Gladiator joystick
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Gladiator joystick
Gladiator é o novo joystick "entry level" - portanto "3in1" (joystick/acelerador/leme) - da marca Russa VKB - até então limitada a produtos "high end" de limitada produção, agora tentando entrar no mercado mundial associada a um fabricante chinês, a Asia Games e um distribuidor americano, a Stratojet.
A marca VKB foi criada em ~2004 por engenheiros russos aficcionados da simulação de vôo, desenvolveu os sensores de ângulo sem contato "MaRS" e a controladora USB Njoy32 (até 120 botões) baseada em micro processador ARM32. Projetou para as marcas russas Defender o joystick Cobra M-5 e para a Gametrix o Throttle ECS e almofada feedback vibratória Jet-Seat e um volante para simuladores de corrida.
http://vkb-sim.pro/
O desenvolvimento do Gladiator durou 2 anos, seu grip (empunhadura) é baseado no grip Steuerknüppel KG-12B (ou 13B) usado pela Luftwaffe em seus principais aviões de caça - Bf 109, Fw 190, Me 262, Me 163... copiado e usado em aviões russos (Yak-1, La5 durante a Segunda Guerra Mundial, e no pós guerra pelos Mig-15, Mig-17 e vários aviões de treinamento do leste Europeu até os anos 80.
O Gladiator não é replica fiel, mas baseado no KG-12B, com algumas concessões na ergonometria e funções, porém mantendo o desenho básico. Já na epóca da Segunda Guerra os engenheiros alemães desmostraram preocupação com ergonometria, note que o grip é inclinado para a esquerda e torcido no sentito anti-horário ~10 graus, justamente a posição natural da mão humana segurando o manche na frente do corpo. Hoje isso é comum em aviões de caça modernos.
O KG-12B original tinha quatro botões, metralhadoras, canhões, lançamento de bombas e rádio PTT. No Gladiator um destes botões foi transformado num Pov HAT (controle de camera) e o botão PTT num "shift" que dobra as funções dos botões superiores e do HAT, assim é possível ter 4 funções + HAT no topo do Gladiator, o mesmo número de um Tm T.16000M e que podem ser dobradas novamente com o botão "Mode" na base.
Tem mais 13 botões na base, totalizando junto com os botões superiores e HAT +"shift" 29 funções, e se usados os Mode 1 e Mode 2 para os botões da base é possível comandar cerca de 50 funções diferentes com este joystick.
Disco de acelerador na base usando potenciometro convencional e pela primeira vez num joystick o leme na torção do grip vem com sensor magnético sem contato (MaRS) do mesmo tipo usado nos eixos X e Y (aileron, profundor).
Mesmo modelos HOTAS mais caros como X-52, X55/56 continuam usando potenciometro no leme na torção do grip.
O gimbal (cardâ) é construido com plástico reforçado com fibra e segue um desenho tradicional com pinça centralizadora - usado pela CH Products, joysticks de transmissor de Radio Controle - que cria movimentos bem definidos nos eixos X e Y, não mistura os eixos como o sistema de cone da Saitek ou o "ball joint" (junta de bola) dos Thrustmaster T.16000M e Warthog.
Outro diferencial no Gladiator é "amortecimento" (damper) no retorno ao centro através do uso de um tipo de graxa em ranhuras nos mancais - de forma similar ao "dampening" usado no Warthog. Assim o grip não pula e balança quando solto - comparação do retorno ao centro com um Cobra M-5:
Com o Thrustmaster T.1600M:
Estes dois joysticks são os concorrentes direto do Gladiator, pois são os únicos na categoria "entry-level" a usar sensores sem contato nos eixos X e Y. O Cobra M-5 é restrito ao mercado Russo e Leste Europeu por alguma razão obscura.
A VKB diz que como este joystick foi criado focado no Combate Aéro (virtual) da Segunda Guerra Mundial - o "dogfight" - esse "dampening" facilitará mirar no inimigo.
Esta fatia do mercado (WWII) ainda não tinha sido explorada pelos fabricantes de joystick a excessão de modelos de pouca expressão/diferencial como os Saitek AV8R Aviator versão PC, já descontinuado em função das versões console compatíveis e a sua limitada versão AV8R Pacific com um grip inspirado no do F4U-Corsair da Segunda Guerra Mundial, para ser vendida com um jogo "Shoot'En Up in the air".
O genero simulador de combate WWII está em certa evidência atualmente com o sucesso do War Thunder e o nem tanto do IL-2 Battle of Stalingrad, bem como a promessa do DCS Normandia 1944 "decolar" no próximo ano.
Além disso as marcas tradicionais que dominam o mercado focam o desenho de seus HOTAS em F-16, A-10 (CH/Tm) ou "Kosmoplanes" (X-52,55,56) estes últimos combinando bem com os também em voga atualmente ditos "simuladores espaciais" Elite Dangerous e Star Citzen.
Assim a VKB decidiu explorar esta fatia ignorada para tentar ganhar presença no mercado, mas já tem em projeto um grip adequado para aviões modernos/kosmoplanes, baseado no desenho do grip do caça em desenvolvimento Sukhoi PAK FA (T-50), que também não será replica como o Warthog é do grip A-10 e sim baseado no desenho, mas otimizado para a simulação doméstica. Pilolo de caça militar pilota usando luvas grossas.
A VKB também projeta dois modelos de aceleradores (throttle) um otimizado para os aviões WWII e aviões GA leves com muti-eixos para passo de hélice, mistura... funções não disponíveis nos dual-throtte da Tm e Saitek, e um adequado para aviões modernos ou "Kosmosplanes".
Suposto "sketch" do throttle multi-eixos.
A VKB tem tecnologia e projetos para fazer controles Force Feedback, inclusive nos pedais - o que requer suporte nos jogos, e por enquanto nenhum disponibiliza - mas a analise é que o mercado atual não absorveria estes produtos de alto custo.
O Gladiator é oferecido também em uma versão PRO, cujo diferencial é usar o VKB "Next-Gen" gimbal e por isso não tem leme na torção.
Gimbal (cardã) totalmente em metal, alumínio aeronáutico, aço, rolamentos, e mecanismo CAM (camster) para o retorno ao centro, o que proporciona um aumendo na sensação de peso ao mover o manche para fora do centro e faz a passagem pela posição central não ser tão sentida como em joysticks comuns (o "clunck" no centro). Permite trocar o perfil da CAM e as molas entre três modelos com diferentes curvas e peso.
O Gladaitor é PnP para o Windows não requerer instalação de drivers de terceiros (fabricantes) e diferentes configurações dos botões (profiles) é armazenada na memória EPRON do controlador Njoy32, não requer software rodando em segundo plano durante os jogos como a Thustmaster e Saitek com seus TARGET, HUD.
Por enquanto o Gladiator e Gladiator PRO e o Pedal T-Rudder Mk.IV só estão disponíveis para pre-order na Stratojet (USA) - que só vende para mercado USA e Canadá - Amazon e na VKB China.
Preços (USA): 99.99$ o Gladiator, 249.99$ o Gladiator PRO.
Por força de acordos comerciais com o fabricante Asia Games - que é quem fabrica o joystick lá na China - o Gladiator básico não será vendido na Asia, Europa e America Latina. Nestes mercados será vendido uma versão simplificada (leia-se mais barata de fabricar) OEM - ou seja para marcas de distribuição.
Um dos distruidores já conhecido é a Speedlink, que o venderá o Gladiator simplificado como AIRROW Flight Stick.
Simplificação em relação ao VKB Gladiator:
- Potenciometro no eixo do leme ao invés do sensor sem contato MaRS.
- Firmware simplificado, permitindo apenas calibração e deadzones, sem possibilidade de carregar perfil (profile) na memória EPROM como no Gladiator.
- Não tem conexão na base para o VKB T-Rudder (pedal de leme) e outros futuros periféricos VKB como acelerador, painel de botões, o que no Gladiator permite integrar todos como um único contrôle para Windows/Games.
Mesmo esta versão "capada" promete ser melhor eletronica e mecanicamente do que os concorrentes da Thrustmaster e Saitek (marca que está em dificuldades financeiras e encerrando produção de certos modelos).
E no Brasil?
Bem, é difícil imaginar um distribuidor nacional investindo num joystick que deve custar para eles uns 40$ - já que a regra para estas marcas genéricas é comprar o mais barato possível para vender com o maior lucro possível - mas o fato da Speedlink vender a versão AIRROW e produtos desta marca serem vendidos aqui cria uma certa possibilidade de aparecer aqui, claro que com o "custo Brasil" adicionado ao preço.
Para um piloto virtual civil um grip de avião militar vintage não deve ser muito atrativo - deve preferir um de Cessna C-162 ou Airbus A-320.
Mas a versão PRO foi projetada para permitir substituir o grip, já é compatível com o grip dos Thrustmaster Cougar e Warthog e com o do Cobra M-5 (já usado anteriormente nas versões limitada VKB Mamba, Black Mamba), assim futuramente podera haver mais opções de grip e a comunidade simuleira criará opções para o Gladiator básico e seus "clones", quem sabe impressos em 3D (o que ainda não viável em termos de custo/qualidade).
A marca VKB foi criada em ~2004 por engenheiros russos aficcionados da simulação de vôo, desenvolveu os sensores de ângulo sem contato "MaRS" e a controladora USB Njoy32 (até 120 botões) baseada em micro processador ARM32. Projetou para as marcas russas Defender o joystick Cobra M-5 e para a Gametrix o Throttle ECS e almofada feedback vibratória Jet-Seat e um volante para simuladores de corrida.
http://vkb-sim.pro/
O desenvolvimento do Gladiator durou 2 anos, seu grip (empunhadura) é baseado no grip Steuerknüppel KG-12B (ou 13B) usado pela Luftwaffe em seus principais aviões de caça - Bf 109, Fw 190, Me 262, Me 163... copiado e usado em aviões russos (Yak-1, La5 durante a Segunda Guerra Mundial, e no pós guerra pelos Mig-15, Mig-17 e vários aviões de treinamento do leste Europeu até os anos 80.
O Gladiator não é replica fiel, mas baseado no KG-12B, com algumas concessões na ergonometria e funções, porém mantendo o desenho básico. Já na epóca da Segunda Guerra os engenheiros alemães desmostraram preocupação com ergonometria, note que o grip é inclinado para a esquerda e torcido no sentito anti-horário ~10 graus, justamente a posição natural da mão humana segurando o manche na frente do corpo. Hoje isso é comum em aviões de caça modernos.
O KG-12B original tinha quatro botões, metralhadoras, canhões, lançamento de bombas e rádio PTT. No Gladiator um destes botões foi transformado num Pov HAT (controle de camera) e o botão PTT num "shift" que dobra as funções dos botões superiores e do HAT, assim é possível ter 4 funções + HAT no topo do Gladiator, o mesmo número de um Tm T.16000M e que podem ser dobradas novamente com o botão "Mode" na base.
Tem mais 13 botões na base, totalizando junto com os botões superiores e HAT +"shift" 29 funções, e se usados os Mode 1 e Mode 2 para os botões da base é possível comandar cerca de 50 funções diferentes com este joystick.
Disco de acelerador na base usando potenciometro convencional e pela primeira vez num joystick o leme na torção do grip vem com sensor magnético sem contato (MaRS) do mesmo tipo usado nos eixos X e Y (aileron, profundor).
Mesmo modelos HOTAS mais caros como X-52, X55/56 continuam usando potenciometro no leme na torção do grip.
O gimbal (cardâ) é construido com plástico reforçado com fibra e segue um desenho tradicional com pinça centralizadora - usado pela CH Products, joysticks de transmissor de Radio Controle - que cria movimentos bem definidos nos eixos X e Y, não mistura os eixos como o sistema de cone da Saitek ou o "ball joint" (junta de bola) dos Thrustmaster T.16000M e Warthog.
Outro diferencial no Gladiator é "amortecimento" (damper) no retorno ao centro através do uso de um tipo de graxa em ranhuras nos mancais - de forma similar ao "dampening" usado no Warthog. Assim o grip não pula e balança quando solto - comparação do retorno ao centro com um Cobra M-5:
Com o Thrustmaster T.1600M:
Estes dois joysticks são os concorrentes direto do Gladiator, pois são os únicos na categoria "entry-level" a usar sensores sem contato nos eixos X e Y. O Cobra M-5 é restrito ao mercado Russo e Leste Europeu por alguma razão obscura.
A VKB diz que como este joystick foi criado focado no Combate Aéro (virtual) da Segunda Guerra Mundial - o "dogfight" - esse "dampening" facilitará mirar no inimigo.
Esta fatia do mercado (WWII) ainda não tinha sido explorada pelos fabricantes de joystick a excessão de modelos de pouca expressão/diferencial como os Saitek AV8R Aviator versão PC, já descontinuado em função das versões console compatíveis e a sua limitada versão AV8R Pacific com um grip inspirado no do F4U-Corsair da Segunda Guerra Mundial, para ser vendida com um jogo "Shoot'En Up in the air".
O genero simulador de combate WWII está em certa evidência atualmente com o sucesso do War Thunder e o nem tanto do IL-2 Battle of Stalingrad, bem como a promessa do DCS Normandia 1944 "decolar" no próximo ano.
Além disso as marcas tradicionais que dominam o mercado focam o desenho de seus HOTAS em F-16, A-10 (CH/Tm) ou "Kosmoplanes" (X-52,55,56) estes últimos combinando bem com os também em voga atualmente ditos "simuladores espaciais" Elite Dangerous e Star Citzen.
Assim a VKB decidiu explorar esta fatia ignorada para tentar ganhar presença no mercado, mas já tem em projeto um grip adequado para aviões modernos/kosmoplanes, baseado no desenho do grip do caça em desenvolvimento Sukhoi PAK FA (T-50), que também não será replica como o Warthog é do grip A-10 e sim baseado no desenho, mas otimizado para a simulação doméstica. Pilolo de caça militar pilota usando luvas grossas.
A VKB também projeta dois modelos de aceleradores (throttle) um otimizado para os aviões WWII e aviões GA leves com muti-eixos para passo de hélice, mistura... funções não disponíveis nos dual-throtte da Tm e Saitek, e um adequado para aviões modernos ou "Kosmosplanes".
Suposto "sketch" do throttle multi-eixos.
A VKB tem tecnologia e projetos para fazer controles Force Feedback, inclusive nos pedais - o que requer suporte nos jogos, e por enquanto nenhum disponibiliza - mas a analise é que o mercado atual não absorveria estes produtos de alto custo.
O Gladiator é oferecido também em uma versão PRO, cujo diferencial é usar o VKB "Next-Gen" gimbal e por isso não tem leme na torção.
Gimbal (cardã) totalmente em metal, alumínio aeronáutico, aço, rolamentos, e mecanismo CAM (camster) para o retorno ao centro, o que proporciona um aumendo na sensação de peso ao mover o manche para fora do centro e faz a passagem pela posição central não ser tão sentida como em joysticks comuns (o "clunck" no centro). Permite trocar o perfil da CAM e as molas entre três modelos com diferentes curvas e peso.
O Gladaitor é PnP para o Windows não requerer instalação de drivers de terceiros (fabricantes) e diferentes configurações dos botões (profiles) é armazenada na memória EPRON do controlador Njoy32, não requer software rodando em segundo plano durante os jogos como a Thustmaster e Saitek com seus TARGET, HUD.
Por enquanto o Gladiator e Gladiator PRO e o Pedal T-Rudder Mk.IV só estão disponíveis para pre-order na Stratojet (USA) - que só vende para mercado USA e Canadá - Amazon e na VKB China.
Preços (USA): 99.99$ o Gladiator, 249.99$ o Gladiator PRO.
Por força de acordos comerciais com o fabricante Asia Games - que é quem fabrica o joystick lá na China - o Gladiator básico não será vendido na Asia, Europa e America Latina. Nestes mercados será vendido uma versão simplificada (leia-se mais barata de fabricar) OEM - ou seja para marcas de distribuição.
Um dos distruidores já conhecido é a Speedlink, que o venderá o Gladiator simplificado como AIRROW Flight Stick.
Simplificação em relação ao VKB Gladiator:
- Potenciometro no eixo do leme ao invés do sensor sem contato MaRS.
- Firmware simplificado, permitindo apenas calibração e deadzones, sem possibilidade de carregar perfil (profile) na memória EPROM como no Gladiator.
- Não tem conexão na base para o VKB T-Rudder (pedal de leme) e outros futuros periféricos VKB como acelerador, painel de botões, o que no Gladiator permite integrar todos como um único contrôle para Windows/Games.
Mesmo esta versão "capada" promete ser melhor eletronica e mecanicamente do que os concorrentes da Thrustmaster e Saitek (marca que está em dificuldades financeiras e encerrando produção de certos modelos).
E no Brasil?
Bem, é difícil imaginar um distribuidor nacional investindo num joystick que deve custar para eles uns 40$ - já que a regra para estas marcas genéricas é comprar o mais barato possível para vender com o maior lucro possível - mas o fato da Speedlink vender a versão AIRROW e produtos desta marca serem vendidos aqui cria uma certa possibilidade de aparecer aqui, claro que com o "custo Brasil" adicionado ao preço.
Para um piloto virtual civil um grip de avião militar vintage não deve ser muito atrativo - deve preferir um de Cessna C-162 ou Airbus A-320.
Mas a versão PRO foi projetada para permitir substituir o grip, já é compatível com o grip dos Thrustmaster Cougar e Warthog e com o do Cobra M-5 (já usado anteriormente nas versões limitada VKB Mamba, Black Mamba), assim futuramente podera haver mais opções de grip e a comunidade simuleira criará opções para o Gladiator básico e seus "clones", quem sabe impressos em 3D (o que ainda não viável em termos de custo/qualidade).
1lokoS- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 01/10/2013
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Reputação : 5
Idade : 67
Nacionalidade :
Re: Gladiator joystick
Só queria o pedal deles, anos e anos vendo as postagens do Sokol por ai é nada de chegar aqui no BR
Se bem que pelo preço dessas lojas por ai é capaz de converterem U$250 para mais de 2k... e pensar que em 2012 paguei R$1.3k nesse Warthog hoje o pessoal esta vendendo no ML por no mínimo 3k. Tem loja vendendo Thrustmaster T.Fligt Hotas X de U$50 por R$450.
Difícil comprar joystick e pedais no Brasil.
Se bem que pelo preço dessas lojas por ai é capaz de converterem U$250 para mais de 2k... e pensar que em 2012 paguei R$1.3k nesse Warthog hoje o pessoal esta vendendo no ML por no mínimo 3k. Tem loja vendendo Thrustmaster T.Fligt Hotas X de U$50 por R$450.
Difícil comprar joystick e pedais no Brasil.
Eduardo- Coronel
-
Inscrito em : 06/03/2011
Mensagens : 1571
Reputação : 50
Idade : 39
Simulador preferido : DCS World/MSFS
Nacionalidade :
Re: Gladiator joystick
Bom, o preço do frete não anima muito, mas agora tem Gladiator e Gunfighter na store da VKBsim no Aliexpress - o que facilita o pagamento. Só não use Courier's (DHL, FeDex...) para encomendar.
1lokoS- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 01/10/2013
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