[Brasil] "Não quero mais voar neste país"
Página 1 de 1
[Brasil] "Não quero mais voar neste país"
“Não quero mais voar neste país”
Há dois anos, ele desistiu. Depois de 21 anos trabalhando como piloto em companhias aéreas brasileiras (primeiro Vasp, depois Varig e Gol), Norton Kripka (foto) parou de tentar conciliar trabalho e qualidade de vida no Brasil. Como não cogitava abandonar a profissão com a qual sempre sonhou, mudou-se para o Canadá para ser piloto dos mesmos aviões que comandava nos céus brasileiros.
Desde que seu visto de trabalho canadense foi expedido, Kripka pilota Boeings 737-800 na Sunwing Airlines, que opera voos charter. Diariamente, o porto-alegrense conduz turistas das terras geladas do Canadá para locais mais ensolarados como Flórida e Caribe. O salário, segundo Kripka, é equivalente ao que recebia no Brasil.
– Não deixei o meu país por dinheiro. Deixei por uma vida melhor, que nunca teria na aviação brasileira – diz.
A ameaça de greve dos funcionários da Gol e a recente polêmica sobre as condições de trabalho das tripulações fizeram Norton lembrar os motivos pelos quais foi embora:
– Imagine voar com várias escalas e chegar ao fim de sua jornada de 11 horas tendo que sobrevoar Guarulhos para esperar vaga para o pouso, porque o aeroporto mais movimentado do país não tem pistas suficientes.
Além das questões trabalhistas, os pilotos, conta, precisam lidar com outros impasses do sistema aéreo.
– Muitas vezes, presenciei colegas discutindo com controladores de voo no ar, por eles não estarem auxiliando a equipe. Nossa estrutura aeronáutica é muito deficiente e contribui para o estresse das tripulações – destaca.
Por ter conseguido qualidade de vida e de trabalho no Exterior, o piloto só volta ao Estado para rever a família.
– Não pretendo voltar para o Brasil para trabalhar – garante.
Fonte: Patrícia Lima (Zero Hora)
Desde que seu visto de trabalho canadense foi expedido, Kripka pilota Boeings 737-800 na Sunwing Airlines, que opera voos charter. Diariamente, o porto-alegrense conduz turistas das terras geladas do Canadá para locais mais ensolarados como Flórida e Caribe. O salário, segundo Kripka, é equivalente ao que recebia no Brasil.
– Não deixei o meu país por dinheiro. Deixei por uma vida melhor, que nunca teria na aviação brasileira – diz.
A ameaça de greve dos funcionários da Gol e a recente polêmica sobre as condições de trabalho das tripulações fizeram Norton lembrar os motivos pelos quais foi embora:
– Imagine voar com várias escalas e chegar ao fim de sua jornada de 11 horas tendo que sobrevoar Guarulhos para esperar vaga para o pouso, porque o aeroporto mais movimentado do país não tem pistas suficientes.
Além das questões trabalhistas, os pilotos, conta, precisam lidar com outros impasses do sistema aéreo.
– Muitas vezes, presenciei colegas discutindo com controladores de voo no ar, por eles não estarem auxiliando a equipe. Nossa estrutura aeronáutica é muito deficiente e contribui para o estresse das tripulações – destaca.
Por ter conseguido qualidade de vida e de trabalho no Exterior, o piloto só volta ao Estado para rever a família.
– Não pretendo voltar para o Brasil para trabalhar – garante.
Fonte: Patrícia Lima (Zero Hora)
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [Brasil] Voo mais longo do país leva mais de 11 horas de São Paulo para Fortaleza
» [Brasil] Webjet tem a frota de aeronaves mais antiga do país
» [Brasil] Helicópteros terão de voar mais alto na cidade de SP
» [Brasil] Voar de Brasília a Fortaleza sai mais caro do que para Londres
» [Internacional] Vulcan XH558 vai voar por mais um ano
» [Brasil] Webjet tem a frota de aeronaves mais antiga do país
» [Brasil] Helicópteros terão de voar mais alto na cidade de SP
» [Brasil] Voar de Brasília a Fortaleza sai mais caro do que para Londres
» [Internacional] Vulcan XH558 vai voar por mais um ano
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos