[Brasil] Ultraleve que caiu em Socorro, SP, tinha motor de carro de passeio
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[Brasil] Ultraleve que caiu em Socorro, SP, tinha motor de carro de passeio
Ultraleve que caiu em Socorro, SP, tinha motor de carro de passeio
Fábrica que produz a aeronave confirmou a alteração no equipamento.
Técnicos da Aeronáutica estiveram no local e vão investigar o acidente.
Populares observam ultraleve que caiu em rodovia de Socorro (Foto: Reprodução EPTV)
Felipe Albertoni
O ultraleve que caiu e matou o empresário Rogério Bonetti Bernardi, de 30 anos, estava com um motor de carro de passeio, fora dos padrões, segundo a Trike, fabricante da aeronave. O acidente que ocorreu na noite de segunda (4), será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes, Cenipa, ligado à Aeronáutica. O enterro do empresário será nesta terça, às 16h30.
A fabricante da aeronave experimental, com sede em Guarulhos, confirmou ao G1 que o equipamento não estava dentro das regulamentações de fábrica e a motorização foi alterada. “A aeronave de prefixo PU-TRR foi fabricada em janeiro de 2007. A aeronave não se encontrava dentro dos padrões de montagem da empresa. Foi alterado o motor”, disse Thatiane Favero, representante comercial da Trike.
Segundo a empresa, este tipo de aeronave segue padrões internacionais de construção e seu perfil experimental permite alterações, mas sempre com acompanhamento e alva de um engenheiro. “A aeronave não se encontrava dentro dos padrões de montagem da empresa”, disse Thatiane.
A motorização original da aeronave era um motor Rotax 912 UL – 80 HP, 4 tempos, nº de série 4408182. “O motor foi alterado e instalado um motor automotivo Fiat Fire”, disse a representante comercial.
Alterações na aeronave experimental não são proibidas por lei, segundo Thatiane Fávero. “A natureza experimental prevê alterações no projeto original, no entanto estas modificações devem ser acompanhadas por um engenheiro credenciado e comunicadas à ANAC”, disse a representante da Trike.
No entanto, grandes alterações no projeto original como é o caso do motor, a empresa deixa de prestar manutenções preventivas necessárias a cada 50 horas de voo. Segundo a empresa, não há como saber quais foram as peças utilizadas nas alterações.
O Cenipa confirmou em nota que a investigação do acidente já começou. Militares da aeronáutica foram até o local para a ação inicial de investigação, mas não há um prazo para saber o que causou o acidente.
Ultraleve cai e mata empresário em rodovia de
Socorro (Foto: Reprodução EPTV)
O acidente
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros de Bragança Paulista (SP) Ulisses Doratiotto, em entrevista à EPTV, afiliada TV Globo, testemunhas disseram que o acidente ocorreu por volta das 20h. E que após a decolagem, a aeronave perdeu altitude, bateu em pinheiros às margens do aeroporto e caiu na Rodovia Otávio de Oliveira Santos (SP-147).
A asa chegou a ocupar boa parte da via, que foi totalmente liberada 3 horas e meia após o acidente. O tráfego foi controlado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Segundo o DER, não ocorreu congestionamento no local após a queda do ultraleve tipo trike.
Morreu no local
Logo depois da queda, populares tentaram ajudar o piloto que ainda estava vivo. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar o empresário já estava morto. “Já foi constatada morte devido aos sinais evidentes que os protocolos preconizam”, afirma o capitão do Corpo de Bombeiros. Não foi divulgado o horário do enterro. O enterro do empresário será realizado às 16h30 Cemitério Municipal de Socorro.
Fonte: G1
Fábrica que produz a aeronave confirmou a alteração no equipamento.
Técnicos da Aeronáutica estiveram no local e vão investigar o acidente.
Populares observam ultraleve que caiu em rodovia de Socorro (Foto: Reprodução EPTV)
Felipe Albertoni
O ultraleve que caiu e matou o empresário Rogério Bonetti Bernardi, de 30 anos, estava com um motor de carro de passeio, fora dos padrões, segundo a Trike, fabricante da aeronave. O acidente que ocorreu na noite de segunda (4), será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes, Cenipa, ligado à Aeronáutica. O enterro do empresário será nesta terça, às 16h30.
A fabricante da aeronave experimental, com sede em Guarulhos, confirmou ao G1 que o equipamento não estava dentro das regulamentações de fábrica e a motorização foi alterada. “A aeronave de prefixo PU-TRR foi fabricada em janeiro de 2007. A aeronave não se encontrava dentro dos padrões de montagem da empresa. Foi alterado o motor”, disse Thatiane Favero, representante comercial da Trike.
Segundo a empresa, este tipo de aeronave segue padrões internacionais de construção e seu perfil experimental permite alterações, mas sempre com acompanhamento e alva de um engenheiro. “A aeronave não se encontrava dentro dos padrões de montagem da empresa”, disse Thatiane.
A motorização original da aeronave era um motor Rotax 912 UL – 80 HP, 4 tempos, nº de série 4408182. “O motor foi alterado e instalado um motor automotivo Fiat Fire”, disse a representante comercial.
Alterações na aeronave experimental não são proibidas por lei, segundo Thatiane Fávero. “A natureza experimental prevê alterações no projeto original, no entanto estas modificações devem ser acompanhadas por um engenheiro credenciado e comunicadas à ANAC”, disse a representante da Trike.
No entanto, grandes alterações no projeto original como é o caso do motor, a empresa deixa de prestar manutenções preventivas necessárias a cada 50 horas de voo. Segundo a empresa, não há como saber quais foram as peças utilizadas nas alterações.
O Cenipa confirmou em nota que a investigação do acidente já começou. Militares da aeronáutica foram até o local para a ação inicial de investigação, mas não há um prazo para saber o que causou o acidente.
Ultraleve cai e mata empresário em rodovia de
Socorro (Foto: Reprodução EPTV)
O acidente
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros de Bragança Paulista (SP) Ulisses Doratiotto, em entrevista à EPTV, afiliada TV Globo, testemunhas disseram que o acidente ocorreu por volta das 20h. E que após a decolagem, a aeronave perdeu altitude, bateu em pinheiros às margens do aeroporto e caiu na Rodovia Otávio de Oliveira Santos (SP-147).
A asa chegou a ocupar boa parte da via, que foi totalmente liberada 3 horas e meia após o acidente. O tráfego foi controlado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Segundo o DER, não ocorreu congestionamento no local após a queda do ultraleve tipo trike.
Morreu no local
Logo depois da queda, populares tentaram ajudar o piloto que ainda estava vivo. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegar o empresário já estava morto. “Já foi constatada morte devido aos sinais evidentes que os protocolos preconizam”, afirma o capitão do Corpo de Bombeiros. Não foi divulgado o horário do enterro. O enterro do empresário será realizado às 16h30 Cemitério Municipal de Socorro.
Fonte: G1
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