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Mensagem por mfreitas_rj Ter 27 Nov 2018, 18:37

Prepar3D V4.4 Recursos e Aprimoramentos.

Notas Da Versão no site:  https://fselite.net/news/fselite-exclusive-p3d-v4-4-releasing-november-28th-pbr-confirmed/

Abraços,
               M. Freitas.

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Mensagem por Rafael_FSX Ter 27 Nov 2018, 20:03

E ainda vai ser lançada amanhã.

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Mensagem por Marco_AM Ter 27 Nov 2018, 23:20

alguem vai se arriscar a atualizar ?! O 4.3 tá rodando de boa.
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Mensagem por FernaSoares737 Qua 28 Nov 2018, 00:27

Se atualizar e algo não funcionar direito é só desinstalar o Cliente da v4.4 e instalar o da v4.3 de novo não? scratch

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Mensagem por Valdir Ávila Qua 28 Nov 2018, 08:42

Isto que eu queria saber tambem... porque ainda estou na 4.2 aqui ... quando estava pensando na possibilidade de ir para a 4.3 sai a 4.4 ...agora a duvida..
Será que tenho que desistalar tudo e instalar novamente para colocar a nova versão... ou somente a atualização... e..

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Mensagem por antoniointini Qua 28 Nov 2018, 10:11

Eu sempre dou, pelo menos, 1 mês antes de instalar. É mais ou menos o tempo que os principais provedores de addons tem levado pra atualizar seus programas. Não quero ter surpresas, e ter que instalar-desinstalar-reinstalar depois de corrigido. Vale lembrar que para ter os benefícios do PBR, os desenvolvedores terão que atualizar todos seus addons... então, não há pressa em fazer o upgrade para a v4.4.

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Mensagem por FernaSoares737 Qua 28 Nov 2018, 11:23

Valdir Ávila escreveu:Isto que eu queria saber tambem... porque ainda estou na 4.2 aqui ... quando estava pensando na possibilidade de ir para a 4.3 sai a 4.4  ...agora a duvida..
Será que tenho que desistalar tudo e instalar novamente para colocar a nova versão... ou somente a atualização... e..

Você apenas atualiza Valdir. Você tem a opção de baixar tudo de novo ou de baixar somente a atualização, nesse caso seria só o Client e/ou o Content do P3D.
Uma vez eu fiz um teste instalando e desinstalando várias vezes o Client da v4.2 pra fazer um teste do funcionamento do cenário nesta versão, e isso não afetou em nada os meus addons. Por isso eu falo, deixa Client da versão antiga na máquina e atualizem para a v4.4, se der problema você só desinstala e instala de novo o da versão anterior.

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Mensagem por tarcizio Qua 28 Nov 2018, 11:48


Nessa nova versão 4.4, em Prepar3D Content

Fixes And Improvements:

* (....)

* Removed all Beechcraft (Textron) related aircraft and scenarios.

Isso quer dizer que excluíram esses addons do simulador?

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Mensagem por Paulo Stavis Qua 28 Nov 2018, 11:51

Valdir Ávila escreveu:Isto que eu queria saber tambem... porque ainda estou na 4.2 aqui ... quando estava pensando na possibilidade de ir para a 4.3 sai a 4.4  ...agora a duvida..
Será que tenho que desistalar tudo e instalar novamente para colocar a nova versão... ou somente a atualização... e..

O P3D é feito de 3 componentes: Client, Scenery e Content. A grosso modo, o primeiro é o simulador em si, o segundo os cenários (obviamente) e o terceiro as aeronaves default. Quando sai uma atualização eles mexem em tudo geralmente, nos 3 componentes. Porém na maioria das vezes o Content é só a atualização das aeronaves default ou adição de alguma, ou seja, totalmente irrelevante. Os updates do Scenery contem atualizações para certos problemas de vector e mesh default, ou seja, não possuem grande importância à priori. Por fim só nos resta o Client, esse sim é o que sofre as grandes atualizações (neste caso PBR, anteriormente ja teve a inclusão do VR, opção pra mexer na biblioteca ja no menu inicial, etc).

Pra atualizar você pode remover cada um dos componentes e instalar o novo. Só não remova a entrada principal (Prepar3dV4 Academic) e nada será perdido. Eu atualizo somente o client mesmo há muito tempo. Não tenho certeza como fica a questão de cenários que mexem em .bgl default quando você atualiza o scenery também. De qualquer forma só o client resolve seu problema.

Não custa lembrar, como os colegas falaram, que atualizar no dia que sai é a maior burrice que se pode fazer. Isso porque muitos addons requerem updates e podem haver bugs. Costumo dar 1 mês (e addons atualizados) antes de partir pra proxima.
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Mensagem por Valdir Ávila Qua 28 Nov 2018, 13:32

legal.. valew a explicação... bom eu ia para a 4.3 então vou segurar um pouco e ja vou direto da 4.2 para a 4.4 ..
ficar atento aos relatos...

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Mensagem por Razalas2015 Qua 28 Nov 2018, 14:25

Valdir Ávila escreveu:legal.. valew a explicação... bom eu ia para a 4.3 então vou segurar um pouco e ja vou direto da 4.2 para a 4.4  ..
ficar atento aos relatos...

Off-topic
Avila, tu nessa foto parece um Policial Federal !


Sobre o 4.4
depois dela vem a 5.0 né ?
da 3.4 foi a 4

vou esperar a 5


Francisco

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Mensagem por Rafael_FSX Qua 28 Nov 2018, 15:23

A LM disse na própria entrevista concedida ao FSElite que a v4 tem chão ainda, por isto que estão incluindo o PBR nesta atualização e não na v5. Como o simulador é 64 bits, não há "pressa" em lançar um simulador novo tão cedo.

Eles disseram também que a v4 é o maior update já feito por eles em todas as versões do P3D.

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Mensagem por rodrigo mago Qua 28 Nov 2018, 19:02

Rafael_FSX escreveu:A LM disse na própria entrevista concedida ao FSElite que a v4 tem chão ainda, por isto que estão incluindo o PBR nesta atualização e não na v5. Como o simulador é 64 bits, não há "pressa" em lançar um simulador novo tão cedo.

Eles disseram também que a v4 é o maior update já feito por eles em todas as versões do P3D.
Desculpem a minha leiguisse, mas o que seria esse PRB? Ainda não migrei pra o v4 e vai demorar um pouco.

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Mensagem por Razalas2015 Qua 28 Nov 2018, 20:02

rodrigo mago escreveu:Desculpem a minha leiguisse, mas o que seria esse PRB? Ainda não migrei pra o v4 e vai demorar um pouco.

lançaram um vídeo hoje mostrando ele



Francisco.

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Mensagem por FernaSoares737 Qui 29 Nov 2018, 00:36

A FSDT já postou um vídeo do cenário de Chicago para o P3Dv4.4 já usando texturas PBR.



Tem esse vídeo também que achei hoje:



Pelo que eu entendi o PBR é uma refração da luz mais bem feita nos objetos com texturas Specular, o que atualmente vemos só um clarão branco da luz do sol e a noite com as Dynamic Lights não vemos nenhum tipo de refração da luz.


Última edição por FernaSoares737 em Qui 29 Nov 2018, 13:25, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualizar link de vídeo indisponível)

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Mensagem por rodrigo mago Qui 29 Nov 2018, 00:41

Razalas2015 escreveu:
rodrigo mago escreveu:Desculpem a minha leiguisse, mas o que seria esse PRB? Ainda não migrei pra o v4 e vai demorar um pouco.

lançaram um vídeo hoje mostrando ele



Francisco.

FernaSoares737 escreveu:A FSDT já postou um vídeo do cenário de Chicago para o P3Dv4.4 já usando texturas PBR.


Tem esse vídeo também que achei hoje:


Pelo que eu entendi o PBR é uma refração da luz mais bem feita nos objetos com texturas Specular, o que atualmente vemos só um clarão branco da luz do sol e a noite com as Dynamic Lights não vemos nenhum tipo de refração da luz.
Obrigado Razalas e Fernando. O Fernando foi mais no ponto que eu queria saber, sendo assim, consegui entender do que se tratava. Valeu!

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Mensagem por Douglas.Matos Qui 29 Nov 2018, 09:33

Interessante a comparacao dele colocar no final P3D x X-plane 11 onde o mesmo aponta uma imagem do X-plane sem o PBR..

Isso sim e querer puxar sardinha para um simulador ... kkkkkkk


De resto, atualizacao muito boa. Depois que isso foi implementado no X-plane 11 as texturas praticamente se tornaram "outro padrao", espero que o mesmo sirva para o P3D Smile

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Mensagem por Valdir Ávila Qui 29 Nov 2018, 10:28

resta tambem saber a que preço (em fps) isto custará né?
Sabemos que atualmente o Tomato Shade faz este efeito de PBR mas pesa um monte.
Este é um dos ítens a ser analisado, porque se for pesar tanto igual os reflexos do Tomato ... criarei raizes na 4.2

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Mensagem por Ricardo Gonçalves Qui 29 Nov 2018, 10:55

Valdir hoje uso a 4.3 pois houve uma atualização no windows 10 que gerou algumas instabilidades no P3D, uma dela era o ATC desabilitar o que foi sanado com essa nova versão.
Para mim o simulador ficou até mais estável com fps mais amigáveis, sendo que minha GPU não é lá essas coisas. Da 4.2 para a 4.3 não tive problemas e sanou a falha que apontei.
Agora esta nova versão...vou dar um tempo.

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Mensagem por Wingman Qui 29 Nov 2018, 13:33

Aqui já algumas observações sobre a atualização:

https://fselite.net/news/prepar3d-v4-4-add-on-compatibility-update/

Faz 1 mês que migrei para o P3dv4 e stou achando bem bacana.
FS2004 aposentado de vez e FSX bye-bye.

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Mensagem por FernaSoares737 Qui 29 Nov 2018, 13:35

Valdir Ávila escreveu:resta tambem saber a que preço (em fps) isto custará né?
Sabemos que atualmente o Tomato Shade faz este efeito de PBR mas pesa um monte.
Este é um dos ítens a ser analisado, porque se for pesar tanto igual os reflexos do Tomato ... criarei raizes na 4.2

Vi um vídeo mais recente mostrando as configurações do simulador e não vi nenhum opção de ativar/desativar o PBR, logo ele não deve ser muito pesado.
Mas acho que ele está "incluso" nas Dynamic Reflections.

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Mensagem por Felipe Schieber Qui 29 Nov 2018, 14:23

Algumas notas sobre o PBR. PBR não é uma opção que pode ser ativada ou desativada. PBR está incluso nas configurações de "materiais"(texturas) de cada modelo. Se o modelo/objeto for configurado para carregar os materiais que compõem o PBR, então será carregado.

Note que as configurações do PBR precisam ser feitas pelo desenvolvedor, então nem todos aviões/cenários terão PBR. Mas, algumas configurações de materiais antigas do P3D foram removidas para acomodar as novas opções do PBR também. Isso deve forçar mais desenvolvedores a usar o método.

O maior impacto do PBR é na memória(também afeta outras coisas, mas nada exagerado), pois o que ele faz é carregar diferentes mapas/texturas para reproduzir os efeitos desejados. O impacto não costuma ser nada diferente dos métodos "comuns"(sem PBR). Ainda não testei o PBR com o P3D 4.4 mas já vi que o SDK contém 5 mapas para serem utilizados, não muito diferente da quantidade que já estava disponível para uso.

Nenhum addon ou utilidade implementa PBR no P3D, pois isso precisa ser suportado pela engine do programa e até então não era.
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Mensagem por Rafael_FSX Qui 29 Nov 2018, 15:50

Eu acredito que não terá um consumo exagerado. Até porque o v4.4 é o maior update já feito desde o lançamento do P3D e obviamente todo o simulador foi otimizado para inclusão desta nova feature, além do fato dele ser 64 bits.

Pelo fato do Prepar3D não ser um jogo, o que realmente importa é a fluidez. Assim como o X-Plane.

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Mensagem por rodrigo mago Qui 29 Nov 2018, 16:03

E com esse método, digamos assim, cenários e aviões antigos que usamos, serão afetados com essa mudança?

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Mensagem por Felipe Schieber Qui 29 Nov 2018, 16:06

rodrigo mago escreveu:E com esse método, digamos assim, cenários  e aviões antigos que usamos, serão afetados com essa mudança?

Não. O PBR inclui opções que podem ser utilizadas, mas não influencia nos addons que não o utilizam. É basicamente um recurso a mais. Pelo que entendi a Lockheed Martin só incluiu PBR no F-16 dentre os aviões default.
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