Procedimentos de inicialização do Captainsim 727
+2
rodrigo mago
Fontenele
6 participantes
Página 1 de 1
Procedimentos de inicialização do Captainsim 727
Bom dia a todos,
Como já falei por aqui, sou um fã inveterado do Boeing 727, nostálgico, do tempo em que eu ia ao Aeroporto Pinto Martins, terminal antigo, em que não haviam vidros separando você da aeronave, os passageiros desciam de uma escadinha e caminhavam ao lado dos aviões e você sentia mais o barulho e vibração dos motores.
Nesta condição, esses dias, voltei a usar os produtos da Captainsim 727-100 e Freighter, só que eu havia esquecido os passos exatos para inicialização do avião. Eu sabia que tinha um vídeo no Youtube que explicava bem o processo, porém, eu queria algo escrito e que pudesse ser impresso e fosse bem mais direto ao ponto, sem ter que usar as páginas do manual do produto.
Procurei na Internet e não achei nada semelhante e resolvi arregaçar as mangas e fazer eu mesmo. Então me baseei no vídeo que indiquei e nas páginas do manual do produto.
Para quem quiser uma versão em PDF pronta para impressão em A4 e em uma folha clique neste link.
Caso algo esteja incorreto, ficaria imensamente feliz em saber para proceder a correção.
Este post vai em especial ao amigo Rodrigo Mago que certamente é um apreciador do 727 (estamos velhinhos kkkk)
Abraços a todos,
Fontenele
Como já falei por aqui, sou um fã inveterado do Boeing 727, nostálgico, do tempo em que eu ia ao Aeroporto Pinto Martins, terminal antigo, em que não haviam vidros separando você da aeronave, os passageiros desciam de uma escadinha e caminhavam ao lado dos aviões e você sentia mais o barulho e vibração dos motores.
Nesta condição, esses dias, voltei a usar os produtos da Captainsim 727-100 e Freighter, só que eu havia esquecido os passos exatos para inicialização do avião. Eu sabia que tinha um vídeo no Youtube que explicava bem o processo, porém, eu queria algo escrito e que pudesse ser impresso e fosse bem mais direto ao ponto, sem ter que usar as páginas do manual do produto.
Procurei na Internet e não achei nada semelhante e resolvi arregaçar as mangas e fazer eu mesmo. Então me baseei no vídeo que indiquei e nas páginas do manual do produto.
- Spoiler:
- SEQUENCIA DE INICIALIZAÇÃO DO CAPTAINSIM 727 100/200/FREIGHTER POR FONTENELE V 1.0
BASEADO NA CONDIÇÃO COLD AND DARK QUE VEM POR PADRÃO NA INSTALAÇÃO DO PRODUTO
CONSOLE DO ENGENHEIRO DE VOO
BATTERY ........................................................................................ ON
BATTERY SWITCH GUARD ........................................................................ CLOSE
APU MASTER SWITCH ........................................................................... START
APU EXHAUST GAS TEMPERATURE INDICATOR ................ ESPERE ESTABILIZAR EM 4 - INDICADOR EM VERDE
CIRCUIT OPEN FIELD ................................................... CLOSE - LUZ APAGA EM SEGUIDA
APU AMMETER ....................................... VERIFICAR SE A AGULHA SUBIU PARA EM TORNO DE 50
ESSENTIAL POWER .......................................................... MUDE DE STANDBY PARA APU
AC VOLTMETER .................................... VERIFICAR SE A AGULHA SUBIU PARA EM TORNO DE 110V
FREQUENCY INDICATOR .......................... VERIFICAR SE A AGULHA SUBIU PARA EM TORNO DE 400 CPS
ENGINE 1 BLEED AIR ........................................................................... OPEN
ENGINE 2 / APU BLEED ................................................................. OPEN - AMBOS
ENGINE 3 BLEED AIR ........................................................................... OPEN
RIGHT A/C PACK ................................................................................ OFF
LEFT A/C PACK ................................................................................. OFF
PACK TEMPERATURE INDICATORS ............................... VERIFICAR SE AS AGULHAS DESCEM PARA 0ºC
ENGINE 1 AFT AND FWD BOST PUMPS ...................................... ON - LUZES APAGAM EM SEGUIDA
ENGINE 2 FWD BOST PUMPS .............................................. ON - LUZES APAGAM EM SEGUIDA
ENGINE 3 AFT AND FWD BOST PUMPS ...................................... ON - LUZES APAGAM EM SEGUIDA
ENGINE 2 AFT BOST PUMPS .............................................. ON - LUZES APAGAM EM SEGUIDA
ENGINE 1 FUEL SHUTOFF VALVE .................................................................... ON
ENGINE 2 FUEL SHUTOFF VALVE .................................................................... ON
ENGINE 3 FUEL SHUTOFF VALVE .................................................................... ON
HYDRAULIC SYSTEM A PUMP 1 ..................................................................... OFF
HYDRAULIC SYSTEM A PUMP 2 ..................................................................... OFF
HYDRAULIC SYSTEM B PUMP 1 ...................................................................... ON
HYDRAULIC SYSTEM B PUMP 2 ...................................................................... ON
SYSTEM B PRESSURE GAUGE ........................ AGULHA SE MOVIMENTA DEVENDO FICAR EM POSIÇÃO VERDE
OVERHEAD E PEDESTAL
ENGINE 3 START .............................................................................. ROUND
ENGINE 3 N2 TACHOMETER .............................................. ESPERE ESTABILIZAR EM 20% RPM
ENGINE 3 START LEVER ....................................................................... CUTOFF
ENGINE 3 N2 TACHOMETER .......... ESPERE ESTABILIZAR ENTRE 50%-60% RPM E PASSE PARA O PRÓXIMO MOTOR
ENGINE 2 START .............................................................................. ROUND
ENGINE 2 N2 TACHOMETER .............................................. ESPERE ESTABILIZAR EM 20% RPM
ENGINE 2 START LEVER ....................................................................... CUTOFF
ENGINE 2 N2 TACHOMETER .......... ESPERE ESTABILIZAR ENTRE 50%-60% RPM E PASSE PARA O PRÓXIMO MOTOR
ENGINE 1 START .............................................................................. ROUND
ENGINE 1 N2 TACHOMETER .............................................. ESPERE ESTABILIZAR EM 20% RPM
ENGINE 1 START LEVER ....................................................................... CUTOFF
ENGINE 1 N2 TACHOMETER ....................................... ESPERE ESTABILIZAR ENTRE 50%-60% RPM
ENGINE 3 START LEVER ......................................................................... IDLE
ENGINE 2 START LEVER ......................................................................... IDLE
ENGINE 1 START LEVER ......................................................................... IDLE
ENGINES 1 2 3 SWITCH GUARDS ................................................................. CLOSE
CONSOLE DO ENGENHEIRO DE VOO
GENERATOR BREAKER SWITCHES ..................................... CLOSE E EM SEGUIDA POSIÇÃO DO MEIO
POWER METER .................................... VERIFICAR SE AS AGULHAS DESCEM PARA EM TORNO DE 35
ESSENTIAL POWER ............................................................. MUDE DE APU PARA GEN1
ENGINE 2 /APU BLEED ................................................................. CLOSE - AMBOS
RIGHT A/C PACK ................................................................................. ON
LEFT A/C PACK .................................................................................. ON
ENG 1 HYDRAULIC SYSTEM PUMP ............................................. ON - LUZ APAGA EM SEGUIDA
ENG 2 HYDRAULIC SYSTEM PUMP ............................................. ON - LUZ APAGA EM SEGUIDA
SYSTEM A PRESSURE GAUGE ........................ AGULHA SE MOVIMENTA DEVENDO FICAR EM POSIÇÃO VERDE
APU MASTER SWITCH ............................................................................. OFF
APU EXHAUST GAS TEMPERATURE ...................... INDICATOR O INDICADOR DE TEMPERATURA DEVE IR A 0
ENGINE 1 FUEL HEAT ............................................................................. ON
ENGINE 2 FUEL HEAT ............................................................................. ON
ENGINE 3 FUEL HEAT ............................................................................. ON
DOOR ANNUNCIATOR PANEL ...... DEVEM ESTAR ACESAS AS LUZES L GEAR DOOR, R GEAR DOOR E NOSE GEAR DOOR
SECONDARY MAIN LANDING GEAR POSITION INDICATOR LIGHTS ................................. AMBAS VERDE
Ao final devem estar acesas as DOOR ANNUNCIATOR PANEL e SECONDARY MAIN LANDING GEAR POSITION INDICATOR LIGHTS apenas no console do engenheiro de voo
Para quem quiser uma versão em PDF pronta para impressão em A4 e em uma folha clique neste link.
Caso algo esteja incorreto, ficaria imensamente feliz em saber para proceder a correção.
Este post vai em especial ao amigo Rodrigo Mago que certamente é um apreciador do 727 (estamos velhinhos kkkk)
Abraços a todos,
Fontenele
_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz Disco rígido Western Digital 1 Tb Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb Monitor: LG 24M38H-B 24" Led Sistema Operacional: Arch Linux Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele- Coronel
-
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 52
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade :
Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727
Show meu amigo, parabéns! Vai ser muito útil pra quem gosta como a gente!
_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago- Moderador
-
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 55
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade :
Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727
Parabéns Fontenele,
Sua iniciativa muito ajuda a todos que querem voar o Boeing 727. Mas ajuda mais ainda os que, como eu, viveram essa época clássica da aviação.
A propósito, essa semana ao retornar de uma viagem a trabalho, fiquei observando a aproximação do finger e lembrando dos bons tempos que desembarcávamos das aeronaves e andávamos pela pista perto de tantas outras aeronaves.
Bom final de semana a todos.
Sua iniciativa muito ajuda a todos que querem voar o Boeing 727. Mas ajuda mais ainda os que, como eu, viveram essa época clássica da aviação.
A propósito, essa semana ao retornar de uma viagem a trabalho, fiquei observando a aproximação do finger e lembrando dos bons tempos que desembarcávamos das aeronaves e andávamos pela pista perto de tantas outras aeronaves.
Bom final de semana a todos.
Francisco Reis- Major
-
Inscrito em : 14/05/2013
Mensagens : 337
Reputação : 15
Idade : 63
Simulador preferido : MSFS2020
Emprego/lazer : Advogado/Simulador de Voo
Nacionalidade :
Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727
Já que estamos a falar de reminiscências, ainda lembro que na década de 60/70, no Guararapes não havia o tratorzinho do push back. Apenas um muro baixinho, nos separavam da aeronave. O Cmte girava a aeronave a nossa frente. E reduzia a potencia das turbinas para não soprar querosene sobre nós.
Eita tempo bom que não volta mais.
Obrigado Fontenele e aceite mais um pontinho , abraços
Eita tempo bom que não volta mais.
Obrigado Fontenele e aceite mais um pontinho , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727
Obrigado pelas opiniões a vocês Rodrigo, Francisco e Edênio (a quem respeito imensamente).
_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz Disco rígido Western Digital 1 Tb Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb Monitor: LG 24M38H-B 24" Led Sistema Operacional: Arch Linux Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele- Coronel
-
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 52
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade :
Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727
Nós é que agradecenos, Fontenele!Não tenho voado airliners faz tempo, mas bateu uma saudade do 27 depois do seu tópico...
Carvalho- Moderador
-
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 65
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade :
Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727
baixando seu manual aqui,alias nunca gostei de iniciar meu 727 ao estilo FSX...
angelo marcelo- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 29/05/2011
Mensagens : 949
Reputação : 25
Idade : 45
Simulador preferido : FSX/P3D2/FS2020
Emprego/lazer : mecânico/voar
Nacionalidade :
Re: Procedimentos de inicialização do Captainsim 727
Disponham caríssimos Carvalho e Angelo Marcelo
_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz Disco rígido Western Digital 1 Tb Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb Monitor: LG 24M38H-B 24" Led Sistema Operacional: Arch Linux Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele- Coronel
-
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 52
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» CaptainSim 777
» [Captainsim]L-1011.
» CTD na Inicialização!
» Boeing 727 Captainsim
» FSX-SE com OOM na inicialização
» [Captainsim]L-1011.
» CTD na Inicialização!
» Boeing 727 Captainsim
» FSX-SE com OOM na inicialização
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos