Aparentes Atrasos FMC
5 participantes
Página 1 de 1
Aparentes Atrasos FMC
Pessoal, algo que tá me tirando a paciência estes dias: eu já sei configurar uma rota certinha no FMC com aerovias e fixos, disto não me queixo. Mas, uma vez que configuro a rota, percebo que o rítmo de descida do FMC fica às vezes a desejar, ele executa a descida e muitas vezes ao chegar a cabeceira da pista não tenho a altitude certa para capturar o glide slope. Muito estranho isso, porque imagino se o FMC calcula tudo, por que ele erra nisso? aí tenho que ficar ajustando manualmente a descida para adequar tudo.
Lembrando: faço tudo, configuro rota com fixos e aerovias e transições também.
Em que estou a errar pessoal???? abs a quem puder ajudar.
Lembrando: faço tudo, configuro rota com fixos e aerovias e transições também.
Em que estou a errar pessoal???? abs a quem puder ajudar.
Frankportugas- Capitão
-
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 150
Reputação : 3
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade :
Re: Aparentes Atrasos FMC
Frankportugas escreveu:Pessoal, algo que tá me tirando a paciência estes dias: eu já sei configurar uma rota certinha no FMC com aerovias e fixos, disto não me queixo. Mas, uma vez que configuro a rota, percebo que o rítmo de descida do FMC fica às vezes a desejar, ele executa a descida e muitas vezes ao chegar a cabeceira da pista não tenho a altitude certa para capturar o glide slope. Muito estranho isso, porque imagino se o FMC calcula tudo, por que ele erra nisso? aí tenho que ficar ajustando manualmente a descida para adequar tudo.
Lembrando: faço tudo, configuro rota com fixos e aerovias e transições também.
Em que estou a errar pessoal???? abs a quem puder ajudar.
Qual a aeronave? Fica difícil de dar uma opinião sem saber isso.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Aparentes Atrasos FMC
É o Boeing 737-800 Ngx da PMDG amigo.
Frankportugas- Capitão
-
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 150
Reputação : 3
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade :
Re: Aparentes Atrasos FMC
Será que você estaria esquecendo de fazer o ajuste de pressão na descida?
Não sei se influencia no FMC, não tenho o NGX, mas como você falou que só ocorre de vez em quando e não mencionou que faz o ajuste de pressão, desconfiei...
Não sei se influencia no FMC, não tenho o NGX, mas como você falou que só ocorre de vez em quando e não mencionou que faz o ajuste de pressão, desconfiei...
Re: Aparentes Atrasos FMC
Como disse que FMC está configurado corretamente, talvez algo esteja gerando alguma limitação.
Está fazendo os devidos ajustes de altitude no MCP durante a descida?
Está fazendo os devidos ajustes de altitude no MCP durante a descida?
_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp- Moderador
-
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12021
Reputação : 1270
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade :
Re: Aparentes Atrasos FMC
Quando o FMC me pede para fazer o reset de altitude antes mesmo do TOD eu já ponho a altitude de aproximação final do aeroporto, vou lá e faço o ajuste logo de uma vez por exemplo: no vôo de SBGL - SBBR, saio do FL350 para logo 5.100 pés... reseto tudo. O altímetro fica em STD aí quando desço abaixo dos 10.000 pés faço ajuste do altímetro de verdade. É isso mesmo? o procedimento é esse? ou erro?
Que ajuste de pressão seria esse a fazer na descida?
Que ajuste de pressão seria esse a fazer na descida?
Frankportugas- Capitão
-
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 150
Reputação : 3
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade :
Re: Aparentes Atrasos FMC
Frankportugas escreveu:Quando o FMC me pede para fazer o reset de altitude antes mesmo do TOD eu já ponho a altitude de aproximação final do aeroporto, vou lá e faço o ajuste logo de uma vez por exemplo: no vôo de SBGL - SBBR, saio do FL350 para logo 5.100 pés... reseto tudo. O altímetro fica em STD aí quando desço abaixo dos 10.000 pés faço ajuste do altímetro de verdade. É isso mesmo? o procedimento é esse? ou erro?
Que ajuste de pressão seria esse a fazer na descida?
Isso depende de várias questões. Verifique o Descent Deviation (acho que é esse o nome) que fica no canto direito inferior do ND, e verifique se está normal. Verifique também o modo com que está sendo efetuada a descida - VNAV PATH ou VNAV SPEED, isso influencia muito, pois enquanto o PATH efetua a rampa o SPEED funciona como um LVL CHG, ou seja, vai utilizar a maior razão possível para a velocidade selecionada. Use do speedbrake também. Muitas vezes por restrições de altitude que geram ângulos maiores, a velocidade aumenta e o avião sai um pouco da rampa. O FMC cacula tudo perfeitamente, mas o piloto deve também administrar e ver se tudo está ocorrendo normalmente.
P.S.: Em descida, o altímetro deve ser ajustado apenas na TL ou sobre solicitação do ATC.
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Aparentes Atrasos FMC
Quando o ajuste do altímetro não está especificado na carta STAR eu utilizo a altitude de transição (TA) explicita no cabeçalho da carta, essa informação sempre está lá. Talvez esteja aí um dos problemas, pode estar fazendo a correção altimétrica muito cedo, pelo que tenho visto esta altitude aqui no Brasil fica em média de 6000 pés. Outra coisa que pode estar acontecendo é o avião estar descendo rápido demais e por esse motivo a aeronave não consegue completar as restrições de altitude, mesmo estando em modo VNAV na descida, o ngx precisa da intervenção do piloto para reduzir a velocidade isso se faz com o acionamento dos speed brake, inclusive aparece no FMC a solicitação DRAG REQUIRED, neste momento deve ser acionado manualmente os speed brake e monitorar a redução de velocidade no PFD quando estabilizar você deve desativar os mesmos.
_________________
Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva- Tenente-Coronel
-
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Aparentes Atrasos FMC
Olha só que legal pessoal: li em algum lugar que seria importante preencher a página "Forecast" no FMC com informações de ventos e altitude, também segui a sugestão de fazer a correção do altímetro apenas no momento em que o controle de vôo do Pro Atc x me ordenasse. Deu certo, acho que pro FMC as informações de vento e altitude são determinantes, e finalmente, consegui realizar a descida direitinho e cumprindo as restrições de altitude corretamente.
O FMC não atrasou, foi tudo dentro do programado, queria agradecer demais a todos que contribuíram com dicas.
O FMC não atrasou, foi tudo dentro do programado, queria agradecer demais a todos que contribuíram com dicas.
Frankportugas- Capitão
-
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 150
Reputação : 3
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade :
Re: Aparentes Atrasos FMC
Frankportugas escreveu:Olha só que legal pessoal: li em algum lugar que seria importante preencher a página "Forecast" no FMC com informações de ventos e altitude, também segui a sugestão de fazer a correção do altímetro apenas no momento em que o controle de vôo do Pro Atc x me ordenasse. Deu certo, acho que pro FMC as informações de vento e altitude são determinantes, e finalmente, consegui realizar a descida direitinho e cumprindo as restrições de altitude corretamente.
O FMC não atrasou, foi tudo dentro do programado, queria agradecer demais a todos que contribuíram com dicas.
Que coisa boa de saber Frank... Geralmente quando pega um vento de cauda forte o FMC dá realmente uma perdida... Mesmo assim, é muito bom saber isso. Bons voos
_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro- Brigadeiro
-
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 24
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade :
Re: Aparentes Atrasos FMC
Que bom que descobriu, melhor ainda... compartilhou conosco a solução
Vai 1 ponto.
Vai 1 ponto.
Re: Aparentes Atrasos FMC
Sei que o assunto já foi por demais explorado, mas só pra reitirar a solução encontrada, fiz um vôo (estou a fazer com plano de vôo gerado a partir do Pro Atc X) de Brasília a Belém. Novamente com a programação do FMC, e com o preenchimento da informação dos ventos na parte de forecast, no botão "DES" do FMC, a descida foi feita sem qualquer dor de cabeça. Obrigado pelo pontinho...
Frankportugas- Capitão
-
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 150
Reputação : 3
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos