Calculo para chegar a um ponto na altitude certa
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Calculo para chegar a um ponto na altitude certa
salve,
primeiro gostaria de dizer que não sou piloto, apenas um entusiasta que adotou a aviação virtual como hobbie a alguns meses.
minha dúvida é... como eu faço para chegar a um certo ponto determinado na altitude desejada sem ter ficar toda hora alterando o VS pra mais ou menos.
Por exemplo... estou voando a 12000p e a 50 mn de um aeroporto, supondo que na carta diz que o a entrada do arco dme (12mn) tenho de estar na altitude de 4500p. vamos supor que eu comece a descida a 30mn antes de entrar no arco(apenas um exemplo). existe algum cálculo que eu possa fazer que me diga o ajuste do VS para chegar na altitude certa quando for iniciar a entrada no arco dme?
isso tem algo haver com razão de subida/decida?
quem puder ajudar,agradeço.
primeiro gostaria de dizer que não sou piloto, apenas um entusiasta que adotou a aviação virtual como hobbie a alguns meses.
minha dúvida é... como eu faço para chegar a um certo ponto determinado na altitude desejada sem ter ficar toda hora alterando o VS pra mais ou menos.
Por exemplo... estou voando a 12000p e a 50 mn de um aeroporto, supondo que na carta diz que o a entrada do arco dme (12mn) tenho de estar na altitude de 4500p. vamos supor que eu comece a descida a 30mn antes de entrar no arco(apenas um exemplo). existe algum cálculo que eu possa fazer que me diga o ajuste do VS para chegar na altitude certa quando for iniciar a entrada no arco dme?
isso tem algo haver com razão de subida/decida?
quem puder ajudar,agradeço.
ccnfrank- Aspirante
-
Inscrito em : 30/09/2013
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Re: Calculo para chegar a um ponto na altitude certa
ccnfrank escreveu:salve,
primeiro gostaria de dizer que não sou piloto, apenas um entusiasta que adotou a aviação virtual como hobbie a alguns meses.
minha dúvida é... como eu faço para chegar a um certo ponto determinado na altitude desejada sem ter ficar toda hora alterando o VS pra mais ou menos.
Por exemplo... estou voando a 12000p e a 50 mn de um aeroporto, supondo que na carta diz que o a entrada do arco dme (12mn) tenho de estar na altitude de 4500p. vamos supor que eu comece a descida a 30mn antes de entrar no arco(apenas um exemplo). existe algum cálculo que eu possa fazer que me diga o ajuste do VS para chegar na altitude certa quando for iniciar a entrada no arco dme?
isso tem algo haver com razão de subida/decida?
quem puder ajudar,agradeço.
Exemplo:
Nivelado no FL 120, velocidade de 100kt, razão de descida desejada 1500 ft/min, altitude desejada 4500ft:
De 12.000 até 4.500 temos 7.500ft. Você vai descer com uma razão de 1500 ft/min, ou seja, para descer os 7.500ft você levará 5 min. Voando a 100kt, ou seja, 100nm/h, precisamos encontrar qual a distância percorrida durante estes 5 min. Usando regra de três:
100 - 60
x - 5
5x100 = 60x -> 500/60 = x -> x = 8,3nm. Portanto para que você atinja 4500 na entrada do arco (que está a 12DME, por exemplo) você inicia a descida a 20DME do VOR.
Outra forma de cálculo (apesar que eu não veja um uso na prática durante os voos):
Nivelado no FL120, velocidade de 100kt, razão desconhecida, altitude desejada 4500ft, você está restrito ao FL120 até 15nm do aeroporto, arco a 12nm (somente um exemplo...):
Precisamos descer os mesmos 7.500ft porém precisamos descê-los em 3nm (dos 15nm da restrição até o arco a 12). Portanto vamos ver em quanto tempo percorremos 3nm:
100 - 60
3 - x
3x60 = 100x -> 180 = 100x -> 1.8min (arredondemos para 2').
Já que levaremos 2 min e precisamos perder 7500 basta dividir a altitude a ser perdida pelo tempo = 7500/2 = 3750 ft/min.
Em resumo, para os voos do dia-a-dia pode utilizar a primeira forma pois você conhece a VS ideal da aeronave (vai de cada uma mas em geral de 1000 a 1500ft/min é o valor que uso a priori, vai variar se a aeronave é lisa, tem spoiler, etc).
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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Re: Calculo para chegar a um ponto na altitude certa
Exemplo:
Nivelado no FL 120, velocidade de 100kt, razão de descida desejada 1500 ft/min, altitude desejada 4500ft:
De 12.000 até 4.500 temos 7.500ft. Você vai descer com uma razão de 1500 ft/min, ou seja, para descer os 7.500ft você levará 5 min. Voando a 100kt, ou seja, 100nm/h, precisamos encontrar qual a distância percorrida durante estes 5 min. Usando regra de três:
100 - 60
x - 5
5x100 = 60x -> 500/60 = x -> x = 8,3nm. Portanto para que você atinja 4500 na entrada do arco (que está a 12DME, por exemplo) você inicia a descida a 20DME do VOR.
Outra forma de cálculo (apesar que eu não veja um uso na prática durante os voos):
Nivelado no FL120, velocidade de 100kt, razão desconhecida, altitude desejada 4500ft, você está restrito ao FL120 até 15nm do aeroporto, arco a 12nm (somente um exemplo...):
Precisamos descer os mesmos 7.500ft porém precisamos descê-los em 3nm (dos 15nm da restrição até o arco a 12). Portanto vamos ver em quanto tempo percorremos 3nm:
100 - 60
3 - x
3x60 = 100x -> 180 = 100x -> 1.8min (arredondemos para 2').
Já que levaremos 2 min e precisamos perder 7500 basta dividir a altitude a ser perdida pelo tempo = 7500/2 = 3750 ft/min.
Em resumo, para os voos do dia-a-dia pode utilizar a primeira forma pois você conhece a VS ideal da aeronave (vai de cada uma mas em geral de 1000 a 1500ft/min é o valor que uso a priori, vai variar se a aeronave é lisa, tem spoiler, etc).[/quote]
Obrigado Paulo.. bastante explicativo!
só uma duvida qto a altitude.. eu quero chegar no solo, exemplo guarulhos, vi na carta que a altitude é 2459ft do nível do mar. Coloco o altímetro em zero ou em 2459ft?
obrigado
Nivelado no FL 120, velocidade de 100kt, razão de descida desejada 1500 ft/min, altitude desejada 4500ft:
De 12.000 até 4.500 temos 7.500ft. Você vai descer com uma razão de 1500 ft/min, ou seja, para descer os 7.500ft você levará 5 min. Voando a 100kt, ou seja, 100nm/h, precisamos encontrar qual a distância percorrida durante estes 5 min. Usando regra de três:
100 - 60
x - 5
5x100 = 60x -> 500/60 = x -> x = 8,3nm. Portanto para que você atinja 4500 na entrada do arco (que está a 12DME, por exemplo) você inicia a descida a 20DME do VOR.
Outra forma de cálculo (apesar que eu não veja um uso na prática durante os voos):
Nivelado no FL120, velocidade de 100kt, razão desconhecida, altitude desejada 4500ft, você está restrito ao FL120 até 15nm do aeroporto, arco a 12nm (somente um exemplo...):
Precisamos descer os mesmos 7.500ft porém precisamos descê-los em 3nm (dos 15nm da restrição até o arco a 12). Portanto vamos ver em quanto tempo percorremos 3nm:
100 - 60
3 - x
3x60 = 100x -> 180 = 100x -> 1.8min (arredondemos para 2').
Já que levaremos 2 min e precisamos perder 7500 basta dividir a altitude a ser perdida pelo tempo = 7500/2 = 3750 ft/min.
Em resumo, para os voos do dia-a-dia pode utilizar a primeira forma pois você conhece a VS ideal da aeronave (vai de cada uma mas em geral de 1000 a 1500ft/min é o valor que uso a priori, vai variar se a aeronave é lisa, tem spoiler, etc).[/quote]
Obrigado Paulo.. bastante explicativo!
só uma duvida qto a altitude.. eu quero chegar no solo, exemplo guarulhos, vi na carta que a altitude é 2459ft do nível do mar. Coloco o altímetro em zero ou em 2459ft?
obrigado
ccnfrank- Aspirante
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Re: Calculo para chegar a um ponto na altitude certa
Obrigado Paulo.. bastante explicativo!
só uma duvida qto a altitude.. eu quero chegar no solo, exemplo guarulhos, vi na carta que a altitude é 2459ft do nível do mar. Coloco o altímetro em zero ou em 2459ft?
obrigado
só uma duvida qto a altitude.. eu quero chegar no solo, exemplo guarulhos, vi na carta que a altitude é 2459ft do nível do mar. Coloco o altímetro em zero ou em 2459ft?
obrigado
ccnfrank- Aspirante
-
Inscrito em : 30/09/2013
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Re: Calculo para chegar a um ponto na altitude certa
ccnfrank escreveu:Obrigado Paulo.. bastante explicativo!
só uma duvida qto a altitude.. eu quero chegar no solo, exemplo guarulhos, vi na carta que a altitude é 2459ft do nível do mar. Coloco o altímetro em zero ou em 2459ft?
obrigado
Você ajusta conforme o ajuste passado pelo controle (no FSX pode apertar "B" que ele seta o ajuste atual).
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
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