[Brasil] Bases militares vão desafogar aeroportos durante Copa, diz Jobim
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[Brasil] Bases militares vão desafogar aeroportos durante Copa, diz Jobim
Bases militares vão desafogar aeroportos durante Copa, diz Jobim
Preocupado com a situação dos aeroportos do país diante da perspectiva de aumento no fluxo de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014, o governo está preparando um pacote de medidas para atender à demanda, que inclui a utilização de bases aéreas militares para receber seleções e autoridades estrangeiras.
Os planos, informados nesta sexta-feira pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, compreendem ainda o uso de aeroportos secundários como local para estacionamento de aeronaves que chegarão ao país, assim como a reprogramação de voos fretados para horários de menor tráfego e a aquisição de equipamentos para operação em dias de pouca visibilidade.
"Uma dessas ideias veio da experiência na África do Sul, que era ter áreas especiais para a chegada das delegações e também das autoridades estrangeiras", disse Jobim a jornalistas em evento na Escola Naval.
"É muito mais fácil utilizar as bases aéreas, porque a gente desembaraça o desembarque com mais rapidez. Isso evita um acúmulo e o transtorno", acrescentou.
A questão dos aeroportos é uma das principais preocupações dos organizadores da Copa do Mundo e das próprias companhias aéreas para o sucesso do Mundial no Brasil. Segundo especialistas, a capacidade dos aeroportos do país encerrou 2009 em 126 milhões de passageiros, com uma demanda de 111 milhões. Em 2014, o fluxo deverá alcançar os 146 milhões.
Um estudo recente da consultoria McKinsey aponta que das 12 cidades-sede da Copa, apenas quatro não têm aeroportos com saturação em pátio ou terminal de passageiros atualmente.
Segundo Jobim, um estudo sobre a situação do setor está sendo preparado levando em conta o crescimento atual da demanda doméstica e da específica gerada pela Copa, que terá como centro o mês de julho de 2014.
"Estamos estudando o problema para ter uma capacidade de atendimento de 100 por cento, mas queremos usar 90 por cento para ter uma reserva de contingência", afirmou o ministro.
Entre as medidas estudadas está concentrar os voos fretados, utilizados com frequência por agências de turismo durante a Copa do Mundo, fora dos horários de pico dos aeroportos.
"Os turistas da Copa fazem muitos voos charter, e eles não precisam usar os horários de pico", disse Jobim.
Em dois aeroportos, Curitiba e Porto Alegre, o governo vai investir em novos equipamentos para operação em dias de chuva forte e baixa visibilidade, o que acontece normalmente no período do inverno, quando acontecerá o Mundial.
O governo federal trabalha com um orçamento de 6,5 bilhões de reais para investir nos aeroportos nos próximos anos, dos quais cerca de 5,5 bilhões de reais irão para as cidades-sede do Mundial.
Fonte: Rodrigo Viga Gaier - Edição: Pedro Fonseca (Reuters) via O Globo
Os planos, informados nesta sexta-feira pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, compreendem ainda o uso de aeroportos secundários como local para estacionamento de aeronaves que chegarão ao país, assim como a reprogramação de voos fretados para horários de menor tráfego e a aquisição de equipamentos para operação em dias de pouca visibilidade.
"Uma dessas ideias veio da experiência na África do Sul, que era ter áreas especiais para a chegada das delegações e também das autoridades estrangeiras", disse Jobim a jornalistas em evento na Escola Naval.
"É muito mais fácil utilizar as bases aéreas, porque a gente desembaraça o desembarque com mais rapidez. Isso evita um acúmulo e o transtorno", acrescentou.
A questão dos aeroportos é uma das principais preocupações dos organizadores da Copa do Mundo e das próprias companhias aéreas para o sucesso do Mundial no Brasil. Segundo especialistas, a capacidade dos aeroportos do país encerrou 2009 em 126 milhões de passageiros, com uma demanda de 111 milhões. Em 2014, o fluxo deverá alcançar os 146 milhões.
Um estudo recente da consultoria McKinsey aponta que das 12 cidades-sede da Copa, apenas quatro não têm aeroportos com saturação em pátio ou terminal de passageiros atualmente.
Segundo Jobim, um estudo sobre a situação do setor está sendo preparado levando em conta o crescimento atual da demanda doméstica e da específica gerada pela Copa, que terá como centro o mês de julho de 2014.
"Estamos estudando o problema para ter uma capacidade de atendimento de 100 por cento, mas queremos usar 90 por cento para ter uma reserva de contingência", afirmou o ministro.
Entre as medidas estudadas está concentrar os voos fretados, utilizados com frequência por agências de turismo durante a Copa do Mundo, fora dos horários de pico dos aeroportos.
"Os turistas da Copa fazem muitos voos charter, e eles não precisam usar os horários de pico", disse Jobim.
Em dois aeroportos, Curitiba e Porto Alegre, o governo vai investir em novos equipamentos para operação em dias de chuva forte e baixa visibilidade, o que acontece normalmente no período do inverno, quando acontecerá o Mundial.
O governo federal trabalha com um orçamento de 6,5 bilhões de reais para investir nos aeroportos nos próximos anos, dos quais cerca de 5,5 bilhões de reais irão para as cidades-sede do Mundial.
Fonte: Rodrigo Viga Gaier - Edição: Pedro Fonseca (Reuters) via O Globo
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