Duração de voo
4 participantes
Página 1 de 1
Duração de voo
Não sei se esse tópico é permitido aqui, mas sou leiga no assunto e gostaria de tirar essa dúvida sobre voo doméstico.
Eu viajei de Campinas - SP para João Pessoa - PB em Abril de 2013, e a previsão de duração do voo era de +/- 3 horas, mas não chegou a durar nem as 3 horas previstas (voo direto).
Meu pai vai viajar em Janeiro (de João Pessoa - PB p/ Campinas - SP), e enquanto pesquiso as passagens, achei estranho a duração dos voos. Não lembro se cheguei a ver voos com 3 horas de duração tbm, mas se vi, de qualquer forma, a maioria foi de 5 horas '-'. (voo direto)
Li na internet que a única coisa que pode alterar/interferir no tempo de voo são os ventos.
Se o vento for o único fator msm, está relacionado com o que? Apenas o sentido do voo? época do ano?
(Eles não incluem a diferença do horário de verão (que não há no Nordeste) na duração do voo né?
Eu viajei de Campinas - SP para João Pessoa - PB em Abril de 2013, e a previsão de duração do voo era de +/- 3 horas, mas não chegou a durar nem as 3 horas previstas (voo direto).
Meu pai vai viajar em Janeiro (de João Pessoa - PB p/ Campinas - SP), e enquanto pesquiso as passagens, achei estranho a duração dos voos. Não lembro se cheguei a ver voos com 3 horas de duração tbm, mas se vi, de qualquer forma, a maioria foi de 5 horas '-'. (voo direto)
Li na internet que a única coisa que pode alterar/interferir no tempo de voo são os ventos.
Se o vento for o único fator msm, está relacionado com o que? Apenas o sentido do voo? época do ano?
(Eles não incluem a diferença do horário de verão (que não há no Nordeste) na duração do voo né?
Sâmila- Recruta
-
Inscrito em : 10/12/2015
Reputação : 0
Nacionalidade :
Re: Duração de voo
Sâmila escreveu:Não sei se esse tópico é permitido aqui, mas sou leiga no assunto e gostaria de tirar essa dúvida sobre voo doméstico.
Verifiquei aqui algumas opções... O site da Azul não informa sobre o horário ser local ou de Brasilia porém o decolar.com diz que os horarios são locais. Verifiquei também o tempo estimado de voo que vai no plano de voo da aeronave e é previsto um total de 3h mesmo.
As cias. tem o costume de colocar um extra no tempo estimado assim, caso haja atraso, "não tem atraso" A TAM não faz JPA-VCP mas faz JPA-Guarulhos e o tempo estimado é o mesmo, praticamente, portanto é seguro afirmar que a duração do voo é 3h.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Reputação : 718
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Por padrão, os horários que aparecem nos sites das cias aéreas é sempre local. Então tem que calcular o tempo de voo mais fuso horário.
Quanto a ventos, sim eles alteram o tempo de voo, mas para voos curtos, essa diferença acaba ficando em poucos minutos. No Brasil, os ventos padrões na região Sul, Sudeste e Nordeste, sopram do Sul para o Norte. Um voo de Campinas pra João Pessoa, vai voar com vento de cauda, fazendo o voo ser mais rápido. E o voo ao contrário, pega vento de proa, reduzindo a velocidade de voo. E esse trecho realmente deve acontecer em cerca de 3 horas, com ou sem vento.
Quanto a ventos, sim eles alteram o tempo de voo, mas para voos curtos, essa diferença acaba ficando em poucos minutos. No Brasil, os ventos padrões na região Sul, Sudeste e Nordeste, sopram do Sul para o Norte. Um voo de Campinas pra João Pessoa, vai voar com vento de cauda, fazendo o voo ser mais rápido. E o voo ao contrário, pega vento de proa, reduzindo a velocidade de voo. E esse trecho realmente deve acontecer em cerca de 3 horas, com ou sem vento.
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 14/05/2008
Reputação : 325
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade :
Não só o vento mas também outros fatores influenciam. Desvio por condições climáticas e tráfego aéreo são alguns exemplos.
-
Inscrito em : 30/11/2011
Reputação : 229
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :