Dúvida no MCP: CMD e CWS
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Dúvida no MCP: CMD e CWS
Olá amigos, na seção de homecockpit estamos tentando desenvolver um MCP e surgiram algumas dúvidas:
Qual a importância e para quer serve os botões CMD-A, CMD-B, CWS-A e CWS-B?
Estes mesmos comandos tem em todos aviões de uma mesma fabricante? (ex. 737, 757, 777)
E fabricantes diferentes (Boeing,Airbus) tem estes mesmos comandos ou equivalentes?
Abraços
Qual a importância e para quer serve os botões CMD-A, CMD-B, CWS-A e CWS-B?
Estes mesmos comandos tem em todos aviões de uma mesma fabricante? (ex. 737, 757, 777)
E fabricantes diferentes (Boeing,Airbus) tem estes mesmos comandos ou equivalentes?
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Joz- Coronel
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Re: Dúvida no MCP: CMD e CWS
Joz escreveu:Olá amigos, na seção de homecockpit estamos tentando desenvolver um MCP e surgiram algumas dúvidas:
Qual a importância e para quer serve os botões CMD-A, CMD-B, CWS-A e CWS-B?
Estes mesmos comandos tem em todos aviões de uma mesma fabricante? (ex. 737, 757, 777)
E fabricantes diferentes (Boeing,Airbus) tem estes mesmos comandos ou equivalentes?
Abraços
Os botões CMD A e B estão presentes apenas na linha Boeing e servem para o engajamento do piloto automático. Nos Airbuses temos dois botões: o AP1 e o AP2. Ambos servem também para ligar o piloto automático. Já o CWS está disponível apenas na linha Boeing. Segundo o manual do NGX da PMDG (que é super-adaptado do real)
"CWS can be used to control pitch and or roll of the aircraft. CWS provides full control authority to the pilot and pitch and roll can be changed by applying pressure to the yoke. When pressure is released, the autopilot will maintain the pitch and roll attitude established by the control inputs. CWS Mode can be entered in three ways:
1) Pressing a CWS autopilot engage button on the MCP.
2) Application of sustained pressure on the controls while the autopilot is engaged in CMD mode.
3) Engage the autopilot with no previously selected pitch/roll modes. When the AFDS enters CWS mode, CWS P and/or CWS R will be displayed on the FMC and the current pitch and roll attitude will be maintained until changed by control pressures, or selecting an alternate pitch/roll mode on the MCP"
Ou seja, o CWS é um modo piloto automático que permite que o piloto efetue pressão nas superfícies de comando e não desativar os sistemas de navegação da aeronave como LNAV e VNAV. Por exemplo, caso a aeronave esteja subindo com VNAV, e o comandante deseje modificar a razão de maneira imediata, bastaria apenas empurrar o manche para frente. Vale lembrar que após isso, o piloto automático manterá a atitude comandada no Yoke, ou seja, semelhante ao FBW do Airbus
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: Dúvida no MCP: CMD e CWS
Valeu João pela resposta.
Será que o pessoal costuma utilizar esta função?
Estou começando a achar que se tirar, ninguém vai sentir falta, heheheheh.
O intuito é fazer um MCP baixo custo, não precisa ser tão fiel assim. Até mesmo o AirBus não o CWS.
Será que o pessoal costuma utilizar esta função?
Estou começando a achar que se tirar, ninguém vai sentir falta, heheheheh.
O intuito é fazer um MCP baixo custo, não precisa ser tão fiel assim. Até mesmo o AirBus não o CWS.
Joz- Coronel
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Re: Dúvida no MCP: CMD e CWS
Joz escreveu:Valeu João pela resposta.
Será que o pessoal costuma utilizar esta função?
Estou começando a achar que se tirar, ninguém vai sentir falta, heheheheh.
O intuito é fazer um MCP baixo custo, não precisa ser tão fiel assim. Até mesmo o AirBus não o CWS.
CMD é extremamente utilizado, afinal é ele que liga o piloto automático nos Boeings hehe. Mas como disse, no Airbus não é esse botão e sim um escrito apenas AP1 ou AP2. O CWS conforme eu falei - que só está presente nos Boeings - apenas mantém a atitude aplicada no Yoke. Eu desconheço a utilidade dele em condições normais de voo.
Abaixo duas imagens mostrando detalhadamente o MCP de Boeing e Airbus.
Airbus A320 - Semelhante em toda a linha:
Boeing 737NG - Semelhante em toda a linha:
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João Pedro Duarte
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João Pedro- Brigadeiro
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Re: Dúvida no MCP: CMD e CWS
penetração de turb mod-sev, cws on, cmd e a/t - out, speed ,75 .
ap é um 0 a esquerda em turbulencia. só piora.
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Heartbreak One- Primeiro-Tenente
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