Sugestões e dicas para prática de fonia
3 participantes
Página 1 de 1
Sugestões e dicas para prática de fonia
Olá pessoal,
Tenho voado bastante no FSX em modo offline há muitos anos já, e gostaria de começar a voar online. Tenho me preparado, assistindo vídeos sobre regras de fonia e fraseologia. Ainda assim, em alguns vídeos tenho muita dificuldade de entender alguns controladores (áudio ruim ou falam muito rapidamente), o que gera um certo desconforto (imagino que aconteça o mesmo com a maioria dos iniciantes). Percebo que os aviadores experientes compreendem perfeitamente (não me recordo de ter visto vídeos onde o comandante solicitasse que a informação fosse repetida).
Vcs teriam sugestões e dicas de como iniciantes podem fazer para se desenvolver nesta área? Ex: existem regiões / controladores / horários melhores para a prática? VATSIM x IVAO - alguma diferença significativa? Outras dicas aplicáveis?
Apreciaria também comentários sobre voos internacionais (utilizando o idioma inglês), na experiência de vcs.
Agradeço antecipadamente por comentários!
Tenho voado bastante no FSX em modo offline há muitos anos já, e gostaria de começar a voar online. Tenho me preparado, assistindo vídeos sobre regras de fonia e fraseologia. Ainda assim, em alguns vídeos tenho muita dificuldade de entender alguns controladores (áudio ruim ou falam muito rapidamente), o que gera um certo desconforto (imagino que aconteça o mesmo com a maioria dos iniciantes). Percebo que os aviadores experientes compreendem perfeitamente (não me recordo de ter visto vídeos onde o comandante solicitasse que a informação fosse repetida).
Vcs teriam sugestões e dicas de como iniciantes podem fazer para se desenvolver nesta área? Ex: existem regiões / controladores / horários melhores para a prática? VATSIM x IVAO - alguma diferença significativa? Outras dicas aplicáveis?
Apreciaria também comentários sobre voos internacionais (utilizando o idioma inglês), na experiência de vcs.
Agradeço antecipadamente por comentários!
antoniointini- Major
-
Inscrito em : 20/10/2011
Mensagens : 433
Reputação : 77
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade :
Re: Sugestões e dicas para prática de fonia
Olá amigo, sua dúvida é muito comum pra quem vai começar a voar online, também passei por isso, sem dúvida a melhor sugestão é a prática, precisa vencer o medo e se conectar, na IVAO por exemplo já peguei controladores impacientes e pouco tolerante com iniciantes, mas também encontrei muitos que perceberam a minha insegurança e se dispuseram a ajudar, no começo eu conectava e deixava o avião parado no gate, no terminal de guarulhos por exemplo, e ficava ouvindo a fonia, depois de muito ouvir comecei a interagir com ele, primeiro fazendo o check de rádio do tipo: "Controle de SP muito boa noite, GOL1576 pra check de rádio, como recebe o áudio Sr.?" e fique eufórico quando ele respondeu "GOL1576 boa noite, clareza 5 Sr.", aquilo quebrou o meu medo, lembro que mal consegui dormi naquela noite! pode parecer exagero, mas foi muito gratificante e encorajador. Conhecer bem o avião que irá pilotar é fundamental, para que quando o controlador solicitar um procedimento você possa executá-lo rapidamente, não há problema algum em pedir que o controlador repita a instrução caso você não tenha compreendido, com o tempo vai adquirir prática e verá que fluirá naturalmente, os melhores lugares para começar sem dúvida são terminais menos movimentados, evite por exemplo a ponte aérea Rio São Paulo. Brasília e Salvador costumam ser bem tranquilos, mas depende muito do dia e do horário. Quanto a IVAO x VATSIM, a muito tempo não voo na VATSIM, a IVAO tem mais controladores e mais pilotos assim terá uma interatividade maior, nunca fiz voos internacionais, mas se você domina bem o idioma será uma questão de adaptação, depois claro de estar bem seguro em voos online no seu idioma nativo. No mais boa sorte amigo, vale apena voar online, a simulação se torna muito mais prazerosa e realista. Bons voos.
_________________
Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Sugestões e dicas para prática de fonia
O colega luciano cantou uma bola muito importante: Conheça o equipamento.
Eu vou até além, no começo, faça o que você sabe bem, ou seja, use uma aeronave conhecida e dominada e voe uma rota conhecida. Isso vai remover uma boa parte do elemento surpresa, momento no qual o pessoal mais se embola.
Evite os voos mais batidos (ponte aérea) pois o tráfego tende a ser maior. Fora isso não tem muito segredo, se você ja ouviu bastante fonia (seja na rede online ou fonia real) sabe o que falar. Não tenha medo.
E no mais... Não entendeu? Peça para repetir, não tenha medo.
Eu vou até além, no começo, faça o que você sabe bem, ou seja, use uma aeronave conhecida e dominada e voe uma rota conhecida. Isso vai remover uma boa parte do elemento surpresa, momento no qual o pessoal mais se embola.
Evite os voos mais batidos (ponte aérea) pois o tráfego tende a ser maior. Fora isso não tem muito segredo, se você ja ouviu bastante fonia (seja na rede online ou fonia real) sabe o que falar. Não tenha medo.
E no mais... Não entendeu? Peça para repetir, não tenha medo.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Sugestões e dicas para prática de fonia
Bom dia pessoal!
Luciano, muito obrigado por compartilhar sua história! Sem dúvidas me ajudou a tirar um pouco do meu medo. Eu conectei ontem, para ouvir a fonia, mas ainda não fiz nenhum voo (parte também por conta de um problema com a internet, que está bem instável estes dias, e que estou aguardando assistência técnica do fornecedor). Aproveitei para ouvir o aeroporto de Madrid, e deu pra ver que é bem tranquila a comunicação também (futuramente, farei um voo internacional). Vou seguir sua sugestão e fazer voos em regiões menos movimentadas!
Obrigado Paulo! Minha intenção é voar VFR com o Cessna 172 mesmo, até pegar fluência. Acho que é o ponto que vc colocou mesmo - não ter medo de pedir para repetir...
O que eu fiz ontem foi assistir a um vídeo do Youtube de um controle de tráfego. Foi muito proveitoso para entender a dinâmica do controlador.
[Atualização]
Fiz meu primeiro voo ontem. Foi muito tranquilo, e consegui entender bem a fonia. Não sei se é a forma como é feita a gravação de vídeos que dificulta o entendimento, mas em geral consegui me sair bem. Só engasguei quando ele me solicitou para colocar o transponder em C (Charlie). Procurei opções no painel do Cessna e não encontrei. Como o controlador não insistiu, mantive o voo sem a configuração. Posteriormente, li no manual, e entendi que não havia acionado no IVAP (estava em stand-by). O controlador foi super tranquilo, e no fim do serviço, agradeci rapidamente, pedindo desculpas por "eventuais falhas", pois era meu primeiro voo
luciano-silva escreveu:Olá amigo, sua dúvida é muito comum pra quem vai começar a voar online, também passei por isso, sem dúvida a melhor sugestão é a prática, precisa vencer o medo e se conectar, na IVAO por exemplo já peguei controladores impacientes e pouco tolerante com iniciantes, mas também encontrei muitos que perceberam a minha insegurança e se dispuseram a ajudar, no começo eu conectava e deixava o avião parado no gate, no terminal de guarulhos por exemplo, e ficava ouvindo a fonia, depois de muito ouvir comecei a interagir com ele, primeiro fazendo o check de rádio do tipo: "Controle de SP muito boa noite, GOL1576 pra check de rádio, como recebe o áudio Sr.?" e fique eufórico quando ele respondeu "GOL1576 boa noite, clareza 5 Sr.", aquilo quebrou o meu medo, lembro que mal consegui dormi naquela noite! pode parecer exagero, mas foi muito gratificante e encorajador. Conhecer bem o avião que irá pilotar é fundamental, para que quando o controlador solicitar um procedimento você possa executá-lo rapidamente, não há problema algum em pedir que o controlador repita a instrução caso você não tenha compreendido, com o tempo vai adquirir prática e verá que fluirá naturalmente, os melhores lugares para começar sem dúvida são terminais menos movimentados, evite por exemplo a ponte aérea Rio São Paulo. Brasília e Salvador costumam ser bem tranquilos, mas depende muito do dia e do horário. Quanto a IVAO x VATSIM, a muito tempo não voo na VATSIM, a IVAO tem mais controladores e mais pilotos assim terá uma interatividade maior, nunca fiz voos internacionais, mas se você domina bem o idioma será uma questão de adaptação, depois claro de estar bem seguro em voos online no seu idioma nativo. No mais boa sorte amigo, vale apena voar online, a simulação se torna muito mais prazerosa e realista. Bons voos.
Luciano, muito obrigado por compartilhar sua história! Sem dúvidas me ajudou a tirar um pouco do meu medo. Eu conectei ontem, para ouvir a fonia, mas ainda não fiz nenhum voo (parte também por conta de um problema com a internet, que está bem instável estes dias, e que estou aguardando assistência técnica do fornecedor). Aproveitei para ouvir o aeroporto de Madrid, e deu pra ver que é bem tranquila a comunicação também (futuramente, farei um voo internacional). Vou seguir sua sugestão e fazer voos em regiões menos movimentadas!
Paulo Stavis escreveu:O colega luciano cantou uma bola muito importante: Conheça o equipamento.
Eu vou até além, no começo, faça o que você sabe bem, ou seja, use uma aeronave conhecida e dominada e voe uma rota conhecida. Isso vai remover uma boa parte do elemento surpresa, momento no qual o pessoal mais se embola.
Evite os voos mais batidos (ponte aérea) pois o tráfego tende a ser maior. Fora isso não tem muito segredo, se você ja ouviu bastante fonia (seja na rede online ou fonia real) sabe o que falar. Não tenha medo.
E no mais... Não entendeu? Peça para repetir, não tenha medo.
Obrigado Paulo! Minha intenção é voar VFR com o Cessna 172 mesmo, até pegar fluência. Acho que é o ponto que vc colocou mesmo - não ter medo de pedir para repetir...
O que eu fiz ontem foi assistir a um vídeo do Youtube de um controle de tráfego. Foi muito proveitoso para entender a dinâmica do controlador.
[Atualização]
Fiz meu primeiro voo ontem. Foi muito tranquilo, e consegui entender bem a fonia. Não sei se é a forma como é feita a gravação de vídeos que dificulta o entendimento, mas em geral consegui me sair bem. Só engasguei quando ele me solicitou para colocar o transponder em C (Charlie). Procurei opções no painel do Cessna e não encontrei. Como o controlador não insistiu, mantive o voo sem a configuração. Posteriormente, li no manual, e entendi que não havia acionado no IVAP (estava em stand-by). O controlador foi super tranquilo, e no fim do serviço, agradeci rapidamente, pedindo desculpas por "eventuais falhas", pois era meu primeiro voo
antoniointini- Major
-
Inscrito em : 20/10/2011
Mensagens : 433
Reputação : 77
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» Dicas para aumentar o desempenho do X-Plane 10 e dicas para se preparar para o PP tirando o máximo proveito deste simulador
» Pasta térmica - sugestões e dicas
» Local para prática em São PAulo
» Sugestões para troca de simulador (FSX para P3D)
» [Brasil] MPF abre inquérito para apurar prática perigosa da ANAC
» Pasta térmica - sugestões e dicas
» Local para prática em São PAulo
» Sugestões para troca de simulador (FSX para P3D)
» [Brasil] MPF abre inquérito para apurar prática perigosa da ANAC
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos