Uma grande decisão!
+3
xitus
Paulo Stavis
Jonatas Domingues Dias
7 participantes
Página 1 de 1
Uma grande decisão!
Boa noite!
Eu realmente estou desorientado e gostaria de uma resposta sincera.
Estou com 33 anos e nunca tive oportunidade de ingressar na aviação.
Estava observando alguns sites e lendo alguns posts de pilotos e especialistas no assunto, e realmente me desanimou muito.
Eu estou muito interessado em fazer o curso de PP e fazer todos os outros para tentar virar Piloto de cia aérea. Porém se eu começar agora tenho a previsão de terminar em 2 anos tudo.
Minha questão é: Em um cenário realista, as chances que eu tenho de conseguir um trabalho em uma cia aérea são remotas? Visto que um colega está desempregado a alguns anos em um post que li esses dias.
Não sei se isso influenciaria, mas tenho Inglês Fluente(pois morei fora) e Alemão Avançado, isso me traria algum grande diferencial na contratação apesar da idade que estarei quando concluir todos os cursos?
E minha última questão para ver se é viável ainda sonhar com a carreira de piloto é: Com esses idiomas e os cursos concluídos, consigo alguma posição na Europa? Lá eles tem demanda por pilotos se caso no Brasil estiver muito complicado?
Agradeço muito a atenção e parabéns pelo seu site!
Eu realmente estou desorientado e gostaria de uma resposta sincera.
Estou com 33 anos e nunca tive oportunidade de ingressar na aviação.
Estava observando alguns sites e lendo alguns posts de pilotos e especialistas no assunto, e realmente me desanimou muito.
Eu estou muito interessado em fazer o curso de PP e fazer todos os outros para tentar virar Piloto de cia aérea. Porém se eu começar agora tenho a previsão de terminar em 2 anos tudo.
Minha questão é: Em um cenário realista, as chances que eu tenho de conseguir um trabalho em uma cia aérea são remotas? Visto que um colega está desempregado a alguns anos em um post que li esses dias.
Não sei se isso influenciaria, mas tenho Inglês Fluente(pois morei fora) e Alemão Avançado, isso me traria algum grande diferencial na contratação apesar da idade que estarei quando concluir todos os cursos?
E minha última questão para ver se é viável ainda sonhar com a carreira de piloto é: Com esses idiomas e os cursos concluídos, consigo alguma posição na Europa? Lá eles tem demanda por pilotos se caso no Brasil estiver muito complicado?
Agradeço muito a atenção e parabéns pelo seu site!
Jonatas Domingues Dias- Recruta
-
Inscrito em : 13/03/2017
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 41
Nacionalidade :
Re: Uma grande decisão!
Jonatas Domingues Dias escreveu:Boa noite!
Eu realmente estou desorientado e gostaria de uma resposta sincera.
Estou com 33 anos e nunca tive oportunidade de ingressar na aviação.
Estava observando alguns sites e lendo alguns posts de pilotos e especialistas no assunto, e realmente me desanimou muito.
Gostaria de ter melhores noticias mas infelizmente é isso mesmo. Não há o que possa melhorar o seu animo, se duvidar só o que desanime...
Jonatas Domingues Dias escreveu:Eu estou muito interessado em fazer o curso de PP e fazer todos os outros para tentar virar Piloto de cia aérea. Porém se eu começar agora tenho a previsão de terminar em 2 anos tudo.
Minha questão é: Em um cenário realista, as chances que eu tenho de conseguir um trabalho em uma cia aérea são remotas? Visto que um colega está desempregado a alguns anos em um post que li esses dias.
Pode ser que em dois anos as coisas estejam totalmente diferentes. Entrei nessa em 2010 e desde lá vi um boom onde tinha seleção semanal e chamavam nego de 150h pro jato na azul enquanto hoje mal se houve falar em seleção. Voltar à esse patamar? Dificil, isso foi mais influenciado pela chegada da azul, o gringo botou essa de "vai faltar piloto" mas no fim das contas não faltou.
O que espero é que volte-se ao patamar pré-2010. Haviam seleções em todas as CIAs regularmente. A roda girava, o INVA do aeroclube ia pra linha, dava lugar pra outro. Ia pro taxi aéreo, dava lugar pra outro. Eram passos pequenos mas estava sempre girando.
