placa mjoy 16
5 participantes
Página 1 de 1
placa mjoy 16
Galera tudo blz?
Alguem ja usou a mjoy 16???
Tenho certeza que sim... Estou com dificuldade com uma que comprei no ML e ela ja vem com a matrix junto dela, com todos os diodos.
Bom ela é reconhecida no pc normalmente, porém quando eu coloco botões nela ela não aciona o respectivo botão.
Posso estar fazendo "caca", porém ela parece tão simples que acredito que não seja eu o problema, o vendedor do Ml adivinhem n deu muito as horas tive q abrir uma reclamação, e logo de cara ja falou que o problema sou eu... Talvez possa sim ser, mas precisava de ajuda.
Se alguem ja usou fale aqui comigo, fiz a ligação de maneira simples pois ja vem com diodos entao acredito q era so liga uma perninha do botão no contato de cima e a outra no contato de baixo, mas n deu certo, o conector que veio nela é daqeles tipo IDE de pc.
Aguardo ajuda.
Alguem ja usou a mjoy 16???
Tenho certeza que sim... Estou com dificuldade com uma que comprei no ML e ela ja vem com a matrix junto dela, com todos os diodos.
Bom ela é reconhecida no pc normalmente, porém quando eu coloco botões nela ela não aciona o respectivo botão.
Posso estar fazendo "caca", porém ela parece tão simples que acredito que não seja eu o problema, o vendedor do Ml adivinhem n deu muito as horas tive q abrir uma reclamação, e logo de cara ja falou que o problema sou eu... Talvez possa sim ser, mas precisava de ajuda.
Se alguem ja usou fale aqui comigo, fiz a ligação de maneira simples pois ja vem com diodos entao acredito q era so liga uma perninha do botão no contato de cima e a outra no contato de baixo, mas n deu certo, o conector que veio nela é daqeles tipo IDE de pc.
Aguardo ajuda.
fontinni- Primeiro-Tenente
-
Inscrito em : 13/07/2012
Reputação : 3
Nacionalidade :
Re: placa mjoy 16
A ligação é simples mesmo. Você tem o manual de ligações da MJOY16?
Tem com tirar uma foto e colocar aqui para ver?
Ecosta
Tem com tirar uma foto e colocar aqui para ver?
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Inscrito em : 03/03/2011
Reputação : 44
Nacionalidade :
Boa Noite eu tenho uma dessas tem tempo que não uso pois parei o projeto e estou retomando agora. Me recordo que o windows só reconhecia 32 botões era necessário um software externo chamado SV-Mapper para reconhecer a placa toda. Há manuais na internet acredito que tenha outros programas tambem e talvez oa windows mais atuais já reconheçam. Procure no seu windows a parte de calibração de joystick e verá quantos botões aparecem. Acionando estes poderá visualizar os que estão ativos. A MJOY é identica a um JOY comum só que com muitos botões. Onde eu comprei tive suporte mas no ML eles não dão. boa sorte abçs!
Diegoajato- Recruta
-
Inscrito em : 22/05/2016
Reputação : 0
Nacionalidade :
Caros amigos, muito obrigado pelas respostas.
Não as respondi e levei algum tempo para dar uma fbk aqui para voces porque estava um pouco sem tempo, e as informações passadas ja eram de meu conhecimento.
Ecosta obrigado pela ajuda e desculpa não ter enviado fotos, é que a ligação dos botões são tão simples que nem tirei pois sabia que estava ligando certinho, eu tenho o mapa dos botões e realmente não funcionavam, agradeço a boa vontade.
Como o vendedor ja tinha cagado pra mim desde o começo eu fiquei sem esperança de ver ela funcionar, pois tudo que os amigos falaram eu ja sabia e tinha feito certinho, dai entao como ja estava perdido mesmo, pensei comigo vou resoldar essa placa toda hehehe.
Foi o que fez ela funcionar, a ressoldei e quando fiz o teste nem acreditei, a placa funciono, passou a funcionar os botões.
Diegoajato você poderia me passar onde compra dessas placas?
Pois penso em adquirir mais uma mas não gostaria de comprar no ML.
Obrigado a amigos.
Não as respondi e levei algum tempo para dar uma fbk aqui para voces porque estava um pouco sem tempo, e as informações passadas ja eram de meu conhecimento.
Ecosta obrigado pela ajuda e desculpa não ter enviado fotos, é que a ligação dos botões são tão simples que nem tirei pois sabia que estava ligando certinho, eu tenho o mapa dos botões e realmente não funcionavam, agradeço a boa vontade.
Como o vendedor ja tinha cagado pra mim desde o começo eu fiquei sem esperança de ver ela funcionar, pois tudo que os amigos falaram eu ja sabia e tinha feito certinho, dai entao como ja estava perdido mesmo, pensei comigo vou resoldar essa placa toda hehehe.
Foi o que fez ela funcionar, a ressoldei e quando fiz o teste nem acreditei, a placa funciono, passou a funcionar os botões.
Diegoajato você poderia me passar onde compra dessas placas?
Pois penso em adquirir mais uma mas não gostaria de comprar no ML.
Obrigado a amigos.
-
Nacionalidade :
Utilizo essa placa mjoy16 matrix aqui já tem 4 anos. Comprei no ml também. Talvez seja o mesmo vendedor. Seguindo o manual é de fácil instalação, mas, tem que confeccionar cabos ide para suas saídas (o que dá um bom trabalho kkk). Até o windows 8 continua o problema de só reconhecer 32 botões. Utilizo o programa mjoymapper para mapear o restante. Tive que instalar diodos por fora ''mesmo com a matrix já tendo os mesmos'' pois estava tendo interferências nos pushbuttons (sinal fantasma).
marcelo henrique santos- Capitão
-
Inscrito em : 15/11/2013
Emprego/lazer : Mecânico de manutenção aeronáutica
Nacionalidade :
fontinni escreveu:Caros amigos, muito obrigado pelas respostas.
Obrigado a amigos.
Fique à vontade para o que precisar. Este conceito de placa controladora baseada no ATMEGA 6 ou 16, as Mjoys 8 ou Mjoys 16 são projetos antigos (cerca de 2005) baseado em controladores antigos e em matriz de contato. Ao longo do tempo as MJOY 8 foram sendo aperfeiçoadas enquanto que as MJOY 16 ficaram no projeto original.
O grande problema destes projetos está no problema de ruídos que interferem nos potenciômetros. As inovações das MJOY 8 foram justamente no sentido de resolver os ruídos. O próprio design da MJOY 16 (especialmente projetada para o flight Simulator) com cerca de 128 botões tornou-se obsoleto, apesar da placa ser ainda útil. Esse projeto que se compra no Mercado Livre com a placa e a matriz de contato num mesmo PCB foi projetado pelo SUNFLOWER (projetista Polonês para otimizar e simplificar as ligações), mas recomenda-se exatamente utilizar esta placa de forma modular, ou seja, a placa do ATMEGA e a placa da matriz de contato.
Estes projetos estavam quase no ostracismo quando um russo chamado MEGA_MOZG do antigo fórum da SUKOY.RU ressuscitou o projeto com o seu firmware chamado "MMJOY". O Firmware MMJOY permite que você deixe de lado a utilização de projetos com o uso de potenciômetros e possa utilizar Hall sensor e outros projetos eletrônicos para gerenciar os eixos.
Atualmente, os projetos mais modernos utilizam placas ARDUINO baseadas no ATMEGA 32 e a utilização de "SHIFT REGISTER" em substituição às placas matriz de contatos. O MEGA MOZG mantém o projeto MMJOY2 em site próprio e no forum do SIMHQ.
[]'s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Tenho um arduino mega tambem, porém me falaram que era facinho programar, achei que teria ajuda e quando comprei o amigo falou pra eu me virar hehehehe, resultado?
Ficou a placa parada novinha, não tenho tempo para aprender agora daqui um tempo quem sabe fico mais folgado e posso partir pro aprendizado do arduino.
Ecosta sabe me dizer se posso grava um novo soft nessa minha mjoy?
Ficou a placa parada novinha, não tenho tempo para aprender agora daqui um tempo quem sabe fico mais folgado e posso partir pro aprendizado do arduino.
-
Nacionalidade :
fontinni escreveu:Tenho um arduino mega tambem, porém me falaram que era facinho programar, achei que teria ajuda e quando comprei o amigo falou pra eu me virar hehehehe, resultado?
Sim! Você pode gravar um novo firmware no seu ATMEGA 16 e fazer as configurações, via SOFTWARE, que precisa para o seu projeto. A alteração diminui o número e botões de 128 para 64 e mantém os 8 eixos analógicos.
A Gravação do firmware pode ser realizado através da porta paralela, ou pela porta serial ou por uma porta USB usando dispositivo específico.
Na atualidade, pode-se utilizar arduino PRO MICRO LEONARDO e TEENSY.
Para o seu arduino MEGA:
https://github.com/harlequin-tech/arduino-usb
Para o seu Mjoy 16
https://sites.google.com/site/mmjoyproject/ (site em russo, precisa traduzir)
São procedimentos fáceis, mas com concentração e não quererem grande conhecimento pleno de programação.
[]'s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Maninho acredito que minha mjoy é de 68 botões somente , vou dar uma olhada no manuel dela pra ver, essa atualização tem algum beneficio?
-
Nacionalidade :
fontinni escreveu:Maninho acredito que minha mjoy é de 68 botões somente , vou dar uma olhada no manuel dela pra ver, essa atualização tem algum beneficio?
As MJOY 16 suportam até 128 botões no total entre push buttons, toggles e encoders. Veja o manual que tem mapeado todos os 128 botões.
Para o windows reconhecer, você necessita utilizar o aplicativo SV MAPPER, aqui:
https://sites.google.com/site/mjoy16/download
[]'s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Isso sim, ela tem 128 contando com tudo.
Ecosta se depois voce puder me dar um auxilio com meu arduino, vou baixar esse firmware e gravar nele.
Ecosta se depois voce puder me dar um auxilio com meu arduino, vou baixar esse firmware e gravar nele.
-
Nacionalidade :
Ok, Te ajudo>
[]'s
Ecosta
[]'s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Fontinni bom dia cara, eu adquiri a minha M16 no site BR cockpits, eles tem também material e tutorial pra fazer os cabos flats bem fácil. Sobre esse problema do ruído que foi comentado pelos colegas nos potenciômetros realmente atrapalham bastante, eu utilizava pots de 10k mas li em algum lugar que pode ser de 10k a 100k, e que quanto maior a resistência menor ruído porém também perde-se sensibilidade. Alguém já conseguiu minimizar estes ruídos de alguma forma?
Diegoajato- Recruta
-
Nacionalidade :
Diego como seria isso, ela aciona botões sozinho? Os potenciometros não funciona? qual seria o problema?
-
Nacionalidade :
Diegoajato escreveu:Fontinni bom dia cara, eu adquiri a minha M16 no site BR cockpits, eles tem também material e tutorial pra fazer os cabos flats bem fácil. Sobre esse problema do ruído que foi comentado pelos colegas nos potenciômetros realmente atrapalham bastante, eu utilizava pots de 10k mas li em algum lugar que pode ser de 10k a 100k, e que quanto maior a resistência menor ruído porém também perde-se sensibilidade. Alguém já conseguiu minimizar estes ruídos de alguma forma?
Dê uma olha no link abaixo que tem algumas dicas de como evitar e/ ou atenuar o ruído dos potenciômetros:
https://augustof.wordpress.com/2010/07/26/manual-da-placa-mega-joystick/
[]'s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Ecosta muito obrigado pelo link, elucidou algumas coisas e outras tenho que testar na pratica. Já utilizava fio com malha mas há outras alternativas pra explorar.
Fontinni o que ocorre é que o sinal não fica estável parece que você está o tempo todo mexendo no potenciômetro, e quando você mexe em um interfere no outro. No FSUIPC fica facil de ver a variação. Eu estava testando 6 eixos em um King Air pros motores, quando eu colocava um motor em feather o outro reduzia a potência sozinho. Com as chaves não tive problemas, nem com os rotary.
Fontinni o que ocorre é que o sinal não fica estável parece que você está o tempo todo mexendo no potenciômetro, e quando você mexe em um interfere no outro. No FSUIPC fica facil de ver a variação. Eu estava testando 6 eixos em um King Air pros motores, quando eu colocava um motor em feather o outro reduzia a potência sozinho. Com as chaves não tive problemas, nem com os rotary.
Diegoajato- Recruta
-
Nacionalidade :
Diegoajato escreveu:Ecosta muito obrigado pelo link, elucidou algumas coisas e outras tenho que testar na pratica. Já utilizava fio com malha mas há outras alternativas pra explorar.
Esse é um problema de projeto da MJOY 16 e que foi apresentado aqui no forum a origem do problema. Procure no forum que tem esse assunto tratado spbre o erro de projeto da MJOY 16. Os potenciômetros apresentam apresentam este comportamento errático por causa da variação de voltagem e que se atenua com a blindagem dos contatos com cabo blindado nos terminais do pot ou colocação de um capacitor de poliester para servir de filtro.
Eu encontrei projetos de MJOY 16 alterados com a inclusão de um estabilizador de voltagem de 5V na linha de 5V para os potenciômetros.
A solução é: Colocar o firmware MMJOY16 e corrigir os ruídos via interface de configuração do MMJOY ou partir para os ARDUINOS Pro micro Leonardo ou TEENSY 2.0 ou 2.0++ com o firmware MMJOY.
[]'s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Não entendi ( Diegoajato) se o seu problema é somente com as saídas de potênciometros que não estão sendo utilizadas ou sé também com as utilizadas. Na mjoy16 você tem que aterrar os contatos de sinal (não o 5v kkkk) das saídas dos pots que não estiverem sendo utilizados pq eles ficam doidos mesmo. Se não for aterrar você tem que verificar se o simulador não atribuiu um comando automaticamente a este eixo não utilizado ( o flight simulator costuma fazer isso). Se for o caso é só deletar o mesmo dentro do simulador pois assim ele vai continuar variando, mas, como não tem nenhum comando atribuído não irá interferir em nada. Agora se o seu problema for com variação na saída do pot que está sendo utilizado, só pesquisando mesmo pois deve ter tópicos sobre esse assunto. Com o tempo de uso os pots tendem a começar apresentar variações, mas, estas normalmente são mínimas e de forma alguma podem acionar outros comandos a não ser os que lhe forem atribuídos.
marcelo henrique santos- Capitão
-
Inscrito em : 15/11/2013
Emprego/lazer : Mecânico de manutenção aeronáutica
Nacionalidade :
Oi pessoal! Sou novo por aqui, mas tenho bastante tempo que leio os tópicos voo virtual... Estou com um problema em meus dois joysticks, um Mjoy16 e Mjoy8. Eu calibrei os dois e configurei os comandos no flight simulator tudo ok. Faço voos e saio do flight simulator, quando volto para simular, tenho que configurar os botões e os eixos dos 2 joysticks novamente, mas não preciso calibrar ou seja, eles perdem a configuração dos comandos mas não perde a calibração.
Não uso nenhum programa para fazer uma "ponte" entre os mjoys e o flight simulator!
Obrigado.
Não uso nenhum programa para fazer uma "ponte" entre os mjoys e o flight simulator!
Obrigado.
ASPRUEDA- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 27/04/2012
Reputação : 1
Simulador preferido : X-Plane 11 e P3
Emprego/lazer : Instrutor de voo avião /Mecânico automotivo
Nacionalidade :
Estranho o FS não estar gravando os seus comando, mas você pode usar alguns programas que fazem essa interface entre os comandos do FS com os botões do hardware. Você pode utilizar o programa "SVMAPPER" ou o "JOYTOKEY" que além dos botões, também identifica os eixos.
Se você tem o FSUIPC instalado, tente configurar o FS por meio da sua interface.
[]'s
Ecosta
Se você tem o FSUIPC instalado, tente configurar o FS por meio da sua interface.
[]'s
Ecosta
Ecosta- Capitão
-
Nacionalidade :
Muito obrigado pela ajuda Ecosta! E tinha me esquecido do FSUIPC. Vou configurar por lá.
Agora que eu reparei que meu rudder da saitek não perde a configuração... Pode ser devido o software que tenho do mesmo instalado né?
Muito obrigado pela ajuda
Agora que eu reparei que meu rudder da saitek não perde a configuração... Pode ser devido o software que tenho do mesmo instalado né?
Muito obrigado pela ajuda
ASPRUEDA- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 27/04/2012
Reputação : 1
Simulador preferido : X-Plane 11 e P3
Emprego/lazer : Instrutor de voo avião /Mecânico automotivo
Nacionalidade :