Som de motores do tráfego AI
4 participantes
Página 1 de 1
Som de motores do tráfego AI
Cmts,
Tenho o tráfego AI instalado e funcionando bem. Queria saber como fazer para reduzir o som dele nos aeroportos, pois é tanta "chieira" dos reatores e turboélices que mal dá para ouvir o própria aeronave que estou, isso, claro, sem penalizar demais a quantidade deles no cenário que estava em 50 e baixei para 30 e não mudou muito.
Grato.
Tenho o tráfego AI instalado e funcionando bem. Queria saber como fazer para reduzir o som dele nos aeroportos, pois é tanta "chieira" dos reatores e turboélices que mal dá para ouvir o própria aeronave que estou, isso, claro, sem penalizar demais a quantidade deles no cenário que estava em 50 e baixei para 30 e não mudou muito.
Grato.
tarcizio- Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 1697
Reputação : 72
Idade : 47
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Tive uma situação parecida e a solução foi substituir TODOS os sons AI no simulador. Não servia de nada baixar o volume nos settings que o som continuaria insuportavelmente alto.
Tem o som classificado por modelo de avião (uma pasta "AI Sound" por exemplo cheia de outras pastas com os vários modelos que existem no tráfego "A320", "737", etc) OU uma pasta única com todos os sons genéricos para todos os modelos?
Tem o som classificado por modelo de avião (uma pasta "AI Sound" por exemplo cheia de outras pastas com os vários modelos que existem no tráfego "A320", "737", etc) OU uma pasta única com todos os sons genéricos para todos os modelos?
José Alberto- Brigadeiro
-
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2910
Reputação : 88
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS20
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Aqui no meu P3D não tem essas pastas que você menciona.
Verifiquei as aeronaves AI e em quase todas não tem a pasta sound. Numa das aeronaves AI, o ICEAI Boeing 737-400 faib tem a pasta sound e dentro dela, um arquiuvo .CFG apontando o caminho [fltsim] alias=..\..\..\Airplanes\B737_800\soundai que fica na pasta AIRCRAFT, em cujo interior há apenas a pasta sound
Na raiz do P3D, na pasta sound tem vários sons não atribuidos às aeronaves pay ou free da "frota", denominados "ai_smjet03", "ai_twinturbo02", "ai_singleprop03", "ai_lgjet03" e outros mais e são esses que correspondem à chieira sonora que falo....
Verifiquei as aeronaves AI e em quase todas não tem a pasta sound. Numa das aeronaves AI, o ICEAI Boeing 737-400 faib tem a pasta sound e dentro dela, um arquiuvo .CFG apontando o caminho [fltsim] alias=..\..\..\Airplanes\B737_800\soundai que fica na pasta AIRCRAFT, em cujo interior há apenas a pasta sound
Na raiz do P3D, na pasta sound tem vários sons não atribuidos às aeronaves pay ou free da "frota", denominados "ai_smjet03", "ai_twinturbo02", "ai_singleprop03", "ai_lgjet03" e outros mais e são esses que correspondem à chieira sonora que falo....
tarcizio- Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 1697
Reputação : 72
Idade : 47
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Essa é a solução "default" desde que o MSFS permitiu ter tráfego AI mas é claro que houve quem trabalhasse numa coisa de maior qualidade como tudo no MSFS/P3D.
É fácil (mas trabalhoso): em vez de ter todo o tráfego apontado para essas pastas 737-800\soundai e similares pode buscar na livraria da AVSIM ficheiros de tráfego AI mais reais, de qualidade e com som mais baixo (embora o som default, na verdade, não tenha esse problema. No seu caso há outra coisa a aumentar o volume).
Mas deixo cá um guia para ter o som "personalizado" a cada aeronave:
-buscar o ficheiro "final_ai.zip" de AK.kairi na livraria da AVSIM.
-em jeito de teste, crie uma pasta "AI Sound" no seu SimObjects e lá dentro, por exemplo, crie uma pasta "737NG".
-copie TODOS os ficheiros que estão dentro de SimObjects\Airplanes\AI Sound\Boeing\soundai do "final_ai.zip" e cole-os na tal pasta 737NG.
-aqui a parte chata: modificar TODOS os soundai.cfg que estão em cada modelo 737NG (desde o -600 até -900 dependendo do tráfego AI que tiver) e colocar as seguintes linhas:
[fltsim]
alias=AI Sound\737NG\soundai
Pode abrir o simulador e ouvir num aeroporto com muito tráfego de 737NG se há diferença
Se gostou do resultado é fazer o mesmo com o resto do tráfego. Sim, é trabalhoso
A ideia é ter o tráfego AI assim:
É fácil (mas trabalhoso): em vez de ter todo o tráfego apontado para essas pastas 737-800\soundai e similares pode buscar na livraria da AVSIM ficheiros de tráfego AI mais reais, de qualidade e com som mais baixo (embora o som default, na verdade, não tenha esse problema. No seu caso há outra coisa a aumentar o volume).
Mas deixo cá um guia para ter o som "personalizado" a cada aeronave:
-buscar o ficheiro "final_ai.zip" de AK.kairi na livraria da AVSIM.
-em jeito de teste, crie uma pasta "AI Sound" no seu SimObjects e lá dentro, por exemplo, crie uma pasta "737NG".
-copie TODOS os ficheiros que estão dentro de SimObjects\Airplanes\AI Sound\Boeing\soundai do "final_ai.zip" e cole-os na tal pasta 737NG.
-aqui a parte chata: modificar TODOS os soundai.cfg que estão em cada modelo 737NG (desde o -600 até -900 dependendo do tráfego AI que tiver) e colocar as seguintes linhas:
[fltsim]
alias=AI Sound\737NG\soundai
Pode abrir o simulador e ouvir num aeroporto com muito tráfego de 737NG se há diferença
Se gostou do resultado é fazer o mesmo com o resto do tráfego. Sim, é trabalhoso
A ideia é ter o tráfego AI assim:
José Alberto- Brigadeiro
-
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2910
Reputação : 88
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS20
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
José Alberto, agradeço sua ajuda e deu até certo mas, como disse, dá trabalho fazer um-a-um e a frota é imensa! Então dei uma pesquisada aqui mesmo no forum e fiquei sabendo o nome dos sons AI da pasta Sound (13 no total - dica do Martoni)...
O que fiz entâo? Deletei todos esses 13 sons (denominados "ai_lgjet01" até "ai_twinturbo02") e também a pasta B737_800 constante da pasta SimObjects/Airplane e...pronto, nada mais, e o som de um Cessna 182 na cabeceira com motor em marcha lenta tendo, perto, uma fila de 3 boeings e 2 airbus e ainda assim dava para ouvir o cessna bem.
Também os sobrevoos no aeroporto - visão da torre, são perfeitamente audíveis.
Mais uma vez, então, agradeço seu empenho em ajudar um colega do forum, valeu.
Tarcizio
O que fiz entâo? Deletei todos esses 13 sons (denominados "ai_lgjet01" até "ai_twinturbo02") e também a pasta B737_800 constante da pasta SimObjects/Airplane e...pronto, nada mais, e o som de um Cessna 182 na cabeceira com motor em marcha lenta tendo, perto, uma fila de 3 boeings e 2 airbus e ainda assim dava para ouvir o cessna bem.
Também os sobrevoos no aeroporto - visão da torre, são perfeitamente audíveis.
Mais uma vez, então, agradeço seu empenho em ajudar um colega do forum, valeu.
Tarcizio
tarcizio- Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 1697
Reputação : 72
Idade : 47
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Mas substituiu os sons AI default (os deletados/apagados) por outros, certo?
José Alberto- Brigadeiro
-
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2910
Reputação : 88
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS20
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Não, apenas retirei esses mencionados, mas o tráfego AI (ICEAITrafficFSX V6 P3D) utiliza os sons dentro da pasta sound denominados "xai_lgjet01", "xai_singleprop01", "xai_smjet01" e "xai_twinprop01" sendo que cada um deles vai do 1 ao 3.
Testei com e sem eles e comprovei, então são eles mesmos.
Testei com e sem eles e comprovei, então são eles mesmos.
tarcizio- Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 1697
Reputação : 72
Idade : 47
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Bem amigos, eu achei muito bom esse tópico e a possibilidade de mudar os sons do tráfego AI, enfim, tentei por esse caminho que o amigo José Alberto deu acima e suas instruções, eu não consegui! , mas como tenho um tráfego pequeno no meu p3d, peguei a pasta de som de cada avião, aquela que baixei na AVSIM e coloquei em meus aviões do tráfego que uso. No caso dos 737, peguei a pasta "sound ai" do Boeing com os sons substitundo nos 737 do meu tráfego, funcionou perfeitamente sem editar nada, realmente, muito bom!
_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Às vezes basta um pequeno erro no soundai.cfg para que nada funcione mas acreditem que após as primeiras dores de cabeça e percebendo como funciona o resultado é muito bom.
Eu queria chegar ao extremo de poder contar com grande parte dos fabricantes de motores. Por exemplo na família 320 ter CFM e IAE e mais recentemente o LEAP dos NEO
Eu queria chegar ao extremo de poder contar com grande parte dos fabricantes de motores. Por exemplo na família 320 ter CFM e IAE e mais recentemente o LEAP dos NEO
José Alberto- Brigadeiro
-
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2910
Reputação : 88
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS20
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Eu tentei de todo jeito, mas não consegui. Acho que errei em alguma coisa, não editei certo, mas no final deu certo e fiquei satisfeito com os sons, valeu a dica, recomendo.José Alberto escreveu:Às vezes basta um pequeno erro no soundai.cfg para que nada funcione mas acreditem que após as primeiras dores de cabeça e percebendo como funciona o resultado é muito bom.
Eu queria chegar ao extremo de poder contar com grande parte dos fabricantes de motores. Por exemplo na família 320 ter CFM e IAE e mais recentemente o LEAP dos NEO
_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Para que os sons personalizados funcionem, é necessário alterar no fsx.cfg o valor do item SOUND_LOD de 1 para 0, ficando assim
SOUND_LOD=0
Se não fizer a alteração, ele vai carregar os sons genéricos.
Existe um Addon chamado TSS - Audio Environment que promete colocar sons mais realistas nos aviões AI.
SOUND_LOD=0
Se não fizer a alteração, ele vai carregar os sons genéricos.
Existe um Addon chamado TSS - Audio Environment que promete colocar sons mais realistas nos aviões AI.
_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll- Coronel
-
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1854
Reputação : 356
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Som de motores do tráfego AI
Fala Eduardo, conferi aqui e está desse jeito que você citou acima, valeu a dica, eu não sabia disso!eduardoamll escreveu:Para que os sons personalizados funcionem, é necessário alterar no fsx.cfg o valor do item SOUND_LOD de 1 para 0, ficando assim
SOUND_LOD=0
Se não fizer a alteração, ele vai carregar os sons genéricos.
Existe um Addon chamado TSS - Audio Environment que promete colocar sons mais realistas nos aviões AI.
_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» RV - Tráfego Aéreo - Trafego novíssimo para FSX e P3D
» Som de motores no P3D V4.3
» Motores GE UDF
» Troquei o som dos motores do C-47/DC-3 da AH
» MOTORES ???
» Som de motores no P3D V4.3
» Motores GE UDF
» Troquei o som dos motores do C-47/DC-3 da AH
» MOTORES ???
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos