Criação de rotas para FMC/MDCU
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Criação de rotas para FMC/MDCU
Há "centenas" de vídeos e tutoriais na internet mas pensei criar um tópico para resolver mais especificamente o meu problema. Até porque não é a primeira vez que acontece e fico sempre na duvida...
Antes de começar refiro que tenho o Airac actualizado tanto no Airbus da Aerosoft como no FSCommander.
Para uma rota entre Confins e Brasília num A320 o FSC dá o seguinte:
SBCF CNF UZ13 SIDOL UZ33 FLAND UM409 PROVE UZ40 PAGIB SBBR
Neste caso "tirei" CNF (posso fazer isso?) e o avião vai directo para SIDOL. Descolando da 16 dá uma volta à esquerda até apontar com o fixo e daí continua para a frente.
Antes de continuar pergunto: acredito que isto esteja errado porque não estou a usar uma SID da 16. A mais "correcta" (ou lógica) seria a ANLES1 que obrigaria a dar uma "volta" para norte. No entanto, tem a SID CNF1 que faria com que o avião desse uma volta apertada até capturar CNF (que eu "tirei", lembram?) e continuar para SIDOL. Também tem a GEDI1A mas achei "menos directa/lógica" que as outras...
O quê fariam neste caso? será que posso escolher qualquer SID -basta que seja o mais directa e lógica possível- sem me importar com mais nada (voo offline). Fazer DCT SIDOL "serve", mas...
Mas os "problemas não acabam aqui...
Chego a Brasília e quero aterrar na 11L (embora o ATC do FS -ainda não me foi enviada a chave de reactivação do Radar Contact- "sugerisse" aterrar na 11R). O ultimo fixo dado pelo FSC foi PAGIB e quase todas as STARS começam muito antes. Então o quê faço?
Podia fazer DCT mas a "graça" ou a "piada" disto é fazer como na realidade e não acredito que seja assim. Tem STARs lógicas e interessantes que começam antes do meio da viagem!
Agradeço desde já.
Antes de começar refiro que tenho o Airac actualizado tanto no Airbus da Aerosoft como no FSCommander.
Para uma rota entre Confins e Brasília num A320 o FSC dá o seguinte:
SBCF CNF UZ13 SIDOL UZ33 FLAND UM409 PROVE UZ40 PAGIB SBBR
Neste caso "tirei" CNF (posso fazer isso?) e o avião vai directo para SIDOL. Descolando da 16 dá uma volta à esquerda até apontar com o fixo e daí continua para a frente.
Antes de continuar pergunto: acredito que isto esteja errado porque não estou a usar uma SID da 16. A mais "correcta" (ou lógica) seria a ANLES1 que obrigaria a dar uma "volta" para norte. No entanto, tem a SID CNF1 que faria com que o avião desse uma volta apertada até capturar CNF (que eu "tirei", lembram?) e continuar para SIDOL. Também tem a GEDI1A mas achei "menos directa/lógica" que as outras...
O quê fariam neste caso? será que posso escolher qualquer SID -basta que seja o mais directa e lógica possível- sem me importar com mais nada (voo offline). Fazer DCT SIDOL "serve", mas...
Mas os "problemas não acabam aqui...
Chego a Brasília e quero aterrar na 11L (embora o ATC do FS -ainda não me foi enviada a chave de reactivação do Radar Contact- "sugerisse" aterrar na 11R). O ultimo fixo dado pelo FSC foi PAGIB e quase todas as STARS começam muito antes. Então o quê faço?
Podia fazer DCT mas a "graça" ou a "piada" disto é fazer como na realidade e não acredito que seja assim. Tem STARs lógicas e interessantes que começam antes do meio da viagem!
Agradeço desde já.
José Alberto- Brigadeiro
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Inscrito em : 11/07/2009
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Re: Criação de rotas para FMC/MDCU
José Alberto escreveu:Há "centenas" de vídeos e tutoriais na internet mas pensei criar um tópico para resolver mais especificamente o meu problema. Até porque não é a primeira vez que acontece e fico sempre na duvida...
Antes de começar refiro que tenho o Airac actualizado tanto no Airbus da Aerosoft como no FSCommander.
Para uma rota entre Confins e Brasília num A320 o FSC dá o seguinte:
SBCF CNF UZ13 SIDOL UZ33 FLAND UM409 PROVE UZ40 PAGIB SBBR
Neste caso "tirei" CNF (posso fazer isso?) e o avião vai directo para SIDOL. Descolando da 16 dá uma volta à esquerda até apontar com o fixo e daí continua para a frente.
Antes de continuar pergunto: acredito que isto esteja errado porque não estou a usar uma SID da 16. A mais "correcta" (ou lógica) seria a ANLES1 que obrigaria a dar uma "volta" para norte. No entanto, tem a SID CNF1 que faria com que o avião desse uma volta apertada até capturar CNF (que eu "tirei", lembram?) e continuar para SIDOL. Também tem a GEDI1A mas achei "menos directa/lógica" que as outras...
O quê fariam neste caso? será que posso escolher qualquer SID -basta que seja o mais directa e lógica possível- sem me importar com mais nada (voo offline). Fazer DCT SIDOL "serve", mas...
Mas os "problemas não acabam aqui...
Chego a Brasília e quero aterrar na 11L (embora o ATC do FS -ainda não me foi enviada a chave de reactivação do Radar Contact- "sugerisse" aterrar na 11R). O ultimo fixo dado pelo FSC foi PAGIB e quase todas as STARS começam muito antes. Então o quê faço?
Podia fazer DCT mas a "graça" ou a "piada" disto é fazer como na realidade e não acredito que seja assim. Tem STARs lógicas e interessantes que começam antes do meio da viagem!
Agradeço desde já.
A primeira coisa a salientar é que o único software que, até hoje, eu vi fazer uma rota que eu posso copiar e colar no FMC sem mexer em NADA NADA é o PFPX. De resto (FSC, FSNAV, etc) sempre precisa ajeitar aqui ou ali.
Partindo disso é sempre necessário analisar a rota e ver se está de acordo. Como você mesmo falou é desnecessário o CNF no inicio da rota. E também pode-se apagar todo o resto após UZ33. Porque? Pois analisando as STARs de SBBR notamos que algumas começam em DOKBA, muito antes de FLAND. O que eu iria inserir no FMC (até agora...) é UZ13 SIDOL UZ33 DOKBA.
E ainda falando desta rota analisando as SIDs de SBCF a unica que é a GEDIP ou GAXAD pois elas possuem a transição DOKBA.
Enfim a rota que vai no FMC é a saida GEDIP e a STAR logo após, não há nem o que inserir como "rota".
PS1: Dê uma olhada no CGNA quando precisar de rotas para voos no Brasil, lá elas estão certinhas e prontas.
PS2: Adquira o PFPX quando puder, é uma mão na roda.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Criação de rotas para FMC/MDCU
Muito obrigado pela ajuda, Paulo.
No CGNA aparece por exemplo um voo da Gol com a rota UZ13 SIDOL UZ33. Era bom ter um site destes mas em termos mundiais!
O problema destes softwares (ou sites) de criação de rotas é que ficamos sempre na duvida, coisa que é reforçada com aquelas questões que coloquei
Vou fazer o esforço de adquirir o PFPX.
No CGNA aparece por exemplo um voo da Gol com a rota UZ13 SIDOL UZ33. Era bom ter um site destes mas em termos mundiais!
O problema destes softwares (ou sites) de criação de rotas é que ficamos sempre na duvida, coisa que é reforçada com aquelas questões que coloquei
Vou fazer o esforço de adquirir o PFPX.
José Alberto- Brigadeiro
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Re: Criação de rotas para FMC/MDCU
simbriefing ajuda, rotas também podem ser obtidas pelo http://www.vroute.net/
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Luiz Machado
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Re: Criação de rotas para FMC/MDCU
Consulto o RouteFinder e uso o FSC (e acho o ultimo mais correcto nos resultados). Um novo software tem que ser indiscutivelmente bom em relação aos anteriores.
José Alberto- Brigadeiro
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Re: Criação de rotas para FMC/MDCU
Depois que passei a usar o PFPX nunca mais tive problema com definição de rotas, é fantástico e vale o investimento sem dúvidas.
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Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva- Tenente-Coronel
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Re: Criação de rotas para FMC/MDCU
Falando de PFPX, qual é a rota que propõe para um SBCF-SBBR?
Outra que também achei complicada, SVMG-SVMI.
Outra que também achei complicada, SVMG-SVMI.
José Alberto- Brigadeiro
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Re: Criação de rotas para FMC/MDCU
José Alberto escreveu:Falando de PFPX, qual é a rota que propõe para um SBCF-SBBR?
Outra que também achei complicada, SVMG-SVMI.
RWY 34: EPKI1B CNF UZ13 SIDOL UZ33 DOKBA DOKB1A
RWY 16: CNF1 CNF UZ13 SIDOL UZ33 DOKBA DOKB1A
Eu ainda sou da opinião anterior, saida GEDIP pois a EPKIL1B pra pista 34 termina no fixo EPKIL e não em CNF (se o ATC autoriza voar a saida até CNF e depois segue na UZ13 é outros 300).
Pra SVMG-SVMI ele dá isso:
ARNAK1 SARNI A561 CBC UA552 MIQ
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Criação de rotas para FMC/MDCU
Em relação ao SVMG-SVMI venezuelanos indicaram:
Quanto à outra rota impressionante como o programa dá essa informação toda.
Lo normal que hacen es cumplir Sarni y volar directo a Jurel previa autorizacion del ATC
Quanto à outra rota impressionante como o programa dá essa informação toda.
José Alberto- Brigadeiro
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