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Problema com aproximação por gps

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Problema com aproximação por gps  Empty Problema com aproximação por gps

Mensagem por Hpchapatexas Seg 25 maio 2015, 15:54

Boa tarde, sou iniciante em simulação e tenho feito alguns voos ifr por Gps seguindo o atc com pouso visual, porém andei lendo e decidi tentar aprender o pouso ils. Em Sbgr Ajustei a frequência do ils de sbsj em 110.30, ajustei a rota pra sbsj no gps e em proc ajustei o approach que queria usar ele deu os wayponts, mudei o piloto automático para Gps decolei e nunca cheguei lá, ele distanciou do aeroporto durante os procedimentos de aproximação damn . Alguém poderia me ajudar a entender o que fiz de erradonou o que devo mudar para realizar um voo por Gps e pouso ils de sbgr a sbsj. Grato.

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Problema com aproximação por gps  Empty Re: Problema com aproximação por gps

Mensagem por Carvalho Seg 25 maio 2015, 21:45

Seja bem-vindo Hpchapatexas!
Como ficou seu plano de voo no GPS?Dá uma olhada neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=h6somdiggig (é em tres partes)e veja se ajuda.

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Mensagem por Cmte. Pena Ter 26 maio 2015, 09:40

Olá, Hpchapatexas! Seja bem vindo!

Só pra clarear pra nós... qual aeronave vc está voando?

Se ainda não tem muita experiência em voar sugiro ir devagar, ou seja, faça o voo VFR com auxílio do GPS; depois q já estiver familiarizado, passe para o voo IFR, no qual você navega se guindo pelos fixos até o pouso por ILS.

Estou falando isso sem saber da sua experiência, por isso, peço que nos relate aqui para irmos ajudando, ok?

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Problema com aproximação por gps  Empty Re: Problema com aproximação por gps

Mensagem por Hpchapatexas Ter 26 maio 2015, 10:18

Bom dia, obrigado pela atenção. Realmente esqueci de falar a aeronave, estou voando no Cessna 172 padrão.
Quanto a experiência de vôo, é pouca realmente, mas tenho conseguido voar bem VFR e IFR por gps, tanto com os comandos do Atc, como por planos de vôo criados por mim mesmo em sites.
O problema é que quando adiciono os waypoints de aproximação do gps em proc, o gps parece que fica burro, se afasta excessivamente do aeroporto, e dos próprios waypoints.
Os vídeos dão uma mão em alguns aspectos do funcionamento, muito obrigado. Porém ainda não acertei a aproximação por GPS, vou ver uns vídeos do mesmo autor destes que fala sobre appr por gps, se eu conseguir explico aqui como fiz para que eventualmente alguém possa sanar a dúvida também.
Abraços.

Edit: Sei que não é o tema exato do tópico, mas poderia ajudar. Consigo usar o ATC tranquilo, de um ponto ao outro em linha reta, alguem sabe como inserir waypoints ou frequências VOR para o palno de vôo do ATC? scratch

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Mensagem por Cmte. Pena Ter 26 maio 2015, 10:53

Hpchapatexas escreveu:Bom dia, obrigado pela atenção. Realmente esqueci de falar a aeronave, estou voando no Cessna 172 padrão.

Seria interessante você ter um Cessna 172 pago, comando, pois eles têm um FDE melhor, são mais reais.

Hpchapatexas escreveu:Quanto a experiência de vôo, é pouca realmente, mas tenho conseguido voar bem VFR e IFR por gps, tanto com os comandos do Atc, como por planos de vôo criados por mim mesmo em sites.
O problema é que quando adiciono os waypoints de aproximação do gps em proc, o gps parece que fica burro, se afasta excessivamente do aeroporto, e dos próprios waypoints.

Isso é estranho! scratch
Alguma coisa está sendo feita de forma errada.
Faça assim: coloque no GPS um fixo que seja bem próximo ao ponto inicial do glide slope do ILS (no mapa do FS é uma seta verde que aponta para a pista, indicando que ali é um ILS). Para você navegar automaticamente até este ponto do GPS, clique no botão NAV do painel; esse botão deve ter duas indicações: NAV e GPS; coloque-o em GPS; a partir daí a aeronave tem que seguir aquele ponto até chegar sobre ele.
A partir desse ponto, você tem que estar com a frequência do ILS no seu rádio NAV1 (110.30 conforme você reportou) e o botão NAV que eu falei acima, já não pode estar mais em GPS e sim em NAV.
Um questão crucial: para conseguir pousar corretamente você tem que estar na altitude certa, quando entrar na reta do glide slope (a seta verde no mapa). Pegue as cartas de pouso do aeroporto. Já sabe interpretá-las?

Hpchapatexas escreveu:Os vídeos dão uma mão em alguns aspectos do funcionamento, muito obrigado. Porém ainda não acertei a aproximação por GPS, vou ver uns vídeos do mesmo autor destes que fala sobre appr por gps, se eu conseguir explico aqui como fiz para que eventualmente alguém possa sanar a dúvida também.

Isso! Continue vendo os vídeos e praticando. thumbsup

Hpchapatexas escreveu:Sei que não é o tema exato do tópico, mas poderia ajudar. Consigo usar o ATC tranquilo, de um ponto ao outro em linha reta, alguem sabe como inserir waypoints ou frequências VOR para o palno de vôo do ATC?  scratch

Criei o plano de voo normalmente. Depois, no mapa, você pode ir arrastando a linha vermelha da rota até o fixo por onde você quer passar. Quando terminar, clique em OK e pronto. thumbsup

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Mensagem por Carvalho Ter 26 maio 2015, 14:27

Pena, se ele não postou no forum errado é para o X-Plane, não para o FS e são planejadores diferentes, embora em ambos seja crucial o uso das cartas para voo IFR, acho que ele está fazendo o PV no GPS, os waypoints que não estiverem na rota direta devem ser inseridos pelo mapa de um planejador online ou o PlanG, por ex. ou pelas cartas.
Hpchapatexas, o ATC do XP, na minha experiência atrapalha mais do que ajuda, a solução para fazer o que voce quer seria ter o Radar Contact 4 mais o plugin de conexão com o XP instalados, de outra forma eu prefiro sem ATC.
Ele está se afastando da rota provávelmente porque voce deve ter feito SBGR-SBSJ, inseriu a app desejada, mas no plano de voo do GPS ficaram todos os waypoints terminando em SBSJ e depois a aproximação, quando voce deve deletar SBSJ para que ele siga do ponto imediatamente anterior para o vetor de aproximação carregado, mas vou fazer essa rota no 172 e reporto.

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Mensagem por Cmte. Pena Ter 26 maio 2015, 14:55

Carvalho escreveu:Pena, se ele não postou no forum errado é para o X-Plane, não para o FS e são planejadores diferentes, embora em ambos seja crucial o uso das cartas para voo IFR, acho que ele está fazendo o PV no GPS, os waypoints que não estiverem na rota direta devem ser inseridos pelo mapa de um planejador online ou o PlanG, por ex. ou pelas cartas.

damn

Caramba, Carvalho! Nem reparei qual era o fórum; fui logo querendo ajudar. Desculpas!


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Mensagem por Hpchapatexas Ter 26 maio 2015, 16:19

Boa tarde,
Pena Poderia me dizer algum site que venda aviões deste porte bons para voar?

Carvalho, sabe me dizer se este plugin é compatível com o xplane rodando em mac osx?
Gostaria Muito de aprender a voar por frequências de rádio tanto para navegação quanto a ajuda do atc, sem ao auxilio do gps.

Quanto ao plano de vôo, não sei se foi criado errado ou se ativei o approach na hora errada.

Fiz exatamente estes passos:

Cliquei em direction ( D com risco no meio) selecionei SBSJ, dei enter, a rota foi confirmada, em linha reta.

Fui em Proc, select approach, escolhi a pista, ajustei a frequência, olhei as cartas do aeroporto para os procedimentos daquela pista e altitude do g/s (não estou craque mas tenho algum material de apoio e aos poucos estou interpretando-as de forma mais fácil), ativei o approach e decolei. o avião vou pra qualquer lugar longe dos waypoints e do aeroporto, quando vi estava próximo ao ADAG. a chave seletora do piloto automático estava em gps, tenho conseguido voar tranquilo por gps pelos planos de vôo que criei em fms.

Novamente, muito obrigado pela atenção, encontrei um vídeo que talvez explique sobre isto, estou indo olhar e qualquer coisa edito o post confirmado se ajudou, o link é este
https://www.youtube.com/watch?v=jbAlkbPqSsk

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Mensagem por Cmte. Pena Ter 26 maio 2015, 16:27

Hpchapatexas escreveu:Boa tarde,
Pena Poderia me dizer algum site que venda aviões deste porte bons para voar?

Os aviões da Carenado, deste porte, são os melhores: Carenado

Quanto ao X-plane não posso ajudar muita coisa, pois nunca usei-o.

Se precisar de alguma dica quanto a procedimentos, é só falar. wink

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Mensagem por Hpchapatexas Ter 26 maio 2015, 18:11

O vídeo me ajudou a entender, além de deletar o aeroporto final devo ativar o approach só no waypon correto, este vídeo explica o pouso https://youtu.be/aL3CQlrqOS8.
À noite vou tentar novamente e reporto. Muito obrigado pela ajuda

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Mensagem por Carvalho Ter 26 maio 2015, 18:56

Cmte. Pena escreveu:
damn

Caramba, Carvalho! Nem reparei qual era o fórum; fui logo querendo ajudar. Desculpas!


lol Mas não tem porque se desculpar, a intenção nesse caso é o que conta mais, e sobre os Carenados,são uma ótima recomendação, todos os que eu tenho voam um pouco melhor e tem mais funcionalidade que suas versões do FS.

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Mensagem por Hpchapatexas Qua 27 maio 2015, 00:36

Boa Noite, venho reportar que está resolvido. Consegui efetuar duas aproximações por GPS e finalizando com o ILS.
Assisti os videos, usei o site AIS para as cartas e plano de voo.net para criar o plano.

Decolei de SBSP passei por LITON depois VUSMA e ai vem aonde quebrei a cabeça, me aproximei por LONES e logo após GEMSO, aonde ativei o LNAV e o G/S, porem esses pontos so apareceram no meu GPS e nas cartas, no xplane e no site aonde fiz o plano de voo nao, gostaria de saber se alguém sabe o porque.
No final ao me aproximar de GEMSO no GPS a luz acendeu e foi tudo perfeito.happy Yesyes

Outras duvidas, alguém sabe como trocar o gps do cessna do 430 para o 530?
Segunda dúvida: como fazer para controlar a altitude do AP no baron e no cessna
Terceira duvida: segundo esta carta de sbsj http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=906cf476-21bc-1032-95e7-72567f175e3a, eu interpretei que deveria estar a 7000 ft em LONES e 5300 em GEMSO aonde interceptaria o ILS, deu certo, mas nao tenho certeza se interpretei corretamente.
Quarta dúvida: existe algum procedimento no gps para fazer a decolagem e se afastar do aeroporto de maneira correta, ou so com as cartas e no braço mesmo?
Quinta e última dúvida: Como faço a aproximação completa por vor?

Por fim, agradeço imensamente a todos que me responderam e me deram uma luz, fico feliz de ter conseguido happy happy happy , logo após fiz um voo de Goiania a Brasilia SBGO-SBBR, usando a Rota: SBGO - PAJEM - BSI (aonde ativei o vnav e interceptei o G/S a 6000ft). Deu tudo certo e achei o ponto nos mapas, porem, acabei escolhendo este justamente por achar, algumas pistas nao encontrei os pontos mad scratch

Edit: Esqueci de dizer, após escolher o destino final exmp: SBSJ, da select approach e clica em load volta nos pontos e apaga o destino final (SBSJ), se nao, ao que me parece da ocnflito e o aviao se perde, depois so ativa o APPR quando estiver a mais ou menos 1.5 n.m do ultimo waypont Very Happy

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