Motores GE UDF
+5
Luiz_Esper
G.Friedrich
Winicius
Gabriel Seabra
Augusto Sposito
9 participantes
Página 1 de 1
Motores GE UDF
O General Electric GE36 foi um motor de avião experimental, um híbrido entre um turbofan e um turbo-hélice, conhecido como Fan Unducted (UDF) ou propfan. O GE36 foi desenvolvido pela General Electric Aircraft Engines.
O General Electric F404 turbofan militar, foi usado como base do GE36. O F404 fluxo de escape misturados descarregada através de uma pressão de sete estágios baixa (LP) da turbina, onde cada anel estator foi 'descoberto' e livre para se mover na direção oposta à dos rotores. Um conjunto de rotor aberto, de passo variável, as pás do ventilador foi conectado ao sistema de rotor de turbina LP, enquanto o outro conjunto foi conectado à contra-rotação da turbina estatores LP. A forma cimitarra das pás do rotor do ventilador habilitado velocidades de voo alto (cerca de Mach 0,75) a ser obtido. GE usou uma baixa velocidade, (efetivamente) de 14 estágios, turbina LP, em vez de uma turbina LP convencional de alta velocidade e caixa de redução, para impulsionar as pás do rotor do ventilador.
Embora o motor demonstrado um consumo de combustível extremamente baixo, os níveis de ruído da cabine foram um problema, mesmo que os motores foram montados na parte traseira da aeronave de teste.
O UDF em um MD-80.
UDF instalado em um B727-100.
Fonte: Texto Wikipedia, imagens Airliners.
O General Electric F404 turbofan militar, foi usado como base do GE36. O F404 fluxo de escape misturados descarregada através de uma pressão de sete estágios baixa (LP) da turbina, onde cada anel estator foi 'descoberto' e livre para se mover na direção oposta à dos rotores. Um conjunto de rotor aberto, de passo variável, as pás do ventilador foi conectado ao sistema de rotor de turbina LP, enquanto o outro conjunto foi conectado à contra-rotação da turbina estatores LP. A forma cimitarra das pás do rotor do ventilador habilitado velocidades de voo alto (cerca de Mach 0,75) a ser obtido. GE usou uma baixa velocidade, (efetivamente) de 14 estágios, turbina LP, em vez de uma turbina LP convencional de alta velocidade e caixa de redução, para impulsionar as pás do rotor do ventilador.
Embora o motor demonstrado um consumo de combustível extremamente baixo, os níveis de ruído da cabine foram um problema, mesmo que os motores foram montados na parte traseira da aeronave de teste.
O UDF em um MD-80.
UDF instalado em um B727-100.
Fonte: Texto Wikipedia, imagens Airliners.
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Gabriel Seabra- Banido
-
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 28
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Pena que não pegou!!
Ainda bem que a Captain Sim lembrou de fazer esse modelo.
Abraços!!
Ainda bem que a Captain Sim lembrou de fazer esse modelo.
Abraços!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Winicius- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Winicius escreveu:Mas por quê só tem UDF de um lado?
Era apenas para testes, caso viesse a ter problemas era só desligar 1, ficando com outro funcionando normalmente.
Abraços!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Gabriel Seabra- Banido
-
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 28
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Gabriel Seabra escreveu:mas será que era necessário por um até no fs ?
Só para quem gosta mesmo.
Assim como eu!!
Abraços!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Não é o mesmo principio do Embraer CBA 123 Vector?
_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 42
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Sim a Embraer, mesmo depois da Boeing abandonar o projeto, ela tentou juntamente com a Argentina, esse projeto.
Um pouco de história:
"O Embraer CBA-123 Vector foi um projeto de avião turbohélice, voltado para vôos regionais e capacidade para 19 passageiros.
Seu desenvolvimento se deu pela parceria entre a empresa brasileira Embraer e a argentina FMA. Seu nome "CBA" deriva da sigla para "Cooperação Brasil-Argentina".
Foram construidos dois protótipos da aeronave, a partir do projeto do Embraer EMB-120 Brasília, e o primeiro produzido teve seu voo inaugural em 18 de julho de 1990 e seu primeiro voo oficial em 30 de julho de 1990, que contou com a presença dos presidentes Fernando Collor de Mello e Carlos Saúl Menem, da Argentina.
Considerada uma das aeronaves mais modernas de seu tempo, incluindo tecnologia de ponta em aviônica, aerodinâmica e propulsão, teve dois protótipos construídos, que foram desmontados após o fim prematuro do projeto, que se deu pelos altos custos que inviabilizaram a aeronave para o mercado civil. Mesmo assim, o conhecimento adquirido resultou na modelagem do bem sucedido jato Embraer ERJ-145.
O curioso no projeto foi a adoção da configruração de propulsão pusher (com os motores junto à fuselagem na traseira e as pás voltadas para trás).
Em 1986 os governos brasileiro e argentino iniciaram o projeto, denominando-o CBA (cooperação Brasil-Argentina). Os custos foram divididos entre a Embraer, que arcou com 67% dos custos e a FMA que arcou com 33%. A aeronave era equipada com tecnologia avançada, possuindo propulsão do tipo "pusher". O nome Vector foi escolhido por uma competição internacional.
O primeiro protótipo voou pela primeira vez no dia 18 de julho de 1990 e a apresentação oficial foi em 30 de julho de mesmo ano."
Abraços!
Edit: Fonte.
Um pouco de história:
"O Embraer CBA-123 Vector foi um projeto de avião turbohélice, voltado para vôos regionais e capacidade para 19 passageiros.
Seu desenvolvimento se deu pela parceria entre a empresa brasileira Embraer e a argentina FMA. Seu nome "CBA" deriva da sigla para "Cooperação Brasil-Argentina".
Foram construidos dois protótipos da aeronave, a partir do projeto do Embraer EMB-120 Brasília, e o primeiro produzido teve seu voo inaugural em 18 de julho de 1990 e seu primeiro voo oficial em 30 de julho de 1990, que contou com a presença dos presidentes Fernando Collor de Mello e Carlos Saúl Menem, da Argentina.
Considerada uma das aeronaves mais modernas de seu tempo, incluindo tecnologia de ponta em aviônica, aerodinâmica e propulsão, teve dois protótipos construídos, que foram desmontados após o fim prematuro do projeto, que se deu pelos altos custos que inviabilizaram a aeronave para o mercado civil. Mesmo assim, o conhecimento adquirido resultou na modelagem do bem sucedido jato Embraer ERJ-145.
O curioso no projeto foi a adoção da configruração de propulsão pusher (com os motores junto à fuselagem na traseira e as pás voltadas para trás).
Em 1986 os governos brasileiro e argentino iniciaram o projeto, denominando-o CBA (cooperação Brasil-Argentina). Os custos foram divididos entre a Embraer, que arcou com 67% dos custos e a FMA que arcou com 33%. A aeronave era equipada com tecnologia avançada, possuindo propulsão do tipo "pusher". O nome Vector foi escolhido por uma competição internacional.
O primeiro protótipo voou pela primeira vez no dia 18 de julho de 1990 e a apresentação oficial foi em 30 de julho de mesmo ano."
Abraços!
Edit: Fonte.
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Que legal Augusto não sabia dessa .... Ficou bem legal, pena que era só em uma delas
_________________
Luiz H Esper
Decisões corretas vêm com a experiência e a experiência vem com as decisões incorretas.
Luiz_Esper- Capitão
-
Inscrito em : 09/07/2011
Mensagens : 246
Reputação : 6
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante do curso de eletrônica (Cefet-MG)
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton- Coronel
-
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade :
angelo marcelo- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 29/05/2011
Mensagens : 949
Reputação : 25
Idade : 45
Simulador preferido : FSX/P3D2/FS2020
Emprego/lazer : mecânico/voar
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
angelo marcelo escreveu:augusto,posta um voo com esse 727 em breve.
ja o CBA-123 postarei umas fotos na semana que vem,pois domingo 23 estarei ao lado dele em SBAF...
Pode deixar, vou fazer isso o quanto antes!
Estava pensando em Fazer VHHX - NTAA, mas vou deixar para o final do ano...
Forte abraço!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
mas só um fica muito estranho ...
não tem como colocar os dois ?
não tem como colocar os dois ?
_________________
Gabriel Seabra
Gabriel Seabra- Banido
-
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 28
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Gabriel Seabra escreveu:mas só um fica muito estranho ...
não tem como colocar os dois ?
UDF no nº2??
Concorda que não daria certo??
E já que essa aeronave só foi usada para testar o UDF, ele deixaram apenas 1.
Hoje a tarde o voo.
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Obrigado Alvega!
Encontrei um vídeo no Youtube, que mostra que parte da tecnologia do UDF, está em uso nos novos motores GE, do B747-8i e B777.
Abraços!
Encontrei um vídeo no Youtube, que mostra que parte da tecnologia do UDF, está em uso nos novos motores GE, do B747-8i e B777.
Abraços!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Augusto Sposito escreveu:Gabriel Seabra escreveu:mas só um fica muito estranho ...
não tem como colocar os dois ?
UDF no nº2??
Concorda que não daria certo??
E já que essa aeronave só foi usada para testar o UDF, ele deixaram apenas 1.
Hoje a tarde o voo.
porque ?
_________________
Gabriel Seabra
Gabriel Seabra- Banido
-
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 28
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Gabriel Seabra escreveu:
porque ?
O Nº2 fica atrás da aeronave, e com certeza devido ao uso de pás, elas iriam bater no solo, na decolagem e pouso.
Abraços!!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
ah ta aí o erro eu pensava que o do meio era o N° 3
eu me refiro colocar os motores de cada lado ed eixar o do meio normal
qual é o som ? fiquei pensando nisso agora
uma mistura de turbina com helice deve ser bem loco
abraços
eu me refiro colocar os motores de cada lado ed eixar o do meio normal
qual é o som ? fiquei pensando nisso agora
uma mistura de turbina com helice deve ser bem loco
abraços
_________________
Gabriel Seabra
Gabriel Seabra- Banido
-
Inscrito em : 18/06/2011
Mensagens : 1504
Reputação : 121
Idade : 28
Simulador preferido : FS9 forever
Emprego/lazer : estudante
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
Gabriel Seabra escreveu:ah ta aí o erro eu pensava que o do meio era o N° 3
eu me refiro colocar os motores de cada lado ed eixar o do meio normal
qual é o som ? fiquei pensando nisso agora
uma mistura de turbina com helice deve ser bem loco
abraços
Sem problemas!!
Então, o som é o mesmo no FSX...
Mas no real, ele era bem acima do recomendado.
Por esse motivo, o seu uso foi descontinuado.
Abraços!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
bah, valeu pelas infos Augusto!! interessante essa tecnologia.....
_________________
Gigabyte GA-X58A-UD3R
Intel Core i7-950 3.06GHz
Nvidia GeForce GTX 460
Memória DDR3 8GB 1333MHz
2 HD SATA II 500GB 7.200RPM
Win 7 Ultimate 64x
Thrustmaster T-flight Hotas
Saitek yoke/rudder pedals/throttle
Sam5407- Major
-
Inscrito em : 15/08/2011
Mensagens : 471
Reputação : 10
Idade : 40
Emprego/lazer : Tecnico Multimidia
Nacionalidade :
Re: Motores GE UDF
De nada Sam!
_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito- Banido
-
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» 747-400 com 5 Motores !
» Som de motores no P3D V4.3
» MOTORES ???
» Motores não ligam no FSX
» motores nao funcionam
» Som de motores no P3D V4.3
» MOTORES ???
» Motores não ligam no FSX
» motores nao funcionam
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos