VFR para IFR
2 participantes
Página 1 de 1
VFR para IFR
Amigos, supondo que sou um fazendeiro brasileiro abastado, aeronave própria, checado IFR, e vou decolar da minha propriedade rural (imaginária hehehe), que obviamente não é controlada, em condições visuais com meu Cessna 182 Skylane e quero ir para um aeroporto controlado que no momento opera em condições IFR. Minhas dúvidas:
- Como abro o plano de vôo?
- Como é feita a fonia?
- Há diferença se minha fazenda está na mesma TMA do destino, em outra TMA ou mesmo fora de TMA?
- O controle é quem vai me passar a rota a seguir ou posso solicitar proa direta de um fixo/rádio auxílio para seguir uma aerovia X?
Enfim, no simulador eu tenho voado somente off-line, ou seja, espaço aéreo irrestrito, sem controle e proa direta pra encurtar caminho hehehe. Baixo o clima do ASN e se o destino está IFR, carrego a IAC no GPS e mando um DCT no fixo inicial da aproximação (GPS, ILS, VOR e NDB) ou sigo por uma radial de VOR no destino, e boa. Ta feita minha transição de VFR para IFR. Eventualmente me "auto-vetoro" para uma final ILS. Não sigo as regras. Porém gostaria de saber como funciona na aviação real um caso desses. Sair VFR e chegar IFR. Essa transição é a minha maior dúvida.
Se puder desenhar pro tio aqui fico eternamente grato.
- Como abro o plano de vôo?
- Como é feita a fonia?
- Há diferença se minha fazenda está na mesma TMA do destino, em outra TMA ou mesmo fora de TMA?
- O controle é quem vai me passar a rota a seguir ou posso solicitar proa direta de um fixo/rádio auxílio para seguir uma aerovia X?
Enfim, no simulador eu tenho voado somente off-line, ou seja, espaço aéreo irrestrito, sem controle e proa direta pra encurtar caminho hehehe. Baixo o clima do ASN e se o destino está IFR, carrego a IAC no GPS e mando um DCT no fixo inicial da aproximação (GPS, ILS, VOR e NDB) ou sigo por uma radial de VOR no destino, e boa. Ta feita minha transição de VFR para IFR. Eventualmente me "auto-vetoro" para uma final ILS. Não sigo as regras. Porém gostaria de saber como funciona na aviação real um caso desses. Sair VFR e chegar IFR. Essa transição é a minha maior dúvida.
Se puder desenhar pro tio aqui fico eternamente grato.
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 45
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
Re: VFR para IFR
Brentano escreveu:Amigos, supondo que sou um fazendeiro brasileiro abastado, aeronave própria, checado IFR, e vou decolar da minha propriedade rural (imaginária hehehe), que obviamente não é controlada, em condições visuais com meu Cessna 182 Skylane e quero ir para um aeroporto controlado que no momento opera em condições IFR. Minhas dúvidas:
1) Como abro o plano de vôo?
2) Como é feita a fonia?
3) Há diferença se minha fazenda está na mesma TMA do destino, em outra TMA ou mesmo fora de TMA?
4) O controle é quem vai me passar a rota a seguir ou posso solicitar proa direta de um fixo/rádio auxílio para seguir uma aerovia X?
Enfim, no simulador eu tenho voado somente off-line, ou seja, espaço aéreo irrestrito, sem controle e proa direta pra encurtar caminho hehehe. Baixo o clima do ASN e se o destino está IFR, carrego a IAC no GPS e mando um DCT no fixo inicial da aproximação (GPS, ILS, VOR e NDB) ou sigo por uma radial de VOR no destino, e boa. Ta feita minha transição de VFR para IFR. Eventualmente me "auto-vetoro" para uma final ILS. Não sigo as regras. Porém gostaria de saber como funciona na aviação real um caso desses. Sair VFR e chegar IFR. Essa transição é a minha maior dúvida.
Se puder desenhar pro tio aqui fico eternamente grato.
1)O plano é feito normalmente, as regras de voo são Z (vfr para ifr). Você deve especificar onde haverá a mudança de regras, ex:
DCT CGH/N0090F110 IFR UW24
Neste caso você voaria VFR até o VOR CGH e depois sobe ao 110, mantem 90kt e prossegue na UW24 até o destino.
2) Não sei dizer exatamente, provavelmente perto de nibga você solicitaria a mudança de regras conforme o plano.
3) Acredito que não.
4) Você preenche conforme pretende voar mas nada impede de depois de decolado pedir proa direta do destino, proa do VOR, etc.
Espero que tenha ajudado.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: VFR para IFR
Grande Paulo, ajudou demais! Valeu!
Porém uma dúvida permanece. Eu posso abrir esse plano em vôo (AFIL se não me engano)? Ou sou obrigado a abrir o plano em solo (via telefone?)?
Porém uma dúvida permanece. Eu posso abrir esse plano em vôo (AFIL se não me engano)? Ou sou obrigado a abrir o plano em solo (via telefone?)?
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 45
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
Re: VFR para IFR
Brentano escreveu:Grande Paulo, ajudou demais! Valeu!
Porém uma dúvida permanece. Eu posso abrir esse plano em vôo (AFIL se não me engano)? Ou sou obrigado a abrir o plano em solo (via telefone?)?
Em teoria sim mas tem muito lugar que tem NOTAM ativo restringindo o plano AFIL então na vida real AFIL é meio que deixado de lado, pelo menos onde voei.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: VFR para IFR
Valeu Paulo!
Dei uma lida agora na ICA 100-11 e clareou as idéias hehehe.
Já estudei ela, mas como faz tempo que não vôo dentro das regras tinha esquecido de várias coisas básicas.
Dei uma lida agora na ICA 100-11 e clareou as idéias hehehe.
Já estudei ela, mas como faz tempo que não vôo dentro das regras tinha esquecido de várias coisas básicas.
Brentano- Coronel
-
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 45
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos