[Brasil] Desativação do Campo de Marte depende de alternativas
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[Brasil] Desativação do Campo de Marte depende de alternativas
Desativação do Campo de Marte depende de alternativas
DE ACORDO COM O MINISTRO DA AVIAÇÃO CIVIL, A DESATIVAÇÃO DO AEROPORTO, COMO GOSTARIA A PREFEITURA, DEPENDE DE ALTERNATIVAS DE OFERTA PARA A AVIAÇÃO EXECUTIVA
Luciana Collet, do Estadão
Peter Louiz/ Wikimedia Commons
Avião em aeroporto Campo de Marte: a Prefeitura de São Paulo tem planos de limitar o uso do Campo de Marte, tornando-o um heliporto
São Paulo - O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, se reuniram nesta quinta-feira, 13, para discutir uma estratégia para a utilização do Campo de Marte.
De acordo com o ministro, a desativação doaeroporto, como gostaria a prefeitura, depende de alternativas de oferta para a aviação executiva. Moreira Franco lembrou que existem três projetos de aeroportos em discussão para atender a região metropolitana de São Paulo.
O mais avançado deles, em São Roque, já possui as licenças ambientais junto à prefeitura regularizada, disse, referindo-se a um projeto da construtora JHSF para a aviação executiva. O ministro lembrou também do projeto "em discussão" para um aeroporto executivo em Parelheiros, próximo ao Rodoanel, e do projeto do terceiro aeroporto comercial de São Paulo, em Caieiras.
"Com a alternativa desses três aeroportos, podemos pensar na desativação do aeroporto Campo de Marte para aviões, e certificando ele exclusivamente para helicópteros. Se nós não tivermos uma alternativa de oferta para cumprir a obrigação de garantir conforto, segurança e tranquilidade, não podemos pensar em desativar", disse.
Moreira Franco destacou que esse foi o entendimento que foi acordado entre a prefeitura de São Paulo, a SAC e a Infraero. O presidente da estatal, Gustavo do Vale, também participou da reunião.
A Prefeitura de São Paulo tem planos de limitar o uso do Campo de Marte, tornando-o um heliporto, com o objetivo de viabilizar a construção dos prédios do Arco do Futuro, projeto urbanístico que foi promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad, uma iniciativa que visa reequilibrar o desenvolvimento econômico e social da cidade, estimulando a criação de empregos na região.
Com a movimentação apenas de helicópteros, seria dispensado o espaço reservado para aproximação dos aviões (conhecido como "cone") e a ocupação da vizinhança do aeroporto passaria a ser mais flexível.
"Cabe ao poder municipal a definição adequada da ocupação e uso de solo, toda cidade tem o seu plano diretor, que define de que maneira o crescimento da cidade se dará e de que forma as áreas serão ocupadas e destinadas às atividades comerciais, aeroportuárias, e nós entendemos isso", comentou o ministro.
Atualmente, o Campo de Marte, administrado pela Infraero, opera exclusivamente voos executivos e táxi aéreo. O aeroporto também abriga escolas de pilotagem e o Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar.
Apesar de não receber voos regulares de aviação comercial, é um dos maiores aeroportos do país em movimento operacional, ocupando a quinta colocação, segundo a Infraero, sendo que cerca de 70% de suas operações são realizadas por helicópteros. Segundo Moreira Franco, o aeroporto recebe 430 mil passageiros por ano e tem mais de 130 mil movimentos de aterrissagem e decolagem.
Moreira Franco evitou dar um prazo para a possível desativação, mas lembrou que dos três projetos de aeroportos, apenas o de São Roque está em fase adiantada. O de Parelheiros está em fase de discussão junto à Secretaria do Meio Ambiente do município, enquanto o projeto de Caieiras está em análise na SAC.
Fonte: Exame
DE ACORDO COM O MINISTRO DA AVIAÇÃO CIVIL, A DESATIVAÇÃO DO AEROPORTO, COMO GOSTARIA A PREFEITURA, DEPENDE DE ALTERNATIVAS DE OFERTA PARA A AVIAÇÃO EXECUTIVA
Luciana Collet, do Estadão
Peter Louiz/ Wikimedia Commons
Avião em aeroporto Campo de Marte: a Prefeitura de São Paulo tem planos de limitar o uso do Campo de Marte, tornando-o um heliporto
São Paulo - O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, se reuniram nesta quinta-feira, 13, para discutir uma estratégia para a utilização do Campo de Marte.
De acordo com o ministro, a desativação doaeroporto, como gostaria a prefeitura, depende de alternativas de oferta para a aviação executiva. Moreira Franco lembrou que existem três projetos de aeroportos em discussão para atender a região metropolitana de São Paulo.
O mais avançado deles, em São Roque, já possui as licenças ambientais junto à prefeitura regularizada, disse, referindo-se a um projeto da construtora JHSF para a aviação executiva. O ministro lembrou também do projeto "em discussão" para um aeroporto executivo em Parelheiros, próximo ao Rodoanel, e do projeto do terceiro aeroporto comercial de São Paulo, em Caieiras.
"Com a alternativa desses três aeroportos, podemos pensar na desativação do aeroporto Campo de Marte para aviões, e certificando ele exclusivamente para helicópteros. Se nós não tivermos uma alternativa de oferta para cumprir a obrigação de garantir conforto, segurança e tranquilidade, não podemos pensar em desativar", disse.
Moreira Franco destacou que esse foi o entendimento que foi acordado entre a prefeitura de São Paulo, a SAC e a Infraero. O presidente da estatal, Gustavo do Vale, também participou da reunião.
A Prefeitura de São Paulo tem planos de limitar o uso do Campo de Marte, tornando-o um heliporto, com o objetivo de viabilizar a construção dos prédios do Arco do Futuro, projeto urbanístico que foi promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad, uma iniciativa que visa reequilibrar o desenvolvimento econômico e social da cidade, estimulando a criação de empregos na região.
Com a movimentação apenas de helicópteros, seria dispensado o espaço reservado para aproximação dos aviões (conhecido como "cone") e a ocupação da vizinhança do aeroporto passaria a ser mais flexível.
"Cabe ao poder municipal a definição adequada da ocupação e uso de solo, toda cidade tem o seu plano diretor, que define de que maneira o crescimento da cidade se dará e de que forma as áreas serão ocupadas e destinadas às atividades comerciais, aeroportuárias, e nós entendemos isso", comentou o ministro.
Atualmente, o Campo de Marte, administrado pela Infraero, opera exclusivamente voos executivos e táxi aéreo. O aeroporto também abriga escolas de pilotagem e o Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar.
Apesar de não receber voos regulares de aviação comercial, é um dos maiores aeroportos do país em movimento operacional, ocupando a quinta colocação, segundo a Infraero, sendo que cerca de 70% de suas operações são realizadas por helicópteros. Segundo Moreira Franco, o aeroporto recebe 430 mil passageiros por ano e tem mais de 130 mil movimentos de aterrissagem e decolagem.
Moreira Franco evitou dar um prazo para a possível desativação, mas lembrou que dos três projetos de aeroportos, apenas o de São Roque está em fase adiantada. O de Parelheiros está em fase de discussão junto à Secretaria do Meio Ambiente do município, enquanto o projeto de Caieiras está em análise na SAC.
Fonte: Exame
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Inscrito em : 12/10/2009
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Emprego/lazer : Militar aposentado
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Re: [Brasil] Desativação do Campo de Marte depende de alternativas
Disse Hamlet: "Existe algo de podre no reino da Dinamarca" e por aqui dizemos que existe algo de muito podre na prefeitura municipal!
Gente poderosa querendo subir torres em uma zona altamente valorizada que possui restrições de na altura máxima na aprovação de projetos imobiliários imposto por conta dos asas fixas operando em marte.
Absurdo...
Como ficam as dezenas de oficinas homologadas, o ACSP e o PAMA?
Gente poderosa querendo subir torres em uma zona altamente valorizada que possui restrições de na altura máxima na aprovação de projetos imobiliários imposto por conta dos asas fixas operando em marte.
Absurdo...
Como ficam as dezenas de oficinas homologadas, o ACSP e o PAMA?
Braconi- Coronel
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