Ajuste de Altimetro
5 participantes
Página 1 de 1
Ajuste de Altimetro
Bom dia pessoal, estou com uma Dúvida, sou iniciante então peço que quem puder me responder o faça de forma bem detalhada kkk
Pessoal em relação so Ajuste de Altimetro como devo proceder, é só para voo IFR ou para todos ? Como ajusto isso ?
Pessoal em relação so Ajuste de Altimetro como devo proceder, é só para voo IFR ou para todos ? Como ajusto isso ?
jp-lima- Aspirante
-
Inscrito em : 11/07/2018
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 34
Nacionalidade :
Re: Ajuste de Altimetro
Bom dia!
O ajuste de altímetro deve ser aplicado independente da regra de voo. Quando voo IFR, a SID (carta de saída por instrumentos) te dará essa info. Em casos de voo visual, deves ajustar o altímetro para QNE (1013,2) quando voo estiver ocorrendo acima de 3000 ft em relação ao solo.
Espero ter ajudado
O ajuste de altímetro deve ser aplicado independente da regra de voo. Quando voo IFR, a SID (carta de saída por instrumentos) te dará essa info. Em casos de voo visual, deves ajustar o altímetro para QNE (1013,2) quando voo estiver ocorrendo acima de 3000 ft em relação ao solo.
Espero ter ajudado
hexsel- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 31/03/2011
Mensagens : 63
Reputação : 4
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: Ajuste de Altimetro
As informações dadas pelo colega acima estão incorretas. A altimetria independe do tipo de regra de voo, e está relacionado com os conceitos de altitude de transição e nível de transição.
O ajuste de altímetro é fundamental pra vc ter uma leitura correta do seu nível de voo. Os dois principais são:
- QNH: ajuste da pressão zerado ao nível do mar. É o ajuste que, ao ser aplicado ao altímetro, fará com que este leia a elevação do aeródromo em relação ao nível do mar. Este valor varia de acordo com as condições meteorológicas do aeródromo, sendo seu valor encontrado no METAR. Ele é utilizado abaixo da altitude de transição (esta altitude é informada em cartas).
- QNE: é o ajuste padrão para voos acima do nível de transição (1013.2 hpa).
Além destes, há também o QFE (ajuste a zero) e o QFF, mas estes são menos utilizado no ambiente de simulação.
O ajuste de altímetro é fundamental pra vc ter uma leitura correta do seu nível de voo. Os dois principais são:
- QNH: ajuste da pressão zerado ao nível do mar. É o ajuste que, ao ser aplicado ao altímetro, fará com que este leia a elevação do aeródromo em relação ao nível do mar. Este valor varia de acordo com as condições meteorológicas do aeródromo, sendo seu valor encontrado no METAR. Ele é utilizado abaixo da altitude de transição (esta altitude é informada em cartas).
- QNE: é o ajuste padrão para voos acima do nível de transição (1013.2 hpa).
Além destes, há também o QFE (ajuste a zero) e o QFF, mas estes são menos utilizado no ambiente de simulação.
_________________
Antonio Intini
Pentium i7 7740 @ 5GHz GTX1080 32GB RAM
Prepar3d v4, FSX Steam Edition
antoniointini- Major
-
Inscrito em : 20/10/2011
Mensagens : 433
Reputação : 77
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade :
Re: Ajuste de Altimetro
Prezados, boa noite!
Acredito que o colega acima não entendeu o contexto da minha explicação. O que coloquei foi a regra de ajuste de QNH para QNE, e não o conceito em si deles.
Voando IFR, a TA (Transition Altitude) estará na SID. Voando-se VFR, uma vez que não se utilizam cartas de saída, deve-se seguir a regra dos 3000 pés acima do solo conforme a ICA-100-12 – Regras do Ar. Segue abaixo o respectivo trecho nessa publicação.
5.4 NÍVEIS DE CRUZEIRO
5.4.1 Exceto quando autorizado pelo órgão ATC, os voos VFR em nível de cruzeiro, quando realizados acima de 900 m (3000 pés) em relação ao solo ou água, serão efetuados em um nível apropriado à rota, de acordo com a tabela de níveis de cruzeiro, em função do rumo magnético constante no anexo E.
Portanto, cuidado ao afirmar que as informações passadas por mim estão incorretas.
Att,
Mauricio Hexsel
Acredito que o colega acima não entendeu o contexto da minha explicação. O que coloquei foi a regra de ajuste de QNH para QNE, e não o conceito em si deles.
Voando IFR, a TA (Transition Altitude) estará na SID. Voando-se VFR, uma vez que não se utilizam cartas de saída, deve-se seguir a regra dos 3000 pés acima do solo conforme a ICA-100-12 – Regras do Ar. Segue abaixo o respectivo trecho nessa publicação.
5.4 NÍVEIS DE CRUZEIRO
5.4.1 Exceto quando autorizado pelo órgão ATC, os voos VFR em nível de cruzeiro, quando realizados acima de 900 m (3000 pés) em relação ao solo ou água, serão efetuados em um nível apropriado à rota, de acordo com a tabela de níveis de cruzeiro, em função do rumo magnético constante no anexo E.
Portanto, cuidado ao afirmar que as informações passadas por mim estão incorretas.
Att,
Mauricio Hexsel
hexsel- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 31/03/2011
Mensagens : 63
Reputação : 4
Idade : 39
Nacionalidade :
Re: Ajuste de Altimetro
pessoal obrigado pela ajuda, tudo que me falaram foi de grande auxilio, mas isso me fez surgir algumas duvidas :
Na decolagem:
ajusto meu altimetro de acordo com o me foi passado pelo ATC ou de acordo com o metar correto ? esse ajuste é o QNH correto?
--Após chegar na altitude de transição a "TA" mudo para o QNE e essa altitude de transição está nas cartas SID por exemplo, correto ?
Na aproximação para Pouso,
Durante minha descida
Quando alcançar o NIVEL DE TRANSIÇAO eu mudo meu altimetro para novamente o QNH, porém onde eu entro esse nivel? e onde eu encontro esse QNH?Levando em consideração que ainda n estou voando com atc online como eu consigo esses dados ?
Na decolagem:
ajusto meu altimetro de acordo com o me foi passado pelo ATC ou de acordo com o metar correto ? esse ajuste é o QNH correto?
--Após chegar na altitude de transição a "TA" mudo para o QNE e essa altitude de transição está nas cartas SID por exemplo, correto ?
Na aproximação para Pouso,
Durante minha descida
Quando alcançar o NIVEL DE TRANSIÇAO eu mudo meu altimetro para novamente o QNH, porém onde eu entro esse nivel? e onde eu encontro esse QNH?Levando em consideração que ainda n estou voando com atc online como eu consigo esses dados ?
jp-lima- Aspirante
-
Inscrito em : 11/07/2018
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 34
Nacionalidade :
Re: Ajuste de Altimetro
jp-lima escreveu:pessoal obrigado pela ajuda, tudo que me falaram foi de grande auxilio, mas isso me fez surgir algumas duvidas :
Na decolagem:
ajusto meu altimetro de acordo com o me foi passado pelo ATC ou de acordo com o metar correto ? esse ajuste é o QNH correto?
--Após chegar na altitude de transição a "TA" mudo para o QNE e essa altitude de transição está nas cartas SID por exemplo, correto ?
Na aproximação para Pouso,
Durante minha descida
Quando alcançar o NIVEL DE TRANSIÇAO eu mudo meu altimetro para novamente o QNH, porém onde eu entro esse nivel? e onde eu encontro esse QNH?Levando em consideração que ainda n estou voando com atc online como eu consigo esses dados ?
Em termos práticos, se você não usa gerador de tempo externo, altera o tempo do FS ou voa online, o altimetro sempre fica em 2992/1013, não há o que alterar.
Caso utilize algum gerador de tempo externo você pode verificar através do METAR que ele lhe fornece. Usando o tempo pré-definido no FS não sei dizer como encontrar essa informação mas utilizando a tecla "B" o altimetro é ajustado corretamente. Esse ajuste é o QNH.
Na TA você muda de QNH (ajuste local) para o QNE (ajuste padrão, 2992/1013). A TA você encontra nas cartas SID ou conforme o colega falou em voo VFR, 3000' acima do terreno é sua TA.
Durante a descida você vai passar para QNH novamente no nivel de transição. Aqui no Brasil ele é variável, você pega a TA e adiciona alguns pés a mais conforme uma tabela própria. Exemplo: TA de 6000', QNH 1018: Nivel de transição será o 065.
Aqui entra o que eu falei anteriormente. Se voa com gerador externo, você pode verificar o METAR do destino e fazer o calculo. Voando online o ATC coloca essas informações no ATIS, quando há. Sem nada disso, você mantém o 2992/1013 que já estará pois no tempo default do FS é esse ajuste mesmo. Por via das dúvidas, só apertar o "B" e obter o altimetro correto.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Ajuste de Altimetro
Paulo Stavis. Muito agradecido por sua explicação.Me fez entender muito bem e tirou todas minhas duvidas.
att Sgt joao Lima
att Sgt joao Lima
jp-lima- Aspirante
-
Inscrito em : 11/07/2018
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 34
Nacionalidade :
Re: Ajuste de Altimetro
Oi jp-lima,
veja se ajuda também este vídeo do meu canal
espero que ajude!
Abraços e bem vindo
veja se ajuda também este vídeo do meu canal
espero que ajude!
Abraços e bem vindo
_________________
Porque antes de se espatifar no chão, agente aperta "reset"
Acompanhe meu canal no Youtube: www.youtube.com/flightsimhost
Windows 10 64 Bits, MOBO Gigabyte Z270XP SLI, I7 7700k Kaby Lake 4,6Ghz OC 5.0Ghz, NVidia GTX1070 256bits, 8Gb DDR5, 32GB RAM DDR4 2400Ghz OC 3000GhZ, 02 SSD Samsung 120GB, 01 SSD 960 PRO NVMe M.2 512GB, HidroCooler H75,
jpkosta- Major
-
Inscrito em : 27/08/2009
Mensagens : 401
Reputação : -16
Idade : 45
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Administrador
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Ajuste de altímetro
» Ajuste de altímetro RealxVirtual
» Remover mensagem de ajuste de altímetro
» Altímetro
» P3d - reset altímetro
» Ajuste de altímetro RealxVirtual
» Remover mensagem de ajuste de altímetro
» Altímetro
» P3d - reset altímetro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos