Pilotos X Raios Cancerígenos
4 participantes
Página 1 de 1
Pilotos X Raios Cancerígenos
Exposição de Pilotos a Raios Cancerígenos
Dados de um estudo inédito realizado pelo Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), revelam que a quantidade de raios ultravioletas, infravermelhos e luz sensível que ultrapassa as janelas das cabines das aeronaves é até três vezes maior do que o esperado.
A exposição excessiva e continuada dos pilotos à radiação pode torná-los mais vulneráveis a doenças como câncer de pele e catarata.
"Os primeiros resultados da pesquisa nos surpreenderam”. Esperávamos que as janelas deixassem passar até 10% de radiação, mas entre as amostras analisadas, há casos em que esse porcentual chega a 30%", disse o diretor do Cemal, Brigadeiro-Médico José Roberto Gabriel, observando que a saúde da tripulação é fundamental para a segurança do vôo.
A suspeita da exposição excessiva à radiação surgiu diante das queixas freqüentes de calor dentro da cabine de comando, além dos casos de fotofobia relatados por pilotos de avião.
Pesquisadores do CEMAL, onde são realizadas as avaliações médicas dos cerca de 70 mil pilotos civis e militares do País, decidiram então testar 16 diferentes tipos de janelas e pára-brisas de cabines, analisados no Laboratório de Ótica do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Segundo um dos coordenadores do estudo, Major-Médico Geraldo Oliveira, as janelas feitas de polímero (um tipo de plástico) são menos resistente à radiação do que as de vidro, mas em ambos os materiais há incidência de radiação nas cabines. Por isso, ele avalia que o estudo poderá determinar uma mudança na fabricação de materiais para aeronaves.
"Precisamos garantir mais proteção aos pilotos”. Atualmente, as aeronaves estão voando cada vez mais alto, ou seja, estão mais expostas à radiação. A cada mil pés (300 metros) de altitude, a ação dos raios infravermelhos e ultravioletas, além da luz sensível, aumenta entre 4% a 6%. Como grande parte dos vôos são realizados a 35 mil pés, a exposição é até 150% se comparada à existente ao nível do mar", explicou. Oliveira explicou que o problema preocupa especialmente o Brasil e os países tropicais por causa da proximidade com a linha do Equador, onde a radiação é maior. "Por isso não existem pesquisas sobre o assunto feitas na Europa ou nos Estados Unidos".
Créditos: Sergio Koch TCel Av RR com a colaboração do TCel R1 Ricardo Gobbo.
Dados de um estudo inédito realizado pelo Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), revelam que a quantidade de raios ultravioletas, infravermelhos e luz sensível que ultrapassa as janelas das cabines das aeronaves é até três vezes maior do que o esperado.
A exposição excessiva e continuada dos pilotos à radiação pode torná-los mais vulneráveis a doenças como câncer de pele e catarata.
"Os primeiros resultados da pesquisa nos surpreenderam”. Esperávamos que as janelas deixassem passar até 10% de radiação, mas entre as amostras analisadas, há casos em que esse porcentual chega a 30%", disse o diretor do Cemal, Brigadeiro-Médico José Roberto Gabriel, observando que a saúde da tripulação é fundamental para a segurança do vôo.
A suspeita da exposição excessiva à radiação surgiu diante das queixas freqüentes de calor dentro da cabine de comando, além dos casos de fotofobia relatados por pilotos de avião.
Pesquisadores do CEMAL, onde são realizadas as avaliações médicas dos cerca de 70 mil pilotos civis e militares do País, decidiram então testar 16 diferentes tipos de janelas e pára-brisas de cabines, analisados no Laboratório de Ótica do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Segundo um dos coordenadores do estudo, Major-Médico Geraldo Oliveira, as janelas feitas de polímero (um tipo de plástico) são menos resistente à radiação do que as de vidro, mas em ambos os materiais há incidência de radiação nas cabines. Por isso, ele avalia que o estudo poderá determinar uma mudança na fabricação de materiais para aeronaves.
"Precisamos garantir mais proteção aos pilotos”. Atualmente, as aeronaves estão voando cada vez mais alto, ou seja, estão mais expostas à radiação. A cada mil pés (300 metros) de altitude, a ação dos raios infravermelhos e ultravioletas, além da luz sensível, aumenta entre 4% a 6%. Como grande parte dos vôos são realizados a 35 mil pés, a exposição é até 150% se comparada à existente ao nível do mar", explicou. Oliveira explicou que o problema preocupa especialmente o Brasil e os países tropicais por causa da proximidade com a linha do Equador, onde a radiação é maior. "Por isso não existem pesquisas sobre o assunto feitas na Europa ou nos Estados Unidos".
Créditos: Sergio Koch TCel Av RR com a colaboração do TCel R1 Ricardo Gobbo.
Última edição por andre_sp em Qua 05 Nov 2014, 14:00, editado 1 vez(es)
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Pilotos X Raios Cancerígenos
Muito interessante...
Sinal que tem que levar um protetor solar o tempo todo enquanto estiver voando...
E se voltar com um bronzeado é só mostrar esse artigo para a esposa não achar que tava na praia...
rs...
Sinal que tem que levar um protetor solar o tempo todo enquanto estiver voando...
E se voltar com um bronzeado é só mostrar esse artigo para a esposa não achar que tava na praia...
rs...
_________________
Apenas minha opinião de bosta...
Re: Pilotos X Raios Cancerígenos
Hummm, agora que descobri porque a maioria dos pilotos, usam óculos escuros
Larrubia- Brigadeiro
-
Inscrito em : 10/09/2008
Mensagens : 2125
Reputação : 183
Idade : 86
Simulador preferido : FSX, X-Plane
Emprego/lazer : Aposentado
Nacionalidade :
Re: Pilotos X Raios Cancerígenos
Só podia ser o Sr Rhodes Fanfarrãorhodesbauer escreveu:Muito interessante...
Sinal que tem que levar um protetor solar o tempo todo enquanto estiver voando...
E se voltar com um bronzeado é só mostrar esse artigo para a esposa não achar que tava na praia...
rs...
Tem razão, diria que todos usam, Cmte Larrubia.Larrubia escreveu: Hummm, agora que descobri porque a maioria dos pilotos, usam óculos escuros
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Pilotos X Raios Cancerígenos
Interessante este texto, ainda à pouco tempo tinha lido uns artigos sobre o tema.
http://www.aeronautas.org.br/a-exposicao-a-radiacao-cosmica-por-tripulantes/
Sempre que possível uso óculos de sol com umas boas lentes e protector solar 50+ na cara.
http://www.aeronautas.org.br/a-exposicao-a-radiacao-cosmica-por-tripulantes/
Sempre que possível uso óculos de sol com umas boas lentes e protector solar 50+ na cara.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos