Yoke - É assim no real?
3 participantes
Página 1 de 1
Yoke - É assim no real?
Caros, boa noite.
Tive a oportunidade de voar no FSX com Yoke, Throttle Quadrant e Pedals (todos Saitek) pela primeira vez.
Me incomodou muito o Yoke querendo voltar para a posição "original", com uma espécie de "mola" trablhando para voltar o mache ao centro (tanto em X quanto em Y).
No real acredito que não seja assim. Posso estar enganado.
Como são os Yoke da CH Products?
Mathes
Tive a oportunidade de voar no FSX com Yoke, Throttle Quadrant e Pedals (todos Saitek) pela primeira vez.
Me incomodou muito o Yoke querendo voltar para a posição "original", com uma espécie de "mola" trablhando para voltar o mache ao centro (tanto em X quanto em Y).
Mathes
matheus_vallim- Capitão
-
Inscrito em : 09/04/2011
Reputação : 20
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Yoke - É assim no real?
matheus_vallim escreveu:Caros, boa noite.
Mathes
Não é não. Com o avião parado o manche fica pra frente (picado) e o aileron não tem tendencia (fica onde está). Já em voo ele funciona de acordo com o compensador, se está mais pra subida ele fica um pouco mais pra trás. Ficar no meio é que não fica.
Me parece que a unica forma de se aproximar do real é com o tal forcefeedback mas nunca testei.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Entendi. Alguma recomendacão quanto a CH x Saitek?
matheus_vallim- Capitão
-
Nacionalidade :
Ainda tem outro detalhe geralmente Yoke ou outro joystick tem molas que fazem ele ficar muito duro e num avião real não é assim. veja este video
https://www.youtube.com/watch?v=IXNaKxtUNMg&t=2s&list=PLueV_PfrG8jsmlkRAQ80aZFpUsNM5tPX_&index=20
https://www.youtube.com/watch?v=IXNaKxtUNMg&t=2s&list=PLueV_PfrG8jsmlkRAQ80aZFpUsNM5tPX_&index=20
vanking- Capitão
-
Inscrito em : 26/03/2010
Reputação : 30
Simulador preferido : X-Plane11
Nacionalidade :
vanking escreveu:Ainda tem outro detalhe geralmente Yoke ou outro joystick tem molas que fazem ele ficar muito duro e num avião real não é assim. veja este video
Great!
Foi o que eu fiz com o meu Saitek 290ST: tirei as molas!
matheus_vallim- Capitão
-
Nacionalidade :
matheus_vallim escreveu:Entendi. Alguma recomendacão quanto a CH x Saitek?
Prefiro Saitek pois é mais fácil de encontrar.
Eu tirei a mola do meu aviat8r mas não gostei. Não gostei com mola e acho que muito menos sem a mola. Eu preferiria que ele tivesse um sistema para manter aonde está, se está picado fica picado quando solto. Acho que isso é mais fácil do que ter um forcefeedback.
A dificuldade que sinto com o yoke da saitek é quando o movimento fica perto do centro, a mola requer uma certa força para tirar do centro e as vezes faço uma força x para tirar do centro e sobra força para continuar o movimento, acaba criando um "pilot induced oscillation" de leve. Por isso as vezes compenso a aeronave levemente picada ou cabrado para que eu tenha que fazer uma leve força (não mantendo exatamente centrado) no pouso.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
O resultado que tive ao tirar as molas do meu Saitek foram excelentes!
Ele já tem 10 anos e, com exceção do eixo Z (rudder), funciona perfeito, com poucas zonas mortas.
Eu tive a oportunidade de voar com o Microsoft Forcefeedback uma vez, a sensação de realismo é gigante.
Gostaria de saber a opinião de quem tem CH.
Ele já tem 10 anos e, com exceção do eixo Z (rudder), funciona perfeito, com poucas zonas mortas.
Eu tive a oportunidade de voar com o Microsoft Forcefeedback uma vez, a sensação de realismo é gigante.
Gostaria de saber a opinião de quem tem CH.
matheus_vallim- Capitão
-
Nacionalidade :