[FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
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[FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Na Buckeye Country 105.5 WSRW, Billy Greenwood, ou Bill Madeira Verde, como queiram, ecoava com mais um sucesso. Logo em seguida, o DJ Frank Vermoni transmitia uma saudação fraterna para os ouvintes em Starks Twin Oaks Airpark, a 7S3, um pequeno aeródromo pertence e operado pela família Stark desde 1972. Carl, o mais novo, ouve a mensagem com orgulho. Afinal, Twin Oaks é famoso por oferecer uma variedade de serviços de aviação tais como manutenção, combustível, aluguel (incluindo Tailwheel e LSA), vendas de CubCrafters (novos e usados), aluguel Hangar, vôo de instrução, e, claro, uma propriedade privada 2.465 acres e uma pista iluminada aberta ao público.
Twin Oaks Airpark fica localizada na cidade de Hillsboro, a quinta maior do estado de Oregon. É a sede do condado de condado de Washington , situada no Vale do Tualatin , no lado oeste da área metropolitana de Portland. Por mais que o dia pareça ter 27 horas por lá, a cidade é o lar de muitas empresas de alta tecnologia, as chamadas high-tech, como a Intel , que compõem o que se tornou conhecida como a “Floresta do Silício”.
O clima estava agradável nesse começo de primavera. O termômetro de mercúrio colado na parede ao lado do retrato de Carleen Tiffeny Milbrett, campeã mundial como jogadora de futebol pelos Estados Unidos, que lá se chama soccer, marcava apenas 21º. Enquanto ouvia a mensagem, que vazava pelo sistema de autofalante, Carl tentava demonstrar paciência para esperar o momento de sair para mais um vôo do sistema “farm-to-farm”. Desta vez, porém, era algo especial. O destino seria 1S2, o aeroporto municipal da cidade de Darrington, localizada no condado de Snohomish, no Estado de Washington, numa distância de 197 milhas – tiro curto de 42 minutos.
Ainda com os ouvidos atentos na Buckeye Country, agora “transando” "She's Got You", de Patsy Cline, uma das divas do gênero musical, o jovem intrépido Carl estica o olhar sob o mapa esticado sob a mesa. Estuda mais um pouco a rota que seguiria, principalmente a cadeia de montanhas na aproximação de Darrington. Em determinado momento, ele sabia, teria que abandonar as facilidades dos instrumentos para um vôo por entre as montanhas, acompanhando o vale, até descortinar a pista da cidade. Isso, no entanto, não deixava-o apreensivo em nada. Farm-to-farm é sempre assim e Carl já estava acostumado. Desde muito cedo, ainda criança, acostumara voar com o velho Stark nos bons e velhos Cub, muitas vezes sem qualquer tipo de rádio controle.
Carl se aproximou do velho Stark e apontou o mapa. O velho repuxou a boca como se fizesse pouco caso. “Não tem do que reclamar. Esses aviões que vocês usam hoje é fácil. No meu tempo, não” – dizia. Carl estava referia-se a correntes de ventos quando fosse entrar pelos vales. Mas o velho experiente cortou o assunto: “Curta bastante”. O rapaz sorriu, girou sob o calcanhar direito e saiu calmamente. Passou pela mesa, recolheu o mapa e antes de deixar a sala gritou: “Diga para a Leslye que retorno no sábado”. O velho assentiu com a cabeça.
O Seneca II de Carl estava pronto e abastecido. Carl tinha orgulho do seu PA-34-200T Seneca II, cor de café. Especialmente porque esse modelo incorporou mudanças aos controles de solo da aeronave, incluindo ailerons mais alongados e balanceados, a adição de um "anti-servo" no leme, com motor turbocharged, seis cilindros Continental IO-360. Voava manso e leve. Como ele costumava dizer, “uma pluma governada”.
Acomodado, Carl ajusta os óculos Ray-Ban de lentes verdes e inicia os procedimentos padrões. Aciona a bateria, liga o rádio e avisa: “November 258 Delta Lima, em Seven Sierra Terceiro, procedimento para acionamento”. E começa: assento adjustado, cinto de segurança travado, freio de estacionamento travado, circuit breakers na posição “In”, cowl flaps abertos, alternador aéreo off e alternadores on. Agora é hora de acionar os motores. Carl é observador: selector de combustível on, mistura rica, Throttle ½ open, hélice na posição frente, chave geral on e chave de ignição em on, hélice limpa. Acionamento do motor 2. Agora, acionamento do motor 1. Carl confere a pressão do óleo. Carl se estica e trava a porta do Seneca II.
O jovem Stark encarapita sob o tronco e pega o microfone. Pelo rádio, comunica: “Atenção circuito de Stark Twin Oakes. November 258 Delta Lima, em Seven Sierra Terceiro iniciando taxiamento para cabeceira 22, com destino a Darrington, pela radial 358”.
Enquanto taxia, Carl segue os ajustes de rotina: Seletora de combustível em on, piloto automático, off. Em baixos giros, Carl vai observando a exuberância do patrimônio familiar. A casa do patriarca é bela. Tenta avistar a “mama” Betty Stark, mas não consegue.
Hora do check final para ingressar na ativa e seguir viagem. Carl aprendeu que nada pode faltar nesse momento. Freio de estacionamento travado, mistura de controles total, controles hélice para frente. controles throttle em 1000 RPM, linhas de pressão do bloco, magnetos com drop 150 rpm, saída do alternador conferida, pressão ajustada em 4,5 a 5,2 polegadas de Hg, aceleradores, medidores de motor na posição verde, altímetro ajustado, relógio zerado, flaps das asas na posição 1, trim em 5, portas trancado, bombas auxiliares de combustível em off, pitot heat desligado.
Ajustando o fone na altura da boca, volta a comunicar: “Circuito de Stark Twin Oakes, Seven Sierra Terceiro. November 258 Delta Lima, ingressando na ativa, cabeceira 22, com destino a Darrington, pela radial 358”.
Enquanto alinha a aeronave, Carl segue os padrões: strobs ligadas, transponder ligado, landing lights on, fraps checado em 25º, trim na faixa de decolagem, subindo manetes, motor ganhando força, avião em velocidade rolando pela boa pista de Stark Twin Oaks até atingir 77 KIAS, subindo e acelerando para 89 KIAS.....
.... desligando landing lights e recolhendo trem de pouso. O Seneca II vai ganhando os ares. Carl ajusta o heading, inicia giro de 120º a esquerda ganhando altitude em 1.200 pés por minuto. Checa a mistura rica e a rotação do motor em 2450. Alinhado para a radial definida, Carl fecha o cowl flaps, aciona o AP pouco acima do seu joelho esquerdo. Ajusta a razão de subida para 500 pés e estica o braço para acionar a chave para posição GPS. Lembra que perto de Darrington, a facilidade vai se embora.
De volta ao controle, Carl aciona NAV. Uma olhadinha para frente, esticando o pescoço e confere se está tudo normal. Olha para baixo, por entre o motor e o cockpit: a primavera é espetacular nas fazendas desse lado do Oregon.
Os pensamentos de Carl são dispersos. O vôo não é longo. Depois de 7 minutos, está em cruzeiro. Ajusta a mistura para 82% e aumenta o passo da hélice. Ato seguinte, se lembra que tem basquete na televisão na sexta-feira: o Portland Trail Blazzers lidera a Conferência Oeste na série de play-offs contra o Utah Jazz, que chegou a série vencendo o Denver Nuggets do pivô brasileiro Nenê Hilário. Depois se recorda da partida de pokker que perdeu para John Cokker, um gordo fanfarrão de Hillsboro: “Sheet” - resmunga. Abre um sorriso quando vai até o rosto da bela Jennifer Prado e depois se recorda que esqueceu de pegar na gaveta uma caixa de biscoito a base de maizena que costuma levar nos vôos. “Que fome..” – ele pensa, esticando o braço e pegando uma lata de Coke.
Carl confere o GPS e observa que ainda faltam 25 minutos para chegar a Darrington. Observa os instrumentos e aumenta um pouco mais a pá da hélice e reduz a mistura para salvar motor. Tudo que Carl Stark não tem nesse momento é pressa de chegar.
Aproveita para observar bem os traços da Tiger Mountain. Todos que passaram alguma vez por Seattle já devem ter visto esse cartão postal. Na verdade, a Tiger Mountain tem seis picos no centro dos Alpes Issaquah. Imediatamente a oeste é Squak Mountain seguido por Cougar Mountain , a sudeste são Mc Donald Taylor e montanhas Cascavel Ridge. A mais famosa é a West Tiger # 3, com uma vista panorâmica de Seattle e aponta para o sul e leste. Sua trilha vive lotada de turistas. Mais a frente, Carl avista a esquerda a cidade de Seattle e bem mais a frente, a cadeia de montanhas que esconde Darrington.
– November 258 Delta Lima, reporte em uno três cinco decimal uno zero, controle Seattle - a voz doce da controladora de Portland flui pelos headfone e quebra a cotemplação de Carl. Por um instante, se esquecera de acionar Seattle. Com calma, aperta o botão no manche e emite o registro: “Controle Portland, mudando frequencia para uno três cinco, decimal uno zero, controle Seattle, November 258 Delta Lima. Obrigado, boa tarde!”. Carol Evans, muito conhecida dos comandantes que operam na região Noroeste Pacífico, agradece: “November 258 Delta Lima, boa tarde, bom vôo”.
Carl aciona Seattle e comunica transição para 1S2 e recebe informações meteorológicas e orientaçõão sobre ventos nas calhas da cadeia de montanha. O controlador pede que mantenha a radial. Carl obedece, mas sabe que por pouco tempo. Há dez minutos de Darrington, Carl reduz a marcha e aciona o down quatro vezes no controle de Automatic Pilot. Vai começar os procedimentos de descida, diminuindo a angulação das paletas e enriquecendo a mistura do combustível.
Mais a frente, o comandante observa que vai precisar segurar a razão de descida, com a primeira barreira natural se aproximando. “Vai passar raspando” – ele prevê, desligando o AP. “Daqui para frente é no braço” – pensou, se divertindo e girando a aeronave um pouco para esquerda. Se tivesse um macaco em alguma árvore que mirasse, poderia vê-lo. Passou. Mais a frente, porém, ergue-se outra parede, bem mais alta. “Subir ou não subir?” – ele questiona. Decide que não. Gira a 90º para a esquerda, rumo norte: vai pelo vale. Sente que os ventos estão fortes e o pegarão pela cauda, empurrando o Seneca II mais forte. Nessa ocasião, segue a recomendação, reduzindo um pouco mais a marcha e descendo com mais suavidade através da inclinação do trim. O Seneca vai “escorregando” por entre os vales, com Carl atento às correntes de ventos: uma “tesourada” pode empurrar o aparelho para alguma das encostas.
Sem demonstrar apreensão, o jovem Stark percebe que a cadeia está terminando. A frente, um vasto campo, com grandes redes de energia elétrica. Altimetro ajustado, Carl está há pouco mais de 3 mil pés. Enriquece a mistura empurrando a manete vermelha e em seguida zera o passo da hélice. Vai girar à direita e força o motor para evitar qualquer desgoverno por causa dos ventos.
Carl deixa a zona de atrito e avista Darrington. Um lugar atrativo, mas que, pensa Carl, é puramente comunitário: afinal, não chega a 2 mil habitantes. Sente uma emoção diferente. É... Ele pensa: “Já chego minha bela”. Jennifer Prado, a mais-mais de todas as moças de Darrington, o aguarda. Filha de madeireiros-reflorestadores, Jennifer estuda biotecnologia na Universidade de Portland, mas voltou a cidade para as férias. Era a chance de matar a saudade com a desculpa de encaminhar negócios do velho Stark na cidade.
O Seneca II se aproxima. Carl aciona novamente o rádio e comunica aproximação: “November 258 Delta Lima na final de 1S2, cabeceira 30; Trem de pouso baixado e travado”. Ajusta a velocidade para 98 KIAS, verifica assenta e cinto de segurança, seletores de combustível na posição on, cowl flaps fechados, checa bombas auxiliares se estão fechadas, baixando flaps, entrando na final curta a 85 KIAS, landing lights ligadas, Carl amplia um pouco mais a marcha até 87, alinhado, ajustando para redução..
Toque... Em terra! Imediatamente, Carl comunica realização da operação e avisa que fará na cabeceira inversa. Enquanto freio, o intrédico Stark desliga o transponder e desce a manete de flaps, abre o cowl flaps para entrada de ar no motor...
Carl livra a ativa e percorre os olhos no aerodromo de Darrington, totalmente diferente do que tem sua família. Percebe as flores amarelas na relva. Afinal, é primavera. Tira o fone de ouvido e ouve o barulho das serrarias próximas. Do aerodromo é possível visutalizar parte da cidade. Darrington tem tremendas atividades recreativas tais como caminhadas, pesca, rafting e escalada são algumas das atividades que acontecem nas proximidades.
E tem mais! Darrington é a cidade natal de Bob Barker, um dos famosos da CBS, que apresenta o show “The Price Is Right” . Uma cena do filme de “Along Came A Spider” (Na teia da Aranha), com Morgan Freeman, foi filmado na Rodovia 530 entre Darrington e Arlington, essa que Car viu pouco antes do pouso. Há ainda um filme feito para TV chamado "High Ice” filmado no Darrington Whitehorse Mountain .
Carl vagueia os olhos procurando sua Jennifer Prado, enquanto estaciona o bom Seneca II e faz os últimos retoques: faz a ventilação da heater, desliga os rádios, desliga os magnetos, o máster e aciona o “parking brakes”. Destrava as portas, ajusta os óculos e sai da aeronave. Enquanto espera Jennifer, Carl abre o compartimento dianteiro e retira os calços de roda. Junto, uma corda de nylon com a qual fixará o Seneca. É primavera, mas pode ventar forte.
Como tudo deve ser, Carl Stark segue o conselho do velho Stark: check tudo antes. Inclusive se a namorada vai estar o esperando.
Última edição por Alvega em Qui 14 Out 2010, 09:14, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Colocar a versão do simulador no título do tópico)
Edilson- Coronel
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Temos artista!
José Alberto- Brigadeiro
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Show, grande Edilson, mas tive que editar para a retirada do negrito, que é contra as regras.O número de imagens também está acima do permitido(21 imagens) e como é duro escolher, peço que coloque sete imagens(só retirar o[IMG] de cada foto) com o link para se adequar às regras do fórum.
Carvalho- Moderador
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Tá... Vou ver o que fazer aqui..
Como é duro não ler a bula do remédio..
Confere agora! Não quero ser suspenso
Como é duro não ler a bula do remédio..
Confere agora! Não quero ser suspenso
Última edição por Edilson em Qua 13 Out 2010, 23:14, editado 1 vez(es)
Edilson- Coronel
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Espectacular tópico. Gostei das fotos, mas especialmente pela narrativa este tópico merecia um prémio. Temos mesmo artista.
Leiam que vale a pena.
5 estrelas.
Leiam que vale a pena.
5 estrelas.
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Artur Santos
Voo Virtual
Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Muito bom.
Gostei da narrativa.
Gostei da narrativa.
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Apenas minha opinião de bosta...
Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
simplesmente perfeito ´parabens Edilson..o forum ganha muito com vc aqui
Ricardo Felix- Tenente-Brigadeiro
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Boa Edilson!
Excelente tópico!
Fico muito feliz em vê-lo por aqui
Excelente tópico!
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Duley- Major-Brigadeiro
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Gostei do tópico, Edilson..
Muito bem conseguido
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João Sant'Ana
Jacsantana- Brigadeiro
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Muito interessante o tópico! Espero ter a oportunidade de uma outra leitura como esta...
Att, André
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Show as imagens, e o texto, tipow Arnaldo Jabor!!! Muito bom mesmo, realmente o fórum só tem a ganhar com report assim!!!
Que FS é esse? e este cenário?
good fly!!
Que FS é esse? e este cenário?
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Leandro de Moraes
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Pessoal.. valeu.. obrigado pela força.
Os cenários são inspiradores, de fato. Fiz o vôo e deu vontade de escrever um pouco mais uma estorinha.
Quanto ao cenário, trata-se de um pacote da ORBX, o FTX Blue Pacific, como os aeródromos. O avião é Carenado.
Mais uma vez, valeu pela força e quando der, faremos de novo
Os cenários são inspiradores, de fato. Fiz o vôo e deu vontade de escrever um pouco mais uma estorinha.
Quanto ao cenário, trata-se de um pacote da ORBX, o FTX Blue Pacific, como os aeródromos. O avião é Carenado.
Mais uma vez, valeu pela força e quando der, faremos de novo
Edilson- Coronel
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Edilson, faltou colocar no título qual é a versão do simulador (de acordo com as regras de postagem de screenshots). Vou editar e colocar.
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Artur Santos
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Rá ! Fotos de primeira , com a história então
Seneca ta bombando aqui no forum
Seneca ta bombando aqui no forum
Frysis- Tenente-Coronel
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Bem....um poste como este eu nunca tinha visto...nem sonhado!!
Está visto que a imaginação dos comandantes está cada vez mais além.
Não me espanta nada de ver o Adilson um dia destes em Holywood.
Parabéns pela narrativa e pelas imagens que estão excelentes .
el_lopes- Major-Brigadeiro
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
el_lopes escreveu:
Parabéns pela narrativa e pelas imagens que estão excelentes .
Já conheço de tempos atrás, nota 1000 os posts do Edilson
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A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
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Paulo RKM- Major-Brigadeiro
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Aos demais amigos, valeu pela força..
Obrigado de coração..
E vamos que vamos..
E
Obrigado de coração..
E vamos que vamos..
E
Edilson- Coronel
-
Inscrito em : 19/04/2008
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Re: [FSX] 7S3 para 1S2 no "farm-to-farm"
Que belíssimo tópico! E grande narrativa.
Não tem concurso de melhor post? Já ganhava....
As screens estão perfeitas, e legal voltar a ver montagens como na primeria foto.
Parabéns mesmo!
Não tem concurso de melhor post? Já ganhava....
As screens estão perfeitas, e legal voltar a ver montagens como na primeria foto.
Parabéns mesmo!
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