voo 821 da Copa Airlines
2 participantes
Página 1 de 1
voo 821 da Copa Airlines
A tripulação do voo 821 da Copa Airlines enfrentou momentos de tensão ao tentar pousar no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre durante temporal com raios e chuva intensa no começo da madrugada deste domingo.
No momento em que a aeronave proveniente da Cidade do Panamá fazia sua aproximação final da pista as condições atmosféricas se deterioraram muito com chuva intensa, raios e baixa visibilidade.
À 0h16, o comandante do voo da Copa informou o controle de Porto Alegre que estava enfrentando “turbulência severa” na aproximação de Porto Alegre.
No minuto seguinte, a controladora comunicou ao comandante que estava livre para realizar os desvios que desejasse em razão das condições meteorológicas.
Alguns minutos após, o piloto teve o pouso autorizado em Porto Alegre e foi orientado a entrar em contato com a torre que repassou as orientações sobre a pista e as condições atmosféricas.
Ao redor da 0h25, o piloto do voo 821 chama a torre e não tem resposta, Logo em seguida volta a chamar e alguns segundos após a torre responde. O comandante da empresa panamenha então informa que arremeteu e que as condições atmosféricas eram “muito, muito perigosas” em tom de voz mais alto e visivelmente tenso em meio à tempestade que se abatia na capital gaúcha:
Piloto: Copa 821
Piloto: Copa 821 (com tom de voz mais alto)
Torre: Copa 821. Adiante Copa 821.
Piloto: Arremetendo. Forte tempestade na final.
Torre: Roger, Copa 821. Arremetendo agora?
Piloto: Sim [corte da fonia]
Piloto: Senhor, eu preciso da sua ajuda, por favor. Estamos no meio de uma tempestade forte, desviamos para a esquerda, precisamos de vetoração ou desviamos para Florianópolis. O tempo que você falou na final está realmente, realmente perigoso. Estamos desviando para a esquerda, por favor me dê vetoração para Florianópolis.
A torre, então, repassou o piloto para o controle de Porto Alegre para proceder o desvio para o Aeroporto Hercílio Luz. O comandante ainda pediria alguns minutos “para sair da tempestade”.
O voo 821 da Copa pousou em segurança na capital catarinense à 1h13. Arremetidas são comuns na aviação e os pilotos recorrem ao procedimento por segurança, como numa situação de tempestade que enfrentava Porto Alegre.
Entre 0h e 0h30, nuvens do tipo Cumulonimbus estavam sobre Porto Alegre com chuva torrencial, rajadas de vento e raios. Choveu até 20 mm em alguns bairros da cidade em apenas meia hora. O temporal rapidamente se afastou com o deslocamento mais forte da instabilidade para o oceano.
_________________
Intel(R) Core(TM) i9-9900K CPU @ 3.6GHz, MPG Z390 GAMING PRO CARBON (MS-7B17), SSD INTEL 1T, Corsair Vengeance 64GB memory (4x16), MSI - Nvidia RTX 3090 ,Windows 10-64bit , Corsair 1000W,
Sandro Schneider- Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 2394
Reputação : 132
Idade : 55
Simulador preferido : MSFS20 Premium
Nacionalidade :
Re: voo 821 da Copa Airlines
O cmte nao deveria ter efetuado aproximaçao nessas condicoes...ou efetuava uma espera ou prosseguia para Floripa...enfim deu certo a arremetida e o pouso la...
avoador- Capitão
-
Inscrito em : 31/08/2010
Mensagens : 186
Reputação : -24
Idade : 44
Simulador preferido : XP11
Emprego/lazer : aviaçao
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Copa Airlines em FLN/SBFL
» SBGL X MPTO Copa Airlines
» Piarco - Las Americas B738 Copa Airlines
» [Internacional] Copa Airlines comprará 61 aviões Boeing 737 MAX
» [Brasil] Copa Airlines aponta em Porto Alegre
» SBGL X MPTO Copa Airlines
» Piarco - Las Americas B738 Copa Airlines
» [Internacional] Copa Airlines comprará 61 aviões Boeing 737 MAX
» [Brasil] Copa Airlines aponta em Porto Alegre
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos