Estudos R22 DreamFoil
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Estudos R22 DreamFoil
Pessoal, estou de volta a escolinha (R22 DreamFoil), verifiquei em alguns fóruns gringos que a sensibilidade do Yawl, Pitch e Rolo em 15% (padrão vem 50%) se aproxima mais da aeronave real, um post traduziu bem que jamais atingiremos a real sensibilidade usando joystick, haste de tamanho variável e outras físicas.
Quem voa esse helicóptero no X-Plane seta em quanto essa sensabilidade?
Quem voa esse helicóptero no X-Plane seta em quanto essa sensabilidade?
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Eu deixo sempre dentro desse limite de 15% também, deixo sem curvas no joystick e ''coletivo'' mas deixo uns 5% no pedal. Tive a oportunidade de pilotar o R22 real algumas vezes e realmente o bicho é muito sensível.
Eduardo- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Legal xará, deixarei os 15%. Mas como é essa configuração de curva no pedal? No próprio X-Plane?
Mas uma questão, qual é a aula básica do PPH? É ficar taxiando, hover a uma altura segura, apenas rolagem em velocidade?
Já li uma vez que o Schweizer 300 é mais dócil aos alunos, por isso a PMESP o utiliza na instrução.
Obrigado.
Mas uma questão, qual é a aula básica do PPH? É ficar taxiando, hover a uma altura segura, apenas rolagem em velocidade?
Já li uma vez que o Schweizer 300 é mais dócil aos alunos, por isso a PMESP o utiliza na instrução.
Obrigado.
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
A básica é hover, hover e deixar afundar devagar, hover e taxi, hover e girar 45, 90 e 180, deslocamento lateral e fazer um quadrado girando e deslocando lateralmente.Claro que já faz tanto tempo que é o que lembro, mas não deve ter mudado tanto.
Carvalho- Moderador
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Bacana Carvalho, eu vi uns vídeos de fato fazendo o deslocamento lateral e giro de 90 gaus dentro das faixas da cabeceira da pista e pensei que fosse um pouco mais avançado esse treinamento.
Só que no real com as referências visuais com o solo deve ser mais tranquilo esse hover a baixa altura.
Só que no real com as referências visuais com o solo deve ser mais tranquilo esse hover a baixa altura.
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Eu configuro curva no pedal mesmo, mas isso é porque meu pedal não é muito preciso.
Alem das coisas que o Carvalho citou, eu não sei precisar exatamente as diferenças entre PP e PC mas o que eu já vi em treinamento com o R22 e pode colocar na lista são aproximações e decolagens em diferentes ângulos, pouso em terreno inclinado, pouso em heliponto elevado, autorotação exaustivamente, de 180, 360, pane de baixa e etc. Muita coisa varia de aluno pra aluno, eu trabalhei alguns anos em escola de pilotagem e tinha aluno com 15 horas que ainda nem tinha começado a fazer autorotação de tanto que apanhava só pra controlar a aeronave em coisas básicas.
Alem das coisas que o Carvalho citou, eu não sei precisar exatamente as diferenças entre PP e PC mas o que eu já vi em treinamento com o R22 e pode colocar na lista são aproximações e decolagens em diferentes ângulos, pouso em terreno inclinado, pouso em heliponto elevado, autorotação exaustivamente, de 180, 360, pane de baixa e etc. Muita coisa varia de aluno pra aluno, eu trabalhei alguns anos em escola de pilotagem e tinha aluno com 15 horas que ainda nem tinha começado a fazer autorotação de tanto que apanhava só pra controlar a aeronave em coisas básicas.
Eduardo- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
eduphn escreveu:Legal xará, deixarei os 15%. Mas como é essa configuração de curva no pedal? No próprio X-Plane?
Mas uma questão, qual é a aula básica do PPH? É ficar taxiando, hover a uma altura segura, apenas rolagem em velocidade?
Já li uma vez que o Schweizer 300 é mais dócil aos alunos, por isso a PMESP o utiliza na instrução.
Obrigado.
O pessoal matou já a questão dos treinamentos mas vou só adicionar minha experiencia de quando trabalhei na escola de aviação que tinha helicopteros. Até tentei achar a lista das manobras de acordo com cada voo mas não consegui, ja se vão uns 3 anos desde aquele tempo.
No início o treinamento era mais voltado ao controle do helicoptero: O aluno pegava um comando por vez e o INVA mantinha o resto. Depois passava-se ao treinamento de solo, que no PP acontecia em quase todos os voos. Eram feitos os quadrados (havia uma pintura no chão pra isso) e os deslocamentos laterais. Era feito também o pouso em 4 pontos (ou algo assim) em que decolava, virava 90º, pousava, decolava, 90º, pouso. Pode parecer besteira mas muito do voo do helicoptero é feito a baixa altura e envolve justamente isso tudo. Esse tipo de voo também auxilia no refino dos controles por parte do aluno.
Logo o aluno começava a treinar o toque e arremetida e voo em circuito.
Só não me lembro quando era treinado o heliponto elevado e terreno inclinado, não sei se no PC somente pois o PP era meio curto. Tanto que no PC, enquanto no avião é navegação direto, no helicoptero era mais trabalho de solo e tal.
Tinha também o treinamento das auto rotações (180/360). No PC e INVA começavam a fazer auto rotação com o governador desligado e no INVA tinha pane proximo ao solo. Era feito no voo pairado, proximo ao solo, a redução da potencia e o aluno tinha que controlar a maquina. Dava até um medo de ouvir a maquina roncando e do nada o som quase sumia.
Em suma é isso...
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Que demais as informações dos colegas do fórum contribuindo para o aprendizado. De muita valia, pois se procurar PPH na internet, só se encontram as matérias teóricas, quase nada de aula prática. Obrigado!
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Rapaz, voar o real é bem mais fácil do que o simulador,(a não ser quando cai )pela falta de visão periférica, a sensação da gravidade...E o X-Plane passa até bem o feeling da aeronave, dentro do que um desktop pode fazer.Se fosse o mesmo X-Plane em uma plataforma motion simulator com projetor circular e um Pro Flight Trainer Puma, a diferença para o real seria muito menor, mas haja $$$.
O que eu te falei é o básico mesmo, e esqueci o deslocamento para trás e o que o Stavis citou, que é o quadrado mas pousando em cada ponta, depois disso autorotação e e os outros que o Eduardo enumerou.
O que eu te falei é o básico mesmo, e esqueci o deslocamento para trás e o que o Stavis citou, que é o quadrado mas pousando em cada ponta, depois disso autorotação e e os outros que o Eduardo enumerou.
Carvalho- Moderador
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Re: Estudos R22 DreamFoil
De fato a imersão que mesmo um simulador motion poderia proporcionar seria um peso e tanto no aprendizado. Porém dentro da minha realidade pelo menos, gostaria de encontrar referências que estou do solo ao fazer hover próximo ao solo, pois sinto o esqui raspando no solo e eu acho que estou alguns metros dele.
Vou compilar essas informações dos nobres colegas sobre aprender a voar asas rotativas e colocá-las num tópico que já existe na categoria Aprendendo a Voar.
Quanto ao R22, o fato dele ser arisco requer mais sutileza nos comandos ou ações que antecedem a tendência?
Vou compilar essas informações dos nobres colegas sobre aprender a voar asas rotativas e colocá-las num tópico que já existe na categoria Aprendendo a Voar.
Quanto ao R22, o fato dele ser arisco requer mais sutileza nos comandos ou ações que antecedem a tendência?
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
eduphn escreveu:De fato a imersão que mesmo um simulador motion poderia proporcionar seria um peso e tanto no aprendizado. Porém dentro da minha realidade pelo menos, gostaria de encontrar referências que estou do solo ao fazer hover próximo ao solo, pois sinto o esqui raspando no solo e eu acho que estou alguns metros dele.
Vou compilar essas informações dos nobres colegas sobre aprender a voar asas rotativas e colocá-las num tópico que já existe na categoria Aprendendo a Voar.
Quanto ao R22, o fato dele ser arisco requer mais sutileza nos comandos ou ações que antecedem a tendência?
O bicho é tão sensível que requer uma mistura de sutileza e movimentos que antecedam a tendência. No hover em alguns momentos você praticamente controla na munheca, eu ficava zoando os alunos equilibrando vassoura no hangar mas depois que controlei a aeronave pela primeira vez percebi que é bem parecido com o tipo movimento.
Uma coisa que eu lembro do piloto falando no hover era sobre manter um ponto de referencia, focar nele e tentar manter a aeronave aproada, algo pintado no chão, uma moita e etc. Eu faço isso no X-Plane e tento manter um poste ou qualquer coisa no centro do monitor, outra coisa que eu lembro era de ter que apoiar o braço na coxa, ajuda no XP também.
Eduardo- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Oh que legal essas dicas xará, fico muito agradecido pois me encanta a versatilidade dessa máquina e domina-la num simulador deve ser muito gratificante.
Lembro no meu começo no FS, ficava tentando acertar a pista com avião, sem rampa de descida uniforme e a expectativa que era ao decolar, por saber que não dominava o pouso e que poderia sofrer um crash após algumas horas de vôo. Com um tempo fui pegando a mão e hoje tenho a segurança em saber que crash não dará, sequer passa na cabeça (pouso duro é outra coisa rsrs)
Agora com helicópteros nem isso ainda, já na decolagem é uma expectativa em querer sentir a segurança de saber que não vai dar crash que são bizarros os movimentos. Os pousos diria que todos eles são quedas não controladas atualmente, um baita desafio!
Lembro no meu começo no FS, ficava tentando acertar a pista com avião, sem rampa de descida uniforme e a expectativa que era ao decolar, por saber que não dominava o pouso e que poderia sofrer um crash após algumas horas de vôo. Com um tempo fui pegando a mão e hoje tenho a segurança em saber que crash não dará, sequer passa na cabeça (pouso duro é outra coisa rsrs)
Agora com helicópteros nem isso ainda, já na decolagem é uma expectativa em querer sentir a segurança de saber que não vai dar crash que são bizarros os movimentos. Os pousos diria que todos eles são quedas não controladas atualmente, um baita desafio!
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Aproveitando o tópico referente ao R22. Alguém sabe me dizer se ele roda no X-Plane 11? Ainda não adquiri e gostaria de saber se funciona normal, para tentar fazer esses treinamentos que vocês postaram
Desde já Obrigado
Desde já Obrigado
MarceloEdu- Segundo-Tenente
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Opa Marcelo, oficialmente a DreamFoil informou que só o Bell 407 foi migrado, mas se extra oficialmente está funcionando só que tem mesmo ambos (XP11 e R22) poderá nos dizer.
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
eduphn escreveu:Opa Marcelo, oficialmente a DreamFoil informou que só o Bell 407 foi migrado, mas se extra oficialmente está funcionando só que tem mesmo ambos (XP11 e R22) poderá nos dizer.
Ta bugado no XP11.
http://forums.x-plane.org/index.php?/forums/topic/109936-x-plane-11-compatibility/&do=findComment&comment=1168887
Eduardo- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Se alguém souber agradeço https://www.voovirtual.com/t18901-tutorial-voo-do-helicoptero#330264
Complementando: O nosso colega Paulo Stavis respondeu e nos presenteou com dois links de tutoriais do R22, os links estão no tópico citado nesse post.
Complementando: O nosso colega Paulo Stavis respondeu e nos presenteou com dois links de tutoriais do R22, os links estão no tópico citado nesse post.
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Pessoal, em prosseguimento dos estudos do R22 Dreamfoil, estou em dúvida quanto ao TRIM da aeronave por dois motivos:
O primeiro é que no manual diz que aonde de localiza o TRIM (item 30 no manual) na versão que estou utilizando, a última que baixei da store, naquela localização está o ELT (emissor de sinais), que não tem nada a ver com TRIM.
O segundo motivo, é que no mesmo manual dentre os itens do checklist de cruzeiro (CRUISE), o item 4 diz: Pull RT TRIM knob., ao tentar executar qualquer ação com esse knob na aeronave (versão que estou utilizando) apenas fica trocando a capa de segurança da mistura de combustível, não consegui realizar nenhuma outra ação no RT TRIM, o que há de errado por aqui?
Muito obrigado por qualquer ajuda!
O primeiro é que no manual diz que aonde de localiza o TRIM (item 30 no manual) na versão que estou utilizando, a última que baixei da store, naquela localização está o ELT (emissor de sinais), que não tem nada a ver com TRIM.
O segundo motivo, é que no mesmo manual dentre os itens do checklist de cruzeiro (CRUISE), o item 4 diz: Pull RT TRIM knob., ao tentar executar qualquer ação com esse knob na aeronave (versão que estou utilizando) apenas fica trocando a capa de segurança da mistura de combustível, não consegui realizar nenhuma outra ação no RT TRIM, o que há de errado por aqui?
Muito obrigado por qualquer ajuda!
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Esse trim se não me engano não é simulado. Faria sentido em um joystick com force feedback.
Assiste esse video aqui, explica bem pra que serve.
Assiste esse video aqui, explica bem pra que serve.
Eduardo- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
Valeu mais uma vez Eduardo, assisti aqui e não entendi muito bem! Mas vou assistir novamente! Mas já que não é simulado então não tem muito o que aprender!
eduphn- Coronel
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Re: Estudos R22 DreamFoil
eduphn escreveu:Valeu mais uma vez Eduardo, assisti aqui e não entendi muito bem! Mas vou assistir novamente! Mas já que não é simulado então não tem muito o que aprender!
Apesar de não ser simulado é importante e interessante aprender o motivo desse trim, da uma olhada nesse site aqui: http://www.pilotopadrao.com/main/medicina-aeroespacial/teoria-de-voo-performance-pesos-balanceamento/teoria-de-voo-helicoptero/ na parte que fala sobre a dissimetria de sustentação, pra você entender porque a medida que a aeronave vai ganhando velocidade, maior a o esforço que você tem que fazer para conter a força que tende a empurrar o cíclico para a esquerda, esse trim anula essa força longitudinal e torna o voo menos cansativo.
Edit: só lembrando que dissimetria de sustentação é simulada no XP.
Eduardo- Coronel
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