Saudações "Vaspainas"
+3
xitus
Braconi
marcos1sp
7 participantes
Página 1 de 1
marcos1sp- Moderador
-
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2728
Reputação : 269
Idade : 57
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade :
Re: Saudações "Vaspainas"
Saudade do tempo que avião fazia barulho.
Aqui em sampa era um brega atrás do outro...
Passado
Aqui em sampa era um brega atrás do outro...
Passado
Braconi- Coronel
-
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade :
Re: Saudações "Vaspainas"
Acompanhei a trajetória do meu pai desde o PP-SMX (b737-200 adv). Tive o privilégio de conhecer a fábrica da BOEING e passei por todos os aviões que vieram após o nosso saudoso Breguinha, sempre na cadeira atrás do comandante. Ele se aposentou com 34 anos de VASP já prevendo o que o Canhedo iria fazer com ela. Por isto que quando adolescente eu perguntava porque não iria para a VARIG porque na época dele, para ser piloto tinha que ser militar e a metade da turma se dividiu e ele escolheu a VASP por ser estatal (parecia que estava adivinhando). Antes do Canhedo entrar ele já estava sendo expulso no bom sentido porque a fila tinha que andar ele já tinha 34 anos de VASP e era o número um a muito tempo. Se aposentou com salário integral mas não consegui ser um mortal como nós. Morreu menos de dois anos de aposentado porque voar era a sua vida. Hoje vejo colegas do meu pai já velhinhos que outrora pilotavam MD-11, B747 na VARIG sendo sustentados pelos filhos ou passando necessidades. E o mais interessante desse pequeno relato era a frustração que ele tinha de nunca ter pilotado um B707.
_________________
Sou Vaspeano.
Intel Core i7-4790K, 16GB RAM, Water Cooler RIOTORO BIFROST 240, GeForce GTX 970, Monitor ZALMAN 27", 1 HD 120GB SSD para o SO W7 64 e 1 HD SSD 240GB para o FS 9 e 1 HD de 3 TB PARA O FS X-SE / PR3PAR 3D.
xitus- Capitão
-
Inscrito em : 01/04/2011
Mensagens : 133
Reputação : 12
Idade : 62
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : aposentado
Nacionalidade :
Re: Saudações "Vaspainas"
A VASP foi uma grande empresa, porem deram uma injeção letal nela em 01.10.1990... e aí o óbito só ocorreu em 27.01.2005... 15 anos sofrendo
_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264- Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2209
Reputação : 219
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Re: Saudações "Vaspainas"
Incrível pensar que as três empresas que vi por todo o país quando era criança não estão mais entre nós... Transbrasil, Varig e Vasp. Em que outro país grande aconteceu isso das 3 maiores empresas irem pras cucuias?
msantana- Major
-
Inscrito em : 11/04/2011
Mensagens : 424
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX, X-Plane 10
Emprego/lazer : Publicidade
Nacionalidade :
Re: Saudações "Vaspainas"
O negocio da aviação comercial é difícil de entender. As passagens são caras, os voos sempre lotados nas 24 horas do dia, funcionários queixando-se de baixos salários, combustíveis subsidiados, e ainda acumulam prejuízos.msantana escreveu:Incrível pensar que as três empresas que vi por todo o país quando era criança não estão mais entre nós... Transbrasil, Varig e Vasp. Em que outro país grande aconteceu isso das 3 maiores empresas irem pras cucuias?
Afinal, quem anda lucrando com isso
Obrigado Marcos , abraços
_________________
Voar, triunfo da evolução
Stargate (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 81
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade :
Re: Saudações "Vaspainas"
xitus escreveu:Acompanhei a trajetória do meu pai desde o PP-SMX (b737-200 adv). Tive o privilégio de conhecer a fábrica da BOEING e passei por todos os aviões que vieram após o nosso saudoso Breguinha, sempre na cadeira atrás do comandante. Ele se aposentou com 34 anos de VASP já prevendo o que o Canhedo iria fazer com ela. Por isto que quando adolescente eu perguntava porque não iria para a VARIG porque na época dele, para ser piloto tinha que ser militar e a metade da turma se dividiu e ele escolheu a VASP por ser estatal (parecia que estava adivinhando). Antes do Canhedo entrar ele já estava sendo expulso no bom sentido porque a fila tinha que andar ele já tinha 34 anos de VASP e era o número um a muito tempo. Se aposentou com salário integral mas não consegui ser um mortal como nós. Morreu menos de dois anos de aposentado porque voar era a sua vida. Hoje vejo colegas do meu pai já velhinhos que outrora pilotavam MD-11, B747 na VARIG sendo sustentados pelos filhos ou passando necessidades. E o mais interessante desse pequeno relato era a frustração que ele tinha de nunca ter pilotado um B707.
Muito bonito seu relato, alem de ter todos os privilégios que contou neste pequeno texto, sem dúvida o maior deles era ter um herói dentro de casa.
_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W
Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Re: Saudações "Vaspainas"
Acertou em cheio: Meu herói. E a cada novo avião, era uma história diferente.
B737-200 ADV = Onde tudo começou e pagaram um preço muito alto pelas quantidades de escalas (pinga-pinga) absurdas que este grande herói fez pela VASP;
B727-200 ADV = Puro sangue, era muito rápido porém não tinha planeio. No pouso era dando motor para pousar macio se não era porrada na certa no pouso;
A300 = Este era uma classe diferente, pousava macio não dava problemas, pena que na configuração comprada não tinha tanque central fazendo fazendo algumas escalas ridículas para abastecimento. Pena que no Brasil este avião só foi utilizado até ao fim pela VASP, a Varig usou por pouco tempo e trocou pelo B767 e a cruzeiro que Brasília não deixou que a VASP comprasse para não competir com a VARIG nas pequenas linhas internacionais ficou com a VARIG e seus B767.
Para quem viveu dentro da VASP tanto fora como dentro dos seus aviões sabe mais com ninguém como estes aviões seguraram uma empresa. Sem falar nos seus mecânicos que para mim eram verdadeiros artífices para mantinham esta frota mais do que desgastada pelo tempo voando.
Abraços VASPEANOS
B737-200 ADV = Onde tudo começou e pagaram um preço muito alto pelas quantidades de escalas (pinga-pinga) absurdas que este grande herói fez pela VASP;
B727-200 ADV = Puro sangue, era muito rápido porém não tinha planeio. No pouso era dando motor para pousar macio se não era porrada na certa no pouso;
A300 = Este era uma classe diferente, pousava macio não dava problemas, pena que na configuração comprada não tinha tanque central fazendo fazendo algumas escalas ridículas para abastecimento. Pena que no Brasil este avião só foi utilizado até ao fim pela VASP, a Varig usou por pouco tempo e trocou pelo B767 e a cruzeiro que Brasília não deixou que a VASP comprasse para não competir com a VARIG nas pequenas linhas internacionais ficou com a VARIG e seus B767.
Para quem viveu dentro da VASP tanto fora como dentro dos seus aviões sabe mais com ninguém como estes aviões seguraram uma empresa. Sem falar nos seus mecânicos que para mim eram verdadeiros artífices para mantinham esta frota mais do que desgastada pelo tempo voando.
Abraços VASPEANOS
_________________
Sou Vaspeano.
Intel Core i7-4790K, 16GB RAM, Water Cooler RIOTORO BIFROST 240, GeForce GTX 970, Monitor ZALMAN 27", 1 HD 120GB SSD para o SO W7 64 e 1 HD SSD 240GB para o FS 9 e 1 HD de 3 TB PARA O FS X-SE / PR3PAR 3D.
xitus- Capitão
-
Inscrito em : 01/04/2011
Mensagens : 133
Reputação : 12
Idade : 62
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : aposentado
Nacionalidade :
Re: Saudações "Vaspainas"
Inventor escreveu:O negocio da aviação comercial é difícil de entender. As passagens são caras, os voos sempre lotados nas 24 horas do dia, funcionários queixando-se de baixos salários, combustíveis subsidiados, e ainda acumulam prejuízos.msantana escreveu:Incrível pensar que as três empresas que vi por todo o país quando era criança não estão mais entre nós... Transbrasil, Varig e Vasp. Em que outro país grande aconteceu isso das 3 maiores empresas irem pras cucuias?
Afinal, quem anda lucrando com isso
Obrigado Marcos , abraços
Nem sempre Inventor, nem sempre o avião está cheio e no contexto atual, nem sempre voo cheio significa lucro! As empresas tem estruturas pesadas (por conta da legislação) e também acabam por ter uma linha super tenue entre o prejuízo e o lucro. Por outro lado, nos anos 70 e 80, é comum lermos sobre acidentes e/ou incidentes onde aviões de 120 paxs estavam com 20 paxs a bordo, 40 paxs... as ocupações eram baixas e isso reverberou para o futuro das empresas tradicionais.
O Brasil tem suas particularidades tributárias e "sacanárias" de forma que ter empresa aérea aqui é uma grande aventura e esse ciclo ficará...
_________________
Alexandre "VSP4264" Alves - BHZ - MG
VSP4264- Brigadeiro
-
Inscrito em : 17/02/2011
Mensagens : 2209
Reputação : 219
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade :
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos