Adquiri o P3D v4
+8
Eduardo
Rafael_FSX
Ricci
luciano-silva
rodrigo mago
Paulo Stavis
Razalas2015
matheus_vallim
12 participantes
Página 1 de 1
Adquiri o P3D v4
Caros, boa tarde.
O P3D v4 está anos a frente do FSX.
Possui muitas opções gráficas, como por exemplo sombra de nuvens, do terreno, sombras internas e HDR! Realmente, vale apena a migração de plataforma.
Meu cenário photorreal de Mogi Mirim funcionou perfeitamente, assim como o T-25 que estou desenvolvimento pro FSX!
Mas o desempenho ficou destrasoso. O simulador é realmente pesado? To tentando diminuir algumas opções, mas em lugares que pegava 30 FPS facil no FSX, no P3D não passa de 15, 10 FPS.
Matheus
O P3D v4 está anos a frente do FSX.
Possui muitas opções gráficas, como por exemplo sombra de nuvens, do terreno, sombras internas e HDR! Realmente, vale apena a migração de plataforma.
Meu cenário photorreal de Mogi Mirim funcionou perfeitamente, assim como o T-25 que estou desenvolvimento pro FSX!
Mas o desempenho ficou destrasoso. O simulador é realmente pesado? To tentando diminuir algumas opções, mas em lugares que pegava 30 FPS facil no FSX, no P3D não passa de 15, 10 FPS.
Matheus
matheus_vallim- Capitão
-
Inscrito em : 09/04/2011
Reputação : 20
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Adquiri o P3D v4
em Display AA deixa 4xMSAA
em World , deixa water em medium e autogen draw distance em medium
em Lighting desativa o dynamic lighting ( só funciona bem em cenários e aviões feitos pro p3dv4 ) e deixa shadow draw distance em low e Shadow quality em medium
Francisco
em World , deixa water em medium e autogen draw distance em medium
em Lighting desativa o dynamic lighting ( só funciona bem em cenários e aviões feitos pro p3dv4 ) e deixa shadow draw distance em low e Shadow quality em medium
Francisco
Razalas2015- Major
-
Inscrito em : 10/04/2015
Reputação : 2
Nacionalidade :
Se tem um troço que moeu o desempenho aqui é o dynamic reflection, meus frames não passavam de 13. Tirei tudo e hoje uso assim:
Terrain: Tudo à direita exceto level of detail.
Scenery Objects: Tudo a direita exceto autogen distance que está em low.
Shadows: Deixo em off, não sinto falta.
Dynamic lights: On.
Dynamic reflection: Off.
Está na media de 30fps com addons.
Terrain: Tudo à direita exceto level of detail.
Scenery Objects: Tudo a direita exceto autogen distance que está em low.
Shadows: Deixo em off, não sinto falta.
Dynamic lights: On.
Dynamic reflection: Off.
Está na media de 30fps com addons.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Não estou podendo adquirir o p3dv4 no momento, mas estou sem entender muito esse desempenho, uns falam que os frames subiram muito, alguns reclamam que perderam e seria algum recurso dele como os citados por Paulo ou dependendo da máquina que rodava bem a v3, não rende bem com o v4?
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Reputação : 429
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
rodrigo mago escreveu:Não estou podendo adquirir o p3dv4 no momento, mas estou sem entender muito esse desempenho, uns falam que os frames subiram muito, alguns reclamam que perderam e seria algum recurso dele como os citados por Paulo ou dependendo da máquina que rodava bem a v3, não rende bem com o v4?
Olha de início pensei em me jogar da ponte pois ficava com exatos 13 fps e virei as configurações do P3Dv4 até que, por eliminação, desabilitei o maldito reflexo dinamico e o frame subiu. Acredito que é questão de testar mesmo, quem roda o v3 com boa performance continuará com a mesma no v4, talvez perca um pouquinho por conta das novas opções.
Gostaria mesmo é de ver uma comparação entre o v3 e o v4 com as mesmas configurações setadas. Algumas configurações são novas no v4 (distancia do autogen) e não sei qual seria a equivalencia na versão anterior. Outras não existem no v3 então obviamente devem ficar em off.
-
Nacionalidade :
Em breve deve aparecer algum vídeo comparando os dois e poderemos vê, mas você está usando os dois ou desinstalei o v3?Paulo Stavis escreveu:rodrigo mago escreveu:Não estou podendo adquirir o p3dv4 no momento, mas estou sem entender muito esse desempenho, uns falam que os frames subiram muito, alguns reclamam que perderam e seria algum recurso dele como os citados por Paulo ou dependendo da máquina que rodava bem a v3, não rende bem com o v4?
Olha de início pensei em me jogar da ponte pois ficava com exatos 13 fps e virei as configurações do P3Dv4 até que, por eliminação, desabilitei o maldito reflexo dinamico e o frame subiu. Acredito que é questão de testar mesmo, quem roda o v3 com boa performance continuará com a mesma no v4, talvez perca um pouquinho por conta das novas opções.
Gostaria mesmo é de ver uma comparação entre o v3 e o v4 com as mesmas configurações setadas. Algumas configurações são novas no v4 (distancia do autogen) e não sei qual seria a equivalencia na versão anterior. Outras não existem no v3 então obviamente devem ficar em off.
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Nacionalidade :
rodrigo mago escreveu:Em breve deve aparecer algum vídeo comparando os dois e poderemos vê, mas você está usando os dois ou desinstalei o v3?
Estou com os dois instalados sim mas o v3 só está instalado pra voar o que ainda não é compatível. Vou ficar só no v4 assim que formatar a máquina.
-
Nacionalidade :
Vou esperar mais um pouco e daqui pra lá, vamos vê o que terá a mais! Obrigado pelo reporte!Paulo Stavis escreveu:rodrigo mago escreveu:Em breve deve aparecer algum vídeo comparando os dois e poderemos vê, mas você está usando os dois ou desinstalei o v3?
Estou com os dois instalados sim mas o v3 só está instalado pra voar o que ainda não é compatível. Vou ficar só no v4 assim que formatar a máquina.
rodrigo mago- Moderador
-
Nacionalidade :
Também vou esperar um pouco mais, vi no youtube recomendações de desinstalar a v3 para não ter problemas com os instaladores dos addons só não sei se isso procede, será que vale a pena fazer uma instalação limpa? formatando o PC inclusive?. De qualquer forma vou me divertindo aqui com o X-Plane11 até o v4 estar mais redondo.
Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 24/05/2013
Reputação : 49
Nacionalidade :
luciano-silva escreveu:Também vou esperar um pouco mais, vi no youtube recomendações de desinstalar a v3 para não ter problemas com os instaladores dos addons só não sei se isso procede, será que vale a pena fazer uma instalação limpa? formatando o PC inclusive?. De qualquer forma vou me divertindo aqui com o X-Plane11 até o v4 estar mais redondo.
Sinceramente acho que não tem nada a ver pois os instaladores são feitos com diversas compatibilidades, alguns instalam desde FSX até P3Dv4. Não vejo porque daria algum problema. Se fosse assim a PMDG não ia lançar instalador P3Dv3 e v4 que instala nas duas versões ao mesmo tempo.
Não vejo instalação limpa como necessária. Vou fazer pois estou querendo formatar a maquina mesmo...
-
Nacionalidade :
Para mim está surpreendendo e acho mesmo que vamos ganhar na questao 64bits ou seja nada de problemas de VAS e OOM assim espero.. não acredito em grandes ganhos de fps.
Motherboard ASUS LGA1151 Maximus VIII HERO | Processador Intel(R) Core(TM) i7 6770k 4GHz, 8Mb cache, LGA1151 | Fonte Corsair TX850 | Cooler processador Cooler Master HYPER T4 | nVidia EVGA GeForce GTX 1060 FTW+ DF GAMING ACX 3.0 6Gb DDR5 192 Bit | Memória DDR4 16Gb/2666 Mhz Corsair Vengeance LED (2x8Gb) | HD SSD Samsung 1Tb (2x500Gb - Raid 0) | HD Seagate Sata 1TB
Ricci- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 23/09/2013
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Música, aviação e mergulho
Nacionalidade :
Eu tinha uma GTX 970 e meu desempenho era melhor do que no V3. Voltei domingo de viagem e comprei uma GTX 1070 e formatei meu PC pois já fazia mais de 1 ano sem formatar. Ainda não instalei nenhum addon pois estou esperando sair o Global Vector para iniciar as instalações na ordem correta. Mas para quem achou o v4 pesado, lembrem-se que a memória de GPU recomendada é de 8GB para cima para rodar perfeitamente.
Placa Mãe: ASUS ROG Maximus XI Hero (Wi-Fi) Z390, Processador: intel Core i9 9900k @5.0GHz, Memória RAM: Asgard Bragi 4000MHz CL16, Placa de Vídeo: ASUS RTX 3060 TI KO (+ OC Manual), SSDs: Corsair Force LX 128GB, 2x WD Green 240GB RAID 0, Samsung 970 Evo Plus 250GB, WD Black SN750 1TB, Fonte: Corsair AX860i, Watercooler: Corsair Hydro Series H150i Pro, SO: Windows 11 Pro, Case: Corsair Carbide Series Air 540, Monitor: Alienware AW2521HF 240Hz.
Rafael_FSX- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/08/2009
Reputação : 14
Simulador preferido : Microsoft Fligh
Emprego/lazer : Sports Marketing
Nacionalidade :
Bom, desativei algumas opções gráficas e tive grandes melhoras de desempenho. É lógico que rodar o P3D com sombras das nuvens vai ficar mais pesado que o FSX.
Outros pontos interessantes que vou levantar (lembrando que esse é o meu primeiro contato com algo diferente do FSX):
- Que texturas de árvores feias. Um verde claro meio tosco.
- Não gostei da cor dos telhados do autogen.
- Arvores 3D são muito pesadas, mas bonitas. Bacana!
- O P3D vem com muitos aviões PAYWARE de qualidade! Excelente!
- Nuvens volumétricas são um show a parte, sem comparação com o FSX.
- Os reflexos estão 10! Aeronaves bem feitas refletem o ambiente DE FATO.
- Capricharam na água. Muito mais realista. Reflete tudo e mais um pouco.
- Gostei do modo avatar, você pode sair por aí correndo pelos cenários.
- Algumas texturas default do solo foram retrabalhadas, tornando o "default" um pouco mais real.
- Dá para customizar o sistema HDR.
Matheus
Outros pontos interessantes que vou levantar (lembrando que esse é o meu primeiro contato com algo diferente do FSX):
- Que texturas de árvores feias. Um verde claro meio tosco.
- Não gostei da cor dos telhados do autogen.
- Arvores 3D são muito pesadas, mas bonitas. Bacana!
- O P3D vem com muitos aviões PAYWARE de qualidade! Excelente!
- Nuvens volumétricas são um show a parte, sem comparação com o FSX.
- Os reflexos estão 10! Aeronaves bem feitas refletem o ambiente DE FATO.
- Capricharam na água. Muito mais realista. Reflete tudo e mais um pouco.
- Gostei do modo avatar, você pode sair por aí correndo pelos cenários.
- Algumas texturas default do solo foram retrabalhadas, tornando o "default" um pouco mais real.
- Dá para customizar o sistema HDR.
Matheus
matheus_vallim- Capitão
-
Nacionalidade :
Rafael_FSX escreveu:Eu tinha uma GTX 970 e meu desempenho era melhor do que no V3. Voltei domingo de viagem e comprei uma GTX 1070 e formatei meu PC pois já fazia mais de 1 ano sem formatar. Ainda não instalei nenhum addon pois estou esperando sair o Global Vector para iniciar as instalações na ordem correta. Mas para quem achou o v4 pesado, lembrem-se que a memória de GPU recomendada é de 8GB para cima para rodar perfeitamente.
Essa recomendação de VRAM só faz sentido pra quem pretende utilizar o TEXTURE_SIZE_EXP acima do normal, que por sinal não serve pra muita coisa alem de derrubar os frames e chega ao absurdo de consumir até os 11GB de uma 1080Ti segundo relatos. https://flightsimnexus.com/p3d-v4-texture_size_exp-tweak-comparison-screenshots/
Eu rodo o P3Dv4 aqui na resolução 3325x1871 via DSR, com praticamente todos os sliders na direita e nunca vi o simulador nem chegar perto de 5GB.
Eu recomendo ao autor do tópico desabilitar essas arvores novas(SpeedTrees) e instalar pelo menos o ORBX Global + FTX Trees para dar um visual legal.
Agora que eu já estou com praticamente tudo que eu tinha no P3Dv3 instalado, acho que só falta o GTN750, pude notar que o ganho de FPS não foi la grandes coisas mas a fluidez melhorou muito.
O visual esta melhor com o autogen carregando a uma distancia maior, praticamente não vejo mais aquelas texturas borradas no terreno, os frames melhoraram um pouco, os OOMs acabaram, as sombras parecem estar mais leves, finalmente adicionaram um AA que presta e os stutters diminuíram bastante.
A decepção ficou por conta do uso de CPU que continua uma porcaria, a iluminação/atmosfera do simulador, que continua dependendo do PTA/URP para ficar aceitável e as luzes dinâmicas pesadas e limitadas.
Eduardo- Coronel
-
Inscrito em : 06/03/2011
Reputação : 50
Simulador preferido : DCS World/MSFS
Nacionalidade :
Eduardo, seu monitor é de 1080x1920 nativo?
Tentei fazer isso aqui e não consegui, dentro do Prepar 3d não aparece a resolução que adicionei no painel de controle nvidia ativando o DSR....
Tentei fazer isso aqui e não consegui, dentro do Prepar 3d não aparece a resolução que adicionei no painel de controle nvidia ativando o DSR....
luthy- Major
-
Inscrito em : 26/10/2013
Reputação : 10
Simulador preferido : MSF2020
Emprego/lazer : TPD (Técnico em Prótese Odontológica)
Nacionalidade :
É 1080p sim, você além de ativar marcou todas as opções de resolução?
Eduardo- Coronel
-
Nacionalidade :
Sim, marquei, mas descobri aqui.....Tinha que reeiniciar o PC para dar certo....
Obrigado....
Obrigado....
luthy- Major
-
Nacionalidade :
luthy escreveu:Sim, marquei, mas descobri aqui.....Tinha que reeiniciar o PC para dar certo....
Obrigado....
Eduardo- Coronel
-
Nacionalidade :
Comparação P3D x FSX (mesmo cenario, mesma meteorologia, mesmo avião, mesma hora).
Comparação:
- o anti-aliasing interno do P3D é um show a parte, as arestas ficam nítidas e perfeitas;
- claramente, as arvores e objetos do autogen recebem uma luz de um modo diferente do FSX;
- as sombras das árvores são um realismo imenso!
- texturas do solo ficaram um pouco borradas abaixo, talvez esqueci de aumentar alguma configuração ou meu sistema não é muito bom
- as texturas do telhado do autogen no FSX estão modificadas, por isso mais claras;
- usei o tweak do max tree per cell no maximo no FSX;
- tudo bem que o P3D é pesado, mas está sem HDR e Dynamic lighting --> FPS: FSX: 30 (limitado a 30), P3D: 6 (limitado a 30).
FSX:
P3D:
Comparação:
- o anti-aliasing interno do P3D é um show a parte, as arestas ficam nítidas e perfeitas;
- claramente, as arvores e objetos do autogen recebem uma luz de um modo diferente do FSX;
- texturas do solo ficaram um pouco borradas abaixo, talvez esqueci de aumentar alguma configuração ou meu sistema não é muito bom
- as texturas do telhado do autogen no FSX estão modificadas, por isso mais claras;
- tudo bem que o P3D é pesado, mas está sem HDR e Dynamic lighting --> FPS: FSX: 30 (limitado a 30), P3D: 6 (limitado a 30).
FSX:
P3D:
matheus_vallim- Capitão
-
Nacionalidade :
matheus_vallim escreveu:Comparação P3D x FSX (mesmo cenario, mesma meteorologia, mesmo avião, mesma hora).
Comparação:
Notei também a sombra das nuvens no P3D. De fato ele é mais pesado porém muita coisa foi mudada, incluindo o DX que ele usa. Se não me engano você comentou que adquiriu um notebook, correto? É costumeiro que notebooks, mesmo aqueles mais fortes, apresentem desempenho aquém do desejado.
-
Nacionalidade :
Paulo Stavis escreveu:Se não me engano você comentou que adquiriu um notebook, correto? É costumeiro que notebooks, mesmo aqueles mais fortes, apresentem desempenho aquém do desejado.
Em notebooks os principais problemas são aquecimento e velocidade do hd (a menos que seja um SSD). No meu note, o FSX começa bem, mas começou a esquentar os FPS despencam.
eduardoamll- Coronel
-
Inscrito em : 21/07/2011
Reputação : 356
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
eduardoamll escreveu:Paulo Stavis escreveu:Se não me engano você comentou que adquiriu um notebook, correto? É costumeiro que notebooks, mesmo aqueles mais fortes, apresentem desempenho aquém do desejado.
Em notebooks os principais problemas são aquecimento e velocidade do hd (a menos que seja um SSD). No meu note, o FSX começa bem, mas começou a esquentar os FPS despencam.
Meu Notebook tem 4 anos, não troquei não.
O P3D está em um SSD.
Configuração Notebook:
- Intel Core i5 2.5 GHz
- 8 GB RAM DDR3 1600 MHz
- ATI Radeon HD7650 2 GB (Bandwith 28.8 GB/s, GPU Clock 500 MHz)
- SSD 320 GB para Windows, P3D, FSX e jogos
- HD 500 GB pro resto
Acho que a placa de vídeo é ultrapassada, afinal nunca consegui rodar bem o FSX com Addons pesados, nuvens etc.
Mas a diferença de 30 FPS para 6 FPS entre P3D e FSX é brutal.
Matheus
matheus_vallim- Capitão
-
Nacionalidade :
Atenção! Correm boatos que LM vai lançar um Hotfix este final de semana para o P3Dv4, uma das melhorias será a performance com Dynamic Lights.....vamos aguardar......
luthy- Major
-
Nacionalidade :
ceijrshe- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 24/02/2012
Reputação : 23
Simulador preferido : Prepar3Dv4,XP11
Nacionalidade :
Pessoal, aproveitando o tópico.
Alguém ainda utiliza o inspector?
Alguém ainda utiliza o inspector?
Disco Rígido: Seagate Barracuda - 1TB - SATA III || Samsung - 500GB - SATA II (Backup)
Placa Mãe: MSI - B75MA-E33
Placa de Video: Zotac - GeForce GTX 1050 TI 4GB OC
Monitor: TV LED LG 49" - 2K
Sistema Operacional: Windows 10 Pro 64 bits
Prepar3D v4
LeandroFS- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 20/09/2011
Simulador preferido : Prepar3D v4
Emprego/lazer : Músico - Aux. de Faturamento
Nacionalidade :