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[Brasil] Companhias aéreas demitem mais de 600 mecânicos em aeroportos, diz sindicato Gse_multipart13851

[Brasil] Companhias aéreas demitem mais de 600 mecânicos em aeroportos, diz sindicato

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Mensagem por Amilckar Qui 23 Fev 2017, 13:09

Companhias aéreas demitem mais de 600 mecânicos em aeroportos, diz sindicato

Tarefas de manutenção preventiva após e antes o voo estão sendo repassadas a outros profissionais; empresas dizem que mantêm mecânicos na pista e Anac afirma que aeronaves são modernas.

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Mecânico de manutenção preventiva realiza inspeção e acompanha abastecimento em aeronave (Foto: Sindicato Nacional dos Aeroviários/Divulgação)


As companhias aéreas brasileiras demitiram desde o início de 2016 mais de 600 mecânicos de manutenção preventiva de aviões que ficam nas pistas dos aeroportos, segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários - sendo 550 demissões em 2016 e mais de 60 em janeiro de 2017. A entidade diz que, em alguns casos, o próprio piloto tem feito parte do trabalho de vistoria.

As companhias confirmam reestruturação no quadro de funcionários, mas dizem que as mudanças não afetam a segurança e que mantêm mecânicos nas pistas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que aeronaves estão mais modernas e não há exigência de um mecânico para a tarefa de inspeção.

Toda vez que um avião comercial pousa em um aeroporto do país, um profissional verifica se está tudo em ordem para que ela possa decolar em seguida com passageiros. Ele é chamado de mecânico de pista ou mecânico de linha. Ele fica na pista do aeroporto: acompanha a chegada do avião, vistoria a fuselagem externa e os sistemas hidráulico, elétrico e pneumático e analisa as luzes e equipamentos de navegação, como superfícies de comando e asas, identificando eventuais riscos e danos. O salário do mecânico de pista iniciante varia de R$ 2.700 a R$ 3.600, mas pode chegar a mais R$ 7 mil, dependendo do tempo em que trabalha na empresa.


Demissões

Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego confirmam os números do Sindicato dos Aeroviários. Em 2016, foram dispensados 1.319 mecânicos de manutenção de aeronaves (englobando mecânicos de pista e hangares): 874 demitidos e 230 tiveram contratos encerrados. As demissões ocorreram em sua maioria em: São Paulo (519 dispensados), Rio de Janeiro (295), Rio Grande do Sul (164), Goiás (141) e Minas Gerais (44).

Demitido em junho de 2016, após 5 anos trabalhando em aeroportos pela Gol Linhas Aéreas, um mecânico que preferiu não ser identificado relata como era o seu trabalho. "Quando a aeronave estaciona, orientamos a colocação de calço e entramos em contato com o piloto para ver se a aeronave teve alguma pane durante o voo. Se houve, vamos sanar o problema como prioridade. Se não houve, começa o procedimento de verificação visual de toda a asa, empenagem, fuselagem, e sistemas do avião, como pneumático e hidráulico, para verificar se não tem vazamentos, por exemplo", explica.

"Se não for possível sanar uma pane, nós temos que segurar a aeronave em solo se houver risco."

A retirada deste profissional dos aeroportos é polêmica e está provocando uma discussão entre entidades sindicais, a Anac e as empresas aéreas. Isso porque o trabalho passou agora a ser feito por funcionários terceirizados, profissionais sem formação técnica e, em alguns casos, pelo próprio piloto, explica o diretor do sindicato José Ivânio Gonçalo da Silva, que também integra a Associação Brasileira dos Mecânicos de Manutenção.

“Em alguns casos, um profissional sem formação em mecânica, ou o despachante, realiza parte das atividades. Em uns aeroportos, empresas terceirizadas são contratas para fazer outra parte do serviço. E há algumas bases de algumas companhias, em aeroportos menores, em que até ocasiões em que o próprio piloto ou o copiloto estão fazendo parte do trabalho do mecânico, como o “walk around” (do inglês, caminhar ao redor)", afirma Silva.

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O procedimento de caminhada e verificação externa da aeronave é necessário para verificar danos que ocorreram enquanto a aeronave estava voando "e que os manuais dos fabricantes não podem prever", afirma o diretor do sindicato, como raios, danos estruturais, ou outros causados por impactos de aves, que podem até entrar na turbina e atrapalharem um novo voo. Em fevereiro de 2016, a turbina de um avião da Gol pegou fogo durante a decolagem. Foi o mecânico quem percebeu o problema.

Fonte: G1

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Mensagem por Eduardo Qui 23 Fev 2017, 15:22

Semana passada mesmo estava conversando com um mecânico da Gol, pessoal esta no limite. O que acontece é que eles estão mandando mecânicos embora mas também não estão substituindo por outros profissionais não, tem mecânico tomando de 5 aeronaves ao mesmo tempo. O importante é reduzir os custos né... pinch
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Mensagem por jeferson antich Qui 23 Fev 2017, 19:27

questão de tempo pra despencar mais um do céu. lamentável.

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Mensagem por VSP4264 Sex 24 Fev 2017, 00:23

Acha prevenção de acidente cara? Experimente o custo de um acidente... e todas sabem bem o sabor disso... principalmente a vermelha chilena...

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Mensagem por rhodesbauer Sex 24 Fev 2017, 09:35

Sensacionalismo grande desse povo...
Mas o que esperar de sindicatos?

É função do piloto SIM fazer o walkaround, verificar as condições do aparelho que ELE vai comandar.
É algo que é exaustivamente dito já desde a formação teórica de piloto, faz parte do checklist de pré voo.

E não precisa muita pesquisa para ver que essa atividade é feita por comandantes e/ou co-pilotos mundo afora, vários vídeos sobre voos completos começam mostrando o comandante fazendo o walkaround.

Já com relação ao fato de haver mecânicos responsáveis por mais de um avião... Faltou dizer se esse mecânico é o supervisor...
É normal haver um supervisor lidando com + de 2 aviões simultâneos, pois eles estão na verdade averiguando se mecânicos "Juniores" estão fazendo o trabalho corretamente.

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Mensagem por jeferson antich Sex 24 Fev 2017, 12:58

rhodesbauer escreveu:Sensacionalismo grande desse povo...
Mas o que esperar de sindicatos?

É função do piloto SIM fazer o walkaround, verificar as condições do aparelho que ELE vai comandar.
É algo que é exaustivamente dito já desde a formação teórica de piloto, faz parte do checklist de pré voo.

E não precisa muita pesquisa para ver que essa atividade é feita por comandantes e/ou co-pilotos mundo afora, vários vídeos sobre voos completos começam mostrando o comandante fazendo o walkaround.

Já com relação ao fato de haver mecânicos responsáveis por mais de um avião... Faltou dizer se esse mecânico é o supervisor...
É normal haver um supervisor lidando com + de 2 aviões simultâneos, pois eles estão na verdade averiguando se mecânicos "Juniores" estão fazendo o trabalho corretamente.

então estavam pagando mecanicos pra nada? scratch as vezes vou ao salgado filho e vejo bem a nhaca que anda o sistema. é um corre corre dos infernos. daqui a pouco um jato despenca do céu e vão culpar o pobre mecanico que tava esgotado . lembre que não foram admitidas novas vagas pra substituir ninguém então os mecanicos não são tão juniorres assim. do jeito que a coisa vai não falta muito pro piloto ser igual motorista de transportadora ralé, ou seja, ter que parar na borracharia e trocar o próprio pneu pra não pagar o borracheiro. Meu amigo era mecanico da gol e meteram o pé no rabo dele sem explicação alguma. já foi chamado pra trabalhar na american airlines .

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Mensagem por Eduardo Sex 24 Fev 2017, 13:24

rhodesbauer escreveu:Sensacionalismo grande desse povo...
Mas o que esperar de sindicatos?

É função do piloto SIM fazer o walkaround, verificar as condições do aparelho que ELE vai comandar.
É algo que é exaustivamente dito já desde a formação teórica de piloto, faz parte do checklist de pré voo.

E não precisa muita pesquisa para ver que essa atividade é feita por comandantes e/ou co-pilotos mundo afora, vários vídeos sobre voos completos começam mostrando o comandante fazendo o walkaround.

Já com relação ao fato de haver mecânicos responsáveis por mais de um avião... Faltou dizer se esse mecânico é o supervisor...
É normal haver um supervisor lidando com + de 2 aviões simultâneos, pois eles estão na verdade averiguando se mecânicos "Juniores" estão fazendo o trabalho corretamente.

Nesse caso que eu citei não tem essa de supervisor não, um mecânico, 5 aeronaves, pátio do GIG horário de pico, aeronaves em trânsito rápido de menos de 30 minutos, tripulação reclamando... Imagina se aparece uma pane em pelo menos uma aeronave numa hora dessas?
Você trabalha na aviação?
Eduardo
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Mensagem por rhodesbauer Sex 24 Fev 2017, 16:36

jeferson antich escreveu:
então estavam pagando mecanicos pra nada? scratch  as vezes vou ao salgado filho e vejo bem a nhaca que anda o sistema. é um corre corre dos infernos. daqui a pouco um jato despenca do céu e vão culpar o pobre mecanico que tava esgotado . lembre que não foram admitidas novas vagas pra substituir ninguém então os mecanicos não são tão juniorres assim. do jeito que a coisa vai não falta muito pro piloto ser igual motorista de transportadora ralé, ou seja, ter que parar na borracharia e trocar o próprio pneu pra não pagar o borracheiro. Meu amigo era mecanico da gol e meteram o pé no rabo dele sem explicação alguma. já foi chamado pra trabalhar na  american airlines .

Os pilotos são responsáveis pelo voo, se eles estiverem se sentindo sobrecarregados é responsabilidade deles 'gritar' e alertar as autoridades de que não está certo.
Agora, Mecânico de Aeronave não é um profissional fácil de achar. Exige uma formação complexa e um treinamento extensivo. Junto aos pilotos, são os últimos a serem mandados embora em qualquer companhia que esteja em dificuldade (como todas as Brasileiras estão) pois quando elas se recuperam, são os profissionais mais difíceis de se recontratar. Mas chega um momento que não tem jeito... A Gol que você citou, está fechando os anos fiscais com prejuízos milionários já a algum tempo, não duvido que sejam eles os responsáveis pela maior parte dessas demissões...


Eduardo escreveu:
Nesse caso que eu citei não tem essa de supervisor não, um mecânico, 5 aeronaves, pátio do GIG horário de pico, aeronaves em trânsito rápido de menos de 30 minutos, tripulação reclamando... Imagina se aparece uma pane em pelo menos uma aeronave numa hora dessas?
Você trabalha na aviação?
Infelizmente não. Fiz o teórico de PP e por isso sei como é frisado que o piloto é responsável pelo Walkaround.
Esse exemplo que você citou seria perfeito para ilustrar a reportagem e demonstrar o problema da falta de mecânicos disponível, e não que os pilotos estão executando uma ação que por princípio devem executar independente do mecânico...

E se aparecer uma pane, provavelmente o voo é cancelado porque ainda não conheci nenhum mecânico que colocaria o dele na reta por conta de um voo...

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Mensagem por Eduardo Sex 24 Fev 2017, 17:19

Complicado. Eu trabalho na aviação, sou mecânico só trabalhei com helicópteros na minha carreira então não sei exatamente como é o dia a dia nessas grandes companhias aéreas, só tenho uma noção.
Quando alguém olha de fora fica a impressão que cumprir só o que esta no papel já é o necessário, é isso que estão tentando empurrar, quando na verdade um mecânico na pista faz muito mais do que isso. Pelas minha experiências, não da pra descrever aqui a quantidade de problemas que já encontrei não seguindo o checklist, mas olhando mais até do que o necessário, mais do que esta escrito, baseado na experiência do dia a dia, sujando a mão e queimando o braço pra abrir carenagem, coisa que se dependesse do piloto dar uma voltinha na aeronave com medo de sujar o uniforme nunca teria visto. Imagino então nesses monstros mais complexos que carregam dezenas/centenas de vidas, onde a tripulação tem um horário mais apertado e varias outras obrigações a cumprir. Eu não confio, estão enfraquecendo um elo da corrente...
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Mensagem por jeferson antich Sex 24 Fev 2017, 19:41

Eduardo escreveu:Complicado. Eu trabalho na aviação, sou mecânico só trabalhei com helicópteros na minha carreira então não sei exatamente como é o dia a dia nessas grandes companhias aéreas, só tenho uma noção.
Quando alguém olha de fora fica a impressão que cumprir só o que esta no papel já é o necessário, é isso que estão tentando empurrar, quando na verdade um mecânico na pista faz muito mais do que isso. Pelas minha experiências, não da pra descrever aqui a quantidade de problemas que já encontrei não seguindo o checklist, mas olhando mais até do que o necessário, mais do que esta escrito, baseado na experiência do dia a dia, sujando a mão e queimando o braço pra abrir carenagem, coisa que se dependesse do piloto dar uma voltinha na aeronave com medo de sujar o uniforme nunca teria visto. Imagino então nesses monstros mais complexos que carregam dezenas/centenas de vidas, onde a tripulação tem um horário mais apertado e varias outras obrigações a cumprir. Eu não confio, estão enfraquecendo um elo da corrente...
me fez lebrar aquele md80 da alaska que mergulhou no mar. tudo pra poupar manuteção. depois a multa que a companhia pagou serviu pra eles verem o tamanho do talo que se submeteram a sentar. aqui no brasil se continuar assim vai dar zica.
me admira muito a ANAC dizer uma ***** dessas, que os aviões são todos modernos, nem precisa de muitas mordomias.... no mínimo tem alguém sujando as mãos com isso. avião sendo novo ou velho não tem chorumélas,,,, voou tem que ser inspecionado. Afinal, quantos produtos hoje saem da loja e ao chegar em casa nem funciona?

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