Jonatas Domingues Dias escreveu:Não sei se isso influenciaria, mas tenho Inglês Fluente(pois morei fora) e Alemão Avançado, isso me traria algum grande diferencial na contratação apesar da idade que estarei quando concluir todos os cursos?
Não trás grandes vantagens não. Seu ingles sendo fluente vai facilitar na prova de ingles necessária para voar nas CIAs. O alemão é um adicional mas não que vá lhe fazer grande diferença. Idade também não significa muito, vai muito do que o mercado precisa. Muita vaga, o critério baixa. Pouca vaga, o critério aumenta.
Pra você ter ideia no começo a azul pedia PC/IFR, Multi, ICAO 4, Passaporte com visto americano, Jet training e uma indicação. Quando estava bombando muita coisa caiu, PC/IFR e 150h já eram minimos, ouvi de gente que fez o multi, ICAO e o jet após a seleção. Hoje já voltou essa historia do passaporte, se não me engano.
Jonatas Domingues Dias escreveu:E minha última questão para ver se é viável ainda sonhar com a carreira de piloto é: Com esses idiomas e os cursos concluídos, consigo alguma posição na Europa? Lá eles tem demanda por pilotos se caso no Brasil estiver muito complicado?
Tem passaporte Europeu? Trabalhar na Europa, EUA ou Austrália vai requerer cidadania ou o direito de trabalho. Nunca houve (recentemente pelo menos) essa possibilidade para os pilotos brasileiros. Mas digamos que você tenha esses direitos, cito dois casos:
Europa - Será necessário converter sua licença para a EASA. Isso significa várias provas teóricas e algumas horas.
EUA - Só é permitido o trabalho em poucos casos, onde se obtém o visto F-1. A escola Hillsboro tem falado bastante sobre isso, eles dão a chance de se obter o F-1, você indo bem (é claro) e fazendo as coisas rapidamente (o visto dura no maximo 2 anos) pode tornar-se INVA na escola e depois voar na linha aérea nos EUA. O problema é justamente esse, você voando tudo em 6 meses, entra de INVA, faz mais uns 8 meses de horas lá, é chamado pra linha e voa só 1 ano. Sai de lá com uma boa bagagem mas também não tem nenhum networking por aqui. Só não sei lhe informar se neste caso, estando checado PC/IFR por aqui, o que seria necessário para ficar de INVA lá. Só sei que pra converter carteiras da ANAC pra FAA só seria vantajoso no caso do PP. Para o PC seriam necessárias várias horas adicionais.
Eu poderia falar da Ásia e do Oriente Médio mas pra entrar nesse clube só com, no minimo, experiencia em CIA.
Leu até aqui? Tá pensando em desistir né?
Te digo o seguinte... Neste momento de vacas magras a aviação não pode ser sua opção A nem B. Você tem essa vontade, vá. Mas com cautela. Faça as suas horas do PP com calma, não abandone sua carreira na área que seja. Por mais dificil que seja de conciliar, mantenha-se no seu emprego. Terminando o PP e tendo condições, comece o PC, voe as horas e faça o teste de ingles.
Infelizmente quem investiu na aviação como plano A, como eu, se vê hoje buscando o plano B.
Não acredite nas conversas das escolas de aviação, eles sempre vão tentar te puxar pra dentro. Com certeza você deve saber a situação do pais e o desemprego em que vivemos. Na aviação está a mesma coisa. Ainda pode-se dizer que está ótimo pois ninguem está demitindo e não penso que isso vá acontecer.
Meu principal conselho pode-se resumir ao seguinte: Escolha uma boa escola. Vá fazer as horas na EJ ou um aeroclube onde você veja movimento. Tem muito lugar que você deixa 170h (pp/pc/inva) e depois é um grande pano preto pra te contratar e você fica empacado com 170h e não sai disso. A EJ é uma das poucas que sempre escutei bem e que o pessoal tá sempre com bastante hora. Antes eu achava que essa historia de EJ era bobeira, só acreditei quando esperei 2 anos por uma vaga de INVA e a escola só me contratou por 6 meses enquanto um amigo que largou a faculdade pra voar na EJ hoje está na azul.
Talvez tenha te assustado um pouco, desculpe...
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Obrigado!
Realmente não foi muito animador mas foi muito racional!
Muito obrigado pela sua ajuda! O problema maior é minha idade mesmo..Acredito que não tenha muitas chances de me tornar um comandante iniciando todo o projeto dos cursos e horas até o PC com 35 anos...
Mas vou pensar melhor e decidir...mas mesmo assim muito Obrigado!
Muito obrigado pela sua ajuda! O problema maior é minha idade mesmo..Acredito que não tenha muitas chances de me tornar um comandante iniciando todo o projeto dos cursos e horas até o PC com 35 anos...
Mas vou pensar melhor e decidir...mas mesmo assim muito Obrigado!
Jonatas Domingues Dias- Recruta
-
Inscrito em : 13/03/2017
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 41
Nacionalidade :
Re: Uma grande decisão!
Jonatas Domingues Dias escreveu:Realmente não foi muito animador mas foi muito racional!
Muito obrigado pela sua ajuda! O problema maior é minha idade mesmo..Acredito que não tenha muitas chances de me tornar um comandante iniciando todo o projeto dos cursos e horas até o PC com 35 anos...
Mas vou pensar melhor e decidir...mas mesmo assim muito Obrigado!
Te pergunto: Pra ser feliz precisa ser comandante? Não esqueça que a aviação vai além da linha aérea. Taxi aéreo tem bastante comandante de cabelo branco. E de 35 até 65 são 30 anos possiveis de se voar...
Analise com calma e qualquer que seja sua decisão busque várias fontes. Pode ser que eu esteja errado, não sou o dono da verdade.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Uma grande decisão!
Meu pai já era comandante na VASP com 25 anos. Voou por 34 anos sendo o número um por muito tempo até a privatização que levou-a a falência. Hoje com excessos de pilotos desempregados e a maioria teve que deixar o país, na minha modesta opinião faça como eu. Se não pode ser piloto por diversas razões, faça uma um curso de engenharia mecânica no foco de motores de aviação sou formado na Clark College (USA) em engenharia aeronáutica (mecânica) e seja feliz ao lado dessas maquinas fazendo-as voar com segurança e também estará sempre ao lado delas. Hoje somos referência em consertos / revisões de turbinas no mundo. Antes, tínhamos que enviá-las para fora do país ou termos engenheiros/mecânicos super credenciados a consertá-las.
Feliz escolha.
Feliz escolha.
_________________
Sou Vaspeano.
Intel Core i7-4790K, 16GB RAM, Water Cooler RIOTORO BIFROST 240, GeForce GTX 970, Monitor ZALMAN 27", 1 HD 120GB SSD para o SO W7 64 e 1 HD SSD 240GB para o FS 9 e 1 HD de 3 TB PARA O FS X-SE / PR3PAR 3D.
xitus- Capitão
-
Inscrito em : 01/04/2011
Mensagens : 133
Reputação : 12
Idade : 62
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : aposentado
Nacionalidade :
Re: Uma grande decisão!
Olá Jonatas,
Seja bem vindo ao Voo Virtual !, e mesmo depois do excelente post do Paulo, gostaria de deixar também as minhas experiências a respeito:
1 - Idade: eu iniciei o curso de PP teórico no segundo semestre de 2015, quanto já estava com meus 31 anos. Meu planejamento é/era terminar o PC em até 5 anos, ou seja, 2020. Neste mês estarei checando o PP, e estou cursando o teórico do PC, tudo com calma, sem pressa !, mas certamente tenho pretensão de chegar a uma CIA. Ainda quanto a idade, estava bem desesperançoso, confesso, porém na ano passado, um INVA da minha escola foi contratado na Avianca como co-piloto no auge dos seus 38 anos. Esse fato me animou bastante... Também sei de INVA que perdeu vaga de emprego, pelo fato de ter pouca idade.
2 - Pano Preto: faço questão de reforçar este item que o Paulo já descreveu muito bem. Tome muito cuidado com isso pois, destro das escolas e aeroclubes, por mais que se pregue o contrário, ele existe e é muito mais forte do que se imagina. Não se pode generalizar, existem pessoas de ótima índole, porém tem aqueles que só querem te desistimular...
3 - Voar no Exterior: na minha modesta opinião, voar por aqui já é difícil, imagina então ser um estrangeiro, e ainda mais sem experiência, que é o nosso caso, tentado um emprego lá fora. Minha "teoria" a respeito disso é que a aviação irá melhorar, em nível global, demandando de profissionais com experiências, o que fará a roda andar por aqui,e é nesse momento que as oportunidades aparecerão por aqui.
Enfim, espero ter colaborado na sua tomada de decisão. O que posso lhe garantir é que, se u sonho é voar e você tem condições para isso, invista na carreira !, eu resolvi arriscar agora, do que me arrepender mais tarde por não ter tentado. Se vou conseguir, sinceramente não sei !
Abraço !
Seja bem vindo ao Voo Virtual !, e mesmo depois do excelente post do Paulo, gostaria de deixar também as minhas experiências a respeito:
1 - Idade: eu iniciei o curso de PP teórico no segundo semestre de 2015, quanto já estava com meus 31 anos. Meu planejamento é/era terminar o PC em até 5 anos, ou seja, 2020. Neste mês estarei checando o PP, e estou cursando o teórico do PC, tudo com calma, sem pressa !, mas certamente tenho pretensão de chegar a uma CIA. Ainda quanto a idade, estava bem desesperançoso, confesso, porém na ano passado, um INVA da minha escola foi contratado na Avianca como co-piloto no auge dos seus 38 anos. Esse fato me animou bastante... Também sei de INVA que perdeu vaga de emprego, pelo fato de ter pouca idade.
2 - Pano Preto: faço questão de reforçar este item que o Paulo já descreveu muito bem. Tome muito cuidado com isso pois, destro das escolas e aeroclubes, por mais que se pregue o contrário, ele existe e é muito mais forte do que se imagina. Não se pode generalizar, existem pessoas de ótima índole, porém tem aqueles que só querem te desistimular...
3 - Voar no Exterior: na minha modesta opinião, voar por aqui já é difícil, imagina então ser um estrangeiro, e ainda mais sem experiência, que é o nosso caso, tentado um emprego lá fora. Minha "teoria" a respeito disso é que a aviação irá melhorar, em nível global, demandando de profissionais com experiências, o que fará a roda andar por aqui,e é nesse momento que as oportunidades aparecerão por aqui.
Enfim, espero ter colaborado na sua tomada de decisão. O que posso lhe garantir é que, se u sonho é voar e você tem condições para isso, invista na carreira !, eu resolvi arriscar agora, do que me arrepender mais tarde por não ter tentado. Se vou conseguir, sinceramente não sei !
Abraço !
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Re: Uma grande decisão!
Jonatas, correr atrás de seus sonhos independe de idade...apenas de vontade!
Depois de todas as opiniões bem oportunas dos amigos, só posso dizer o seguinte: com 57 anos de idade, prestes a me aposentar após mais de 35 anos de trabalho, sendo 25 em carreira polícial, estou iniciando meus estudos de forma autodidata, para PP...e pretendo seguir em frente.
Se antes não tive a oportunidade de seguir meus sonhos, hoje me foi esse presente.
Então siga o seu sonho, trilhe o caminho, trace seus objetivos e vá em frente, nada é tão difícil que não possa ser suplantado.
Boa sorte!
Depois de todas as opiniões bem oportunas dos amigos, só posso dizer o seguinte: com 57 anos de idade, prestes a me aposentar após mais de 35 anos de trabalho, sendo 25 em carreira polícial, estou iniciando meus estudos de forma autodidata, para PP...e pretendo seguir em frente.
Se antes não tive a oportunidade de seguir meus sonhos, hoje me foi esse presente.
Então siga o seu sonho, trilhe o caminho, trace seus objetivos e vá em frente, nada é tão difícil que não possa ser suplantado.
Boa sorte!
Última edição por Ricardo Gonçalves em Qua 22 Mar 2017, 12:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : termo correto PP)
Ricardo Gonçalves- Coronel
-
Inscrito em : 21/01/2012
Mensagens : 1675
Reputação : 248
Idade : 64
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade :
Re: Uma grande decisão!
Ricardo Gonçalves escreveu:...
Depois de todas as opiniões bem oportunas dos amigos, só posso dizer o seguinte: com 57 anos de idade, prestes a me aposentar após mais de 35 anos de trabalho, sendo 25 em carreira polícial, estou iniciando meus estudos de forma autodidata, para PC...e pretendo seguir em frente.
Se antes não tive a oportunidade de seguir meus sonhos, hoje me foi esse presente.
...
SENSACIONAL atitude, Ricardo!
Fico muito feliz em saber disso.
E já sabe, se precisar, é só "gritar"
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12022
Reputação : 1271
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Uma grande decisão!
bom dia amigos para não precisar fazer um texto imenso digo o seguinte:
comecei em 2013 o caso do leber parecido com o meu ..... faço de minhas palavras as dele....
"""pano preto"""" tome cuidado com estas pessoas nos aeroportos esta cheio deles querendo so te desanimar eu aprendi uma coisa: ignorar certas pessoas... aviação não é so cia aérea """cada um tem seu foco""" existe um leque de opções dentro da aviação geral e taxi aereo e ate na experimental o segredo é correr atras estudar ficar perto de pessoas boas se afastar de pessoas ruins...estude estude não perca mais tempo tire seu PP faça seu PC tire logo seu icao ....faça amizade escute mais, fale pouco, e observe bastante.... eu tive um momento de desanimação mais graças a deus hoje estou voando com um amigo em um seneca 5 e em um king C90A de vez enquando estou aprendendo bastante coisa que no aeroclube não se aprende porque existes ""malicias da vida real fora de aeroclube "" obs: logico que aeroclube é necessario pois tambem tem coisas que so se aprrende no proprio aeroclube.""""tudo é um ciclo que se soma para estar apto a exercer a função nas oportunidades
Mais para voçe ter as oportunidades vai chegar através das amizades que você vai criar ao longo do tempo dentro da aviação.....não desanime jamais corra atras deste seu sonho e transforme ele em foco.. abraço fica com deus espero poder te ajudado
comecei em 2013 o caso do leber parecido com o meu ..... faço de minhas palavras as dele....
"""pano preto"""" tome cuidado com estas pessoas nos aeroportos esta cheio deles querendo so te desanimar eu aprendi uma coisa: ignorar certas pessoas... aviação não é so cia aérea """cada um tem seu foco""" existe um leque de opções dentro da aviação geral e taxi aereo e ate na experimental o segredo é correr atras estudar ficar perto de pessoas boas se afastar de pessoas ruins...estude estude não perca mais tempo tire seu PP faça seu PC tire logo seu icao ....faça amizade escute mais, fale pouco, e observe bastante.... eu tive um momento de desanimação mais graças a deus hoje estou voando com um amigo em um seneca 5 e em um king C90A de vez enquando estou aprendendo bastante coisa que no aeroclube não se aprende porque existes ""malicias da vida real fora de aeroclube "" obs: logico que aeroclube é necessario pois tambem tem coisas que so se aprrende no proprio aeroclube.""""tudo é um ciclo que se soma para estar apto a exercer a função nas oportunidades
Mais para voçe ter as oportunidades vai chegar através das amizades que você vai criar ao longo do tempo dentro da aviação.....não desanime jamais corra atras deste seu sonho e transforme ele em foco.. abraço fica com deus espero poder te ajudado
cmtmatheus- Capitão
-
Inscrito em : 29/12/2015
Mensagens : 170
Reputação : 6
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : PILOTO PRIVADO DE AVIÃO.EM TREINAMENTO PARA PILOTO COMERCIAL MULT MOTOR IFR
Nacionalidade :
Re: Uma grande decisão!
Ricardo Gonçalves escreveu:Jonatas, correr atrás de seus sonhos independe de idade...apenas de vontade!
Depois de todas as opiniões bem oportunas dos amigos, só posso dizer o seguinte: com 57 anos de idade, prestes a me aposentar após mais de 35 anos de trabalho, sendo 25 em carreira polícial, estou iniciando meus estudos de forma autodidata, para PP...e pretendo seguir em frente.:
Tenho certeza que chegará longe Ricardo !
_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
-
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Passaredo adia decisão de mudança
» [Brasil] F-X2: decisão ficou para 2013
» [Internacional] Embraer otimista com decisão chinesa.
» [Internacional] KC-390 Prazo apertado para decisão da África do Sul
» [Brasil] F-X2: Ministro diz que crise pode adiar decisão
» [Brasil] F-X2: decisão ficou para 2013
» [Internacional] Embraer otimista com decisão chinesa.
» [Internacional] KC-390 Prazo apertado para decisão da África do Sul
» [Brasil] F-X2: Ministro diz que crise pode adiar decisão
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos