[Brasil] O avião do Padre
4 participantes
Página 1 de 1
[Brasil] O avião do Padre
O avião do Padre
Contruído em quase 20 anos, aeronave artesanal pode voar, garante o padre Albino Dziadzio
Padre Albino a bordo de seu avião, o ‘Borboleta Branca 2’ (Jornal da Manhã)
A Diocese de Ponta Grossa (PR) vem recebendo mais telefonemas do que o habitual. E quem entra em contato com a igreja paranaense não busca ajuda espiritual, mas sim informações sobre um avião. Ou melhor, o avião do padre Albino Dziadzio.
Recentemente, o padre Dziadzio ficou conhecido ao expor na Igreja Nossa Senhora de Monte Claro o “Borboleta Branca 2”, uma avião que ele mesmo construiu ao longo dos últimos 19 anos. “Esse é meu segundo avião. O primeiro, que eu comecei a construir em 1971, não ficou bom e então eu o desmontei e aproveitei para usar as peças no meu segundo projeto”, contou o sacerdote em entrevista ao Airway.
E ele voa, garante o construtor. “Há dois anos fizemos testes de voos no aeródromo de Ponta Grossa e o avião saiu do chão duas vezes”, contou Dziadzio, no alto de seus 70 anos e mais de 40 de sacerdócio. “Mas eu não pilotei. Ainda não tenho brevê, mas fui ao lado de um piloto profissional”, confessou.
Entusiasta da aviação desde criança, Albino começou a criar asas quando ingressou no seminário. “Construir aeromodelos era o meu passa-tempo favorito quando não estava a serviço de Deus”, revelou o padre. “Você sabe como é, se pobre quiser ter avião a única forma é construir um”, completou.
Admirador de urubus, o padre Albino não tem um avião ou fabricante favorito: “não conheço direito esses aviões da Embraer, mas acho que são máquinas maravilhosas”. O padre também prefere voos lentos a alta velocidade. “Construí uma asa de grande sustentação, assim poderia fazer meus voos lentos e observar a paisagem tranquilamente. É disso que eu gosto”, contou o padre, que voou poucas vezes na vida. “Acho que só umas duas vezes. E faz tempo!”
O avião do padre Albino tem motor de VW Santana (Jornal da Manhã)
Avião de R$ 30 mil
Filho de carpinteiro, Albino contou que construiu o avião quase que inteiramente sozinho. “Tive ajuda apenas para montar a parte elétrica e instalar o motor. De resto fiz tudo sozinho a partir de ideias que me surgiam na cabeça”, revelou. Como explica o padre, o avião foi construído com alumínio, madeira, cabos de aço, parafusos e “muita cola”.
O avião foi construído com alumínio, madeira, parafusos e “muita cola” (Jornal da Manhã)
No avião finalizado, o padre escreveu “Animai-vos! Cristo virá”. “Ficaria estranho um padre construir uma aeronave e ela não ter nenhum vínculo com a religião. Então, achei uma maneira de espalhar uma mensagem de fé”, contou o padre à reportagem.
“Quando comecei a construir o Borboleta Branca 2 as pessoas debochavam. Mas isso mudou depois que ele voou e eu passei a ser respeitado, principalmente pelos pilotos”, afirmou o padre. Ao todo, em quase 20 anos de construção, Albino estima ter gastado cerca de R$ 30 mil até chegar no resultado atual, um avião com 7,15 metros de comprimento e espaço para dois ocupantes. “O grande diferencial do meu avião é o trem de pouso com quatro rodas”, se gaba.
O motor da aeronave é um Volkswagen AP 2000 a gasolina (usado, por exemplo, no antigo sedã VW Santana) e segundo o presbítero gera cerca de 95 cavalos de potência. “Esse motor é formidável, nunca quebra”, garante o padre.
O padre auto-didata demorou 19 anos para construir o ‘Borboleta Branca 2’ (Jornal da Manhã)
O padre Albino, porém, não está tão animado para continuar o projeto do Borboleta Branca 2, que ainda precisa de uma série de ajustes para conseguir o registro de aeronavegabilidade, emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Já estou com 70 anos e o clima de hoje em dia também não favorece a realização de mais testes de voo”, lamenta o sacerdote de Ponta Grossa. “Desmontei as asas e guardei o avião do salão da igreja. Ainda não decidi se vou continuar”.
Perguntado qual trecho bíblico poderia ter relação com seu avião, o padre citou Lucas 21, 28: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”. O que ele quis dizer com isso? Só Deus sabe…
*Fotos gentilmente cedidas pelo Jornal da Manhã, de Ponta Grossa (PR).
Fonte: Airway
Contruído em quase 20 anos, aeronave artesanal pode voar, garante o padre Albino Dziadzio
Padre Albino a bordo de seu avião, o ‘Borboleta Branca 2’ (Jornal da Manhã)
A Diocese de Ponta Grossa (PR) vem recebendo mais telefonemas do que o habitual. E quem entra em contato com a igreja paranaense não busca ajuda espiritual, mas sim informações sobre um avião. Ou melhor, o avião do padre Albino Dziadzio.
Recentemente, o padre Dziadzio ficou conhecido ao expor na Igreja Nossa Senhora de Monte Claro o “Borboleta Branca 2”, uma avião que ele mesmo construiu ao longo dos últimos 19 anos. “Esse é meu segundo avião. O primeiro, que eu comecei a construir em 1971, não ficou bom e então eu o desmontei e aproveitei para usar as peças no meu segundo projeto”, contou o sacerdote em entrevista ao Airway.
E ele voa, garante o construtor. “Há dois anos fizemos testes de voos no aeródromo de Ponta Grossa e o avião saiu do chão duas vezes”, contou Dziadzio, no alto de seus 70 anos e mais de 40 de sacerdócio. “Mas eu não pilotei. Ainda não tenho brevê, mas fui ao lado de um piloto profissional”, confessou.
Entusiasta da aviação desde criança, Albino começou a criar asas quando ingressou no seminário. “Construir aeromodelos era o meu passa-tempo favorito quando não estava a serviço de Deus”, revelou o padre. “Você sabe como é, se pobre quiser ter avião a única forma é construir um”, completou.
Admirador de urubus, o padre Albino não tem um avião ou fabricante favorito: “não conheço direito esses aviões da Embraer, mas acho que são máquinas maravilhosas”. O padre também prefere voos lentos a alta velocidade. “Construí uma asa de grande sustentação, assim poderia fazer meus voos lentos e observar a paisagem tranquilamente. É disso que eu gosto”, contou o padre, que voou poucas vezes na vida. “Acho que só umas duas vezes. E faz tempo!”
O avião do padre Albino tem motor de VW Santana (Jornal da Manhã)
Avião de R$ 30 mil
Filho de carpinteiro, Albino contou que construiu o avião quase que inteiramente sozinho. “Tive ajuda apenas para montar a parte elétrica e instalar o motor. De resto fiz tudo sozinho a partir de ideias que me surgiam na cabeça”, revelou. Como explica o padre, o avião foi construído com alumínio, madeira, cabos de aço, parafusos e “muita cola”.
O avião foi construído com alumínio, madeira, parafusos e “muita cola” (Jornal da Manhã)
No avião finalizado, o padre escreveu “Animai-vos! Cristo virá”. “Ficaria estranho um padre construir uma aeronave e ela não ter nenhum vínculo com a religião. Então, achei uma maneira de espalhar uma mensagem de fé”, contou o padre à reportagem.
“Quando comecei a construir o Borboleta Branca 2 as pessoas debochavam. Mas isso mudou depois que ele voou e eu passei a ser respeitado, principalmente pelos pilotos”, afirmou o padre. Ao todo, em quase 20 anos de construção, Albino estima ter gastado cerca de R$ 30 mil até chegar no resultado atual, um avião com 7,15 metros de comprimento e espaço para dois ocupantes. “O grande diferencial do meu avião é o trem de pouso com quatro rodas”, se gaba.
O motor da aeronave é um Volkswagen AP 2000 a gasolina (usado, por exemplo, no antigo sedã VW Santana) e segundo o presbítero gera cerca de 95 cavalos de potência. “Esse motor é formidável, nunca quebra”, garante o padre.
O padre auto-didata demorou 19 anos para construir o ‘Borboleta Branca 2’ (Jornal da Manhã)
O padre Albino, porém, não está tão animado para continuar o projeto do Borboleta Branca 2, que ainda precisa de uma série de ajustes para conseguir o registro de aeronavegabilidade, emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Já estou com 70 anos e o clima de hoje em dia também não favorece a realização de mais testes de voo”, lamenta o sacerdote de Ponta Grossa. “Desmontei as asas e guardei o avião do salão da igreja. Ainda não decidi se vou continuar”.
Perguntado qual trecho bíblico poderia ter relação com seu avião, o padre citou Lucas 21, 28: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”. O que ele quis dizer com isso? Só Deus sabe…
*Fotos gentilmente cedidas pelo Jornal da Manhã, de Ponta Grossa (PR).
Fonte: Airway
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Re: [Brasil] O avião do Padre
Só de olhar já se percebe o capricho do design e atenção com a aerodinâmica. Linda aeronave.
Eduardo- Coronel
-
Inscrito em : 06/03/2011
Mensagens : 1571
Reputação : 50
Idade : 39
Simulador preferido : DCS World/MSFS
Nacionalidade :
Re: [Brasil] O avião do Padre
Persistência acima de tudo!
Muito legal...
Amilckar!
Muito legal...
Amilckar!
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: [Brasil] O avião do Padre
Olá Cmtes, bom dia amigos
Acho que além dos 95 cavalos de potencia, ele vai precisar da "Fé que move montanhas" para fazer essa maquina alçar voo
Taxiar com 4 rodas, deverá ser, a primeira dificuldade a ser vencida
Um Marketing vitorioso, onde tudo é possível aquele que crer.
Obrigado Amilckar , abraços
Acho que além dos 95 cavalos de potencia, ele vai precisar da "Fé que move montanhas" para fazer essa maquina alçar voo
Taxiar com 4 rodas, deverá ser, a primeira dificuldade a ser vencida
Um Marketing vitorioso, onde tudo é possível aquele que crer.
Obrigado Amilckar , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Brasil lança avião não tripulado sem asas que promete revolucionar mercado
» [Brasil] Análise: Andar de avião no Brasil é seguro, mas convém não descuidar
» [Brasil] Brasil quer avião presidencial que não faça tantas escalas
» [Brasil] Avião é o principal meio de transporte dos turistas que visitam o Brasil
» [Brasil] Maior avião do mundo, Antonov AN-225 vem para o Brasil em novembro
» [Brasil] Análise: Andar de avião no Brasil é seguro, mas convém não descuidar
» [Brasil] Brasil quer avião presidencial que não faça tantas escalas
» [Brasil] Avião é o principal meio de transporte dos turistas que visitam o Brasil
» [Brasil] Maior avião do mundo, Antonov AN-225 vem para o Brasil em novembro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos