Chave de Ingnition do Cessna
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Chave de Ingnition do Cessna
Olá Cmtes, boa noite amigos
Iniciamos este tópico para dar continuidade ao projeto iniciado em https://www.voovirtual.com/t39883-cockpit-baseado-no-cessna-150-152#307827
Inspirado pelo nosso amigo Felipe, estamos tentando adaptar uma fechadura de gaveta com uma chave rotativa.
Após a cura da massa Durepoxi, fizemos as montagens da fechadura e do suporte da chave rotativa.
Foram feitas algumas modificações na fechadura original, entre elas a eliminação do batente que limitava o giro da chave em 180º. Para poder atender a necessidade da chave rotativa.
Estamos conseguindo assim, girar nas 5 posições.
O próximo passo é fazer um painelzinho de Eucatex, revestido de um adesivo com as legendas.
Depois fazer a cabeação, plugar na placa Stargate NG, mapear e fazer os testes de funcionamento e de resistência mecânica, para verificar se o acoplamento de Durepoxi suporta bem o esforço dos giros da chave.
Talvez não seja possível mapear diretamente no FS todas as funções.
Se for assim a solução é mapear pelo FSUIPC, como fazemos com o nosso Painel de Chaves SWG. http://usbi.com.br/stargate-swg-completo.html
E vamos adiante , abraços
Iniciamos este tópico para dar continuidade ao projeto iniciado em https://www.voovirtual.com/t39883-cockpit-baseado-no-cessna-150-152#307827
Inspirado pelo nosso amigo Felipe, estamos tentando adaptar uma fechadura de gaveta com uma chave rotativa.
Após a cura da massa Durepoxi, fizemos as montagens da fechadura e do suporte da chave rotativa.
Foram feitas algumas modificações na fechadura original, entre elas a eliminação do batente que limitava o giro da chave em 180º. Para poder atender a necessidade da chave rotativa.
Estamos conseguindo assim, girar nas 5 posições.
O próximo passo é fazer um painelzinho de Eucatex, revestido de um adesivo com as legendas.
Depois fazer a cabeação, plugar na placa Stargate NG, mapear e fazer os testes de funcionamento e de resistência mecânica, para verificar se o acoplamento de Durepoxi suporta bem o esforço dos giros da chave.
Talvez não seja possível mapear diretamente no FS todas as funções.
Se for assim a solução é mapear pelo FSUIPC, como fazemos com o nosso Painel de Chaves SWG. http://usbi.com.br/stargate-swg-completo.html
E vamos adiante , abraços
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá Cmtes, boa noite amigos,
Continuando com o nossos testes, constatamos que a massa epoxi não suportou o esforço dos giros na chave.
Desmontamos todo o conjunto e fizemos uma nova tentativa.
Desta vez parafusamos o eixo da chave rotativa, diretamente no tambor da fechadura. (Porque as mãos não pensaram nisso antes ?)
Fizemos uma abertura no cilindro da fechadura para introduzir e rosquear o parafuso fixador.
Remontamos o conjunto e reiniciamos os testes de esforço. Esperamos que o problema tenha sido resolvido.
Para ser bem sucedido nessas adaptações, é preciso ser um pouco; chaveiro, relojoeiro e ter persistência ou teimosia
Estar sempre disposto a desmontar tudo, voltando a estaca zero. E recomeçar outra vez.
Então vamos adiante. , abraços
Continuando com o nossos testes, constatamos que a massa epoxi não suportou o esforço dos giros na chave.
Desmontamos todo o conjunto e fizemos uma nova tentativa.
Desta vez parafusamos o eixo da chave rotativa, diretamente no tambor da fechadura. (Porque as mãos não pensaram nisso antes ?)
Fizemos uma abertura no cilindro da fechadura para introduzir e rosquear o parafuso fixador.
Remontamos o conjunto e reiniciamos os testes de esforço. Esperamos que o problema tenha sido resolvido.
Para ser bem sucedido nessas adaptações, é preciso ser um pouco; chaveiro, relojoeiro e ter persistência ou teimosia
Estar sempre disposto a desmontar tudo, voltando a estaca zero. E recomeçar outra vez.
Então vamos adiante. , abraços
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
É incrível ver esses projetos e admirar como a aviação atrai nosso interesse e faz com que gastemos horas e horas nela.
Se precisar de suporte em algumas coisas específicas, posso ajudar, já que atualmente estou voando um C152.
Se precisar de suporte em algumas coisas específicas, posso ajudar, já que atualmente estou voando um C152.
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
A paixão pela aviação nos leva a isso João hehe.
É isso aiinventor, essa semana estarei comprando a fechadura, para iniciar o projeto também.
Em breve postarei fotos!!
Grato pela ajuda de todos, precisando estamos ai!
É isso aiinventor, essa semana estarei comprando a fechadura, para iniciar o projeto também.
Em breve postarei fotos!!
Grato pela ajuda de todos, precisando estamos ai!
felipert12- Segundo-Tenente
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá João, parabéns e muito obrigado amigo , abraçosJoaoVBettu escreveu:É incrível ver esses projetos e admirar como a aviação atrai nosso interesse e faz com que gastemos horas e horas nela.
Se precisar de suporte em algumas coisas específicas, posso ajudar, já que atualmente estou voando um C152.
Olá Felipe, se o tempo que já empregamos na construção de cockpits, fosse no curso de piloto, certamente já estariamos voando de verdade , abraçosfelipert12 escreveu:A paixão pela aviação nos leva a isso João hehe.
É isso aiinventor, essa semana estarei comprando a fechadura, para iniciar o projeto também.
Em breve postarei fotos!!
Grato pela ajuda de todos, precisando estamos ai!
Olá Cmtes, boa tarde amigos
O acoplamento da fechadura com a chave rotativa pelo parafuso, está funcionando satisfatoriamente.
Resolvemos então fazer o teste elétrico.
Plugamos a chave rotativa na placa Stargate NG.
Fizemos o mapeamento direto no FS 2004/ FSX:
Função Off - Engine autoshutdown
Função Start - Engine autostart.
Salvar e marcar "Defaut Flight"
Os testes foram bem sucedidos.
Achamos que as demais funções (left, right, both) somente poderão serem mapeadas com o FSUIPC.
Outra opção seria gravar na placa Stargate NG, o firmware(programa) da Stargate SWG.
E vamos em frente, , abraços
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá Cmtes, boa noite amigos
Com a chave testada e aprovada, resolvemos fazer com ela, uma atualização no nosso Painel de chaves, Stargates SWG.
Instalação:
Depois de pronto está assim:
Deu um trabalhinho, mas achamos que valeu a pena.
Agora é só instalar o Painel de Chaves no nosso Console de Mesa e curtir a novidade.
Esse nosso painel de chaves tem características próprias do Cessna. Mas foi idealizado para ser genérico.
Podendo-se acionar qualquer numero de motores, inclusive as turbinas.
Algumas chaves como a APU, Landing Gear, ..., simulam em todas as aeronaves default e em alguns modelos Addon,s.
No FSX, observamos no Cessna, uma ligeira alteração na rotação do motor nos testes: Left, Right e Both
Não aconselhamos os amigos que já usam o nosso Painel Stargate SWG, a fazerem essa atualização.
Porque para serem bem sucedidos, é preciso seguir a risca muitos detalhes.
E vamos em frente, , abraços
Com a chave testada e aprovada, resolvemos fazer com ela, uma atualização no nosso Painel de chaves, Stargates SWG.
Instalação:
Depois de pronto está assim:
Deu um trabalhinho, mas achamos que valeu a pena.
Agora é só instalar o Painel de Chaves no nosso Console de Mesa e curtir a novidade.
Esse nosso painel de chaves tem características próprias do Cessna. Mas foi idealizado para ser genérico.
Podendo-se acionar qualquer numero de motores, inclusive as turbinas.
Algumas chaves como a APU, Landing Gear, ..., simulam em todas as aeronaves default e em alguns modelos Addon,s.
No FSX, observamos no Cessna, uma ligeira alteração na rotação do motor nos testes: Left, Right e Both
Não aconselhamos os amigos que já usam o nosso Painel Stargate SWG, a fazerem essa atualização.
Porque para serem bem sucedidos, é preciso seguir a risca muitos detalhes.
E vamos em frente, , abraços
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Está uma maravilha Inventor, realmente invejável a sua criatividade !
Meus parabéns por mais esta iniciativa.
Meus parabéns por mais esta iniciativa.
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O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber- Moderador
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá Leber, boa noite amigoLeber escreveu:Está uma maravilha Inventor, realmente invejável a sua criatividade !
Meus parabéns por mais esta iniciativa.
Muito obrigado, mas o mérito pertence a todos vocês, que não se cansam de nos estimular. , abraços
Olá Cmtes, boa noite amigos
Instalamos o Painel de chaves no nosso Console de Mesa.
Ultimamente temos dedicado mais tempo nas montagens e no desenvolvimento de novos projetos.
Consequentemente temos postergado o prazer de simular.
Entretanto quando testamos qualquer melhoramento no nosso cockpit, por pequeno que seja, estimulamos a imaginação e o sonho de voar reacende com força.
E é também que percebemos, que estamos ficando "enferrujados".
E nesse ultimo dia do ano, renovamos a esperança de que em 2016, O Altíssimo, continuará nos permitindo a realização dos nossos sonhos e desejos.
Desejamos a todos, um prospero ano novo.
E vamos em frente , abraços
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá, Inventor... Comprei a fechadura e a chave de rotação, agora estou quebrando a cabeça para tentar a brir a fechadura, sendo que a parte de baixo a que tem os furos do lado pra prende-la eu consegui, mas a parte principal que é o tambor, não consegui tirar, como vc fez? pra poder tiar o limitador giro, porq ela não gira toda né?
Desde já agradeço e aguardo retorno!
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá Felipe, boa noite amigofelipert12 escreveu:Olá, Inventor... Comprei a fechadura e a chave de rotação, agora estou quebrando a cabeça para tentar a brir a fechadura, sendo que a parte de baixo a que tem os furos do lado pra prende-la eu consegui, mas a parte principal que é o tambor, não consegui tirar, como vc fez? pra poder tiar o limitador giro, porq ela não gira toda né?
Desde já agradeço e aguardo retorno!
Imagino que voce adquiriu a fechadura do mesmo fabricante.
Olhando o tambor pelo lado oposto a chave, vai notar uma trava de metal amarelo.
Baixando a trava com a ponta de uma chave de fenda, e com a chave introduzida e na posição aberta, pressione o tambor na direção da chave.
Faça o desbaste do batente limitador no tambor, com uma pequena lima, sem retirar a chave do tambor.
Cuidado para não perder a trava e a sua molinha.
"sendo que a parte de baixo a que tem os furos do lado pra prende-la eu consegu"
Nessa parte, precisa fazer um furo para passagem do eixo da chave rotativa. E voltar a ser fixada no cilindro.
Nesse caso, fiz dois furos com broca de 2mm e fixei com parafusos auto atarrachante.
Se persistir mais duvidas é só dizer , abraços
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá Inventor consegui desmontar a chave, porém eu limei uma parte lá, que nãos ei se era o limitador de giro, pois agora o tambor nao fica firme, se eu puxar ele acaba saindo, ou seja, não tem mais trava.
Desde já agradeço pela ajdua e aguardo retorno!
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá Felipe, bom dia amigofelipert12 escreveu:Olá Inventor consegui desmontar a chave, porém eu limei uma parte lá, que nãos ei se era o limitador de giro, pois agora o tambor nao fica firme, se eu puxar ele acaba saindo, ou seja, não tem mais trava.
Desde já agradeço pela ajdua e aguardo retorno!
Parece que a recomendação de ter cuidado com a trava foi esquecida
Se ela não for encontrada, juntamente com a molinha, você vai precisar da ajuda de um chaveiro para conseguir outras.
Boa sorte , abraços
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Mas no meu caso, acho que foi que limei a parte errada,provavelmente. Mas vou comprar outra fechadura para tentar fazer novamente.
Grande abraço!
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felipert12- Segundo-Tenente
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá Felipe, boa noite amigofelipert12 escreveu:Mas no meu caso, acho que foi que limei a parte errada,provavelmente. Mas vou comprar outra fechadura para tentar fazer novamente.
Grande abraço!
Parabéns pela persistência
Vamos tentar não inutilizar outra fechadura
Antes de desmontar a fechadura, faça uma marcação da posição aberta. Isso é muito importante porque você vai eliminar o batente.
A chave somente deve ser introduzida ou retirada, na posição aberta. Que vai corresponder a posição Off da chave rotativa.
Se a chave for retirada em outra posição, certamente você não vai mais conseguir introduzir. (talvez só um chaveiro consiga).
A trava do tambor, é essa pecinha amarela e a sua respectiva molinha.
Ela serve para manter o tambor dentro do cilindro da fechadura.
A recomendação para manter a chave introduzida no tambor é para que as demais pecinhas que compõe o segredo da chave, continuem no tambor.
Não precisa desmontar tudo como fiz.
Tente deslocar o tambor apenas o suficiente para ter acesso ao batente, para poder desbastar com a lima.
O batente que limita o giro da chave é esse assinalado pela flecha.
Tente eliminar com a lima, mantendo a chave no tambor.
Se tiver duvidas é só dizer , abraços
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá Cmtes, boa tarde amigos
Mesmo mostrando os detalhes, achamos que não será fácil para vocês, adaptarem uma fechadura de gaveta, com uma chave rotativa.
Então estamos dispostos a desenvolver e disponibilizar no nosso site, um painel de chaves com fechadura, para o Cessna.
O modelo extraímos do FS X.
Nas seguintes dimensões: Altura 5 cm X Largura 16 cm.
Simplificamos o tipo de chaves, afim de reduzir o custo final.
O mapeamento das chaves deverão serem feitas diretamente no FS ou pelo FSUIPC
Se for do interesse dos amigos, levaremos o projeto adiante.
E vamos em frente , abraços
Mesmo mostrando os detalhes, achamos que não será fácil para vocês, adaptarem uma fechadura de gaveta, com uma chave rotativa.
Então estamos dispostos a desenvolver e disponibilizar no nosso site, um painel de chaves com fechadura, para o Cessna.
O modelo extraímos do FS X.
Nas seguintes dimensões: Altura 5 cm X Largura 16 cm.
Simplificamos o tipo de chaves, afim de reduzir o custo final.
O mapeamento das chaves deverão serem feitas diretamente no FS ou pelo FSUIPC
Se for do interesse dos amigos, levaremos o projeto adiante.
E vamos em frente , abraços
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Re: Chave de Ingnition do Cessna
Olá Cmtes, boa tarde amigos
Acerca da ignição do Cessna, pesquisamos e encontramos essas duas pérolas:
SISTEMA DE IGNIÇÃO
A função do sistema de ignição é proporcionar a faísca ou centelha para as velas, ocasionando a explosão da mistura ar-gasolina dentro dos cilindros do motor.
O sistema de ignição, no motor do avião, é completamente separado do restante do sistema elétrico.
Nos aviões com motores a explosão, é usado o sistema de ignição por MAGNETOS.
Os magnetos são geradores de corrente elétrica acoplados ao motor. Porém, para que possam produzir corrente elétrica, terão de ser
acionados. Quando o motor do avião se movimenta transmite, através de conexões mecânicas, o movimento aos eixos dos magnetos. Estes, então, passam a gerar corrente elétrica que vai criar centelhas nas VELAS DE IGNIÇÃO, permitindo uma continuidade de funcionamento sem dependência da bateria.
A bateria irá funcionar apenas para fazer girar o motor de arranque. Tão logo o motor do avião comece a funcionar, a bateria cessará de ter ligação com o mesmo, servindo apenas como fonte de energia para as luzes, rádios e outros sistemas elétricos.
O motor do avião é ligado girando-se a chave dos magnetos de sua posição de desligado (OFF) para a posição de partida (START). Antes da decolagem deve ser verificado o funcionamento de cada magneto (L e R = esquerdo e direito) observando a queda das rotações do motor, que não deverá ultrapassar determinado valor.
Após o "cheque de magnetos" o piloto deverá assegurar-se de que a chave de magnetos esteja da posição "ambos" (BOTH).
No FS para selecionar a chave de magnetos aperte a tecla "M". As teclas "+" e "-" irão mudar a chave de posição.
fonte: http://aeroclubevirtual.tripod.com/ignicao.html
A outra pérola é do nosso Leandro Souza, ensinando passo a passo, como Mapear as chaves pelo FSUIPC:
https://www.youtube.com/watch?v=4XaVq7AfWwQ
E vamos adiante , abraços
Acerca da ignição do Cessna, pesquisamos e encontramos essas duas pérolas:
SISTEMA DE IGNIÇÃO
A função do sistema de ignição é proporcionar a faísca ou centelha para as velas, ocasionando a explosão da mistura ar-gasolina dentro dos cilindros do motor.
O sistema de ignição, no motor do avião, é completamente separado do restante do sistema elétrico.
Nos aviões com motores a explosão, é usado o sistema de ignição por MAGNETOS.
Os magnetos são geradores de corrente elétrica acoplados ao motor. Porém, para que possam produzir corrente elétrica, terão de ser
acionados. Quando o motor do avião se movimenta transmite, através de conexões mecânicas, o movimento aos eixos dos magnetos. Estes, então, passam a gerar corrente elétrica que vai criar centelhas nas VELAS DE IGNIÇÃO, permitindo uma continuidade de funcionamento sem dependência da bateria.
A bateria irá funcionar apenas para fazer girar o motor de arranque. Tão logo o motor do avião comece a funcionar, a bateria cessará de ter ligação com o mesmo, servindo apenas como fonte de energia para as luzes, rádios e outros sistemas elétricos.
O motor do avião é ligado girando-se a chave dos magnetos de sua posição de desligado (OFF) para a posição de partida (START). Antes da decolagem deve ser verificado o funcionamento de cada magneto (L e R = esquerdo e direito) observando a queda das rotações do motor, que não deverá ultrapassar determinado valor.
Após o "cheque de magnetos" o piloto deverá assegurar-se de que a chave de magnetos esteja da posição "ambos" (BOTH).
No FS para selecionar a chave de magnetos aperte a tecla "M". As teclas "+" e "-" irão mudar a chave de posição.
fonte: http://aeroclubevirtual.tripod.com/ignicao.html
A outra pérola é do nosso Leandro Souza, ensinando passo a passo, como Mapear as chaves pelo FSUIPC:
https://www.youtube.com/watch?v=4XaVq7AfWwQ
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