P3D V4.4
+17
Bruno Aquino
HighTechGG
meirellesmm
Felipe Schieber
Wingman
Ricardo Gonçalves
Douglas.Matos
rodrigo mago
Razalas2015
Paulo Stavis
tarcizio
antoniointini
Valdir Ávila
FernaSoares737
Marco_AM
Rafael_FSX
mfreitas_rj
21 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
P3D V4.4
Prepar3D V4.4 Recursos e Aprimoramentos.
Notas Da Versão no site: https://fselite.net/news/fselite-exclusive-p3d-v4-4-releasing-november-28th-pbr-confirmed/
Abraços,
M. Freitas.
Notas Da Versão no site: https://fselite.net/news/fselite-exclusive-p3d-v4-4-releasing-november-28th-pbr-confirmed/
Abraços,
M. Freitas.
mfreitas_rj- Capitão
-
Inscrito em : 29/03/2011
Reputação : 15
Nacionalidade :
Re: P3D V4.4
E ainda vai ser lançada amanhã.
Placa Mãe: ASUS ROG Maximus XI Hero (Wi-Fi) Z390, Processador: intel Core i9 9900k @5.0GHz, Memória RAM: Asgard Bragi 4000MHz CL16, Placa de Vídeo: ASUS RTX 3060 TI KO (+ OC Manual), SSDs: Corsair Force LX 128GB, 2x WD Green 240GB RAID 0, Samsung 970 Evo Plus 250GB, WD Black SN750 1TB, Fonte: Corsair AX860i, Watercooler: Corsair Hydro Series H150i Pro, SO: Windows 11 Pro, Case: Corsair Carbide Series Air 540, Monitor: Alienware AW2521HF 240Hz.
Rafael_FSX- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/08/2009
Reputação : 14
Simulador preferido : Microsoft Fligh
Emprego/lazer : Sports Marketing
Nacionalidade :
alguem vai se arriscar a atualizar ?! O 4.3 tá rodando de boa.
Marco_AM- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 05/06/2016
Reputação : 21
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade :
Se atualizar e algo não funcionar direito é só desinstalar o Cliente da v4.4 e instalar o da v4.3 de novo não?
Será que tenho que desistalar tudo e instalar novamente para colocar a nova versão... ou somente a atualização... e..
Será que tenho que desistalar tudo e instalar novamente para colocar a nova versão... ou somente a atualização... e..
-
Inscrito em : 08/08/2011
Reputação : 31
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Eu sempre dou, pelo menos, 1 mês antes de instalar. É mais ou menos o tempo que os principais provedores de addons tem levado pra atualizar seus programas. Não quero ter surpresas, e ter que instalar-desinstalar-reinstalar depois de corrigido. Vale lembrar que para ter os benefícios do PBR, os desenvolvedores terão que atualizar todos seus addons... então, não há pressa em fazer o upgrade para a v4.4.
antoniointini- Major
-
Inscrito em : 20/10/2011
Reputação : 77
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade :
Valdir Ávila escreveu:Isto que eu queria saber tambem... porque ainda estou na 4.2 aqui ... quando estava pensando na possibilidade de ir para a 4.3 sai a 4.4 ...agora a duvida..
Você apenas atualiza Valdir. Você tem a opção de baixar tudo de novo ou de baixar somente a atualização, nesse caso seria só o Client e/ou o Content do P3D.
Uma vez eu fiz um teste instalando e desinstalando várias vezes o Client da v4.2 pra fazer um teste do funcionamento do cenário nesta versão, e isso não afetou em nada os meus addons. Por isso eu falo, deixa Client da versão antiga na máquina e atualizem para a v4.4, se der problema você só desinstala e instala de novo o da versão anterior.
Fixes And Improvements:
* (....)
* Removed all Beechcraft (Textron) related aircraft and scenarios.
Isso quer dizer que excluíram esses addons do simulador?
tarcizio- Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Reputação : 72
Nacionalidade :
Valdir Ávila escreveu:Isto que eu queria saber tambem... porque ainda estou na 4.2 aqui ... quando estava pensando na possibilidade de ir para a 4.3 sai a 4.4 ...agora a duvida..
O P3D é feito de 3 componentes: Client, Scenery e Content. A grosso modo, o primeiro é o simulador em si, o segundo os cenários (obviamente) e o terceiro as aeronaves default. Quando sai uma atualização eles mexem em tudo geralmente, nos 3 componentes. Porém na maioria das vezes o Content é só a atualização das aeronaves default ou adição de alguma, ou seja, totalmente irrelevante. Os updates do Scenery contem atualizações para certos problemas de vector e mesh default, ou seja, não possuem grande importância à priori. Por fim só nos resta o Client, esse sim é o que sofre as grandes atualizações (neste caso PBR, anteriormente ja teve a inclusão do VR, opção pra mexer na biblioteca ja no menu inicial, etc).
Pra atualizar você pode remover cada um dos componentes e instalar o novo. Só não remova a entrada principal (Prepar3dV4 Academic) e nada será perdido. Eu atualizo somente o client mesmo há muito tempo. Não tenho certeza como fica a questão de cenários que mexem em .bgl default quando você atualiza o scenery também. De qualquer forma só o client resolve seu problema.
Não custa lembrar, como os colegas falaram, que atualizar no dia que sai é a maior burrice que se pode fazer. Isso porque muitos addons requerem updates e podem haver bugs. Costumo dar 1 mês (e addons atualizados) antes de partir pra proxima.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
legal.. valew a explicação... bom eu ia para a 4.3 então vou segurar um pouco e ja vou direto da 4.2 para a 4.4 ..
ficar atento aos relatos...
-
Nacionalidade :
Valdir Ávila escreveu:legal.. valew a explicação... bom eu ia para a 4.3 então vou segurar um pouco e ja vou direto da 4.2 para a 4.4 ..
Off-topic
Avila, tu nessa foto parece um Policial Federal !
Sobre o 4.4
depois dela vem a 5.0 né ?
da 3.4 foi a 4
vou esperar a 5
Francisco
Razalas2015- Major
-
Inscrito em : 10/04/2015
Reputação : 2
Nacionalidade :
A LM disse na própria entrevista concedida ao FSElite que a v4 tem chão ainda, por isto que estão incluindo o PBR nesta atualização e não na v5. Como o simulador é 64 bits, não há "pressa" em lançar um simulador novo tão cedo.
Eles disseram também que a v4 é o maior update já feito por eles em todas as versões do P3D.
Eles disseram também que a v4 é o maior update já feito por eles em todas as versões do P3D.
Placa Mãe: ASUS ROG Maximus XI Hero (Wi-Fi) Z390, Processador: intel Core i9 9900k @5.0GHz, Memória RAM: Asgard Bragi 4000MHz CL16, Placa de Vídeo: ASUS RTX 3060 TI KO (+ OC Manual), SSDs: Corsair Force LX 128GB, 2x WD Green 240GB RAID 0, Samsung 970 Evo Plus 250GB, WD Black SN750 1TB, Fonte: Corsair AX860i, Watercooler: Corsair Hydro Series H150i Pro, SO: Windows 11 Pro, Case: Corsair Carbide Series Air 540, Monitor: Alienware AW2521HF 240Hz.
-
Nacionalidade :
Desculpem a minha leiguisse, mas o que seria esse PRB? Ainda não migrei pra o v4 e vai demorar um pouco.Rafael_FSX escreveu:A LM disse na própria entrevista concedida ao FSElite que a v4 tem chão ainda, por isto que estão incluindo o PBR nesta atualização e não na v5. Como o simulador é 64 bits, não há "pressa" em lançar um simulador novo tão cedo.
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Reputação : 429
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
rodrigo mago escreveu:Desculpem a minha leiguisse, mas o que seria esse PRB? Ainda não migrei pra o v4 e vai demorar um pouco.
lançaram um vídeo hoje mostrando ele
Francisco.
Razalas2015- Major
-
Inscrito em : 10/04/2015
Reputação : 2
Nacionalidade :
A FSDT já postou um vídeo do cenário de Chicago para o P3Dv4.4 já usando texturas PBR.
Tem esse vídeo também que achei hoje:
Pelo que eu entendi o PBR é uma refração da luz mais bem feita nos objetos com texturas Specular, o que atualmente vemos só um clarão branco da luz do sol e a noite com as Dynamic Lights não vemos nenhum tipo de refração da luz.
Pelo que eu entendi o PBR é uma refração da luz mais bem feita nos objetos com texturas Specular, o que atualmente vemos só um clarão branco da luz do sol e a noite com as Dynamic Lights não vemos nenhum tipo de refração da luz.
Última edição por FernaSoares737 em Qui 29 Nov 2018, 13:25, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualizar link de vídeo indisponível)
lançaram um vídeo hoje mostrando ele
Francisco.
Obrigado Razalas e Fernando. O Fernando foi mais no ponto que eu queria saber, sendo assim, consegui entender do que se tratava. Valeu!FernaSoares737 escreveu:A FSDT já postou um vídeo do cenário de Chicago para o P3Dv4.4 já usando texturas PBR.
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Nacionalidade :
Interessante a comparacao dele colocar no final P3D x X-plane 11 onde o mesmo aponta uma imagem do X-plane sem o PBR..
Isso sim e querer puxar sardinha para um simulador ... kkkkkkk
De resto, atualizacao muito boa. Depois que isso foi implementado no X-plane 11 as texturas praticamente se tornaram "outro padrao", espero que o mesmo sirva para o P3D
Isso sim e querer puxar sardinha para um simulador ... kkkkkkk
De resto, atualizacao muito boa. Depois que isso foi implementado no X-plane 11 as texturas praticamente se tornaram "outro padrao", espero que o mesmo sirva para o P3D
Douglas.Matos- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/01/2013
Reputação : 167
Simulador preferido : Fsx-SE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware
Nacionalidade :
resta tambem saber a que preço (em fps) isto custará né?
Sabemos que atualmente o Tomato Shade faz este efeito de PBR mas pesa um monte.
Este é um dos ítens a ser analisado, porque se for pesar tanto igual os reflexos do Tomato ... criarei raizes na 4.2
Este é um dos ítens a ser analisado, porque se for pesar tanto igual os reflexos do Tomato ... criarei raizes na 4.2
-
Nacionalidade :
Valdir hoje uso a 4.3 pois houve uma atualização no windows 10 que gerou algumas instabilidades no P3D, uma dela era o ATC desabilitar o que foi sanado com essa nova versão.
Para mim o simulador ficou até mais estável com fps mais amigáveis, sendo que minha GPU não é lá essas coisas. Da 4.2 para a 4.3 não tive problemas e sanou a falha que apontei.
Agora esta nova versão...vou dar um tempo.
Para mim o simulador ficou até mais estável com fps mais amigáveis, sendo que minha GPU não é lá essas coisas. Da 4.2 para a 4.3 não tive problemas e sanou a falha que apontei.
Agora esta nova versão...vou dar um tempo.
Ricardo Gonçalves- Coronel
-
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 248
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade :
Aqui já algumas observações sobre a atualização:
https://fselite.net/news/prepar3d-v4-4-add-on-compatibility-update/
Faz 1 mês que migrei para o P3dv4 e stou achando bem bacana.
FS2004 aposentado de vez e FSX bye-bye.
https://fselite.net/news/prepar3d-v4-4-add-on-compatibility-update/
Faz 1 mês que migrei para o P3dv4 e stou achando bem bacana.
FS2004 aposentado de vez e FSX bye-bye.
Wingman- Capitão
-
Inscrito em : 22/04/2011
Reputação : 13
Emprego/lazer : Mercado Financeiro
Nacionalidade :
Valdir Ávila escreveu:resta tambem saber a que preço (em fps) isto custará né?
Vi um vídeo mais recente mostrando as configurações do simulador e não vi nenhum opção de ativar/desativar o PBR, logo ele não deve ser muito pesado.
Mas acho que ele está "incluso" nas Dynamic Reflections.
Algumas notas sobre o PBR. PBR não é uma opção que pode ser ativada ou desativada. PBR está incluso nas configurações de "materiais"(texturas) de cada modelo. Se o modelo/objeto for configurado para carregar os materiais que compõem o PBR, então será carregado.
Note que as configurações do PBR precisam ser feitas pelo desenvolvedor, então nem todos aviões/cenários terão PBR. Mas, algumas configurações de materiais antigas do P3D foram removidas para acomodar as novas opções do PBR também. Isso deve forçar mais desenvolvedores a usar o método.
O maior impacto do PBR é na memória(também afeta outras coisas, mas nada exagerado), pois o que ele faz é carregar diferentes mapas/texturas para reproduzir os efeitos desejados. O impacto não costuma ser nada diferente dos métodos "comuns"(sem PBR). Ainda não testei o PBR com o P3D 4.4 mas já vi que o SDK contém 5 mapas para serem utilizados, não muito diferente da quantidade que já estava disponível para uso.
Nenhum addon ou utilidade implementa PBR no P3D, pois isso precisa ser suportado pela engine do programa e até então não era.
Note que as configurações do PBR precisam ser feitas pelo desenvolvedor, então nem todos aviões/cenários terão PBR. Mas, algumas configurações de materiais antigas do P3D foram removidas para acomodar as novas opções do PBR também. Isso deve forçar mais desenvolvedores a usar o método.
O maior impacto do PBR é na memória(também afeta outras coisas, mas nada exagerado), pois o que ele faz é carregar diferentes mapas/texturas para reproduzir os efeitos desejados. O impacto não costuma ser nada diferente dos métodos "comuns"(sem PBR). Ainda não testei o PBR com o P3D 4.4 mas já vi que o SDK contém 5 mapas para serem utilizados, não muito diferente da quantidade que já estava disponível para uso.
Nenhum addon ou utilidade implementa PBR no P3D, pois isso precisa ser suportado pela engine do programa e até então não era.
Eu acredito que não terá um consumo exagerado. Até porque o v4.4 é o maior update já feito desde o lançamento do P3D e obviamente todo o simulador foi otimizado para inclusão desta nova feature, além do fato dele ser 64 bits.
Pelo fato do Prepar3D não ser um jogo, o que realmente importa é a fluidez. Assim como o X-Plane.
Pelo fato do Prepar3D não ser um jogo, o que realmente importa é a fluidez. Assim como o X-Plane.
-
Nacionalidade :
E com esse método, digamos assim, cenários e aviões antigos que usamos, serão afetados com essa mudança?
rodrigo mago- Moderador
-
Nacionalidade :
rodrigo mago escreveu:E com esse método, digamos assim, cenários e aviões antigos que usamos, serão afetados com essa mudança?
Não. O PBR inclui opções que podem ser utilizadas, mas não influencia nos addons que não o utilizam. É basicamente um recurso a mais. Pelo que entendi a Lockheed Martin só incluiu PBR no F-16 dentre os aviões default.
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos