[Brasil] Dilma corta orçamento para modernizar caças da FAB
3 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Dilma corta orçamento para modernizar caças da FAB
Dilma corta orçamento para modernizar caças da FAB
Programa de modernização do caça-bombardeiro Embraer AMX previa a atualização de 43 aeronaves; apenas 3 foram completadas
Com a célula revitalizada, o A-1M teve sua vida útil ampliada em mais 20 anos (FAB)
Uma alteração na Lei de Orçamento para 2016, decretada pela presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (11), autorizou o deslocamento de recursos antes destinados a investimentos para a manutenção em vários órgãos do governo. A maior movimentação aconteceu no quadro da Aeronáutica: uma verba de R$ 101 milhões, antes prevista para dar continuidade ao programa de modernização do caça-bombardeiro A-1 neste ano, agora será aplicada na compra de combustível e revisão das aeronaves atuais.
Esse é mais um golpe no processo de modernização do A-1, designação militar da Força Aérea Brasileira (FAB) para o caça-bombardeiro Embraer AMX. As novas soluções para a aeronave foram propostas em 2003 e o primeiro protótipo modernizado pela Embraer voou em 2007.
Naquela época, o programa avaliado em US$ 400 milhões previa a modernização de 43 aeronaves no período de cinco anos. Após uma série de contratempos com renegociações de contrato, a primeira aeronave, designada “A-1M”, foi entregue a Aeronáutica somente em 2013. Desde então, a FAB recebeu apenas outros dois caças AMX com a nova configuração.
Nesse mesmo tempo, a força aérea da Itália, o outro usuário do AMX (desenvolvido pela Embraer em parceria com fabricantes italianos), realizou uma modernização semelhante a proposta ao modelo brasileiro em 52 jatos de sua frota. Os italianos atualizaram seus aviões entre 2006 e 2012 e o programa custou US$ 350 milhões.
Já os investimentos nos programas de desenvolvimento do cargueiro militar Embraer KC-390 e parceria para construção do caça Saab Gripen NG, não foram prejudicados no orçamento.
A FAB recebeu apenas 3 jatos A-1M com os novos equipamentos de bordo (FAB)
Novos equipamentos do AMX
Na ativa com a FAB desde 1989, o A-1 é um avião militar versátil: pode atuar em uma variedade de missões, de caça-bombardeiro à operações de reconhecimento. No entanto, os equipamentos da aeronave da primeira geração, como sensores de busca e controles de armas, estão ultrapassados.
Na versão modernizada, o A-1M é um avião de combate melhor preparado para as ameaças modernas. O design do AMX é o mesmo, mas seu interior contém algumas das tecnologias militares mais avançadas em seu segmento.
Os equipamentos de voo são distribuídos em telas digitais e um novo sistema de geração de oxigênio para a cabine permite ao avião (e ao piloto) voar em grandes altitudes por mais tempo. O A-1M também possui um sistema mais avançado de alerta e contramedidas (flares e chaff) contra mísseis.
O novo radar “multi-modo” do A-1M tem alcance de até 80 km (FAB)
As principais alterações tecnológicas da aeronave são os novos sensores de busca por infla-vermelho e o radar “multi-modo”, que pode atuar em busca de aviões ou mapeando o terreno por onde voa. Esses equipamentos permitem ao A-1M “enxergar” até 80 km à frente e disparar suas armas com precisão.
Durante o processo de instalação dos novos equipamentos, a estrutura e asas dos caças também são completamente revitalizadas, o que aumenta a vida útil programada do avião. Os A-1M da FAB, por exemplo, tem capacidade para continuar voando até meados de 2032. Já os A-1 da primeira geração talvez não consigam seguir na ativa por tanto tempo, ao menos se o programa não for continuado.
Em contato com o Airway, a assessoria de imprensa da Aeronáutica informou que os A-1 seguem operando normalmente, respeitando os limites para o qual foi projetado. No entanto, ainda não existe uma previsão sobre a continuidade do programa de modernização, informou a Aeronáutica.
Os caça-bombardeiros AMX fabricados pela Embraer são operados pelos esquadrões “Poker” e “Centauro”, na Base de Santa Maria (RS), e pelo esquadrão “Pampa”, na Base de Santa Cruz (RJ).
Fonte: Airway
Programa de modernização do caça-bombardeiro Embraer AMX previa a atualização de 43 aeronaves; apenas 3 foram completadas
Com a célula revitalizada, o A-1M teve sua vida útil ampliada em mais 20 anos (FAB)
Uma alteração na Lei de Orçamento para 2016, decretada pela presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (11), autorizou o deslocamento de recursos antes destinados a investimentos para a manutenção em vários órgãos do governo. A maior movimentação aconteceu no quadro da Aeronáutica: uma verba de R$ 101 milhões, antes prevista para dar continuidade ao programa de modernização do caça-bombardeiro A-1 neste ano, agora será aplicada na compra de combustível e revisão das aeronaves atuais.
Esse é mais um golpe no processo de modernização do A-1, designação militar da Força Aérea Brasileira (FAB) para o caça-bombardeiro Embraer AMX. As novas soluções para a aeronave foram propostas em 2003 e o primeiro protótipo modernizado pela Embraer voou em 2007.
Naquela época, o programa avaliado em US$ 400 milhões previa a modernização de 43 aeronaves no período de cinco anos. Após uma série de contratempos com renegociações de contrato, a primeira aeronave, designada “A-1M”, foi entregue a Aeronáutica somente em 2013. Desde então, a FAB recebeu apenas outros dois caças AMX com a nova configuração.
Nesse mesmo tempo, a força aérea da Itália, o outro usuário do AMX (desenvolvido pela Embraer em parceria com fabricantes italianos), realizou uma modernização semelhante a proposta ao modelo brasileiro em 52 jatos de sua frota. Os italianos atualizaram seus aviões entre 2006 e 2012 e o programa custou US$ 350 milhões.
Já os investimentos nos programas de desenvolvimento do cargueiro militar Embraer KC-390 e parceria para construção do caça Saab Gripen NG, não foram prejudicados no orçamento.
A FAB recebeu apenas 3 jatos A-1M com os novos equipamentos de bordo (FAB)
Novos equipamentos do AMX
Na ativa com a FAB desde 1989, o A-1 é um avião militar versátil: pode atuar em uma variedade de missões, de caça-bombardeiro à operações de reconhecimento. No entanto, os equipamentos da aeronave da primeira geração, como sensores de busca e controles de armas, estão ultrapassados.
Na versão modernizada, o A-1M é um avião de combate melhor preparado para as ameaças modernas. O design do AMX é o mesmo, mas seu interior contém algumas das tecnologias militares mais avançadas em seu segmento.
Os equipamentos de voo são distribuídos em telas digitais e um novo sistema de geração de oxigênio para a cabine permite ao avião (e ao piloto) voar em grandes altitudes por mais tempo. O A-1M também possui um sistema mais avançado de alerta e contramedidas (flares e chaff) contra mísseis.
O novo radar “multi-modo” do A-1M tem alcance de até 80 km (FAB)
As principais alterações tecnológicas da aeronave são os novos sensores de busca por infla-vermelho e o radar “multi-modo”, que pode atuar em busca de aviões ou mapeando o terreno por onde voa. Esses equipamentos permitem ao A-1M “enxergar” até 80 km à frente e disparar suas armas com precisão.
Durante o processo de instalação dos novos equipamentos, a estrutura e asas dos caças também são completamente revitalizadas, o que aumenta a vida útil programada do avião. Os A-1M da FAB, por exemplo, tem capacidade para continuar voando até meados de 2032. Já os A-1 da primeira geração talvez não consigam seguir na ativa por tanto tempo, ao menos se o programa não for continuado.
Em contato com o Airway, a assessoria de imprensa da Aeronáutica informou que os A-1 seguem operando normalmente, respeitando os limites para o qual foi projetado. No entanto, ainda não existe uma previsão sobre a continuidade do programa de modernização, informou a Aeronáutica.
Os caça-bombardeiros AMX fabricados pela Embraer são operados pelos esquadrões “Poker” e “Centauro”, na Base de Santa Maria (RS), e pelo esquadrão “Pampa”, na Base de Santa Cruz (RJ).
Fonte: Airway
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Dilma corta orçamento para modernizar caças da FAB
Independente da decisão política, será que ainda vale a pena investir no AMX? Não consigo enxergar essa aeronave como um equipamento moderno que mereça investimentos.
_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i9 12900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus TUF RTX 4060ti OC - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Dilma corta orçamento para modernizar caças da FAB
Além disso que o Flávio falou ainda tem:
"Nesse mesmo tempo, a força aérea da Itália, o outro usuário do AMX (desenvolvido pela Embraer em parceria com fabricantes italianos), realizou uma modernização semelhante a proposta ao modelo brasileiro em 52 jatos de sua frota. Os italianos atualizaram seus aviões entre 2006 e 2012 e o programa custou US$ 350 milhões."
Segundo a reportagem era previsto gastarmos em 2003 US$400 milhões para modernizar 9 jatos a menos que a Itália...
Eles já fizeram e nós nada, e o custo vai subir para quanto? US$ 1 Bilhão?
Será que um dia esse custo Brasil acaba?
"Nesse mesmo tempo, a força aérea da Itália, o outro usuário do AMX (desenvolvido pela Embraer em parceria com fabricantes italianos), realizou uma modernização semelhante a proposta ao modelo brasileiro em 52 jatos de sua frota. Os italianos atualizaram seus aviões entre 2006 e 2012 e o programa custou US$ 350 milhões."
Segundo a reportagem era previsto gastarmos em 2003 US$400 milhões para modernizar 9 jatos a menos que a Itália...
Eles já fizeram e nós nada, e o custo vai subir para quanto? US$ 1 Bilhão?
Será que um dia esse custo Brasil acaba?
Re: [Brasil] Dilma corta orçamento para modernizar caças da FAB
100 milhões dá pra fazer uma barganha lá na SAAB e trazer mais um Gripen NG de "saideira"
_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i9 12900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus TUF RTX 4060ti OC - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA- Marechal-do-Ar
-
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Dilma sanciona empréstimo de US$ 4,5 bi para compra de caças suecos
» [Brasil] Após mais de dez anos, Dilma escolhe caças suecos para a FAB
» [Brasil] F-X2: Lula anunciará compra de caças para poupar Dilma de desgaste com militares
» [Brasil] Dilma vai à reunião do Brics na Índia e aproveita para abordar compra de caças
» [Internacional] Para Bulgária, Rússia propõe modernizar MiG-29s e EUA fazem nova oferta de caças F-16
» [Brasil] Após mais de dez anos, Dilma escolhe caças suecos para a FAB
» [Brasil] F-X2: Lula anunciará compra de caças para poupar Dilma de desgaste com militares
» [Brasil] Dilma vai à reunião do Brics na Índia e aproveita para abordar compra de caças
» [Internacional] Para Bulgária, Rússia propõe modernizar MiG-29s e EUA fazem nova oferta de caças F-16
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos