Manuais Varig e Vasp
5 participantes
Página 1 de 1
Manuais Varig e Vasp
Bom dia amigos da aviação.
Estou a procura de alguns manuais da Varig e Vasp em PDF ou impressos. Eles são MGO, SOP, FCOM, FCTM, MEL, etc. Se alguns dos senhores ainda tiver algum desses manuais em posse, eu agradeceria o contato via mensagem privada ou aqui mesmo no tópico.
Cordialmente,
Gabriel Prates.
Estou a procura de alguns manuais da Varig e Vasp em PDF ou impressos. Eles são MGO, SOP, FCOM, FCTM, MEL, etc. Se alguns dos senhores ainda tiver algum desses manuais em posse, eu agradeceria o contato via mensagem privada ou aqui mesmo no tópico.
Cordialmente,
Gabriel Prates.
biels77- Aspirante
-
Inscrito em : 21/07/2020
Reputação : 0
Nacionalidade :
Re: Manuais Varig e Vasp
FCOM, FCTM são manuais geralmente do fabricante da aeronave. MEL, MGO e SOP ok serem do operador. Mas qual razão da sua busca?
Inscrito em : 17/02/2011
Reputação : 219
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
VSP4264 escreveu:FCOM, FCTM são manuais geralmente do fabricante da aeronave. MEL, MGO e SOP ok serem do operador. Mas qual razão da sua busca?
Sim o FCOM e FCTM são produzidos pela fabricante, mas cada empresa tem uma versão especifica, com os os detalhes de equipamentos e operações de seus modelos. Os manuais serão utilizados parara estudo e uso em meu simulador virtual.
biels77- Aspirante
-
Nacionalidade :
Se conseguir do 27..., eu quero!
Galeno- Coronel
-
Inscrito em : 14/03/2011
Reputação : 46
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Geralmente você encontra no mercado livre. Eu comprei um por lá. Só que geralmente até para comprar é difícil de achar.
Reputação : 31
Simulador preferido : FSX, P3D 4.5
Emprego/lazer : Agente de passageiros
Nacionalidade :
biels77 escreveu:VSP4264 escreveu:FCOM, FCTM são manuais geralmente do fabricante da aeronave. MEL, MGO e SOP ok serem do operador. Mas qual razão da sua busca?
Sim o FCOM e FCTM são produzidos pela fabricante, mas cada empresa tem uma versão especifica, com os os detalhes de equipamentos e operações de seus modelos. Os manuais serão utilizados parara estudo e uso em meu simulador virtual.
Ok sr da razão... FCOM/FCTM são feitos para o modelo, não para empresa, FCTM de um Boeing 737-800 é igual na GOL e igual na American, na Delta, pode ter alguma coisa opcional como head-up display. Para fins de simulação o único manual produtivo e util é o SOP, o que será bem dificil achar dessas empresas, já que é algo obrigatório de uma época mais recente.
Inscrito em : 17/02/2011
Reputação : 219
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
VSP4264 escreveu:biels77 escreveu:
Ok sr da razão... FCOM/FCTM são feitos para o modelo, não para empresa, FCTM de um Boeing 737-800 é igual na GOL e igual na American, na Delta, pode ter alguma coisa opcional como head-up display. Para fins de simulação o único manual produtivo e util é o SOP, o que será bem dificil achar dessas empresas, já que é algo obrigatório de uma época mais recente.
Colega, não sou o sr. da razão, muito pelo contrário, e eu disse a mesma coisa que você disse. E existem variações de FCOM, sim. A Delta, por exemplo, não segue o modelo padrão da Airbus. Eu sei o que estou pedindo. Agradeço sua resposta ao tópico, mas vamos deixar o espaço aberto para quem possa contribuir com os manuais. Obrigado.
biels77- Aspirante
-
Nacionalidade :
Eu dou uma olhada lá, as vezes. Recentemente, eu encontrei um FCOM do 737 da Vasp lá. Fiz o tópico aqui na esperança de algum colega possuir algum manual.Fabiano.S escreveu:Geralmente você encontra no mercado livre. Eu comprei um por lá. Só que geralmente até para comprar é difícil de achar.
biels77- Aspirante
-
Nacionalidade :
Fabiano.S escreveu:Geralmente você encontra no mercado livre. Eu comprei um por lá. Só que geralmente até para comprar é difícil de achar.
Pegou de qual, Fabiano?
Galeno- Coronel
-
Nacionalidade :
Galeno escreveu:Fabiano.S escreveu:Geralmente você encontra no mercado livre. Eu comprei um por lá. Só que geralmente até para comprar é difícil de achar.
Pegou de qual, Fabiano?
Eu comprei do MD-11 da Varig. Bem completo. Foi 150,00 eu acho na época.
Nacionalidade :
Fabiano.S escreveu:Galeno escreveu:
Pegou de qual, Fabiano?
Um dos que estou procurando. O senhor pretende digitalizá-lo?
biels77- Aspirante
-
Nacionalidade :
Fabiano.S escreveu:Galeno escreveu:
Pegou de qual, Fabiano?
Ih rapaz, isso é ouro puro! Eu tô quase aderindo a um site gringo que vende os manuais digitalizados. Coisa do 727 é ruim demais de achar.
Galeno- Coronel
-
Nacionalidade :
Galeno escreveu:Fabiano.S escreveu:
Ih rapaz, isso é ouro puro! Eu tô quase aderindo a um site gringo que vende os manuais digitalizados. Coisa do 727 é ruim demais de achar.
Dependendo do manual não é muito difícil de achar, você só tem que olhar no lugar certo, eu tenho um da TWA digitalizado aqui. Os difíceis de achar são os da Vasp e Varig, no caso do 727
biels77- Aspirante
-
Nacionalidade :
biels77 escreveu:Fabiano.S escreveu:
Um dos que estou procurando. O senhor pretende digitalizá-lo?
Não pensei nesse caso. Vou ver ainda.
Nacionalidade :
Galeno escreveu:Fabiano.S escreveu:
É bem difícil mesmo. Eu cheguei a encontrar do DC-10 da Varig, mas para emergência. B727 eu encontrei da Vasp, mas foi no Mercado Livre já tem um tempo já. Original mesmo não era digitalizado.
Nacionalidade :
Tenho guardado um "SOP" entitulado como Guia de Estudos para Pilotos do MD-11, feito pelo Cmte Fernando Galuff, da Varig, o qual informalmente agrupou as características e procedimentos nesse guia.
Me ajudou bastante quando ainda usava o PMDG MD-11 no FSX.
Me ajudou bastante quando ainda usava o PMDG MD-11 no FSX.
ArthurLM1- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 27/09/2012
Reputação : 48
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Olá, amigos.
Atualizando a minha procura, encontrei um comandante que me forneceu vários manuais da Varig, inclusive o FCOM do 777, 737 (classic e NG) e do 757, além da MEL do 737. Pretendo digitalizá-los e disponibiliza-los ao decorrer dos próximos meses. Ainda ficaria agradecido o contato dos senhores que possuírem algum manual ou que conheçam algum contato que tenha outros manuais.
Atualizando a minha procura, encontrei um comandante que me forneceu vários manuais da Varig, inclusive o FCOM do 777, 737 (classic e NG) e do 757, além da MEL do 737. Pretendo digitalizá-los e disponibiliza-los ao decorrer dos próximos meses. Ainda ficaria agradecido o contato dos senhores que possuírem algum manual ou que conheçam algum contato que tenha outros manuais.
biels77- Aspirante
-
Nacionalidade :