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[Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF

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Mensagem por Amilckar Qua 24 Fev 2016, 11:16

Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF

Incidente envolveu avião de matrícula PR-BSI e veículo da FAB.
Controlador de tráfego aéreo percebeu situação e intercedeu.



Duas aeronaves quase se chocaram durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Brasília nesta terça-feira (23) depois que uma delas desobedeceu às instruções do controlador de tráfego aéreo.
Os aviões deixariam simultaneamente o terminal às 7h30, mas em direções diferentes: o de matrícula PR-BSI faria uma curva para a direita logo após deixar o solo, rumo a Guarulhos (São Paulo), mas acabou virando para a esquerda e invadiu a área do veículo da Força Aérea Brasileira. O controlador percebeu a falha e pediu ao piloto da FAB para interromper o procedimento e, em seguida, alterar a rota.

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Os diálogos entre o controlador de tráfego aéreo e os pilotos mostram as manobras para evitar a colisão:

Controlador: Força Aérea 85.282, trace uma posição de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave... Interrompa a subida agora.

Controlador: Força Aérea 2582 controle Brasília, interrompa a subida agora. Trace uma correção agora de uma hora, mesma altitude, senhor.
Piloto da FAB: Tô visual, mantendo separação aqui. A aeronave iniciou curva à direita, a saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva à direta. Não tem, não tem mais como fazer essa saída aqui com essa aeronave decolando.

Controlador: O senhor está correto, Força Aérea 2582. Bravo-Serra e Índia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva à direita, 4,1 mil pés. Suba agora para o nível 270.

Piloto do PR-BSI: Subindo para o 270 pró-sul.

A Aeronáutica apura o caso. “Desde novembro de 2015, o Aeroporto de Brasília opera com decolagem simultânea, tendo em vista que as pistas são paralelas. No caso em questão, foram autorizadas duas decolagens simultâneas: aeronave de matrícula PR-BSI com destino a Guarulhos decolando da pista direita e a aeronave FAB 2582 decolando da pista esquerda", diz nota da FAB.

"A instrução do perfil de decolagem que foi confirmada pelo piloto da aeronave PR-BSI previa curva imediata à direita após a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem). Entretanto, o perfil executado pelo piloto contrariou a instrução recebida e a aeronave teve um deslocamento à esquerda, interferindo na decolagem da aeronave FAB 2582, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem”, afirma o texto.
O órgão afirmou ainda que o controlador de tráfego aéreo “agiu prontamente para evitar maiores problemas”.

Fonte: G1

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Mensagem por Bruno Conci Qua 24 Fev 2016, 15:50

Quando eu soube que BSB iria operar decolagem simultânea eu logo imaginei, vai dar caca isso aí, e não demorou muito não.
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Mensagem por João Pedro Qua 24 Fev 2016, 16:59

Bruno Conci escreveu:Quando eu soube que BSB iria operar decolagem simultânea eu logo imaginei, vai dar caca isso aí, e não demorou muito não.

É lógico que uma hora ou outra iria ter algum erro é assim que as coisas funcionam, seja aqui no Brasil ou seja em qualquer outro lugar do mundo. O mais legal da aviação é que mesmo com o erro, nada mais grave aconteceu, pois o ATC agiu assim como mandava o documento publicado pelo DECEA e agiu para evitar maiores problemas.
Só é uma pena que agora é mais um argumento para o pessoal ficar com o pé atrás com as operações simultâneas... Lamentável.

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Mensagem por André Bezerra Qua 24 Fev 2016, 17:53

Esse tipo de cruzamento não é tão raro assim.

Qual a explicação pra esse fato ter tido essa repercussão toda? Como a imprensa teve acesso tão rápido aos diálogos entre ATC e aeronaves?

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Mensagem por João Pedro Qua 24 Fev 2016, 19:02

André Bezerra escreveu:Esse tipo de cruzamento não é tão raro assim.

Qual a explicação pra esse fato ter tido essa repercussão toda? Como a imprensa teve acesso tão rápido aos diálogos entre ATC e aeronaves?

Verdade, André.
Engraçado como conseguiram acesso tão rápido.
BTW, a imagem que aparece no post em nada tem a ver com o incidente de Brasília, e sim com outro incidente que aconteceu na Europa... Creio que a imagem deve ser do site onde a notícia foi postada. Mais uma vez, a imprensa "especializada" fazendo besteira.

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Mensagem por Duley Qua 24 Fev 2016, 22:42

A imprensa especializada transcreveu a comunicação cheia de erros.

Mas sobre decolagens paralelas simultâneas, não é sinônimo de "caca". Se seguir tudo by the books, a margem é próxima a zero. Temos vários exemplos ao redor do mundo. Mas se sair do padrão, vira notícia, especialmente quando os passageiros são alvos da lava-jato.

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Mensagem por João Pedro Qua 24 Fev 2016, 23:06

Duley escreveu:A imprensa especializada transcreveu a comunicação cheia de erros.

Mas sobre decolagens paralelas simultâneas, não é sinônimo de "caca". Se seguir tudo by the books, a margem é próxima a zero. Temos vários exemplos ao redor do mundo. Mas se sair do padrão, vira notícia, especialmente quando os passageiros são alvos da lava-jato.

E mesmo quando dá "caca" o book tem uma solução. Não se fazem coisas assim do nada, com certeza tem muito planejamento por trás.

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Mensagem por Duley Qui 25 Fev 2016, 00:32

Essa conversa me fez lembrar um vídeo que gravei em 2012 em São Francisco. Lá são 4 pistas sendo que duas paralelas se cruzam. Operação sem mistério, que acontece o dia inteiro. Quando o vento é calmo, decola da 1L e 1R e pousa na 28L e 28R. Geralmente as decolagens são feitas simultâneas. Os aviões alinham e aguardam o cruzamento dos aviões que pousam nas pistas 28. Assim que libera, aceleram juntos. O pouso, quando a coincidência permite, também é feita simultânea. É menos recorrente pois precisa de ter a sincronia de dois aviões chegarem pra aproximar ao mesmo tempo e descerem com velocidades bem próximas. E observe que a separação das pistas é infinitamente inferior a disposição de pistas em Brasília, mesmo assim tudo rola sem susto.

Veja o vídeo que fiz:
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Mensagem por João Pedro Qui 25 Fev 2016, 17:58

Opa, Duley.
Vi uma vez pela internet que essa operação lá em SFO só rola visual, e além disso, que o localizador é totalmente diferente do normal, é deslocado e tudo mais... É verdade?
BTW, deveria ser assim aqui também em GRU mesmo que só visual. Mas parece que a separação que a FAA exige é bem menor que a que ICAO solicita.

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