuais e realmente deve se fazer "na mão". Tem procedimento RNP que é o AR, esse sim te deixa na final alinhado.
Exemplo:

RNP L 02R te deixa quase no través da pista (RJ048) e a partir daí deve-se estar visual e seguir na mão.

RNP W 02R (AR) já te deixa no fixo final (RJ804) alinhado e a 0.87NM da cabeceira.

Agora não sei se o Inibuilds simula o RNP AR certinho ou se também pode ser uma falha do MSFS

GianiRP
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 05/02/2015
Mensagens : 77
Reputação : 9
Idade : 38
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto Comercial
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Empty Re: Procedimento RNAV A320 MSFS

Mensagem por IGOR-AVIADOR Qua 24 Jul 2024, 21:54

Duley escreveu:Eu nunca voeei no A320 da Inibuilds, mas lendo seu problema so me vem 2 coisas na cabeça:
1: voce nao esta selecionando todo o procedimento para aproximacao no MCDU, de repente esquecendo uma transiçao ou algo assim, ou;
2: caso esse aviao nao tenha integraçao com o database da navigraph, o MCDU vai usar o banco de dados de navegaçao do MSFS. Infelizmente nesse caso o MSFS deixa bastante a desejar, com diversos procedimentos errados ou faltando. Ai nao tem o que fazer.

Então Duley, as etapas do voo no MCDU estão sendo escolhidas corretamente, sem pular nenhuma perna, agora, sinceramente eu não sei dizer sobre a integração com a navigraph, mas vou ir testando daqui

_________________
a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Novo_l10
ASSISTA O CANAL VAMOS VOAR!!
IGOR-AVIADOR
IGOR-AVIADOR
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 25/02/2016
Mensagens : 252
Reputação : 8
Idade : 23
Simulador preferido : MSFS2020
Emprego/lazer : Estudante de Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Empty Re: Procedimento RNAV A320 MSFS

Mensagem por IGOR-AVIADOR Qua 24 Jul 2024, 21:55

GianiRP escreveu:Igor,

qual o procedimento que você está selecionando para fazer no SBRJ? Pergunto isso pois no RJ tem procedimentos RNP que a última parte deve ser em condições visuais e realmente deve se fazer "na mão". Tem procedimento RNP que é o AR, esse sim te deixa na final alinhado.
Exemplo:

RNP L 02R te deixa quase no través da pista (RJ048) e a partir daí deve-se estar visual e seguir na mão.

RNP W 02R (AR) já te deixa no fixo final (RJ804) alinhado e a 0.87NM da cabeceira.

Agora não sei se o Inibuilds simula o RNP AR certinho ou se também pode ser uma falha do MSFS

Opa meu amigo, vou agora fazer esse teste, não tinha reparado nessa "extenção" no nome da carta, sabe me dizer oq significa?

_________________
a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Novo_l10
ASSISTA O CANAL VAMOS VOAR!!
IGOR-AVIADOR
IGOR-AVIADOR
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 25/02/2016
Mensagens : 252
Reputação : 8
Idade : 23
Simulador preferido : MSFS2020
Emprego/lazer : Estudante de Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Empty Re: Procedimento RNAV A320 MSFS

Mensagem por GianiRP Qui 25 Jul 2024, 10:24

O "L" e o "W" que usei no exemplo, acredito que são apenas para diferenciar o procedimento, como se fosse o procedimento 1, 2 ou 3 por exemplo...
Já o "AR" significa Authorization Required, que é um procedimento que o próprio nome diz que requer uma autorização, uma homologação, para fazê-lo. Ele é um procedimento RNP, de não precisão, porém requer uma acuracidade maior. Normalmente os RNPs requerem uma acuracidade de 0.3NM, já os RNPs AR tem uma acuracidade de até 0.1NM e podem ter o último segmento em curva, que é o caso do SBRJ.
O assunto é bem extenso, tem muita coisa legal.
vou deixar um link de um documento da própria Airbus que explica, vale a pena a leitura

https://safetyfirst.airbus.com/app/themes/mh_newsdesk/documents/archives/performance-based-navigation-rnp-and-rnp-ar-approaches.pdf

GianiRP
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 05/02/2015
Mensagens : 77
Reputação : 9
Idade : 38
Simulador preferido : X-plane
Emprego/lazer : Piloto Comercial
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

a320 - Procedimento RNAV A320 MSFS Empty Re: Procedimento RNAV A320 MSFS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos