Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

Passo a passo de voo! Proposta? Gse_multipart13851

Passo a passo de voo! Proposta?

+3
Rafasax
Douglas.Matos
Oliverlord78
7 participantes

Ir para baixo

Passo a passo de voo! Proposta? Empty Passo a passo de voo! Proposta?

Mensagem por Oliverlord78 Qua 12 Mar 2014, 07:39

Como vai caro colegas do voo virtual.

Bom, sou super iniciante e estou a 1 semana tentando estudar sobre o assunto referente ao x palne 10. Conclusão, muitos assuntos picados em tudo que é lado e no fim atrapalham mais do que ajudam.
Minha situação, configurei da melhor maneira possível meu controle de xbox para o simulador e consigo ligar e voar manualmente com um cessna 152 II, até esse ponto ótimo o simulador é uma maravilha. Agora vem o chato, efetuo decolagem e aterrissagem na mesma pista não há objetivo. Por que? Porque o individuo aqui não sabe fazer o plano de voo, assim pois não consigo interagir com o simulador em si.

Já li praticamente quase todo os tópicos e mesmo assim nenhum resultado satisfatório.

Gostaria de uma ajuda da seguinte forma, pra mim e até para a inserção de muito mais pessoas a este universo. Um passo a passo do início ao termino de um voo com o cessna 152 II que pelas minhas pesquisas é uma das melhores para voo. Ex: (1) passo a passo: Achar aeroportos com hangar realmente, porque o simulador vem pelado neste sentido somente pistas. (2) passo a passo: Escolher a aeronave. (3) passo a passo: Configurar alguns tipos de Joysticks. (4) passo a passo: Criar o bendito plano de voo, sendo o mais simples possível somente para base. (5) passo a passo: Começar no gate, taxiar, fazer check list seguindo orientação da torre, decolar e pousar fechando o ciclo todo.

E claro não entendo nada, mais se sugeri isto tudo é porque estou quase desistindo e não queria pois me apaixonei por tudo e quero de coração ajudar de qualquer forma a fazer esse passo a passo, sou profissional no programa corel e outros posso fazer as imagens ou criarmos os videos passo a passo. Não quero pedir e ficar de braços cruzados.

Abraços e muito obrigado desde já. E que muitas almas caridosas atendam este pedido para um fim comum.

Oliverlord78
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/03/2014
Reputação : 0
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Passo a passo de voo! Proposta? Empty Re: Passo a passo de voo! Proposta?

Mensagem por Douglas.Matos Qua 12 Mar 2014, 09:27

Oliverlord78 escreveu:Como vai caro colegas do voo virtual.

Bom, sou super iniciante e estou a 1 semana tentando estudar sobre o assunto referente ao x palne 10. Conclusão, muitos assuntos picados em tudo que é lado e no fim atrapalham mais do que ajudam.
Minha situação, configurei da melhor maneira possível meu controle de xbox para o simulador e consigo ligar e voar manualmente com um cessna 152 II, até esse ponto ótimo o simulador é uma maravilha. Agora vem o chato, efetuo decolagem e aterrissagem na mesma pista não há objetivo. Por que? Porque o individuo aqui não sabe fazer o plano de voo, assim pois não consigo interagir com o simulador em si.

Já li praticamente quase todo os tópicos e mesmo assim nenhum resultado satisfatório.

Gostaria de uma ajuda da seguinte forma, pra mim e até para a inserção de muito mais pessoas a este universo. Um passo a passo do início ao termino de um voo com o cessna 152 II que pelas minhas pesquisas é uma das melhores para voo. Ex: (1) passo a passo: Achar aeroportos com hangar realmente, porque o simulador vem pelado neste sentido somente pistas. (2) passo a passo: Escolher a aeronave. (3) passo a passo: Configurar alguns tipos de Joysticks. (4) passo a passo: Criar o bendito plano de voo, sendo o mais simples possível somente para base. (5) passo a passo: Começar no gate, taxiar, fazer check list seguindo orientação da torre, decolar e pousar fechando o ciclo todo.

E claro não entendo nada, mais se sugeri isto tudo é porque estou quase desistindo e não queria pois me apaixonei por tudo e quero de coração ajudar de qualquer forma a fazer esse passo a passo, sou profissional no programa corel e outros posso fazer as imagens ou criarmos os videos passo a passo. Não quero pedir e ficar de braços cruzados.

Abraços e muito obrigado desde já. E que muitas almas caridosas atendam este pedido para um fim comum.

Bom meu amigo, se olharmos bem essa proposta sua vai realmente mais do que você do que a ajuda dos outros  scratch 

Seguinte: Você possui o C152 da Carenado? Se sim, na pasta do próprio tem vários checklist em relação a aeronave...desde o inicio até o fim com todos passos possíveis dentro do simulador e da aeronave feita pela Carenado. Recomendo da uma lida também no manual da aeronave para saber melhor sobre pesos/autonomia e etc. Caso não tenha o da Carenado que já possui os checklist é só dar uma procurada no google que acha fácil  thumbsup 

Planejamento de voo: Nota-se que tu é novato (até mesmo disse isso) primeiramente recomendo ver videos no youtube ou ler mesmo manuais sobre circuito de trafego padrão/não padrão e só logo apos isso pensar em um planejamento. Quando se sentir que está fazendo entrada e saídas do circuito de uma maneira "boa" assim digamos, você pode estudar os planejamentos...faça isso que ta falei e quando se sentir bem volte aqui e nos fala que com certeza iremos ajudar  thumbsup 

Douglas.Matos
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/01/2013
Reputação : 167
Simulador preferido : Fsx-SE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware

Mensagem por Oliverlord78 Qua 12 Mar 2014, 11:25

Como vai colega!! Obrigado pela informação.
Vamos lá então:
Abri o cheklist, porém o que fazer a o procedimento padrão, emergencial e a pré inspeção tudo em inglês. Onde aplicar? Em que situação este é o porém.

A questão de vídeos já vi vários mais como disse são aleatórios onde prejudica uma progressão de aprendizagem. Como exemplo o que você citou (Quando se sentir que está fazendo entrada e saídas do circuito), mais o que significa isso seria decolar e aterrissar na pista. Como falei é muito complicado.

Pelo menos uma orientação progressiva seria ótimo. Estou disposto fazer um curso especifico do x plane 10 se souber de algum, e assim que aprender eu mesmo faço um passo a passo.

Oliverlord78
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino

Mensagem por Douglas.Matos Qua 12 Mar 2014, 11:40

Oliverlord78 escreveu:Como vai colega!! Obrigado pela informação.
Vamos lá então:
Abri o cheklist, porém o que fazer a o procedimento padrão, emergencial e a pré inspeção tudo em inglês. Onde aplicar? Em que situação este é o porém.

A questão de vídeos já vi vários mais como disse são aleatórios onde prejudica uma progressão de aprendizagem. Como exemplo o que você citou (Quando se sentir que está fazendo entrada e saídas do circuito), mais o que significa isso seria decolar e aterrissar na pista. Como falei é muito complicado.

Pelo menos uma orientação progressiva seria ótimo. Estou disposto fazer um curso especifico do x plane 10 se souber de algum, e assim que aprender eu mesmo faço um passo a passo.

Em relação ao checklist, ele sempre vai ser ingles. Isso é padrão, tem que saber um pouco querendo ou não, onde aplicar e quando aplicar? Isso ai vai de realmente tu ler (lógico que o emergencial vai ser apenas em emergencias né? heheeh)

Sim em relação a circuitos é isto mesmo decolar, faz o circuito e pousa...treina isso pois voce acaba treinando quais são as pernas de um circuito/como se aproximar/ pousar e etc. Quer fazer entrada de circuito indo pra outros lugares e etc? Faça um planejamento de voo VFR, são vários manuais no google e na propria divisão brasileira (IVAO). Aqui no fórum você deve encontrar também manuais em relação a isso (veja videos também que ajuda muito) lembrando que VFR significaria = Voo por referencias visuais.  thumbsup 

Douglas.Matos
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 17/01/2013
Reputação : 167
Simulador preferido : Fsx-SE
Emprego/lazer : Auxiliar Administrativo / Financeiro / Suporte e Manutenção Hardware

Mensagem por Rafasax Qua 12 Mar 2014, 12:27

Com relação a aprender a voar, tome muito mas muito cuidado com esses videos do youtube muitos deles são feitos com base em vícios de VA's entre outras.
Visite o site http://flightacademy.com.br/ , o projeto está em desenvolvimento e está sendo feito por quem é controlador e piloto de verdade, não possui vinculo nenhum com VATSIM ou IVAO e por isso as normas e procedimentos são os mesmos utilizados pela ANAC.

Mais ainda sobre interação com o simulador de voo, você pode gostar do Helicharly'S Atc Plugin, bem completo mas só funciona no x-plane 32 bits. Te recomendo começar os estudos sobre aviação pois ai sim vai ter uma melhor experiencia com o simulador. Sobre os aeroportos capados, procure no forum do x-plane os cenarios para os aeroportos que pretende voar, há varios cenarios brasileiros e de ótima qualidade.

Rafasax
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/06/2013
Reputação : 76
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Técnico de suporte

Mensagem por Oliverlord78 Qua 12 Mar 2014, 13:17

Por enquanto muito obrigado, Rafasax e Douglas.Matos. Vou tentar seguir estas orientações.

Sobre decolar e pousar estou fazendo direto, e com o Cessna 152 carenado no controle de xbox 360, mas sem autorização de torre e tudo mais porque não faço idéia de como funciona e por isso decolo e pouso sempre na mesma pista, hehehehe. Pelo menos assim não desinstalado de vez o x plane 10.

Oliverlord78
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino

Mensagem por PATO PRETO Qua 12 Mar 2014, 13:46

prezado amigo,

no x plane 10, você faz o plano de voo, acessando na barra de espaço do se teclado. ai vai abrir uma caixa onde vai colocar o seu plano.
caso seja VFR, va no aiwebs procure as cartas do aerodromo, como também o IFR. tipo frequencia, Star e Sid.

qualquer duvida e mail pato preto@yahoo.com.br
quando estiver na minha casa te informo melhor sobre as suas duvidas.
pato preto

PATO PRETO
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 19/07/2010
Reputação : 3
Simulador preferido : X- PLANE
Emprego/lazer : INCRA/SP

Mensagem por Oliverlord78 Qua 12 Mar 2014, 13:57

Caro, Pato Preto!!

Muito obrigado pela sua pró atividade em ajudar bem como os outros nossos colegas.
Vou anotar seu email para entrarmos em contato e assim eu decole de vez..rsrsr
Bom achei o Vatsim Brasil e vou começar meus treinamentos lá acho ser a melhor alternativa no momento,sou leigo de mais heheh, acredito que conseguindo evoluir vou contribuir aqui também. E a propósito estou me habituando com VRF até que em fim!!

Abraços!!!

Oliverlord78
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino

Mensagem por andre_sp Qua 12 Mar 2014, 15:07

Seja  Welcome ao VooVirtual, Oliverlord78.

Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Reputação : 1270
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação

Mensagem por PATO PRETO Qui 13 Mar 2014, 10:31

Oliver,

Valeu, na realidade  não sou da  área da aviação. tudo que aprendi  foi  com a moçada dos voo virtuais. Quando for realizar  seus  voos, primeiramente, vá  ao  site da aiswebs (referente  as cartas  áereas- Sid . Star e Iac), e quando  for fazer  voos  vfr, verifique se  tem cartas  de corredores áereos. tipo na  tma de sampa, onde eles existem para as saídas  de  aeronaves  e  as de helicopteros. Já  ouviu  falar ? Juliet, Yndia, Delta e  os través. Eu utilizo para meus voos para saídas e chegadas. exemplo no campo de Marte. E atualmente  utilizo as duas rede  ivao e vatsim. No qual, acho que elas deveriam unificar-se.
quarta feira  tem  a  academia de pirassununga,  realizado pela  vatsim, no qual  também gosto  de participar muito.
valeu  
qualquer  hora vamos  combinar  uns  voo

pato preto/sampa

PATO PRETO
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 19/07/2010
Reputação : 3
Simulador preferido : X- PLANE
Emprego/lazer : INCRA/SP

Mensagem por henriquesteppan Qui 13 Mar 2014, 15:59

Recomendo dar uma estudada em navegação utilizando VOR e NDB, utilizando radiais e depois utilizar cartas como esta aqui, pra fazer pequenas rotas entre cidades.
http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/_enrc_l1_enrc_20131212.pdf?CFID=2f74885e-1f2c-4533-8111-a5558a080393&CFTOKEN=0

Já que você é de Itajaí, faça pequenos vôos, saindo de Navegantes, sintonizando o VOR (113.40 no radio NAV1 do seu cessna) de Florianópolis e o VOR de Joinville (115.10). É assim que se começa.

Assista as outras partes também (2 e 3). Bem simples e didático.
henriquesteppan
henriquesteppan
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/10/2011
Reputação : 27
Emprego/lazer : Administrador de Sistemas / Músico

Mensagem por Oliverlord78 Qui 13 Mar 2014, 22:06

Fala Pato Preto e Henriquesteppah!!

Valeu pelo vídeo, depois vou conferir demorei pra respnder pq estoufazendo os treinamentos da Vatsim hoje vou tentar voar.... Mesmo assim desinstalei o x plane muito complicado vou voar com o FSX mesmo.

Oliverlord78
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino

Mensagem por henriquesteppan Sex 14 Mar 2014, 08:21

Pro que você tava tentando fazer que é voar com um Cessna monomotor de uma cidade até outra, não muda muita coisa de FSX pra X-Plane, com uma pequena vantagem (ou desvantagem talvez, no seu caso) que o X-Plane tenha giro-drift real e voce tenha que ficar compensando na trimagem do aileron toda hora por causa disso. De resto, partida do avião, flaps, mistura, passo de hélice, radios, navegação, é a mesma coisa pra ambos.
henriquesteppan
henriquesteppan
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/10/2011
Reputação : 27
Emprego/lazer : Administrador de Sistemas / Músico

Mensagem por Carcinogen Sex 14 Mar 2014, 08:26

Não tem nada de complicado amigão. É apenas uma questão de adaptação...  wink 
Caso mude de ideia estamos aqui para ajudar.  thumbsup 

Mem: 16GB RAM 1.600Mhz
VGA: GTX 670 2GB

Carcinogen
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/05/2008
Reputação : 115
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Funcionário Público

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos