[Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
5 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
Incidente envolveu avião de matrícula PR-BSI e veículo da FAB.
Controlador de tráfego aéreo percebeu situação e intercedeu.
Duas aeronaves quase se chocaram durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Brasília nesta terça-feira (23) depois que uma delas desobedeceu às instruções do controlador de tráfego aéreo.
Os aviões deixariam simultaneamente o terminal às 7h30, mas em direções diferentes: o de matrícula PR-BSI faria uma curva para a direita logo após deixar o solo, rumo a Guarulhos (São Paulo), mas acabou virando para a esquerda e invadiu a área do veículo da Força Aérea Brasileira. O controlador percebeu a falha e pediu ao piloto da FAB para interromper o procedimento e, em seguida, alterar a rota.
Os diálogos entre o controlador de tráfego aéreo e os pilotos mostram as manobras para evitar a colisão:
Controlador: Força Aérea 85.282, trace uma posição de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave... Interrompa a subida agora.
Controlador: Força Aérea 2582 controle Brasília, interrompa a subida agora. Trace uma correção agora de uma hora, mesma altitude, senhor.
Piloto da FAB: Tô visual, mantendo separação aqui. A aeronave iniciou curva à direita, a saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva à direta. Não tem, não tem mais como fazer essa saída aqui com essa aeronave decolando.
Controlador: O senhor está correto, Força Aérea 2582. Bravo-Serra e Índia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva à direita, 4,1 mil pés. Suba agora para o nível 270.
Piloto do PR-BSI: Subindo para o 270 pró-sul.
A Aeronáutica apura o caso. “Desde novembro de 2015, o Aeroporto de Brasília opera com decolagem simultânea, tendo em vista que as pistas são paralelas. No caso em questão, foram autorizadas duas decolagens simultâneas: aeronave de matrícula PR-BSI com destino a Guarulhos decolando da pista direita e a aeronave FAB 2582 decolando da pista esquerda", diz nota da FAB.
"A instrução do perfil de decolagem que foi confirmada pelo piloto da aeronave PR-BSI previa curva imediata à direita após a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem). Entretanto, o perfil executado pelo piloto contrariou a instrução recebida e a aeronave teve um deslocamento à esquerda, interferindo na decolagem da aeronave FAB 2582, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem”, afirma o texto.
O órgão afirmou ainda que o controlador de tráfego aéreo “agiu prontamente para evitar maiores problemas”.
Fonte: G1
Incidente envolveu avião de matrícula PR-BSI e veículo da FAB.
Controlador de tráfego aéreo percebeu situação e intercedeu.
Duas aeronaves quase se chocaram durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Brasília nesta terça-feira (23) depois que uma delas desobedeceu às instruções do controlador de tráfego aéreo.
Os aviões deixariam simultaneamente o terminal às 7h30, mas em direções diferentes: o de matrícula PR-BSI faria uma curva para a direita logo após deixar o solo, rumo a Guarulhos (São Paulo), mas acabou virando para a esquerda e invadiu a área do veículo da Força Aérea Brasileira. O controlador percebeu a falha e pediu ao piloto da FAB para interromper o procedimento e, em seguida, alterar a rota.
Os diálogos entre o controlador de tráfego aéreo e os pilotos mostram as manobras para evitar a colisão:
Controlador: Força Aérea 85.282, trace uma posição de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave... Interrompa a subida agora.
Controlador: Força Aérea 2582 controle Brasília, interrompa a subida agora. Trace uma correção agora de uma hora, mesma altitude, senhor.
Piloto da FAB: Tô visual, mantendo separação aqui. A aeronave iniciou curva à direita, a saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva à direta. Não tem, não tem mais como fazer essa saída aqui com essa aeronave decolando.
Controlador: O senhor está correto, Força Aérea 2582. Bravo-Serra e Índia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva à direita, 4,1 mil pés. Suba agora para o nível 270.
Piloto do PR-BSI: Subindo para o 270 pró-sul.
A Aeronáutica apura o caso. “Desde novembro de 2015, o Aeroporto de Brasília opera com decolagem simultânea, tendo em vista que as pistas são paralelas. No caso em questão, foram autorizadas duas decolagens simultâneas: aeronave de matrícula PR-BSI com destino a Guarulhos decolando da pista direita e a aeronave FAB 2582 decolando da pista esquerda", diz nota da FAB.
"A instrução do perfil de decolagem que foi confirmada pelo piloto da aeronave PR-BSI previa curva imediata à direita após a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem). Entretanto, o perfil executado pelo piloto contrariou a instrução recebida e a aeronave teve um deslocamento à esquerda, interferindo na decolagem da aeronave FAB 2582, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem”, afirma o texto.
O órgão afirmou ainda que o controlador de tráfego aéreo “agiu prontamente para evitar maiores problemas”.
Fonte: G1
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
Quando eu soube que BSB iria operar decolagem simultânea eu logo imaginei, vai dar caca isso aí, e não demorou muito não.
Bruno Conci- Capitão
-
Inscrito em : 12/11/2014
Mensagens : 136
Reputação : 13
Idade : 39
Simulador preferido : P3D V5 HF1
Emprego/lazer : Aviação,Cinema,Viagens.
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
Bruno Conci escreveu:Quando eu soube que BSB iria operar decolagem simultânea eu logo imaginei, vai dar caca isso aí, e não demorou muito não.
É lógico que uma hora ou outra iria ter algum erro é assim que as coisas funcionam, seja aqui no Brasil ou seja em qualquer outro lugar do mundo. O mais legal da aviação é que mesmo com o erro, nada mais grave aconteceu, pois o ATC agiu assim como mandava o documento publicado pelo DECEA e agiu para evitar maiores problemas.
Só é uma pena que agora é mais um argumento para o pessoal ficar com o pé atrás com as operações simultâneas... Lamentável.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
Esse tipo de cruzamento não é tão raro assim.
Qual a explicação pra esse fato ter tido essa repercussão toda? Como a imprensa teve acesso tão rápido aos diálogos entre ATC e aeronaves?
Qual a explicação pra esse fato ter tido essa repercussão toda? Como a imprensa teve acesso tão rápido aos diálogos entre ATC e aeronaves?
_________________
MOBO GIGABYTE Z77-D3H_-_-_Intel Core i7 2600K 3.8 GHz_-_-_MSI GeForce GTX580 TwinFrozr II 1.5 GB_-_-_8 GB RAM
André Bezerra- Capitão
-
Inscrito em : 13/01/2016
Mensagens : 100
Reputação : 8
Idade : 33
Emprego/lazer : Piloto Militar
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
André Bezerra escreveu:Esse tipo de cruzamento não é tão raro assim.
Qual a explicação pra esse fato ter tido essa repercussão toda? Como a imprensa teve acesso tão rápido aos diálogos entre ATC e aeronaves?
Verdade, André.
Engraçado como conseguiram acesso tão rápido.
BTW, a imagem que aparece no post em nada tem a ver com o incidente de Brasília, e sim com outro incidente que aconteceu na Europa... Creio que a imagem deve ser do site onde a notícia foi postada. Mais uma vez, a imprensa "especializada" fazendo besteira.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
A imprensa especializada transcreveu a comunicação cheia de erros.
Mas sobre decolagens paralelas simultâneas, não é sinônimo de "caca". Se seguir tudo by the books, a margem é próxima a zero. Temos vários exemplos ao redor do mundo. Mas se sair do padrão, vira notícia, especialmente quando os passageiros são alvos da lava-jato.
Mas sobre decolagens paralelas simultâneas, não é sinônimo de "caca". Se seguir tudo by the books, a margem é próxima a zero. Temos vários exemplos ao redor do mundo. Mas se sair do padrão, vira notícia, especialmente quando os passageiros são alvos da lava-jato.
_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3968
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
Duley escreveu:A imprensa especializada transcreveu a comunicação cheia de erros.
Mas sobre decolagens paralelas simultâneas, não é sinônimo de "caca". Se seguir tudo by the books, a margem é próxima a zero. Temos vários exemplos ao redor do mundo. Mas se sair do padrão, vira notícia, especialmente quando os passageiros são alvos da lava-jato.
E mesmo quando dá "caca" o book tem uma solução. Não se fazem coisas assim do nada, com certeza tem muito planejamento por trás.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
Essa conversa me fez lembrar um vídeo que gravei em 2012 em São Francisco. Lá são 4 pistas sendo que duas paralelas se cruzam. Operação sem mistério, que acontece o dia inteiro. Quando o vento é calmo, decola da 1L e 1R e pousa na 28L e 28R. Geralmente as decolagens são feitas simultâneas. Os aviões alinham e aguardam o cruzamento dos aviões que pousam nas pistas 28. Assim que libera, aceleram juntos. O pouso, quando a coincidência permite, também é feita simultânea. É menos recorrente pois precisa de ter a sincronia de dois aviões chegarem pra aproximar ao mesmo tempo e descerem com velocidades bem próximas. E observe que a separação das pistas é infinitamente inferior a disposição de pistas em Brasília, mesmo assim tudo rola sem susto.
Veja o vídeo que fiz:
Veja o vídeo que fiz:
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3968
Reputação : 325
Idade : 38
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Re: [Brasil] Piloto ignora instrução, e aviões quase colidem na decolagem no DF
Opa, Duley.
Vi uma vez pela internet que essa operação lá em SFO só rola visual, e além disso, que o localizador é totalmente diferente do normal, é deslocado e tudo mais... É verdade?
BTW, deveria ser assim aqui também em GRU mesmo que só visual. Mas parece que a separação que a FAA exige é bem menor que a que ICAO solicita.
Vi uma vez pela internet que essa operação lá em SFO só rola visual, e além disso, que o localizador é totalmente diferente do normal, é deslocado e tudo mais... É verdade?
BTW, deveria ser assim aqui também em GRU mesmo que só visual. Mas parece que a separação que a FAA exige é bem menor que a que ICAO solicita.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Conteúdo patrocinado
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Avioes quase colidem na pista.
» [Internacional] Dois aviões quase colidem em pleno voo em Hong Kong
» [Internacional] Dois aviões de grande porte quase colidem em Nova York
» [Brasil] Brasil doa três aviões de combate e instrução ao Paraguai
» [Brasil]Brasil avalia liberação de gadgets em pouso e decolagem de aviões
» [Internacional] Dois aviões quase colidem em pleno voo em Hong Kong
» [Internacional] Dois aviões de grande porte quase colidem em Nova York
» [Brasil] Brasil doa três aviões de combate e instrução ao Paraguai
» [Brasil]Brasil avalia liberação de gadgets em pouso e decolagem de aviões
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|