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Arremetida e nova Aproximação

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Mensagem por rupple Sáb 19 Set 2015, 16:21

Boa tarde...salve salve pessoal, estou com uma duvida simples fiz uma arremetida em SBGL ILS U CAT II RWY 10, no caso para fazer nova aproximação selecionei NOA, ou teria que ser DONGI?
Selecionando NOA a aeronave passa em cima do "morro"...na carta ta esse procedimento pelo menos oque eu entendo hehehe...segue imagem da carta.

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Mensagem por luiz andress Sáb 19 Set 2015, 16:35

porque arremeter com uma chegada cat2? geralmente quando ela é liberada não há porque fazer isso. voce tem que seguir os passos da carta onde diz aproximação perdida, ou seja, subir para 7000, manter o rumo 097 até atingir 2000 ft e após virar a DIREITA e ir para a espera do VOR PCX. isso que voce está querendo fazer coloca em risco voce colidir com o morro caso aja uma falha de turbina e provavelmente voce vai colidir com alguma aeronave que estiver pipocando por ali.

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Mensagem por JoaoVBettu Sáb 19 Set 2015, 17:01

Discordo do amigo luiz andress, você fez certo, raramente se cumpre todo o procedimento orbitando PCX, e sim se voa para NOA cumprindo a restrição minima de altitude. No caso da perda de um motor isso não influencia na altitude. Ou se estiver em condições visuais o normal mesmo é fazer um circuitinho e deu.

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Mensagem por luiz andress Sáb 19 Set 2015, 17:31

JoaoVBettu escreveu:Discordo do amigo luiz andress, você fez certo, raramente se cumpre todo o procedimento orbitando PCX, e sim se voa para NOA cumprindo a restrição minima de altitude. No caso da perda de um motor isso não influencia na altitude. Ou se estiver em condições visuais o normal mesmo é fazer um circuitinho e deu.
então eu entendo que a carta serve pra nada. digamos que esteja chegando um 737 da americam Airlines vindo lá dos gringos. a não ser que o atc mande ele para NOA o piloto vai fazer exatamente que esta escrito ali, porque se cada um escolher m fixo para orbitar o céu vai virar uma bomba relógio. desculpe discordar de voce meu amigo JoaoVBettu. mas aprendi assim, as cartas até segunda ordem tem de serem seguidas a risca.

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Mensagem por rupple Sáb 19 Set 2015, 18:07

porque arremeter com uma chegada cat2?

Então fiz apenas um treino de Aproximação perdida, na carta tem o procedimento caso haja essa aproximação perdida, quando chego em PCX, qual é o procedimento então?


Última edição por rupple em Sáb 19 Set 2015, 18:13, editado 1 vez(es)

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Mensagem por JoaoVBettu Sáb 19 Set 2015, 18:11

Há diversas situações onde se arremete mesmo com CAT II. Por exemplo, tráfego na pista em uso, aproximação não estabilizada, enfim... Na maioria dos casos você nem chega em PCX, porque o controle vai te mandar proar direto NOA, se você estiver voando offline voe para PCX e orbite enquanto programa nova app por NOA.

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Mensagem por Gouvêa Sáb 19 Set 2015, 21:35

Ao meu ver o procedimento está correto na proa de NOA mesmo. Até porque, observando as restrições de altitudes, fica claro que você sempre estará, no mínimo, a 1000 pés acima do maior grupo de obstáculos. Veja que são 4200' above na interceptação do curso 097, e 6300 above em NOA, ou seja, vai se passar a cerca de uns 5000 pés sobre os obstáculos de 3188'. A perda de um motor não influenciaria na altitude da aeronave, ela não vai despencar, só vai fazer o motor remanescente trabalhar com mais força.

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Mensagem por luiz andress Sáb 19 Set 2015, 22:17

rupple escreveu:porque arremeter com uma chegada cat2?

Então fiz apenas um treino  de Aproximação perdida, na carta tem o procedimento caso haja essa aproximação perdida, quando chego em PCX, qual é o procedimento então?
faça o mesmo procedimento que você vai fazer em noa, e como você mesmo disse, NA CARTA tem o procedimento e meu conselho é seguir o que está lá. se fosse totalmente seguro ir para NOA a carta teria essa opção ao invés de PCX.

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Mensagem por rupple Dom 20 Set 2015, 00:17

No caso fui ate PCX fiquei na espera e depois programei o FMC para ir para NOA para fazer nova aproximação.

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Mensagem por JoaoVBettu Dom 20 Set 2015, 13:51

Gouvêa escreveu:Ao meu ver o procedimento está correto na proa de NOA mesmo. Até porque, observando as restrições de altitudes, fica claro que você sempre estará, no mínimo, a 1000 pés acima do maior grupo de obstáculos. Veja que são 4200' above na interceptação do curso 097, e 6300 above em NOA, ou seja, vai se passar a cerca de uns 5000 pés sobre os obstáculos de 3188'. A perda de um motor não influenciaria na altitude da aeronave, ela não vai despencar, só vai fazer o motor remanescente trabalhar com mais força.
Exato amigo, é exatamente isso que eu estava dizendo. E quanto ao amigo luiz andress: uma hora ou outra você vai ter que ir para NOA, não vai ficar orbitando PCX como se fosse a estação espacial orbitando a Terra pra sempre lol

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Mensagem por Paulo Stavis Seg 21 Set 2015, 13:00

rupple escreveu:Boa tarde...salve salve pessoal, estou com uma duvida simples fiz uma arremetida em SBGL ILS U CAT II RWY 10, no caso para fazer nova aproximação selecionei NOA, ou teria que ser DONGI?
Selecionando NOA a aeronave passa em cima do "morro"...na carta ta esse procedimento pelo menos oque eu entendo hehehe...segue imagem da carta.
Sair do real e ir para o simulador requer um pouco de imaginação. Em uma situação real provavelmente a aeronave iria cumprir a arremetida, talvez ate PCX e depois seria vetorada ou autorizada DCT NOA. No simulador vai do que voce quer fazer. Eu arremeteria no perfil e após cruzar a altitude minima de segurança no setor, prosseguir ate NOA.

luiz andress escreveu:porque arremeter com uma chegada cat2? geralmente quando ela é liberada não há porque fazer isso. voce tem que seguir os passos da carta onde diz aproximação perdida, ou seja, subir para 7000, manter o rumo 097 até atingir 2000 ft e após virar a DIREITA e ir para a espera do VOR PCX. isso que voce está querendo fazer coloca em risco voce colidir com o morro caso aja uma falha de turbina e provavelmente voce vai colidir com alguma aeronave que estiver pipocando por ali.

O que tem a ver ser uma carta cat 2 com arremeter? E se a aeronave nao avista a pista?

Colega sugiro dar uma relida no post pra interpretar melhor o que foi perguntado. O autor quer saber o que fazer após orbitar PCX. E outra, estando acima da altitude minima de segurança no setor, mostrada na carta naquele circulo de 25nm, pode voar DCT NOA que você estará separado dos obstáculos.

PS: Respondi pelo Ipad e os quotes ficaram todos quebrados, só hoje pude revisar o post.


Última edição por Paulo Stavis em Ter 22 Set 2015, 17:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção dos quotes)
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Mensagem por luiz andress Ter 22 Set 2015, 19:16



rupple escreveu:
Boa tarde...salve salve pessoal, estou com uma duvida simples fiz uma arremetida em SBGL ILS U CAT II RWY 10, no caso para fazer nova aproximação selecionei NOA, ou teria que ser DONGI?
Selecionando NOA a aeronave passa em cima do "morro"...na carta ta esse procedimento pelo menos oque eu entendo hehehe...segue imagem da carta.Sair do real e ir para o simulador requer um pouco de imaginação. Em uma situação real provavelmente a aeronave iria cumprir a arremetida, talvez ate PCX e depois seria vetorada ou autorizada DCT NOA. No simulador vai do que voce quer fazer. Eu arremeteria no perfil e após cruzar a altitude minima de segurança no setor, prosseguir ate NOA.




luiz andress escreveu:
porque arremeter com uma chegada cat2? geralmente quando ela é liberada não há porque fazer isso. voce tem que seguir os passos da carta onde diz aproximação perdida, ou seja, subir para 7000, manter o rumo 097 até atingir 2000 ft e após virar a DIREITA e ir para a espera do VOR PCX. isso que voce está querendo fazer coloca em risco voce colidir com o morro caso aja uma falha de turbina e provavelmente voce vai colidir com alguma aeronave que estiver pipocando por ali.
O que tem a ver ser uma carta cat 2 com arremeter? E se a aeronave nao avista a pista?

Colega sugiro dar uma relida no post pra interpretar melhor o que foi perguntado. O autor quer saber o que fazer após orbitar PCX. E outra, estando acima da altitude minima de segurança no setor, mostrada na carta naquele circulo de 25nm, pode voar DCT NOA que você estará separado dos obstáculos.

PS: Respondi pelo Ipad e os quotes ficaram todos quebrados, só hoje pude revisar o post.


olá Paulo Stavis. desculpe a minha pequena ignorância, mas se o cara que jogar flight simulator então que não abra uma carta aérea. outra coisa é que na carta dá a entender que ele arremete e vai direto a NOA já que na carta não aparece PCX.

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Mensagem por rupple Ter 22 Set 2015, 20:14

luiz andress escreveu:
mas se o cara que jogar flight simulator então que não abra uma carta aérea. outra coisa é que na carta dá a entender que ele arremete e vai direto a NOA já que na carta não aparece PCX.

Boa noite...não sei se essa do "Cara" foi para mim, se não foi peço desculpas, mas quando se abre uma carta é por que estou querendo aprender a fazer o certo. Claro que depois que se arremete a primeira coisa a fazer é ir para a "espera" conforme tem na carta que postei "PCX", fiz conforme esta escrito na aproximação perdida, mas queria saber se por causa do obstaculo "morro" faço nova aproximação por NOA.

Mas pelo que vi é isso mesmo entro por "NOA"...obrigado pela ajuda.

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 22 Set 2015, 22:45

luiz andress escreveu:olá Paulo Stavis. desculpe a minha pequena ignorância, mas se o cara que jogar flight simulator então que não abra uma carta aérea. outra coisa é que na carta dá a entender que ele arremete e vai direto a NOA já que na carta não aparece PCX.

Volta lá na carta, olha no canto direito, parte inferior. Lá está PCX. A marcação em vermelho é do colega... assobiar E o que tem a ver jogar com a carta? Me explique o que você faria no caso abaixo:
Aproximou via carta, não avistou a pista. Arremeteu segundo a carta. O que você faz agora?
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Mensagem por jeferson antich Ter 22 Set 2015, 23:00

eu faria um arco dme. hehehe

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Mensagem por Cmte. Pena Qua 23 Set 2015, 08:54

Prezados,

Abstendo-me de entrar nas polêmicas, deixo minha ajuda:

1. O procedimento a ser seguido é o que está descrito na carta; isto é regra.

2. A regra só pode ser descumprida caso o ATC autorize ou dê os vetores para serem seguidos.

3. A arremetida pode ser realizada, pois está prevista na carta.

4. Com certeza, após o bloqueio de PCX será autorizado voo até NOA, cuja restrição está abaixo da restrição de PCX, então, pode-se voar para lá sem problema. Este, muito provavelmente (porque é a regra) será o procedimento autorizado para nova tentativa de pouso, inclusive, visual.

Espero ter contribuido. wink

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Mensagem por lcnssantos Qua 23 Set 2015, 10:17

Sobre a arremetida tem que seguir compulsoriamente o perfil vertical e lateral do procedimento até pelo menos a MSA do Setor, a partir de então pode-se pensar o que fazer para iniciar novamente uma aproximação. Se fosse na real, o ATC vetoraria ou pagaria uma proa direta do IAF (NOA ou DONGI), dependendo do tráfego atual no aeródromo.

Tal como disse acima não há problemas em iniciar a IAC em NOA ou DONGI, ambos são IAF (Initial Approach Fix) do procedimento.

Sobre o Morro: Se tu cumprir o perfil vertical a risca vai passar com segurança, todos procedimentos IFR são confeccionados de forma a proporcionar separação com o terreno.

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Mensagem por JoaoVBettu Qua 23 Set 2015, 13:28

Concordo com cada uma das palavras ditas pelos amigos acima.

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